quinta-feira, 21 de maio de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS


O GRANDE PALCO
DA CARREIRA DO CAPITÃO ALEXANDRE!

NESTE ESTÁDIO VIVEU OS MOMENTOS MAIS ALTOS E OS MAIS BAIXOS! NELE DEU TAMBÉM OS PRIMEIROS PONTAPÉS A SÉRIO! CRESCEU COM O VARZIM! O VARZIM "CRESCEU" COM ELE!...

25 ANOS DEFENDENDO UM EMBLEMA PARA A VIDA...DESPORTIVA!
ESTÁ A CHEGAR A HORA DO ADEUS AO ENCANTO E AO... DESENCANTO COM ALGUNS!...

O grande capitão Alexandre - na estatura física, no cargo, como atleta e como homem - está a preparar-se mentalmente, para os momentos finais de uma carreira de 25 anos de dedicação ao Varzim, envergando a sua camisola de sempre! Apresentou-se timidamente para observação num treino de captação, perante o olhar "clínico" do treinador das camadas jovens Manuel Gâmboa, que o aprovou com "distinção" no exame. Ali começava uma carreira que dos infantis o catapultaria até aos dias de hoje! Penso que em todos os escalões por onde passou, ele foi escolhido para capitanear a equipa do Varzim, por mérito da sua personalidade acima da média! E por escolha dos superiores e dos colegas, ao que sabemos. O autor deste post conheceu o atleta Alexandre, com quem nunca privou a não ser por motivos de trabalho jornalístico e mesmo nestas condições, sempre "a correr"... O primeiro trabalho de reportagem para uma das rádios "piratas" na altura existentes (rádio "Ala-Arriba"), em matéria de desporto, foi exactamente com o atleta hoje aqui em foco, num jogo de Iniciados tendo como opositor o Leça, realizado no campo de treinos do Varzim, numa tarde de um Sábado (já lá vão perto de 23 anos! Como a "vida é curta"!!!) e de nortada acentuada, como é apanágio desta terra! O resultado foi de 0-0 num jogo duro de roer, porque o Leça era um forte competidor (o seu capitão era um ruivo e sardento, que deu jogador sénior dos leceiros, cujo nome, se não me engano, era Serrão). No final, Alexandre "deu", se calhar, a sua primeira entrevista para uma rádio (alguns sabem do que é que eu estou a falar...)! Logo ali, demonstrava a sua "maturidade", com apenas 13/14 anos, pela forma sensata e reflectida como se exprimia, reconhecendo o mérito ao adversário e dizendo para quem o quis ouvir: "demos o nosso melhor e, quando assim é..."! Enquanto elemento do sector juvenil, esteve nos melhores momentos desportivos da história do clube! Foi avaliado e escolhido para ocupar a titularidade por alguns dos melhores treinadores (a ordem é arbitrária) que passaram pelo Varzim, desde as Camadas Jovens (Gâmboa, Fernando Andrade, Francisco Laranja), ao futebol profissional, tais como J. Meirim, Vaqueiro, Horácio Gonçalves, Rogério Gonçalves, entre outros). Teve como companheiros e adversários, do melhor que foi surgindo ao longo de tantas temporadas!Teve altos e baixos numa carreira - o que é NORMALÍSSIMO - tão longa! Esteve no melhor (subidas da 2ª. Divisão-B à 1ª. Divisão) e, no pior (descidas à 2ª. Divisão (Honra/Liga)!

A época que está a findar (e com ela a carreira de Alexandre), é das piores em termos de presenças como titular. Problemas de condição física à mistura com "ódios de estimação" obscurantistas! Alexandre terá sido também vítima de uma certa postura situacionista... Recorde-se que "Alex" é oriundo do "regime" anterior, por alguns até chamado de "homem do presidente"! Justa ou injustamente... só os envolvidos o saberão com certeza!O que importa salientar (mas não por ser a hora das palmadinhas habituais das despedidas, ou do comentário da praxe: "era bom rapaz... bestial mesmo... é uma pena!..."), é que conquistou a simpatia e reconhecimento de muita gente, da cidade e de fora dela, à custa do seu valor, alcançado por mérito da sua postura como pessoa e como agente desportivo, em que esteve de alma e coração, dignificando a sua condição de profissional e o nome do clube que lhe abriu as portas e que, ao mesmo tempo é o do seu coração de poveiro!

Julgamos que Alexandre, se despedirá como atleta, mas será com certeza um até breve noutras acções dentro do clube! Fibra e competência estão com ele, é uma questão de tempo!...

Os que tiveram o prazer de o ver jogar, (sem sofismas ou outros "atrofiamentos de mentalidades envenenadas"), ele pode ter a certeza, que o colocarão entre os melhores que algum dia vestiram a camisola alvi-negra, a qual de certeza vai guardar na vitrine das suas melhores recordações! No que à situação actual do Varzim diz respeito, ele é de certeza dos que dormirão de consciência tranquila!...

"Há duas coisas que só podemos fazer HOJE: uma é o que ainda não fizemos ontem. Outra é, amar, fazer melhor e sobretudo... VIVER!" - Dalai Lama.

Até sempre, quem sabe, na bancada gritando,

Força Varzim! "Até os comemos!!!"

Texto de Óscar Gomes a convite de

14 comentários:

Anónimo disse...

A inveja cega muito minorca humano! Para bom entendedor...

Anónimo disse...

O papel de capitão nunca foi tão difícil como nos dias de hoje! Com o culto da estupidez, tancanzês e ignorância, reinante nas sociedade dos nossos dias, liderar quando há um déficit educacional... Só mesmo por espírito de auto-flagelação!... O Alexandre, durante tanto tempo, teve que se repartir entre o estar com Deus ou com os "outros"... seus carrascos!

Anónimo disse...

TAMBÉM JÁ OUVI DIZER QUE ESTÁ EM MARCHA UMA HOMENAGEM AO ALEXANDRE E DA INICIATIVA DE ALGUÉM QUE VAI SURPRENDER MUITA GENTE. MAS NÃO VAI SER DOMINGO, DIA DA "CRUXIFICAÇÃO".

Anónimo disse...

A culpa do Varzim andar estes anos todos sem saír da cêpa torta, é por causa dos orçamentos que os dirigentes do Varzim têm andando a fazer orçamentando ppéssimamente, a crer nas palavras do sr. presidente ditas para os écrans das TV´s!? Só falta dizer que a culpa foi dos Técnicos-Orçamentistas!!! Ah e também da Seg. Social!? É de pasmar, com tanta lata, para quem não saiba o que a casa gasta!... Há que pedir responsabilidades aos dirigentes e penalizá-los em Assembleia!

Anónimo disse...

É a vida de uma estrela do espectáculo... Ontem, aplaudido e apupado, numa rotina, que quando se gosta do que se faz, se acha normalíssimo, mesmo quamdo se sentimos alguma injustiça!... Mas, na hora da despedida, até dos apupos, o artista já começa a sentir falta! Alexandre vai beber os últimos no próximo domingo, num palco onde ouviu mais aplausos do que apupos de circunstância e de desabafo por um trabalho de grupo nem sempre conseguido a contento de todos!...Mas quando "bichinho" se entranha...
Obrigado Alexandre
Varzinista Sócio Nº. 821

Anónimo disse...

CONFIRMA-SE. ALEX VAI SER HOMENAGEADO DOMINGO POR INICIATIVA DA CMPV E DA JUNTA DE FREG DA PV!
JULGO QUE SERIA ÓPTIMA IDEIA, MARCAREM PRESENÇA COM OS SEUS ESTANDARTES TODAS AS JUNTAS DE FREGUESIA E OUTROS ORGANISMOS DE QUEM O ATLETA MERECE A ATENÇÃO, COMO FIGURA DESPORTIVA DO CONCELHO!

Anónimo disse...

Para o Alex meditar quando no próximo Domingo, o pano cair, oa aplausoa deixarem de se ouvir, as luzes da ribalta se apagarem, o público "ir à vida" e, o então já ex-capitão "cair na real":- "SÓ EXISTEM DOIS DIAS NO ANO EM QUE NADA PODE SER FEITO! UM, CHAMA-SE ONTEM. O OUTRO, CHAMA-SE AMANHÃ. PORTANTO, HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER E, PRINCIPALMENTE... VIVER!!!

Anónimo disse...

Só é pena que entre os que se vão pôr em bicos de pés para ficar na fotografia para aparecerem (mais uma vez...)! Alguns, autênticos "cús de Judas".

Anónimo disse...

pois,pois! Os cágados disfarçados!
25 (vinte e cinco) anos de emblema do Varzim ao peito, suando-a nas vitórias, nos empates e nas derrotas! Primeiro de borla (camadas jovens)cerca de uma dezena de anos (e ainda há quem, apregoe aos 4 ventos que ser varzinista há uma dúzia de anos, já é extraordinário!? e, depois outros tantos como profissinal merecidamente remunerado! É OBRA!!!
Força Varzim! Boa sorte Alex!

Anónimo disse...

Como o Alex, fazer toda a carreira como atleta sempre no Varzim, só existia um - QUIM. Quim atingiu a internacionalização (Selecção Militar), e o Alexandre enm sequer foi convocado para nenhuma selecção, mas o Alexandre superou o Quim em número de anos ao serviço do Varzim, em número de vezes como capitão e em número de golos marcados!
Quem tiver outros dados, que me ajude.

Anónimo disse...

tENHO 65 ANOS E ESTOU REFORMADO DA PESCA. HABITUEI-ME A TRABALHAR DE NOITE E AGORA TENHO ALGUNS PROBLEMAS DE INSÓNIAS. INSCREVI-ME NUMA FORMAÇÃO DE COMPUTADORES NA JUNTA DA PÓVOA, APRENDI UMAS COISAS A LER E A ESCREVER NA INTERNETE. COMO AGORA, PEGUEI NO MAGALHÃES DO MEU NETO E PUZ-ME A VER ESTE COMENTÁRIO SOBRE A DESPEDIDA DO ALEXANDRE. E TAMBÉM JÁ LI NOUTROS SITES. POR FALAR NISSO, QUERO LEMBRAR A ALGUNS QUE O ALEXANDRE TEM MAIS DE 17 ANOS COM A CAMISOLA DO VARZIM COMO JOGADOR. POR OUTRO LADO, ELE NÃO NENHUM FIEL, PORQUE FIEL É O CÃO. E JÁ AGORA GOSTAVA DE DEIXAR AQUI UM COMENTÁRIO A QUEM ESCREVEU QUE O ALEX ASSUMIU QUE DESDE QUE DECIDIU ARRUMAR AS BOTAS DEIXOU DE SER O MESMO? QUER DIZER, ENTÃO ELE ANDOU A GANHAR DINHEIRO SEM BATER PARA GANHAR OUTRA VEZ O LUGAR? Ó, INDE ENGANAR A CEGA! ATÉ ANDARAM A DAR-LHE PUNHALADAS PELAS COSTAS. AGORA APARECEM A DAR PALMADINHAS! O QUE VALE É QUE ELE NÃO É PARVO.

Anónimo disse...

O Alexandre deve tabto ao Varzim, assim como o Varzim lhe deve a ele. Em valorização, entada-se. Porque neste momento, O Varzim não lhe deve nada, quem lhe deve salários é a administração do clube, que deviam ser por Lei obrigados a responder com os bens, como acontece com os outros empresários! Isto é que o sr. Presidente do Varzim, que anda mais preocupado em dar entrevistas como arauta ou cura dos males da 2ª. Liga, devia propor que acontecesse aos maus que nos clubes vem causando danos irreparáveis! Mas quanto a isto... Fecho éclér!

Anónimo disse...

SUCESSIVAS DIRECÇÕES DO VARZIM NEM SEMPRE TÊM SIDO GRATAS A QUEM SERVIU, EXEMPLARMENTE, O CLUBE COMO ATLETA! CARREIRAS LONGAS. EM ALGUNS CASOS O CLUBE RECEBEU MAIS DO QUE AQUILO QUE RETRIBUIU, ATRAVÉS DOS SEUS DIRIGENTES EM EXERCÍCIO! PODERIA ENUMERAR N CASOS, QUE O TEMPO SE ENCARREGOU DE ATIRAR PARA O ESQUECIMENTO.
DEPOIS, COMO É TÍPICAMENTE PORTUGUÊS, NA HORA DA DESPEDIDA, TUDO É EMOÇÃO, COM A DURAÇÃO DE UM ESTURTOR... O ZÉ DA BOLA É ASSIM! OS MESMOS QUE CRUXIFICAM, DE UM MOMENTO PARA O OUTRO, GLORIFICAM ATÉ AO EXAGERO!...
FAZ RECORDAR A CANÇÃO DO FERNANDO TORDO, "TOURADA", EM QUE TAL COMO NO FUTEBOL, ENTRA TODA A GENTE E ONDE HÁSEMPRE UM "INTELIGENTE"! O QUE É PRECISO, É SABER SER HIPÓCRITA! O FUTEBOL ESTÁ CHEIO DELES, ALÉM DE OUTROS HABILIDOSOS!...

Anónimo disse...

os carrascos do Alexandre, nesta sua ultima época alinhando pelo Varzim,já começaram a querer branquear as "culpas no cartório". agora aparecem, a dar as palmadinhas de judas, fingindo que não foram os carpinteiros da porta pequena para verem sair o Alexandre! Os dos seus coveiros, até disse que o mínimo (mínima é a credebilidade de alguns paraquedistas que desempenham funções no clube) que que poderia fazer é dar-lhe o rebuçado da titularidade na última jornada!... Caridosos! E o Alex porque não é mal educado, ainda agradece!