domingo, 17 de maio de 2015

VITÓRIA QUE COLOCA O VARZIM BEM LANÇADO PARA A POULE SEGUINTE

CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE


13ª. JORNADA


SALGUEIROS 08 - 0

VARZIM - 2



DEBAIXO DE CALOR ABRASADOR O VARZIM SOMOU VITÓRIA IMPORTANTÍSSIMA!


Em campo emprestado (sem grandes condições de logística para muitos dos espectadores) do Padroense, o Salgueiros (refundado)08 apresentou-se diante do Varzim, mostrando não mais pretender do que perder por poucos...
Depois do golo do Varzim aos 9´por Organista, os salgueiristas entraram num ritmo de tal moleza que foi capaz de contagiar, perigosamente, alguns elementos da formação poveira. O Varzim passou praticamente 99% do tempo a jogar no meio-campo do adversário! Amilton e Rui Coentrão entravam na área com todo o à vontade, mesmo sem ser preciso puxarem dos galões. Nelsinho foi rei e senhor da "orquestra poveira" e, mesmo individualmente, teve alguns lances que só faltou sentar o guardião e fazer o favor de atirar a contar!
A defensiva e meio salgueirista, no que toca a "desfazer", foram efectivamente incansáveis, com maior destaque para o capitão Moreira e para os centrais Hélio e João Miguel, não pensando mais do que pontapear a bola para longe.
Foram uns primeiros 45´de causar tédio ao mais calmo dos chineses!... Um arrastar do tempo de jogo com o resultado teimosamente num tangencial 0-1 para o Varzim! Sabe-se que em futebol, nada se pode dar por ganho antes do apito final e que, a todo momento, tanto se pode dilatar a vantagem, como, sofrer o empate ou a derrota. É futebol.

Tiago Lopes regressou à equipa depois de cumprir castigo (houve apressados de raciocínio que já davam o capitão do Varzim como apeado do seu lugar que vem ocupando há "ene" jogos!... Calma! Qualquer treinador de bom-senso faria o mesmo. Ou seja, voltaria a entregar o lugar de lateral direito (e capitão) a um experiente e ainda muito útil Tiago Lopes (pese todo o valor que se reconhece a João Paulo com um largo futuro à sua frente), numa fase do campeonato onde é preciso jogar pelo seguro, onde a competência e a experiência pode fazer toda a diferença... E hoje Tiago Lopes voltou a estar à altura. Mas adiante. O tempo será o melhor julgador. Contudo, há que respeitar opiniões mesmo que nos pareçam "partidárias" e sem sentido.

A segunda parte - pasme-se - só começou a ter alguns abanões que obrigaram os contendores a saírem de alguma letargia, quando o Salgueiros faz alterações na sua equipa, principalmente com a entrada de Areias que corredor direito começou a ser despachado e a ir para cima de do lateral do Varzim Raul, acentuando-se por volta dos 75 minutos. Acabou também o salgueirista por fazer com que soasse o alerta para o conjunto poveiro, impulsionados também por bons ventos que vinham de Fafe... 
Cervantes entrou para o lugar do desinspirado Mourão com Tanela e Hernâni a substituirem Organista e Amilton. Parece que houve uma tomada de consciência, para o perigosíssimo resultado tangencial que se verificava e que naquele último 1/4 de hora era preciso urgentemente marcar mais um golo para acabar com a incerteza a serenidade voltasse a imperar.
Eis que aos 84´ Tanela ainda com poucas energias gastas, fez-se a um cruzamento da esquerda e na cara do guardião salgueirista, bateu a bola de cabeça para o golo com esta ainda a roçar a parte debaixo da trave.
Para ajudar a serenarem os espíritos, através da rádio, eram dada a notícia de que o Fafe se ia "espalhando" em casa perdendo por um resultado gordo!... "Ouro sobre azul"!...

E as centenas de adeptos do Varzim presentes em Padrão da Légua, debaixo de intenso calor, apoiavam e passaram a entoar cânticos de apoio ao Varzim enquanto pulavam de alegria incontida! Só visto!! A fazerem-nos lembrar os melhores momentos da vida deste quase centenário clube, cuja grandeza em termos de pergaminhos conquistados no futebol português, alguns desconhecem, outros parecem desconhecer...

No entanto, não gostamos da apatia a que o Varzim se entregou durante grande parte do jogo e, daí o muito tempo que levou a chegar o 2º. golo. O Salgueiros até não se estava a mostrar difícil, nem tinha "autocarros" à frente da defesa...
 Há que aproveitar todo o tempo de jogo e "amealhar o suficiente quanto antes".

Esta preciosa vitória coloca o Varzim a um empate de poder passar à poule seguinte.

Vitória merecida e, que leva o Varzim para o último jogo desta fase diante do Fafe, onde o empate bastará ao Varzim. Mas atenção ao velhinho ditado: "quem joga para empatar"...

Confiamos no valor deste Varzim da mesma forma como o manifestamos desde o primeiro jogo do campeonato! Apostávamos até na subida direta... mas como não julgamos ser mais varzinistas (não sofremos dessa parola mania)do que ninguém, por muito pouco que sobre esse aspeto certas pessoas que não as conhecíamos (devido a nunca as termos visto, ainda não vai há mais de 4 anos, no campo, casa e fora) a apoiar o nosso clube, aceitamos o mérito do Famalicão em o ter conseguido.

Em relação ao comando de Quim Berto, não é notória qualquer alteração no comportamento exibicional, a não ser, que os golos (mais ou menos tarde) voltaram a aparecer. Também quem com o "juízinho todo" esperava mais em 2 semanas apenas?!

AGORA, PRÁ FRENTE VARZIM QUE ATRÁS VEM GENTE! VAMOS À VITÓRIA MESMO SABENDO (AGORA) QUE O EMPATE CHEGA...

ALA-ARRIBA VARZIM!

5 comentários:

Anónimo disse...

O direito a dar opinião, deve ser respeitado como uma conquista de há 40 anos a esta parte! Agora, fazê-lo na condição de comentador anónimo e atacar a tordo e a direito, com "bufadelas" gratuítas, de nível de baixo, revelador de índice de educação rsateira, com dixotes provocatórios a condizer com o(s) autor(es), tal já não deveria ser permitido.

Eu também comento na mesmma condição, mas, sem pretender cobardemente ofender ou gozar ninguém...
A chicotada feita ao treinador Paneira a 3 jornadas do fim, é no mínimo, suicida e de alarmante imprudência! Estou a falar estritamente em relação à equipa de futebol do Varzim e aos restantes elementos do grupo de trabalho. Note-se.
Porque em relação a outros assuntos, como a gestão do passivo do clube e dos ativos, nem toda a gente está à altura de se pronunciar. Eu sou uma delas. Veio a lume que o atual presidente tem-se empinhado para fazer face aos montes depedidos de pagamento por parte de credores do clube, para além das montanhas de penhoras aque lhe caíam (se calhar continuam a caír) todos os dias na secretária! Mas a recandidatura já diz muito!...

Agora não misturemos alhos com bogalhos!

Vitor Paneira, depois de Dito, estava a ser a melhor contratação de treinadores para o clube, parando-se com experiências patéticas... A vinda do famalicence nada teve a ver com uma contratação em troco de satisfação de valores que o clube lhe devesse.
O Varzim foi um brilhante campeão nacional da 2ª-B 2011/2012, treinado então por Dito (homem que se revelou de grande competência, integridade intelectual e de honestidade para com os compromissos assumidos e não transigiu quando viu que outros não estavam a cumprir...) e, 2ª.-B que teve como vice-campeão o Tondela treinado por Paneira, jogando bom futebol como toda a gente (ou quase toda...) viu!

Repare-se, no jogo de ontem, o Varzim jogou muito menos do que em Fafe (onde perdeu) e ganhou. Nos jogos contra o Sousense (perdeu 2 pontos) e contra os "limitadíssimos" do Lusitano de Vildemoinhos (perdeu 2 pontos), fruto de uma inexplicável incapacidade para concretizar de baliza aberta que se apossara de alguns atletas!... De seguida foi a derrota em Famalicão contra um Famalicão que está numa fase da sua vida que é das melhores de sempre, em que é notória que esta campanha foi prepara ao pormenor para vencer e chegar à 2ª. Liga custe o que custar, incluindo pressão sobre arbitragens, como se viu já na 1ª. fase no jogo lá contra o Varzim!... Só um céguinho...

Portanto, aconteça o que acontecer, nem Quim Berto será culpado de nada, nem Paneira terá falhado, porque não o deixaram cumprir até ao fim o seu compromisso. O resto são bitaites bolorentos...

Nestes dois jogos quem de boa-fé pode dizer que a capacidade futebolística do Varzim melhorou com a entrada do atual treinador?! Mérito nas vistórias? Todo, juntamente com muita mais gente!

Anónimo disse...

Que grande gorro!!!!

Quando não se domina os próprios neurónios... Vejam o que aconteceu ao jovem subcomissário que não resistiu a se calhar repetida e enxovalhante verborreia...

Vamos nesta hora empurrar (ajudar como se puder) o Varzim para conseguir a subida. Depois, haverá tempo para tricas, medirem-se de razões e, disparates, OK??

Nada de minar caminho...

Jogue-se de forma concentrada e como bem sabem fazer, senhores atletas. O resto vi de fora para dentro...

Anónimo disse...

Claro que no futebol não há milagres, nem o Quim Berto nem ninguem tem esse condão ou varinha mágica.Agora os úLTIMOS JOGOS FORA PERDEMOS 5 pontos, até ao jogo com o FAFE estávamos 6 pontos a frente do Fafe e num momento algo estranho passamos a ter dois negativos. A equipa neste 2 jogos marcou 5 golos e não sofreu nenhum. O Quim Berto fez milagres, claro que não???Mas alguém tinha duvidas que tinhamos a melhor equipa do CNS? De longe a melhor equipa em todos os sectores do campo. Talvez este treinador que fez um trabalho brilhante na equipa b, Tenho dado alento e motivação aos atletas porque a qualidade existe desde o inicio. Esquecam paneiras, ditos, mourinhos, o problema chama-se Varzim e estas pessoas e que tem um mês para nos conduzir a LiGA DE HONRA.

Anónimo disse...

Querias que se falase aqui nos salários em atraso á meses? querias? Falai vós e deixem de falar só pelas costas.

Anónimo disse...

Comentador das 17:07 siga o conselho do comentador 20/5/15 00:36 e, esqueça!