domingo, 12 de outubro de 2014

VENCER COM TODO O MÉRITO

CAMPEONATO NACIONAL DE SENIORES  -  SÉRIE  B
 6ª. JORNADA




VARZIM - 3

RIBEIRÃO - 0

De volta a casa a equipa poveira venceu um Ribeirão que deu tudo o que tinha para dar e acabou afogado no mar da Póvoa. E bem que poderia ter começado mais cedo... o afundanço!

Os famalicenses demonstraram não possuir argumentos que cheguem para pensar em "altas cavalarias" apesar do que por aí se ia apregoando.

A formação do Varzim - a passar por um dos melhores períodos de qualidade futebolística dos últimos anos (desta Direção) - desde o início deu a atender possuir argumentos de qualidade superior ao opositor (um dos piores "ribeirões" que vimos actuar nos últimos tempos). Ao super esforço dos atletas do Ribeirão para resistirem o mais possível ao assédio varzinista, em que por "uma mão de vezes" o golo não surgiu por milímetros, respondia o colectivo poveiro com uma cadência de futebol perfumado e de nível acima do que é hábito ver-se neste campeonato de menorização do futebol e, de alguns que se sentem bem nele grudados, quanto mais não seja por, se calhar, serem apreciadores dos sorteios de presuntos ou sacos de castanhas... Mas, "andiamo" (italiano de Veneza da Barca...).

E, finalmente, aos 44´fez-se justiça no resultado. Bola cruzada para a cabeça do ponta de lança, a torre Diego Mourão cabecear de forma imperial para a baliza do Ribeirão perante o desespero de Nuno Santos e compª. Entretanto já o Ribeirão ficara com menos um homem em campo devido a expulsão de James aos 35´.

Na segunda parte a superioridade do Varzim continuou a ser a nota dominante na procura de mais um golo que desse um pouco mais de tranquilidade. O adversário, timidamente e de forma pouco convincente lá ia tentando empatar, mas aos 58´ o central Sandro resolveu ir lá à frente dar uma ajudinha e... o segundo golo do Varzim acabaria por acontecer numa boa cabeçada do central-goleador.

E foi o arrear quase que por completo da equipa famalicense.
Uma turma com metade da estrutura do seu xadrês com experiência, mas, a outra, com muita verdura...

E foi assim, massacrando os azuis de Ribeirão que o Varzim chegaria ao 3º. golo através da conversão de uma g. penalidade apontada por Diego Mourão que, assim, bisaria.

Ainda com mais de meia hora para jogar, e devido à grande diferença de potencialidades em confronto, já era notória a conformação dos visitantes, pese todo o brio e dignidade demonstradas na luta pelo melhor resultado.
O técnico do Varzim (a corresponder inteiramente, para já, ao esperado pelos adeptos do Varzim, esse grande jurí), aproveitou para mexer a preceito nas suas linhas. Abel, estava a fazer um jogo em bom plano, mas, estava tb. a acusar um toque que levara ainda no primeiro tempo, cedeu o lugar a Bijou, tendo Pedro Sá recuado para central. Organista rendeu o exausto Nelsinho, com mais uma exibição a crescer de nível. Uns minutos mais à frente seria o goleador de serviço (e um dos melhores do campeonato, que hoje se todas bem aproveitadas ter-lhe-iam rendido um saco de golos...) Diego Mourão a dar o lugar a Tanela que nos poucos minutos que esteve em campo, deu para ver que o técnico pode contar com ele.

No Ribeirão ainda aconteceria mais uma expulsão a 10 m. do fim por duplo amarelo a Ogana.

E assim o Varzim se recompôs diante do seu publico do empate sofrido diante do Vizela no estádio poveiro.
Os comandados de Vitor Paneira (a mais acertada contratação desta "legislatura" - sem menosprezo para quem não o mereça), fizeram (em minha opinião) a exibição mais conseguida desta época. Com uma "duração" na qualidade mais extensiva a quase todo o jogo. E dizemos "quase" porque em pelo menos 3 momentos de mais transpiração do Ribeirão, em passe comprido, a linha intermédia e a mais recuada do Varzim, não estavam em "concentração máxima". Valeu a ineficácia dos "assaltantes"...
A condição física que o conjunto varzinista apresenta, é de 5 estrelas! Parabéns aos profissionais que dela cuidam (preparador físico e,membros do corpo clínico do clube)!

Última nota: um árbitro que assinala g. penalidade pelo facto do g. redes, em plena g. área, derrubar o adversário, e, não mostra o competente cartão amarelo ao guardião faltoso, não é digno de se lhe confiar nem um apito,quanto mais um jogo de futebol!? Mas, enfim, é o CNS no seu melhor... em que a "bronquice" (salvo honrosas excepções) é a palavra de ordem!

ALA-ARRIBA VARZIM! AGORA... HÁ QUE DAR MAIS UM PASSITO À FRENTE NA TAÇA.
Óscar Gomes

5 comentários:

Anónimo disse...

Podem meter na cabeça: o homem desta reviravolta para melhor que se está a verificar no futebol do clube, com uma equipa com categoria para andar na 2ª. liga, só tem um nome: VITOR PANEIRA. O resto, é só para pouco mais que fazer número e armarem-se aos cagados! Salvam-se dois ou 3 que não são dos que só pensam aparecer em TVs fantasmas com caras de atores de filmes de terror.

Não deve faltar para aí muita gente com ciúmes, disfarçando, mas, procurando complicar a vida ao técnico. O tempo desmascarará.

Anónimo disse...

Primeira parte de grande nível e uma segunda assim, assim.
Temos equipa (de jogadores e técnica) que é o mais importante.
Três notas:
1- Se fosse o Varzim a acabar o jogo com 9 elementos e a ter perdido já se sabe de quem era a culpa;
2- Não entendo a cartilha norte-coreana que descreve, mais uma vez, um jogo do Varzim no nosso sítio oficial na Internet, parece que o Varzim jogou sozinho, mais uma vez, com o árbitro. Então não é que se despreza o ribeirão que até teve uma bola na barra com 10 jogadores e que na primeira parte teve 5 minutos de muito perigo junto na baliza poveira naquele que foi o seu melhor período em todo o jogo. Valha-nos os sócios presentes no estádio que felizmente veem o que o(s) iluminado(s) que escrevem no site de modo diferente;
3- Uma festa ao ar livre, pro bono, em pleno outono e com previsões de grande borrasca só podia dar em fiasco, infelizmente.

Viva o presunto e o nosso grande matador "Sérgio Mourão"!!!

Ala-Arriba rumo à II Liga

Anónimo disse...

Mas ó anónimo das 14:32, você não leu o jornal O Varzim? Então, qual é a´a sua? Ó amigo, não iu o que o presidente disse (ou disseram por ele)? Qual Paneira quais jogadores, clínios ou o c.... O homem é o presidente e mais ningém! E ponto finel. Os outros são uns auxiliares da manutenssão!

Anónimo disse...

uma mão de vezes. fim de citação. mas que raio de português é este?!!! é da casa das porcas e parafuzos? palavra d´honra!

varzim sempre!

António disse...

Comentário de 5 estrelas o do dia 13 às 14.42. Excepto quando chama Sérgio ao Diego. Pelo menos não é conhecido por aquele nome,mas sim, por Diego Mourão. Ah, e quando não refere tb. as mais 4 ou 5 chances (no mínimo) de golo que o Varzim teve encher a sacola do Ribeirão!

Foi meio a brincar, não foi?... Ok. Não beliscou nada nem ninguém. Só um pouco a veracidade dos factos...

A observação de que, pelo descrito no sítio, até parece que o Varzim não jogou contra ninguém... Oh caro amigo, mas que grande sentido de bom humor!! De facto (de fato, é aberrante...), é um lapso frequente até nos grandes da com. social quando o facciosismo é hemorrágico!...!É assim a modos que, descrever uma corrida de touros, sem falar uma vez mos bichos...

Mas adiante.

O mais importante é que o "nosso mais que tudo", ganhou e, com grandíssima categoria, continuando bem colocado na corrida para os dois primeiros lugares.