sábado, 28 de abril de 2012

DE RIBEIRÃO EM RIBEIRA JÁ A PENSAR NO PLAYOFF MAS Q.B.














30ª. JORNADA
 

VARZIM
 
RIBEIRA BRAVA     

FINALMENTE EIS CHEGADO O "PRINCÍPIO DO FIM... APENAS!..."

O CAMPEONATO SÓ TERMINARÁ QUANDO ESTIVER ENCONTRADO O CAMPEÃO NACIONAL...

PARA SABER PRIMEIRO


Até parece que ainda foi ontem que esta odisseia começou e, eis que já estamos na derradeira jornada!

À partida, o clube poveiro, pela boca do seu timoneiro directivo, assumiu, como era de esperar, a conquista do título de Zona e a subida (regresso uma época depois) à Orangina. Para já, apenas está garantida a presença no grupo dos que irão lutar pelo acesso à 2ª. liga mais representativa do futebol português. Falta o mais saboroso!...

O técnico do Varzim - que só o é, porque apostas feitas noutras figurinhas, "roeram a corda", (quem com ferros mata...), quando já teriam dado o sim aos interesses do clube poveiro -  bem cedo começou a mostrar serviço positivo. Apesar dos empates nas duas primeiras jornadas, foi perceptível a qualidade e a nova roupagem que o técnico minhoto estava a incutir no grupo de trabalho - uma imagem baseada num forte espírito de grupo e numa aposta forte na qualidade de executar e pensar com lucidez na hora de o fazer. É esta a nossa opinião, formada pelo que temos vindo a assistir ao longo desta campanha.
Dito projectou como principal objectivo a alcançar, nesta primeira fase, a conquista de 20 (vinte) vitórias que, em seu entender, garantiriam o acesso aos jogos do play-off.
Ora bem. Quis o destino (e não só...) que 17 (dezassete) chegariam, desiderato alcançado a 3 jornadas do fim deste campeonato nacional - Zona Norte.

Com um score (até à penúltima jornada) de 19 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, além de apenas 11 golos sofridos e 46 golos marcados, a turma varzinista, volvidos 16 anos, está de novo a sagrar-se campeã de zona. Com muito menos golos sofridos do que então, mas, também, com uma concretização inferior. Devemos, no entanto, recordar (e a outros dar a conhecer) que, naquela já distante época de 1995/96, na equipa do Varzim alinhavam jogadores, quase todos eles, com nome já feito no futebol português, como: Miguel (actual g. redes) Lito, Miranda, Alexandre, Paulo Piedade, Mário André, Ribeiro, Slagalo, Augusto, Celestino, Lino, Paulo Jorge, Armando, Paulo Fernando e Zacarias (pai do actual g. redes titular dos iniciados do nacional), etc. Quase todos da formação do Varzim!!!  Não seria por acaso que, o clube arrancou fortalecido em termos qualitativos, obedecendo a uma planificação rigorosa e bem urdida pelos responsáveis do clube à época, visando alcançar a 1ª. Liga no mais curto espaço de tempo. E não poderia ter sido mais curto!... Há 3ª. época consecutiva, o Varzim estava de regresso aos grandes palcos nacionais! Na base do projecto, uma Direcção presidida por Lídio Marques, no comando técnico um treinador "da casa" (Horácio Gonçalves) e, jogadores com nível acima da média, para aquele escalão!  Ao passo que, no plantel actual, apenas Miguel (único que esteve na anterior subida à Liga de Honra), Telmo, Nelsinho, Tiago Lopes, Ibraima e Nelson Agra, passaram pelo futebol profissional. O resto são uns ilustres (SENHORES) outsiders!

Voltando ao presente.

O Varzim recebe nesta jornada do finalizar de um ciclo, mais uma equipa madeirense, desta feita o Ribeira Brava.
Em relação à equipa poveira, além do compromisso em dignificar o emblema, os atletas, vão com certeza procurar atingir o desígnio de atingir as 20 vitórias, fazendo assim, a vontade ao mister Dito, que bem merece.

O Ribeira Brava, clube ilhéu, a sentir a asfixia provocada pelo esvaziar dos cofres do governo regional, encontra-se "tranquilito" a meio da tabela. Vem à Póvoa, com certeza, jogar descontraído, sem autocarros nem muros da China. É uma equipa que sofre quase tantos como marca... É uma festa!...

Portanto, festa por festa, festejemos amanhã, o que para já merece ser festejado. Sem euforias desadequadas, porque, meus amigos, terminadas as 3O jornadas, apenas parte está conseguido. A melhor, ainda está por conquistar...

Amanhã "festejemos com alegria", este primeira prenda dos nossos bravos varzinistas e em uníssono gritemos: VARZIM, VARZIM, VARZIM!!! E PREPAREMO-NOS PARA AS PRÓXIMAS GRANDES BATALHAS QUE SE APROXIMAM!...

2 comentários:

Anónimo disse...

A malta que representa o Varzim é digna do maior carinho por parte dos adeptos, sejam sócios ou não. Apesar de ordenados em atraso, eles sabem e sente que o clube os vai contemplar contribuindo para o subir de prestígio e também sabem que estão a lidar com dirigentes sérios e embora demore mais do que devia, os jogadores acabarão por ser resarcidos dos seus direitos.

O que fizeram em Leiria, nesta altura, também não e exemplo que dignifique os atletas. Há um tempo e outras formas de se acertarem contas.

Nem anjinhos, nem mercenários!

Anónimo disse...

Que o Varzim ganhe nem que seja com mais um golito do nosso Ruizinho. Já agora. Houve alguns que tentaram tirar mérito à construção do lance que deu golo contra o ribeirão. Ao contrário do que dizem alguns treinadores do cimento armado, o lance não nasceu num alívio do Miguel, mas sim, (porque os guarda-redes também também sabem fazer passes com os pés), numa bola atrasada para o Migel e este vendo o Rui desmarcado na direita, meteu-lhe a bola num passe longo para a sua zona de ação. Atenção à visão! Ok? O seu a seu dono.