Da análise ao Varzim x Fafe, deu para fazer uma leitura daquilo que pode ser o Varzim época 2011/2012. Neste post, centro-me na questão modelo de jogo e sistema táctico. O modelo de jogo não teve grande oscilações durante os 90` minutos, no entanto o sistema teve algumas nuances durante a partida frente aos fafenses.
O modelo de jogo e sistema de jogo, são dois vectores importantes, no entanto, diferentes na construção de uma equipa de futebol. Normalmente começa-se pelo modelo de jogo. Posteriormente, aplica-se o modelo de jogo, em um ou dois sistemas de jogo.
Para esta época, o modelo de jogo do Varzim, tem princípios bem definidos (a análise dos sub-princípios deixo... para os mais entendidos...). A imagem de marca desta equipa é a qualidade na construção do jogo ofensivo. É o seu BI, digamos assim.
A transição defesa/ataque, normalmente processa-se, com saída em posse pelos laterais ou com a vinda de um dos médios junto dos centrais para receber a bola e dar inicio ao processo ofensivo. A partir daqui, ou a bola entra nos alas ou no n.º10, para este dar sequência ao lance ou procurar finalizar com tabela com o ponta de lança.
No processo ofensivo, esta equipa procura a circulação de bola, buscando sempre a qualidade na posse de bola. Isto é, valoriza a posse de bola. Procurando a penetração pelo meio, por Nelsinho, a longa distância de André ou a abertura nos alas para posterior cruzamento destes. Neste jogo, os médios mais recuados do triângulo (André e Rui Figueiredo), são dois jogadores com boa capacidade para ter bola, perdendo a equipa na agressividade defensiva.
Já quanto ao processo defensivo, a equipa procura jogar com a linha defensiva subida para encurtar espaços e "tornar o campo mais pequeno". Não sei se os defesas do Varzim tem velocidade para poder subir as linhas em demasia. É uma situação a rever. A defesa actua com uma zona pressionante.
Quanto ao sistema de jogo, o Varzim actuou inicialmente num 4x3x3 a atacar e um 4x2x3x1 a defender. Na segunda parte e após a entrada de Rui André, o Dito dispôs a equipa num 4x2x4 a atacar e 4x4x2 a defender. Não obstante estas alterações no sistema, o modelo de jogo manteve-se inalterado, o Varzim não perdeu identidade.
A questão que se coloca é a seguinte, será este o modelo ideal para jogar na II divisão?
Óbvio seria dizer que o modelo ideal é aquele que ganha. Não vai ser fácil o Varzim impor este modelo de jogo em alguns campos desta divisão. A começar já pelo próximo desafio, onde o campo para além de ser de plástico, é uma autêntica "gamela". Vai ser fácil jogar bola no chão nessas condições? Não de todo...
Em suma, e em última análise realço o que julgo mais importante:
- ser pró-activo, isto é, agir e não apenas reagir;
- num desafio de futebol só existe uma bola e ganha quem a souber ter mais tempo e, mais importante ainda, saber tê-la da forma mais inteligente.
13 comentários:
O calcanhar de Aquiles, olhai lá se não está nos laterais. O Tiago demora a pensar e a agire a reagir. O Telmo começa a durar menos do que o necessário...
Discordo!
Qualquer pessoa com dois dedos de testa e sem quaisquer problemas de senelidade (salinidade... é outro), concordará. É tudo uma questão de saber interpretar um texto, não ser faccioso nem mafioso e, ter alguma instrução, ainda que primária.
O clube acaba de contratar um ponta de lança lá dos brasis! Aos da formação manda-os dar uma volta para não chatearem por causa de não andarem a chatea-los para receberem o guito. Dão-hes motivo para rescindirem com justa e depois chamam-lhes ingratos e traiçoeiros. Cabecinhas pequeninas! Mas lá ver este que vem do Tramcoarentenusense, paulistão...
Espero que não seja outro barrete. Qualquer batanete no Brasil é agente de futebol. Brincas na areia para a II divisão?!
Olá Tribuna, em breve vai ser lançado o portal oficial dos adeptos varzinistas.
Querem informações para publicitar aqui no vosso blog?
Se não se importarem entrem em contacto comigo.
Podem ver o site www.varzinistas.com/website
Tem lá um formulário de contacto, podem utilizar.
O Varzim até tem jogadores com prática desta divisão. Agora, será que chega? Pelo que foi visto contra o Fafe, pareceu-me que há plasticiade a mais e fotebol musculado a menos. A ver vamos já contra o Oliveirense de Famalicão.
Uma boa noite a todos os bloguistas.
Vamos lá Varzim, carrega em Famalicão.
Olha, ponham em prática o que o Mister Óscar Miguel aqui escreveu, ganhamos de certeza.
Abraço e saudações varzinistas
Fazer melhor, também não é dificil... Só se fosse burro, "num hé?..."
Sinceramente. Agora a sério. Sou o comentador das 13:38. Com certa cambada, nem que ponham o jacaré a tussir, vão lá.
Não gosto de ler o que o óscar miguel escreve, mas não dispenso de o fazer.
Aguenta cabrito!!!
se a estupidez pagasse sobretaxa...
Enviar um comentário