domingo, 28 de novembro de 2010

REFLEXÃO




AROUCA SURPREENDENTE LÍDER.


VARZIM EM CURVA ASCENDENTE, A 5 PONTOS DO PRIMEIRO, MAS A 3 DO PENÚLTMO!


Concluída a 9ª. jornada e, olhando para a Classificação Geral desta nobel Orangina, deparamo-nos com um líder que, pasme-se, há meia dúzia de épocas foi treinado (como ocupação dos seus tempos livres) pelo conhecido apresentador de TV Jorge Gabriel, muito embora por pouco tempo. Naqueles tempos, em que o apresentador chegava a comentar os resultados obtidos, com exclamações do género: "ontem fomos ganhar ao Pardalense!..."
Pois bem, passados estes cerca de 6 anos, o Arouca é o líder incontestável desta liga de segunda, com um orçamento que ronda os 75o mil euros. Dizemos bem: setecentos e cinquenta mil euros (750.000 euros)!
Se pensarmos que os do Varzim já ultrapassaram em épocas anteriores o milhão de euros (1.000.000 euros) e que, o previsto para a presente o ultrapassa... é caso para reflexão e, para questionarmos:
- Será que, os elencos escolhidos e super-visionados pelo Dr. Lopes de Castro, têm gerido da forma mais aconselhável para se já ter chegado à tão apetecida ascensão à 1ª. Liga?
- Olhemos para as apostas feitas em termos de equipas técnicas, principalmente no que concerne aos seus chefes. Desta era de quase 7 anos do Sr. Dr. Lopes de Castro, o melhor futebol que se viu ao plantel alvi-negro, aconteceram nestas duas últimas duas jornadas. Principalmente no jogo realizado no Estádio do Mar. Mas neste último, contra o Feirense, também foi visível uma exibição que não sendo de encher o lho, foi sobretudo a continuidade de uma postura ambiciosa e com personalidade, por parte do colectivo, que parece, finalmente, terem dado conta que têm valor para serem enquadrados entre os melhores plantéis da Orangina e, não serem "vistos" como apenas um grupo de rapazes que apenas luta pela sobrevivência.
Repare-se no banco de suplentes que o Varzim apresentou contra o Feirense: Avelino, Rui André, Bruno Moreira, Telmo, Salvador, Ruben Saldanha e Tito Silva.
Todos eles TITULARES, "de caras", em QUALQUER clube que participa nesta liga!...
- Se atentarmos nas contratações feitas ao longo de todos estes anos (quase 80), iremos verificar que, os requisitos para a almejada subida (que foi prometida concretizar ao fim de 3 épocas), foram por mais do que uma vez QUASE TODOS reunidos. E neste aspecto, temos que tirar o chapéu à liderança do presidente Lopes de Castro, de cujo varzinismo, não é legítimo a quem quer que seja, mentalmente honesta, colocar em dúvida.
Cometeu ou, permitiu que fossem cometidos "erros de casting" na hora das escolhas?! Com certeza que sim! E alguns até foram preponderantes no contra-vapor, numa espécie de sadomasoquismo. Pareceu!
Estamos a falar de treinadores em que o clube só gastou dinheiro e perdeu tempo, para a etapa dos 3 anos.
Estamo-nos a lembrar dos jogadores recrutados, um pouco por todo o lado, com especial relevo para o mercado brasileiro, de onde vieram aos quilos e que, nada vieram acrescentar de mais-valia ao plantel. Vieram contribuir para os gastos e perda de tempo, também. Vieram tapar vagas que bem poderiam ser preenchidas por gente da casa, que entretanto se perderam, acabado o ciclo da formação.
Hoje, ao olharmos para a último "onze", faz recordar (com as devidas proporções) o tempo do Lídio Marques, se atendermos à fornada caseira!
É claro que há uma interligação de factores entretanto ocorridos no espaço de pouco tempo e que, em futebol é de primordial importância e ao mesmo tempo muito difícil de gerir - TER TEMPO!... E lembrarmo-nos que ainda há pouco mais de 15 dias, havia gente que foi apoiante do Eduardo Esteves, a por todos os meios, mais às claras ou de forma encapotada, "a pedir a sua cabeça!!!"
Da desacreditação dos adeptos, na sua grande maioria, às muito positivas exibições vitoriosas no espaço de duas jornadas! Então a de Matosinhos... foi FANTÁSTICA, como nos memoráveis bons tempos do Varzim!...
Não há nesta afirmação qualquer ponta de fanatismo.
A questão dos salários em atraso, novamente a vir à baila, ainda que ao de leve, não vem nada a calhar, em momento de tanto acerto e tão elevada produção colectiva. Que não aconteça como na época passada, em que depois da célebre "bolachada" do capitão, o próprio presidente confessou que se distraira em relação ao assunto salários em atraso!
Esta boa aura há que ser aproveitada ao máximo, por todos - dirigentes, atletas, adeptos e, sobretudo, em termos financeiros, por quem na cidade tem muito a ganhar com a volta do clube para a Liga Principal. Todos ganharão: os interesses comerciais da cidade, através da propaganda publicitária via TV e da passagem de adeptos dos clubes visitantes pela nossa terra e, principalmente, o clube terá melhores condições para um saneamento financeiro que urge acontecer. É fácil de imaginar!...
Então, os sócios e adeptos em geral do Varzim, voltarão a sentir orgulho relativamente ao reposicionamento do clube na ribalta do futebol português.

Avante Varzim! Ala-Arriba!

22 comentários:

Anónimo disse...

temos que dar todo o apoio ao Varzim e invadir Arouca para incentivarmos os atletas e equipa técnica. eles estão a merecer. Até mais do que isso. Que lhe paguem parte dos ordenados que já estão a ficar muito atrazados.

Anónimo disse...

ATRASADOS!

ATRAZADOS SÃO ALGUNS IGNORADOS QUE VÃO BATENDO AO BATENTE E FOGEM...

Anónimo disse...

nao resisto, lembra o tempodo lidio, qual o que disse um dia que por ele acabava com as camadas jovens. Ide enganar outro, agorade repente parecia uma missa da onda viva aos domingos, mas va la nao é como a radio mar que agora grita mais os golos do leixoes

Anónimo disse...

Só quem na realidade se interessa por futebol e tem dele uma noção mínima, que vai além de querer saber para que lado deve chutar a nossa equipa, sabe dar importência ao facto de se arrancar uma vitória precedida de uma série deles sem se ganhar!

Na próxima jornada, já imaginaram que o Varzim vai a casa do Arouca, que é um brilhante líder com o orçamento mais baixo da 2ª. liga! Já pensaram nisto?... Mas como é que é?
Querem ver que eles ainda vão desculpar-se - os do Arouca - que a culpa é a falta de dinheiro?!

Ó homem de Deus das 03:38, o Senhor Lídio Marques, que nem é poveiro de nasença, é simplesmente um dos 3 melhor presidente que o clube já teve. É só ler a historia do clube ou perguntar a quem saiba. E pondere sobre o que vai ler a seguir:
- No auge de presidente que, foi também do clube, o Lídio chegou a ter como titulares na mesma equipa, 7 a 9 jogadores, feitos no Varzim e, repare bem, pretendidos pelos melhores clubes portugueses. Alguns vieram a ser internacionais de gabarito.
Essa conversa do "acabar" foi tara para alguém! Acabar com a formação e até acabar com o clube, só entende esses desabafos à letra, quem é capcioso ou mal intencionado.

É como a de fechar as portas do clube... Só se for por causa dos oportunistas ou dos amigos da "tripe"!...

Tribuna Varzinista disse...

Neste momento, os jogadores e todo o restante plantel do Varzim, devem ser acarinhados de forma redobrada: porque estão a passar por uma fase crescente de confiança no valor que possuem como jogadores e porque a questão dos salários vai ser resolvida o mais breve possível. Estamos crentes disso, até porque quem tem poder para tal, não vai deixar de ajudar a solucionar o problema. Mas há que tranquilizar os atletas.

Eduardo Esteves, como patrão da lancha poveira (ele também é "filho da terra" de marítimos), com a famosa barra de Matosinhos, dá sinas de ter apanhado o rumo certo.
Agora, há que dar também as remadas com acerto.

Com um banco daqueles, contra o Feirense... só é pena não ser do Espírito Santo!...

Anónimo disse...

È inacreditável que um clube que tem alguém responsável - além de tendenciosos mafiosos do "compasso..." - e que apresenta no Banco de Suplentes, jogadores conhecidos como os do jpgp contra o Feirense, andem a badalar há pelo menos 4 épocas que o Varzim e os varzinistas estão condenados a só pensarem em não descer!!!

Já agora explquem-nos por favor:

- se um clube com um orçamento de menos cerca de 300.000 euros está a fazer um ampeonato brilhante, como o Arouca, porque é que o do Varzim é consideradoo insuficiente??? E ainda falam em construções de complexos desportivos?!!

Anónimo disse...

Bolachada? a continuarem a somar salários por receber, não é de admirar que ponham á porta da camara um banco alimentar a favor dos jogadores, que estão qause a rebentar para denunciar publicamente.
Os jogadores e as suas famílias, também têm bocas para alimentar.
Nem no Arouca! Dantes, há pouco mais de 15 anos, o Varzim era visto como sendo dos poucos clubes que mais honrava os seus compromissos. E agora?
"Quem não tem dinheiro não tem vícios", já lá diz o povão. Mas o pior é os dirigentes gastarem o pouco, mal gasto.
É só pôr a cabeça a pensar e olhar para trás. Aqui claro que não podemos incluir os recrutas adeptos.

Anónimo disse...

Os sininhos já tilintam por todo o lado. A solidariedade volta a tocar os corações. Quando é preciso dar o peixe em vez da cana, o people ãté se esmaga. Mas de preferencia para a foto ou TV.

Não tarda nada está por aí o crespo do evangelista a meter a boca no trombone. Se a Tv der, é de certeza.
Vejam lá se arranjam uma pepitas para o Natal.

Anónimo disse...

Continuemos a exigir vitórias, mas não já o Céu!

É preciso ter calma, porque os jogadores, treinadores e dirigentes-regentes, são os mesmos de há um mês atrás.
Calma e toca a puxar ao mesmo tempo e na mesma direcção... correcta.

Só e apenas, camaradas!

Anónimo disse...

Amigos, deixem o homem em paz, porque a justiça não criminaliza dirigentes de clubes.
Ele já nem é presidente! Pouco ou nada aparece no estádio.

Nos ultimos 2 meses apareceu 3 vezes. Enfim, se calhar não é pior, pois parece que com ele longe a equipa esqueçe e ganha.

Parabéns pelo blog, vim recomemdado e voltarei mais vezes.

Anónimo disse...

enfim , fico deprimido sempre que venho a este blog, pareceque ficam tristes com os existos do varzim, o que se passa malta? vamos dar as maos porra, esqueçam de vez as diferenças. Ainda nao perceberam que isto pode acabar se os socios não se atravessarem e apertarem com quem de direito?

Anónimo disse...

Força Varzim!

Emplastro 2

Anónimo disse...

Macarronada! Estais à coca!
Maçaricos, Lídio Marques, bem como o seu irmão Pe. João Marques, não nasceram na Póvoa, embora cá se tenham radicado. O primeiro, foi funcionário superior distinto da Secretaria da Câmara durante muitos anos.
Eles são naturais de Braga. Mas fazem ver o seu poveirismo a muito naturais da Póvoa de Varzim! Dos que muitas vezes é mais caroço do que outra coisa.

É como andarem para aí a escrever que Eduardo Esteves é poveiro... Só se for doutra Póvoa lá para os lados de um Matosinhos desconhecido.
O então múdo chegou à Póvoa, com a família, já tinha entrado há pouco para a primária. Agora, por afeição, é-o com certeza.
Ou então escreverem por aí que o Postiga e outros caxineiros que jogaram no Varzim, são da Póvoa. E gralhas assim escrevem-nas no jornal oficial.
Revisem. Dantes era costume!...

Anónimo disse...

O mais importante é ver rápidamente regularizados os ordenados que deevem aos homens que tèm famíli para sustentar. É o trabalho deles. Assim nem há moral para exigir o que quer que seja, além de aparecerem para jogar. Senão, nós os sócios ou só adeptos, até nos escalda a língua a cada assobiadela que nos deixemos tentar assobiar.
É preciso, fazer tudo para arranjar algum pelo menos. O presidente esteve fora neste dois jogos e ao que se sabe ainda não arranjou cheta...
Palavras caridosas não enchem barriga!
Os que andaram sempre a apoiar este grupinho, agora no Natal haviam de ir de porta em porta... cantar as asneiras.

Anónimo disse...

Óh pá não falem do que não sabem. Deixem-se estar na praia de Navais ou de Cascais todos nus a queimar as peles... de lígua fedorenta.

Aproveitaide e tomaide banho a mais o cão.
Inscreveivos como sócio do varzim e pagai sempre as cotas.
Agora que o clube está a melhorar aparece háde aparecer sempre caca drogada.

O Lídioé tão poveiro como O Eduardo Esteves, o luis oliveira ou padre manuel Vaz.

Só de ignorância pedrada!!! Ide patinar noutros pasquins latrineiros, pá!

Tribuna Varzinista disse...

Aí está! O capitão Pedro Santos, apareceu mais uma vez em conferência de imprensa, falando em nome próprio e dos restantes atletas, denunciando mais uma vez a confrangedora situação de precariedade financeira em que estão, provocada pelos quase 3 meses sem terem voltado a verem o dinheiro do trabalho que dia-a-dia lhes é pedido, principalmente em dia de jogo. Querem que eles dêem espectáculo quando os intérpretes estão a "viver situações dramáticas" em casa de cada um.

Assim... ir ao campo como nos tempos em que chamavam gente para os espectáculos imperiais nos circos de Roma... Só por mau gosto!!!

Vão estragar tudo... mais uma vez!

Há por aí gente, de certeza, com a consciência a arder!

Esta, como muitas outras, vai continuar solteira. Por quanto tempo mais? Enquanto a doença não for atacada nas causas... eleitorais.

Ser enganado uma vez... ainda é como o outro.

Mas ainda há quem lhes passe a mão pelo pêlo a troco de umas letrinhas e depois queira também fazer a mesma coisas às vítimas.

Nós não conseguimos calar a revolta que sentimos, porque, temos sido caústicos quando eles têm actuado mal, mas assim... a razão está toda do lado dos lesados.

Até podiamos ficar só pela notícía, como pedra de arremesso... Mas não é esse o motivo da existência deste meio de comunicação.

Anónimo disse...

E a questão permanece a mesma.. Soluções alguém as tem?
Ou volta a velha historia de que quem se candidatou ao lugar sabia das dificuldades?! Será que ainda ninguém reparou que NINGUEM se candidatou e que como tal todos devemos ser responsaveis?!

Anónimo disse...

Eia nia, não é praia de Navais, caneco... ESTELA! Também fica perto. Navais só se forem os manos catita os érre 5 nus.

Anónimo disse...

Fale-se a sério quando o assunto é o Varzim.

Concordo inteiramente com o comentador das 17:46 de hoje. Excepto quando refere "ou volta a velha história...". É que essa "história", nunca foi tão ACTUAL!...

Claro que todos os que até hoje ganharam eleições no Varzim, pressupõe-se que, como pessoas inteligentes e de bem, procuraram antes de se candidatarem, informarem-se da situação económica-financeira do clube.
Não?!
Daí que é inevitável a repetição da velha/nova história, que, pensando bem, a todo o momento se vai fazendo!
Por exemplo, hoje o que disse o capitão do Varzim, Pedro Santos. E quem, de boa-fé, se atreverá a não dar-lhes razão?!!

Toca a ir a Arouca apoiar a "rapaziada autênticos lobos da paciência"!!!!

Estamos a falar de futebol de alto rendimento! Então, como é que é, gente a quem incumbe honrar os compromissos em nome do clube?!

Antes do capitão falar para a imprensa, (alguma nem sempre "imparcialmente correcta") deveria ter sido um dirigente a fazê-lo! Ou não?!

Anónimo disse...

este último comentador tem carrdas de razão.
também penso que estas coisas deveriam reflectir-se em todo o grupo e não só nos jogadores através do seu capitão, que deu a cara e que vai custar-lhe caro... ou então, antes pelo contrário...

Anónimo disse...

Ainda não há balões e espumante por aqui para comemorar a demissão do ex-presidente?

Quero ver quem vai agora pagar os salários e a quem os meninos se vão queixar. Boa sorte.

Anónimo disse...

No momento o que interessa é apoiar os jogadores que vão amanhã em Arouca lutar pela vitória!!! O resto que é também importante. deve ser tratado logo a seguir, PORRA!!!

DEVEMOS AGIR COM LUCIDEZ! PRIMEIRO, O CLUBE!