VARZIM: BALANÇO DO OBJECTIVO PRINCIPAL PARA A ÉPOCA 2008/2009…
…FRUSTRANTE PARA OS ADEPTOS DO HISTÓRICO CLUBE ALVI-NEGRO!
Esta foi, uma época miserável em termos financeiros e desportivos.
CAPÍTULO ECONÓMICO/FINANCEIRO
No capítulo económico, esta foi uma temporada onde o nome do clube foi noticia imensas vezes, sempre, mas sempre, pelos piores motivos. SALÁRIOS, vários meses em atraso, GREVES aos treinos e o noticiado CHEQUE SEM PROVISÃO, arrastaram o nome do clube para a lama.
Expediente jurídicos, que apenas servem de analgésico, e que, como estes dirigentes e outros que passaram pelo clube sabem, estas artimanhas legais apenas servem para que sejam as vindouras Direcções a pagar a factura.
Há uma pergunta que gostariam os sócios do clube, ou dele simplesmente adeptos, respondida. Qual o real montante recebido por esta Direcção de adiantamento(s) do "negócio estádio"?
CAPÍTULO DESPORTIVO
Na vertente desportiva, com estes jogadores era impossível conseguir pior. Mesmo que o cargo de treinador tivesse ficado à espera de um substituto credenciado.
Grupo de atletas com qualidade em termos gerais, com capacidade para fazer muito mais (lutar pela subida). Aliás, objectivo definido pela Direcção como objectivo no arranque de época. Mas, a falta de competência de quem escolhe, tem trazido para o Varzim, um sem número de treinadores que afundam o clube cada vez mais. Tenho para mim, que o Sr. Lopes de Castro tem vontade de descobrir um “novo Mourinho”, tal é a predisposição para ir buscar treinadores que depois de passarem pelo clube, desaparecem do panorama futebolístico.
De Abílio Novais (actual comentador de uma rádio da Afurada), José Dinis (não sei a onde pára), Horácio Gonçalves (não tem clube desde que saiu do nosso), Diamantino (adjunto do adjunto do adjunto do adjunto Chalana … do SLB), Rui Dias ( que credenciais tinha para merecer treinar o Varzim?).
Terminamos a época com mais derrotas (13) do que vitórias (11). Com mais golos sofridos (35) que marcados (29). Reconhecido por todos, uma época FRUSTRANTE. Até pelo Sr. Miguel Ribeiro (director desportivo).
E O APURAMENTO DAS RESPONSABILIDADES DA PÉSSIMA TEMPORADA?
Não pode o Sr. Director Desportivo, vir dizer que foi uma época negativa, que os salários em atraso influenciaram o rendimento desportivo, que o Rui Dias foi uma má opção, e a seguir, assobiar para o lado como se nada fosse com ele.
Mas então, quem escolheu o Rui Dias, quem se atrasou a pagar salários, não foi a Direcção da qual o senhor faz parte?
Quem vendeu o Yazalde para o Braga a meio da época? Não foi esta Direcção?
Esta venda foi a demonstração de uma total falta de sensibilidade para a gestão desportiva, um ERRO ENORME desta Direcção, para ser simpático com as palavras.
Esta saída enfraqueceu o Varzim em termos de potencial desportivo a meio da época, numa altura em que ainda era possível subir de divisão, caso tivessem ido buscar um “Manuel Fernandes” para treinador e não apostassem no escuro como acabaram por fazer. E se tivéssemos subido, o Yazalde não valeria muito mais que os 500 mil euros? Disseram que era para resolver os problemas financeiros no imediato, mas, não fizeram um acordo para receber apenas 100 dos 500 mil no momento da transacção.
Eu sou defensor de uma cultura de responsabilização!
Atribuem-se responsabilidades para depois se exigirem responsabilidades. A época foi um falhanço, quem é responsável pelo fracasso?
Quando se ouve o discurso do género “a responsabilidade é de todos”, é meio caminho andado para a desresponsabilização e para a continuidade da incompetência no clube.
Com Rui Dias foi mau, com Eduardo Esteves, mau foi. O Angolano deixou o clube em 6º lugar, o Matosinhense terminou na 8ª posição.
Ambos, tiveram sempre nas mãos, um carro que não é para as “suas unhas”.
FLOPS
- WANDEIR
6 Jogos incompletos, 174 minutos, 0 (ZERO) golos, SEM QUALIDADE PARA VESTIR A CAMISOLA DO VARZIM
- MIRAN
23 Jogos, 1 golo marcado, raramente foi utilizado onde pode tirar proveito das suas melhores qualidades, como ponta de lança (referência na área).
- NUNO ROCHA
Passou uma época a receber (quando lhe pagavam), uma nulidade absoluta.
REVELAÇÕES
- MARAFONA
Sem dúvida que, houve jogos em que ele foi determinante para a obtenção de bons resultados.
- CAETANO
Apareceu vindo do modesto Paredes, demonstrando que, se a prospecção for boa, pode-se descobrir bons valores nos escalões secundários. Bom lateral direito.
- ANDRÉ
A maior revelação. O potencial existe, tem que trabalhar e ser trabalhado, por gente competente. Pode ir longe, no Varzim.
- DIRECTOR DESPORTIVO
Quem é Miguel Ribeiro, o que faz e quanto ganha no clube? Quando o ouvi dizer na comunicação social que o Eduardo Esteves iria continuar pelos bons resultados obtidos (4 vitórias e 4 derrotas, na altura), fiquei esclarecido quanto à sua valia.
- DIRECÇÃO
Espera sentada uma herança que há-de vir, para poder resolver os seus problemas de tesouraria, nem que para tal, vá a uma loja de penhores de quando em vez…
- ALEXANDRE
Um símbolo a par de Quim, que merecia um reconhecimento diferente por parte da Direcção que nesta altura gere o Varzim, do que aquele que foi dado ao convidar o nosso “capitão” para a gestão de um estádio virtual…
- O FUTURO
Falaremos mais à frente… Ala-Arriba Varzim!
Texto de Óscar Miguel