segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FOI O RETORNO ÀS VITÓRIAS DE FORMA CONCLUDENTE


2ª. LIGA  - 12ª. JORNADA





VARZIM  -  3

DESP.  CHAVES - 0



CÁ ESTÁ O MOTIVO PORQUE AS "CHICOTADAS PSICOLÓGICA" CONTINUARÃO  VIVAS!



O Varzim, logo no primeiro jogo sob o comando de Capucho, coube-lhe um adversário que está cotado como um dos melhores desta competição e com o desígnio supremo de subir à 1ª. Liga. Por alguma razão contratou até o "senhor papa subidas"!

Pois bem.

A formação poveira finalmente mostrou ser capaz de lutar com unhas e dentes, personalidade forte e frieza inteligente, pelas vitórias, culminando numa forte demonstração de que em nossa casa não e qualquer um que nos tombará!...

Não se pode ser tão anjinho que nos leve a dizer que isto já foi sobretudo por influencia do trabalho de Nuno Capucho! Só de lunáticos... Não! 
No entanto, o que surgiu de novo, foi adopção de um novo sistema indiciado pelo posicionamento das "pedras" sobre o terreno: de um 4x3x3 passou-se para um mais elástico 4x1x3x2. Mais, com a ausência do lesionado Diego Mourão, o novo técnico resolveu enveredar por uma dupla na cabeça do ataque, com toda a mobilidade constante que tal exige, como foi o que aconteceu a Stanley e Bruno Moraes. De diferente, o facto de Stanley não ser um ponta de lança fixo, posição que não é onde poderá render mais (como já foi constatado diversas vezes) e, por outro lado, a chamada de Bruno Morães (bem conhecido de Capucho) para funcionar como "rompedor" aproveitando a mobilidade de Stanley, e, assim ganhar posição para os remates.
Para além disto, o coletivo do Varzim, surgiu muito mais coeso, do principio ao fim, onde até um Tiago Lopes colocado em funções estratégicas na linha de meio-campo, fez dos melhores jogos dos últimos tempos! Até à exaustão cumpriu as ordens do ex-dragão! 
Outro atleta que esteve em grande e que, em jogos anteriores, já tinha dado alguns lamirés da sua capacidade física e técnica, foi Rodrigo Dantas, lançado por Quim Berto.´

Nuno Capucho ainda não pode sentar-se no banco de suplentes, devido a assuntos borucráticos. Esteve perto dele mas do lado da bancada central de onde se faziam ouvir os seus gritos de "piloto da barra" conduzindo a nau a bom porto de forma a que não houve-se estragos até à atracação e amarração!...

Concluindo. Foi o retorno às vitórias de forma concludente, envolvida numa grande LUFADA DE AR FRESCO, de renovadas esperanças no seio varzinista!

BEM-VINDO NUNO CAPUCHO!

Marcadores: Rodrigo Dantas 3´; Stanley 53´; Nelsinho 73

ALA-ARRIBA VARZIM! A BONANÇA PARECE TER CHEGADO!...
Óscar Gomes

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

VARZIM TROCA DE TREINADOR


"REI MORTO REI POSTO!"

PASSADOS ONZE JOGOS E 5 SEGUIDOS SEM GANHAR, O VARZIM MUDA DE TREINADOR E ENTREGA COMANDO TÉCNICO DA SUA EQUIPA PRINCIPAL AO EX-DRAGÃO NUNO CAPUCHO.

Sinceramente não estava nas nossos modestíssimos "palpites", sendo a principal razão, a sua profunda inexperiência na liderança técnica de um clube DISPUTANDO TÃO EXIGENTE CAMPEONATO e com as dimensões e limitações do Varzim atual, cada vez mais com uma vida mais sofrida a caminho do centenário!

Os adeptos do Varzim SÓ lhe vão exigir uma coisa: a manutenção do Varzim na 2ª. Liga!...


BEM-VINDO NUNO! MUITAS ALEGRIAS AO SERVIÇO DO VARZIM!

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

VARZIM SAI DE VISEU CABISBAIXO. AC. VISEU FOI MELHOR!


2ª. LIGA  -  11ª. JORNADA




ACADÉMICO DE VISEU  - 4

VARZIM  -  2


Desta vez o saco rebentou e deixou a claro para os que ainda duvidavam ou para os que faziam de conta não perceber que, de facto, a orientação técnica era frágil, (desde o início que nós aqui fomos dando o nosso parecer nesse sentido, porque era por mais evidente...) e que o plantel para atacar prova tão exigente e tão longa, tinha imperiosa necessidade de:
-  logo à partida, terem contratado um técnico que estivesse ao alcance das posses do Varzim, MAS, com um mínimo de curriculum a nível de comando de uma equipa disputando uma tão exigente 2ª. Liga. Chamamos a atenção que esta prova exigia a quem de direito uma muita maior exigência na escolha de todo o staff, desde médico, técnico e jogadores.

Foram feitas "outras contas" e o resultado ficou mais uma vez posto à evidência neste jogo com um adversário que nem é dos mais difíceis...

Aos 4 minutos de jogo, o Varzim, até se poderia ter adiantado no marcador, após "deixa infantil" de um atleta do Ac. de Viseu que ao pretender cobrar um canto, entregou a bola a um jogador adversário!?

Entretanto, os da casa começaram a crescer para cima do meio campo do Varzim, rondando com perigo a baliza poveira, onde Sandro era um autêntico "apaga-fogos"!

Pouco depois Tiago Borges, diante de uma passividade impressionante da defensiva varzinista quase que foi obrigado a marcar... Estava feito o primeiro para os académicos de Viseu.

Poucos minutos depois, numa das poucas situações em que o Varzim fez uma transição com principio, meio e fim, Rodrigo Dantas a 2 metros da linha de golo, manda uma bola ao poste! Teria sido crucial naquela altura reduzir! Ainda faltava mais de meia hora para o intervalo...

Entretanto quando o Varzim parecia estar a conseguir melhorar a sua posse de bola e a chegar com mais frequência junto da baliza de Janota, surge um contra rápido dos da casa, apanhando algo desconcentrado o lado direito da defensiva poveira, surgindo Fonseca aos 29´a marcar junto ao segundo poste.

Apesar disto, o Varzim volta a acreditar, não dando a entender estar disposto a atirar a toalha ao chão tão cedo, e para ajudar, há uma entrada fulgurante de Rui Coentrão pela esquerda, acabando por cruzar a bola milimetricamente para a cabeça de Stanley que entrando fulgurantemente à bola, reduz para 2-1, relançando o jogo para a segunda parte. No ar ficou alguma esperança com aqueles últimos 10 minutos à lobos do mar!...

Veio o segundo tempo e, após jogo dividido a espaços, com alguns nacos de tempo com a equipa da casa dominando. Entretanto, para contrariar, aos 55´ Forbes beneficiando de alguma atrapalhação esquisita (faltou comunicação?...) entre Pedro Santos e Kadú, a bola sobrou para o atacante da casa que não desperdiçou. Era o 3-1...  E a diferença parecia ter tendência para dilatar-se, mas a formação varzinista começou a melhorar no acerto das suas transições, perdendo menos passes e, aos 66´ Stanley, novamente ele, volta a reduzir para 3-2. No Fontelo os poucos adeptos da casa ficaram desconfiados... e mais calados! Os cerca de duas dezenas voltavam a acreditar na reviravolta.
No entanto, passados 10 minutos, mais uma distração no interior da área varzinista, deixando à vontade o central Mathaus que faria o quarto golo para os de Viseu.

Dali para a frente foi desacertar de todas as formas e feitios até final do jogo... Passes errados por precipitação ou má execução técnica foram demais!!

O Varzim entrou em desacerto total quando ainda faltavam 15 + 4 minutos para o fim! Cedo demais...

Desta vez o Varzim saiu de Viseu cabisbaixo! O Ac. de Viseu, sem dúvida, foi melhor! Somos varzinistas mas não impostores chauvinistas!...

Uma (mais uma) tarde para não esquecer porque há muita coisa a corrigir. O campeonato tem  características muitos próprias e quando não se é regular na conquista de pontos... o pior, estará lá na ponta final!

Cinco jogos consecutivos sem conseguir ganhar... é obra que preocupa! Alguns poderão murmurar que o clube de Mourinho também esteve... Mas, por amor de Deus, não se misturem as coisas. São duas realidades completamente distintas!...

É preciso e urgente repor a nau poveira no rumo certo antes que seja tarde! É evidente que ninguém poderá exigir que tal se faça à custa de "impossíveis"... Mas conseguir tal à custa de falta de meios, ou de falta de competência, também achamos que não será possível. Tem saído caro a improviso ou o remedeio... Está à vista!

Se houver mudança no comando técnico, é bom que não seja para mais uma experiência... Pode depois já serem irreparáveis os estragos! Pensamos também que o plantel deveria ser revisto pelo menos para atacar a entrada para a segunda volta....

Uma coisa certa. O Varzim está outra vez "doente" e, urge um tratamento adequado!...

Acreditamos na reabilitação do nosso grande clube! ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ENTRE SALPICOS DE LUTA CERRADA E BONS NACOS DE BOLA AO GOLIAS AZUL EXIGIA-SE MAIS...



TAÇA DE PORTUGAL



3ª. ELIMINATÓRIA



VARZIM  - 0

F C PORTO - 2

COM TÃO GRITANTE DESPROPORÇÃO DE POTENCIAL E DE COFRES.... DESFECHO LÓGICO.


Que era previsível que os alvi-negros - num jogo em que por curiosidade e para grande decepção dos varzinistas, vestiram de laranja e preto (?!!) - dessem luta até onde pudessem e que iriam "tentar fazer o melhor" e, que o mais importante é o campeonato, etc, etc., já vários milhões o sabiam, tal a divulgação que foi dada ao jogo pelos media.

No entanto... 

Com o estádio quase cheio, a fazr lembrar tempos em que o Varzim recebeu para o campeonato os maiores do futebol luso, a primeira grande jogada e primeira grande oportunidade pertenceu aos lobos do mar, com um esticão pela esquerda, com Rui Coentrão a rematar cruzado, levantado muitos suspiros alvi-negros no ar e, deixando muitos corações azuis e brancos com um grande "cagáço" a percorrer a pele de galinha do gigante azul e branco!...

Em resposta Osvaldo teve a pedra de toque dos dragões ao aparecer isolado... em fora de jogo após uma triangulação entre o pautador de jogo Bueno, Cissoko e Osvaldo. Aviso sério... para a direita da defensiva do Varzim.

O Varzim foi perdendo posse de bola, com o FCP a pegar mais vezes na bola, muitas vezes à saída da sua área (o que significa em resposta a ataques do Varzim, quase sempre mal terminados  nas proximidades da área azul e branca) e fazendo-o sem "vergonha" nenhuma...

Imbula, Bueno, Varela, Osvaldo e, principalmente Tello, ligaram o turbo da qualidade e, aos 19 m., surge uma abertura feita do eixo do meio campo do Varzim, por Bueno, colocando a bola nas costas de Adilson, e onde Tello a recolheu, tendo de seguida, com um toque subtil, "deixado no chão" Sandro, corrrendo para a área poveira onde fez o golo sem grandes dificuldades perante o desamparado Ricardo.

A reação do Varzim foi interessante e digna, mas, infrutífera... por natureza.

O intervalo chegou com a vantagem do F C Porto por 0-1, tendo pelo caminho ficado mais uma ou outra oportunidade dos dragões por marcar.

No Segundo tempo, voltou o Varzim a ser a primeira equipa a criar uma boa oportunidade para marcar e, novamente com uma boa jogada desenrolada pelo lado esquerdo e também novamente a ter como principal interprete Rui Coentrão...

No Porto o técnico azul e branco colocou em jogo Danilo, entregando-lhe a missão de trinco e, adiantando Imbula  para junto das "trazeiras" dos atacantes portistas, onde Osvaldo fartou-se de falhar "até vir a mulher da fava rica"!... "Incredible!!"

No Varzim, com as saídas de Abel por lesão e de Stanley por esgotamento, o Varzim foi decrescendo de afirmação, até que em cima da hora, André André entretanto entrado na partida, foi lançado pelo lado direito da defensiva poveira, não se fazendo rogado, entrando na área para de pé direito atirar para o poste mais distante. Pensamos que Ricardo poderia ter feito mais qualquer coisa, pelo menos em termos de firmeza com as mãos já que a bola passou-lhe perto... Ricardo que até teve duas ou três intervenções de grande nível (uma delas com os pés)!

E assim terminou o "sonho lindo" dos poveiros serem outra vez tomba-gigantes... Fica para uma próxima.

Caíu de cabeça erguida, com muita dignidade, não envergonhando os milhares que estiveram no campo e, os milhões que o seguiram em todo o mundo!

Agora, sacudida toda a tensão, serenando os ânimos e, voltando à sua prainha, toca a pensar em trazer pontos de Viseu, a jogar-se na próxima 4ª. feira a partir da 16 horas, pontos que, se forem 3, tanto melhor... Mas, atenção, não vai ser nada fácil! Aliás, não existirão jogos fáceis na 2ª. Liga daqui até final da grande maratona!

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

sábado, 17 de outubro de 2015

QUE DEUS E A SORTE TE AJUDEM VARZIM!

3ª. ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL


 SÁBADO, 17/10/2015  -   20,15 HORAS

VARZIM  VS.  F C PORTO



REALITY´S SHOW´S DE VERBORREIA GRATUITA À PARTE, MAS SIM, DE PÉS BEM ASSENTES NO CHÃO, SÓ HÁ QUE ESPERAR QUE A LÓGICA SEJA MAIS UMA VEZ CONTRARIADA E FAVOREÇA O "DAVID VARZIM"... GENTE BOA PARA LUTAR PELA VITÓRIA NÃO FALTA AOS ALVI-NEGROS!



O FCP (assim a modos que o rico republicano Bíblico) tem alguns dissabores registados em encontros com a sua filial nº. 1 (se é que ainda é ...). E se tem!!!

A mais dramática foi a perda de um campeonato (que daria um tri) por ter empatado com o Varzim na Póvoa à 28ª. jornada em finais dos anos 70! Era treinador do FCP o mestre José Maria Pedroto Daí em diante, em termos de relações para com a filial nº. 1, nada seria como dantes, a não ser na "pesca" de bons frutos da formação do Varzim, quase sempre a troco de muito pouco... Correu até pela cidade à boca cheia que, aquando das idas de Lima Pereira e André, o FCP terá pago com alguns sacos de botas usadas e umas quantas bolas usadas também!... Passou de boca em boca pela cidade...

Mas vamos ao presente. 

F C Porto líder da 1ª. Liga conjuntamente com o Sporting e, o Varzim, na 2ª. Liga, com exibições irregulares, ocupando posição pouco acima dos que podem descer, sendo certo que ainda há muito caminho para caminhar...

Sem dúvida que só um Varzim surpreendente, para muito melhor, e, com toda a sorte do mundo a ajudá-lo... 

Entretanto, que pelo menos, constitua uma excelente ação de formação para muitos e que a receita que couber ao Varzim seja consoladora. Já será ótimo!... Se acontecer um 3 em 1 (eliminatória ultrapassada, boa receita e bom jogo), então, será ouro sobre negro e branco!...

ALA-ARRIBA VARZIM! QUEM TEM MEDO FICA EM CASA!...

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O VARZIM PERDEU UMA BOA OPORTUNIDADE DE CONTINUAR EM PROVA

TAÇA DA LIGA, AGORA TAÇA CTT


VARZIM - 0 (3 G.P.)


AROUCA - 0 (4 G. P.)


COM TANTA MEDIOCREDIDADE POSTA EM JOGO PELAS DUAS EQUIPAS, NENHUMA MERECIA PASSAR!


O Varzim perdeu uma excelente oportunidade de mandar borda fora (não ser mandado, com pouco requinte, diga-se) um opositor militando na 1ª, Liga mas que, se deu ao desplante imprevidente de aparecer na Póvoa com a sua equipa B, demonstrando um desplante próprio de quem ainda há bem pouco tempo andava pelos campeonatos dos tristes e comandado pelo super-simpático apresentador de TV Jorge Gabriel e, de repente, salta para o meio do campeonato dos maiores de Portugal!...
Mas ia-lhe saindo caro o desplante! Não fora os atletas e técnico do Varzim se terem deixado enrolar no jogo da treta dos arouquenses (terra de boa carne bovina) e, o Varzim, tinha despachado este Arouca "remendado com segundas figuras", com duas penadas. Bastava que fossem mais atrevidos e mais exigentes no tipo de futebol desenvolvido, errando ao optar pelo passe de primeira, longo e, muitas vezes pelo ar, acabando por facilitar a tarefa de quem defende.
Depois, Diego Mourão fez uma falta danada, pese o facto de Bruno Morães ter procurado fazer o que estava ao seu alcance que, diga-se foi muito "poucachinho"! Foi notória a falta de competição ao ex-portista! Porque não Stanley desde início, bem como Sérgio Organista não entrou no início do segundo tempo para o lugar do "afundado" no desgaste Rodrigo Dantas?! Tardia também foi a entrada de Hernâni já que Elísio, ainda não tem a tarimba necessária - dê-se-lhe tempo para se ir fazendo... É uma das pechas do atual técnico varzinista, a lentidão na leitura do jogo e na ação a tomar para tentar melhorar as coisas! Só assim se entende a sua inclusão no banco...

O final do tempo regulamentar chegou sem o marcador funcionar, por culpa das duas equipas que quase se limitaram a jogar e a ocupar de preferência o meio do terreno, quando as balizas ficam nos topos!!? Uma tristeza brutal, atenuada pelas correrias constantes, num e noutro sentido, mas quase sempre sem nexo!...
Futebol pachorrento, pastoso, sem fio, sem criatividade, enfim, do pior! Esta é a verdade nua e crua e que como varzinistas nos deixa entristecidos. Tal como a muitos outros, certamente.

Há gente que precisa de ir ao Dicionário e verificar o que significado da palavra "orgulho"... 

"Por amor da Santa!!"

Última nota: a meio da primeira parte o árbitro (Sérgio Piscarreta) habilidosamente fez vista grossa a um amarelo que deveria ser mostrado a Nelsinho do Arouca que, já tinha um amarelo... Repito, estávamos a meio da primeiro parte e o Arouca iria ficar com menos um!... E, menos um, é menos um, seja lá no que for... até a apanhar lixo!...

Quanto aos penaltys marcados e falhados, embora façam parte do jogo de futebol (pontualmente, é certo), só os marca ou falha quem for encarregado de os tentar converter. Lógico. Era preciso era ter competência para os evitar...

Resumindo. O Varzim perdeu uma boa oportunidade de continuar em prova. O resto são conversas para boi dormir...

Agora vem aí o FC Porto para a Taça de Portugal. Valha-nos a receita... 

DEPOIS FICAREMOS SÓ COM O OBJETIVO PRINCIPAL E, HÁ QUE TRABALHAR MUITO NO APERFEIÇOAMENTO, CASO CONTRÁRIO, ALGUÉM DE DIREITO TERÁ QUE TOMAR MEDIDAS A TEMPO...

ALA-ARRIBA VARZIM! SEMPRE!!!
Óscar Gomes

sábado, 3 de outubro de 2015

O VARZIM DE FAVORITO ACABOU DERROTADO!...

2ª.  LIGA  -  10ª. JORNADA




VARZIM  - 0

U D OLIVEIRENSE - 1


ERA UMA VEZ...

Era uma vez um clube que ainda não tinha ganho a ninguém ao cabo de doze jogos e, "aos 3 de Outubro", foi jogar a casa do Varzim, vencendo-o surpreendentemente por 0-1! O mau da fita mesmo assim não saiu da cauda da tabela, enquanto que o Varzim diminuiu a desvantagem para o primeiro do grupo dos que descem...

Como pode o Varzim ser tão perdulário, tão confuso no seu jogo e, tão desajeitado?!
Já no jogo anterior, pese o adversário se chamar Porto B, a atuação varzinista foi de um autentico barco à deriva!... A ajuda orientadora para bom rumo, nunca se fez sentir do banco. Também este fator está na origem das derrocadas dos lobos do mar nas duas últimas partidas.
O Varzim não tem uma estratégia de jogo que ajude a tirar proveito dos características dos jogadores que foram escolhidos para esta época (quase os mesmos do CNS). Isto quer dizer, como é óbvio, que o técnico - que também está numa fase de aprendizagem, sem qualquer experiência a nível de campeonato tão exigente. Claro que as consequências imediatas estão à vista, e as de final de campeonato.. logo se verá. Contudo e a continuar tudo na mesma, não são auspiciosas. Um futebol constantemente direto, esteriotipado, inocente e muito previsível, nesta Liga, são passadas para o precipício...

A Oliveirense praticou um futebol de "olhos nos olhos" com o Varzim e, nesta atitude, está também muito do segredo do êxito.

O golo da vitória foi apontado na sequência de um canto aos 83 minutos, com o central Sérgio a atacar a bola no primeiro poste, a toca-la ao de leve, remetendo-a para junto do poste mais longe. Os defensores alvi-negros ficaram a olhar uns para os outros admiradíssimos...

Pergunta-se: porque razão, em vez de ter sido o homem da Oliveirense a cabecear a bola, não foi um dos jogadores do Varzim a meter a cabeça primeiro e "cortar" a bola?!

Uma grande oportunidade para se ter redimido daquele "enxovalhante esmagamento" em Pedroso - Gaia da passada 4ª. feira... 

O Varzim de favorito acabou a perder!

O campeonato é longo, mas, atenção, 10 jornadas já "voaram". Falta outro tanto para a virada... É preciso fazer como a formiga, ou seja, fazer um bom trabalho de aprovisionamento...

Há que continuar a acreditar em dias melhores.

ALA-ARRIBA VARZIM!