domingo, 27 de setembro de 2015

VARZIM SEM JOGAR BEM CONSEGUIU O OBJECTIVO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

TAÇA DE PORTUGAL  -  2ª. ELIMINATÓRIA


MARIA DA FONTE - 0

VARZIM  - 2

VARZIM ENTRA COM O PÉ DIREITO NA TAÇA MAIS PRESTIGIADA DO CALENDÁRIO LUSO


Em tarde calorenta de outono, coube em sorteio ao Varzim deslocar-se ao campo do Maria da Fonte, Póvoa de Lanhoso, e, para estreia na presente edição, não esteve nada mal. Pelo menos no resultado. Em termos de futebol, talvez o mais pobrezinho apresentado na presente época, diante de um clube que milita nos distritais de Braga, sendo os seus atletas mais que amadores...

Mais público do Varzim (o apoio ruidoso até dava a sensação aos atletas varzinistas de estarem a jogar em casa). Ímpar esta massa adepta varzinista!!

Os da casa apresentaram um 4X4X2 que por vezes passava para 4X5X1 ou 5X5X0, resultando numa quase negação total à procura do golo por parte dos povoenses do Minho e, por outro lado, "empurrando" a equipa do Varzim para uma demora excessiva na circulação de bola no seu meio terreno, com uma ou outra solicitação com passes em profundidade para os flancos, na tentativa de dar mais comprimento ao seu jogo.
Até que numa dessas descidas à área contrária o "suspeito" apareceu a concluir com êxito. Quem haveria de ser? Stanley, pois claro! Estavam decorridos 6 minutos de jogo debaixo de Sol abrasador e um ar muito quente.

Daqui para a frente e, quando se esperava uma reação do Maria da Fonte, espalhando a sua equipa pelo terreno, saindo assim da toca, puro engano. Até parecia que a equipa da casa não passara a estar na posição de eliminada. À condição, claro.
A equipa da casa continuou pachorrenta, com um futebol fastidioso, pastoso e sonolento!... E depois com aquela brasa!!
Para cúmulo, a formação varzinista embarcou praticamente no mesmo ritmo, ficando mais na espera do que indo para cima da área do adversário, com a frequência que se impunha e que, não seria de espantar ninguém, tal a diferença de potencial dos plantéis em compita!

Foi uma tortura a pasmaceira a que se assistiu até ao intervalo, onde até não faltou uma grande penalidade desperdiçada por Nelsinho!...

No segundo tempo, o Maria da Fonte apareceu com outra disposição, para melhor, acordando e atirando-se para a área do Varzim à procura do golo!...
Quem diria?!
No espaço de 20 minutos, foi mais vezes até à área do Varzim do que o tentara em toda a primeira parte. Sintomático!
É certo que era à equipa que estava a perder que competia tomar as iniciativas atacantes, mas... o Varzim estava apenas a vencer por um tangencial 0-1!! E sabe-se dos imponderáveis do futebol... Depois, se as coisas dão para o torto, toca a ir ao baú buscar as desculpas do costume...
É certo que não era preciso nem aconselhável entrar em correrias loucas, nem em esbanjamento de energias, até porque na próxima 4ª. feira o Varzim terá que se deslocar ao Olival para defrontar o Porto B agora para a 2ª. Liga. Mas, há limites para tudo... Ou não?! É preciso nunca esquecer o prestígio do histórico clube de uma outra Póvoa, a de Varzim!...

E após duas ou três intervenções de valia de Pedro Soares e, depois de uns 4 cantos a favor do Maria da Fonte, o Varzim, já reduzido a 10 por expulsão de Nelsinho (vermelho direto), (Quim Berto lança em jogo mais uma cara nova de nome Elísio) lança-se rápidamente para o contra-ataque, metendo a bola no recém entrado Elísio, tocando pela primeira vez no esférico, este escapuliu-se por entre os defensores da equipa da casa para a área, servindo de bandeja o "mau do costume", ou seja Stanley, que fez o favor de empurrar o mal tratado couro para o fundo das redes do desesperado Paulinho (também com duas ou três defesas de bom nível). Estava feito o bis de Stanley.

O técnico do Varzim ainda fez entrar Nelson Agra e Sérgio Organista, acabando de vez com as veleidades dos minhotos que deram nitidamente a entender terem atirado a toalha ao chão.
Os restantes cerca de 14 minutos, voltaram a ser de por a bocejar os acalorados espetadores em número a rondar os 900.

O jogo terminou para alívio dos contendores e dos assistentes que bateram em retirada para se refrescarem nas sombras e não só... o Varzim sem jogar bem, passou a eliminatória cumprindo o objectivo.

O Varzim passou assim à terceira eliminatória, a sonhar, quem sabe, com um "grande" que lhe proporcione uma boa receita.

Aguardemos. Entretanto,

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

2 comentários:

Anónimo disse...

5x5x0 amei

Anónimo disse...

Tem comentador muito fino neste blog!!!! 5X5X0?!?!! Nem o Freitas Adelio!