segunda-feira, 30 de março de 2015

Um doce folar para os da casa, um folar amargo para os varzinistas

CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE

7ª. JORNADA (ÚLTIMA DA 1ª. VOLTA)


FAFE - 2

VARZIM - 1

CONTRA DOIS FERROS... UM ÁRBITRO ASSISTENTE CASEIRO... E MUITA, MAS MUITA INÉPCIA ALVI-NEGRA, QUEM PODERIA CONSEGUIR MELHOR?!

Nada ficaria ganho, nada está perdido, a não ser um jogo! Neste momento, tudo o mais que a este respeito se possa dizer, é pura especulação e, da mais torpe!

Em Fafe o Varzim perdeu a liderança conjunta, diante de uma equipa que não facilitou um milímetro aos mais perigosos jogadores do Varzim, jogou prático e, sobretudo, soube aproveitar "tudo" que lhes apareceu a jeito...

Um doce folar para os da casa, um folar amargo para os varzinistas!

Mais do que carpir os eternos chorinhos e culpabilizar arbitragens, ou, inventar "intentonas", é preciso não repetir os mesmos erros de Fafe e, voltar a mostrar em campo superioridade do 1º. ao último minuto e, traduzir em golos que dêem vitórias, para que seja dada sustentabilidade àqueles que apontam o Varzim como um dos dois favoritas ao título!

Os pupilos do técnico da equipa poveira, Vitor Paneira, foram no engodo da estratégia do Fafe que passou por não deixar o meio campo do Varzim levar jogo, pelo chão, aos da frente, obrigando-os ao pontapé comprido e por alto, fazendo as delícias dos da casa!...

No segundo tempo, quando se contava que a coisa arrebitasse, eis que mais uma bola bate nos postes, e como se não bastasse, a situação é agravada com o assinalar pelo árbitro Gralha de g. penalidade, ao que parece, inexistente.

A última quinzena de jogo do Varzim, já foi jogada sob desespero por sentirem o tempo escoar-se sem que a volta ao resultado começasse a surgir.´

As substituições no Varzim, apenas refrescaram, mas, a saída de Raúl tinha muitas chances de resultar caso o Varzim tivesse, por exemplo, ao seu serviço um jogar com as características de... Rui Coentrão!... Com boa penetração com a bola pelo chão, jogando de fora para dentro... Hernâni tentou. Só!

Em suma: três pontos muito mal perdidos.

Que o interregno neste virar de volta, sirva para que sejam tiradas todas as ilações (não só deste jogo...), de forma a que a segunda volta seja feita com o maior sucesso - o da tão prometida subida.

Nada poderá falhar: desde a Direção com o que lhe compete fazer, passando pelos que têm obrigação e o poder para ganhar os jogos nas quatro linhas. É que depois não serão aceites desculpas... por mais fortes e verosímeis que elas sejam!...

Marcadores: Silvestre 2´; Vasco Costa 60´g. p.; Sandro 88´

ALA-ARRIBA VARZIM!

domingo, 22 de março de 2015

O Varzim tornou fácil o que parecia complicado durante a primeira parte

CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE

6ª. JORNADA

VARZIM - 2

SALGUEIROS - 0

O reencontro entre velhas senhoras do futebol lusitano, em casa dos varzinistas, redundou numa vitória que, não sendo difícil, também não será correto considerar que foi fácil. O varzim tornou fácil o que parecia complicado, durante a primeira parte.

A equipa encarnada que  praticamente (e graças a um punhado de boas Almas salgueiristas) vem renascendo das cinzas, enquanto instituição, de há uns anos a esta parte, embora se tenha apresentado bem estruturada quanto à forma como se apresentou para defrontar um dos fortes candidatos à subida, foi revelando lacunas principalmente nas suas linhas defensiva e intermédia (principalmente na primeira), onde Graça se via aflito para conseguir sair a jogar...

Na equipa do Varzim, Paneira operou 4 alterações quanto ao 11 inicial do último jogo. Assim, o capitãoTiago Lopes regressou ao lado direito da defesa, Cervantes surgiu na ala-esquerda e Tanela foi o ponta-de-lança no lugar de Diego Mourão, expulso no último encontro. No banco ficaram Nélson Agra e Sérgio Organista que haviam sido titulares.
Até ao golo inaugural - 35´por Nelsinho - o Salgueiros ainda foi resistindo o mais que pode e, de vez enquando tentava o contra-golpe, mas quase sempre sem conseguir construir uma jogada com principio, meio e fim... Isto já diz muito!...

Recorde-se que o Salgueiros ainda não tinha perdido nesta fase...

Na segunda parte, as melhores soluções oriundas do banco por parte do técnico do Varzim e, uma quebra física em alguns dos jogadores nucleares do Salgueiros para tentarem chegar ao golo (o seu trio de ataque foi substituído...), foi definindo no horizonte para que lado se perspetivava a tendência de vitória... 

Aos 93 minutos, Sérgio Organista finalizou um cruzamento vindo da direita executado por Tiago lopes. Foi o golpe de misericórdia num Salgueiros lutador mas incapaz esta tarde de vencer o opositor. Trinta minutos ante o mesmo Tiago Lopes desperdiçara uma g. penalidade ao permitir a defesa do guardião contrário. A ter sido concretizado teria dado mais cedo a desejada serenidade à equipa poveira. Contudo...

Repetimos: as melhores soluções de banco ao dispor de Vitor Paneira, muito bem utilizadas, foram cruciais para "trancar" todas as veleidades ao adversário.

O mano-a-mano entre Varzim e Famalicão, cada vez mais se vai acentuando, repetindo-se o que aconteceu durante a primeira fase do CNS - Série B.

No próximo sábado o Varzim desloca-se a um campo sempre difícil- o Fafe.

Há que não deslumbrar e, pôr tudo em campo para vencer o próximo adversário, que deve ser encarado, sempre, "como o mais dificil". Assim pensam os campeões...

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes - Sócio 602

domingo, 15 de março de 2015

PUM!! ESTE TAMBÉM JÁ ESTÁ!!


CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE

5ª. JORNADA
Pedro Sá


CESARENSE - 0

VARZIM - 2

O FÁCIL, ÀS VEZES, ATRAPALHA...

O Varzim deslocou-se a Oliveira de Azeméis, mais concretamente a Cesar, na mira de não perder a parceria com o Famalicão nos dois lugares da frente.

E não foi difícil a tarefa, apesar dos resultados positivos da equipa da casa nas anteriores jornadas...

O jogo foi disputado com alguma vivacidade apenas em dois nacos do tempo total de jogo - até aos 10´da primeira parte e, depois na segundo tempo, entre os 55´ e os 65 minutos. De resto, foi uma tremenda caturreira (seca) para todos...
Esta formação de Cesar, é muito simpática, fofa e romântica demais para estar nesta fase da prova!?

O Varzim, mesmo sem precisar de se empregar a fundo e pôr todo o seu potencial em cima da mesa, mesmo assim chegou e sobrou para arrecadar os 3 pontos e, o resultado poderia ter atingido com facilidade a meia dúzia. O Cesarense também teve pelo menos duas oportunidades, com uma bola até a bater na base de um dos postes.

O Varzim ficou com menos um jogador devido a expulsão (vermelho direto) de Diego Mourão quando ainda havia cerca de 25 minutos para jogar e com o resultado em apenas 0-1... Ao que tudo indica por troca de mimos. É preciso fortalecer os ímpetos para retorquir quando o juiz está a ver. O seu trabalho e o de um conjunto de outros homens pode ir por água abaixo... Fora este pormenor, Diego ainda foi dos que mais incomodou a defesa contrária pelo seu miolo. É de fato um ponta de lança de grande utilidade.
Tanela entrou e não deixou ficar mal o seu técnico.
O Varzim, fruto do seu imparável domínio, a 5 minutos do final chegou ao segundo golo pelo "central goleador" Sandro numa irrepreensível cabeçada após rotação!

Nelsinho esteve em grande mais uma vez, até no desperdiçar inusitadamente.
Amilton foi o rolo compressor do costume. Pena não se lembrar por vezes que o campo tem linhas delimitadoras... Ele e Rui Coentrão fazem aquele vai-vem pelos corredores que deixam qualquer perseguidor de cabeça às avessas!...

Pedro Sá, principalmente no segundo tempo, esteve "imperial" na sua genuína função de trinco!

Missão cumprida, agora, com toda a serenidade e empenho, há que pensar muito a sério no próximo jogo que vai pôr frente-a-frente dois míticos do futebol português (embora o Salgueiros se tenha refundado, numa ideia contemporanea do absurdo...).

Julgamos que o pior está para vir!...

Uma última nota: fantástica hospitalidade e de organização para apoio à Comunicação Social. Parabéns Direção do Cesarense, pequeno em dimensão, grande na forma de estar no futebol, ainda que amador. Parabéns!

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

sábado, 14 de março de 2015

VARZIM GANHAR EM CESAR É O MÍNIMO A QUE ESTÁ OBRIGADO


CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE

5ª. JORNADA


CESARENSE / VARZIM


CAUTELAS E CALDOS DE GALINHA... 

Se há clube dos que vão estar em confronto amanhã em Cesar que tem a obrigação de ganhar, esse clube é sem dúvida alguma o Varzim. 

Alegar o porquê dessa obrigação, pensamos ser desnecessário, pelo menos para quem sabe um mínimo sobre o clube poveiro. Contudo, podemos referir apenas que o Varzim possui o melhor plantel.

No final, sem humores bipolarizados, faremos as contas... até porque não decide ainda NADA!

ALA-ARRIBA VARZIM!

domingo, 8 de março de 2015

NULO JUSTO NUM JOGO ENTRE TITÃS!

CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE

4ª. JORNADA



VARZIM - 0

FAMALICÃO - 0

As duas formações chegaram a esta jornada com o pleno conseguido nos jogos realizados, "apimentando" ainda mais as expetativas para este encontro entre aquelas que, salvo outra amostra posterior, muitos vaticinam serem as mais fortes deste CNS.

Em dia internacional da mulher, casa cheia no mítico estádio do Varzim como já não se via há muito. O Famalicão "convenceu" muitos famalicenses apoiantes do Fama a deslocarem-se até à Póvoa, terra que se habituaram desde há longas décadas a escolher para passarem as suas férias de verão.

Como era esperado, os dois conjuntos esforçaram-se ao máximo por cometer menos erros que o adversário, pois aí estaria a chave do sucesso. 
Dois conjuntos que se conheciam da primeira fase em que se bateram ao milímetro pelo primeiro lugar, tendo os famalicenses conseguido tal desiderato em igualdade pontual com o Varzim.

Neste jogo, a velocidade de jogo foi a nota mais saliente, com uma alternância diabolicamente conseguida. Ainda na primeira parte, as oportunidades para concretizar estiveram presentes na partida, em maior número para o Varzim.

Ao muito público presente, de tudo foi oferecido, já na primeira metade do jogo: ritmo muito aceitável, ataques alternados e perdidas para fazer golo, qual delas a mais palpitante!...

Contudo, deve dizer-se, foi notório o desequilíbrio entre as linhas mais atrasadas e a linha atacante, quer numa quer noutra equipa. Pedro Correia no Famalicão e Diego Morão no Varzim, em nossa opinião, estiveram demasiado tempo desacompanhados... Recorde-se o que aconteceu em Famalicão quando o técnico famalicense resolveu mandar entrar Chico (hoje ausente da convocatória). O poder de penetração adicional, ia acabando por "estilhaçar" os objectivos varzinistas...

O nulo no marcador com que o jogo chegou ao fim, pode considerar-se justo. Foi um jogo entre titãs!

As formações mostrarem à evidência o porquê da classificação, quer na primeira fase, quer nesta de subida.

Mesmo com algum erro individual praticados por atletas de ambas as equipas, aqui e ali, pontualmente, com o mais crasso a ser aquela perda de bola de Pedro Santos, deixando o goleador Pedro Correia caminhar isolado para a baliza do Varzim (até ali, com uma exibição sem mácula),mesmo assim, merecem  apreciação global de M. BOM.

Agora venha o jogo seguinte, um quase desconhecido Cesarense que acaba de vencer o conhecido e nada fácil Mirandela. Por isso... "nada de pensar em jogos fáceis"! Vencido o último, o próximo, será sempre mais um difícil... a vencer!

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes - sócio 602
Relator Onda Viva

sexta-feira, 6 de março de 2015

MAIS UM PASSO EM FRENTE!

CNS - FASE DE SUBIDA - ZONA NORTE


3ª. JORNADA

LUSITANO - 0

VARZIM - 1


Mais um jogo disputado ao milímetro e numa luta constante pelo melhor resultado. 
Mais uma revelação como foi a deste Lusitano (velhinho clube beirão), apesar de nem sequer aparecer nos primeiros 50 melhores do ranking do futebol português. Uma formação muito bem orientada (não era por acaso que já não perdia há mais de uma dezena de jogos!..). 

No entanto cedo deu para verificar de que lado estava o plantel com melhores argumentos em todos os capítulos: condição física, soluções no banco e sobre o terreno o melhor onze.

Do outro lado, pese todo o esforço posto em campo, apenas um atleta o capitão João Costa teria chances de ser escolha do mister poveiro (em nossa modestíssima opinião, que não escrevemos para agradar a qualquer feudo remanescente...).

O Varzim conseguiu o que queria com apenas um golo, brilhantemente conseguido após bela transição e posterior bom entendimento entre Diego Mourão e Rui Coentrão, com este a finalizar brilhantemente.

Mais uma passo em frente!

Pena alguma quebra do Varzim no domínio que vinha exercendo. O pior é que tal começou a verificar-se no último quarto de hora da partida, quando o resultado estava com uma vantagem mínima.
Mas lá terá havido as suas razões para o fato. Confiante gestão de tempo e esforços?

O Varzim, de forma muito assertiva está com tantas vitórias como jogos disputados nesta fase e, no próximo jogo, vai ter mais uma vez a oportunidade de afirmar que ele é sem dúvidas o mais capaz de todos os que disputam este enigmático CNS!...

É só esperar pela confirmação.

ALA-ARRIBA VARZIM! Sem atitudes depravadas e isquisofrenias descontroladas que levem a atitudes próprias da barbárie, vamos à vitória!