quinta-feira, 13 de novembro de 2014

TARDE POVEIRA DE MUITA FARTURA

CAMPEONATO NACIONAL DE SENIORES  -  SÉRIE  B

9ª: JORNADA


SANTA EULÁLIA  -  1

VARZIM  -  5

SANTAS DE AO PÉ DA PORTA NÃO FIZERAM O MILAGRE...


De fato seria preciso que o milagre acontecesse para que este mui digno e brioso clube, fundado em 1978, conseguisse vencer esta formação poveira a passar por uma onda muito positiva no que concerne a exibições acertadas, salvo um ou outro jogo em que teve momentos de estar menos bem e que, lhe custaram pontos.

No seu belo complexo desportivo o Stª. Eulália, defrontou pela primeira na sua história (ainda curta) o mítico Varzim, infelizmente (principalmente para os varzinistas de longa data e, não de "legislatura") de há algumas épocas a esta parte, atirado para competir num escalão do mais reles nível que existe no futebol português, cedo se rendendo à melhor estruturada equipa, superiormente comandada pelo técnico Vitor Paneira.

Aos 16 minutos, Pedro Cervantes (já antes ameaçara) inaugurou o marcador, dando mais verdade ao que se estava a verificar sobre o "tapete sintético".

E até praticamente o final da primeira parte, as ocasiões foram mais que muitas para o Varzim ampliar. Até que a um minuto do intervalo, Nélsinho, surpreendendo tudo e todos, atirou a contar num pontapé indefensável para Ferreira (que muito trabalho ainda teria pela frente).

Na segunda parte, o conjunto varzinista continuou a encarar a partida como se o marcador estivesse ainda por inaugurar. Muita coesão colectiva, muita atenção ao que o adversário pretendia no reinicio (não fosse o diabo tecê-las...) e, sobretudo, continuar muito a sério no jogo até ao fim.
Como resultado daquela postura (própria de quem capricha no que faz), o 3ª golo teria como protagonista o endiabrado e supersónico Amilton, escaqueirando a "quadra" defensiva dos da casa para rematar pela certa. Merecedíssimo por tanta procura que ele já tinha encetado desde que o jogo começara!

Este golo arrumou de vez com qualquer sonho dos anfitriões.

Para cúmulo e como corolário de um domínio esmagador, o Varzim chagaria ao 4º. pelo "matador" Diego Mourão (mais uma acertadíssima aposta do técnico Vitor Paneira para esta época...). Este ponta de lança é dos tais que parece que de um momento para o outro, hipnótisa os seus marcadores e... surge o toque letal!...

O 5º. golo foi da autoria de Nelsinho, bisando antes de sair, dando ainda mais robustez a uma vitória conseguida à custa de muito acerto e muita dignidade (há para aí uns senhores que fumam electrónicos e se vestem com os melhores fatos, mas quando abrem a boca sobre a dignidade dos outros, por vezes... alagam-se de cócó até à medula)!... 
É verdade que o adversário, não apresentou argumentos capazes de dificultarem por aí além, no entanto, sabe-se como  futebol é pródigo em surpresas, mais ainda quando do outro lado há facilitismos, ainda que involuntários.

Para a honra, o Santa Eulália lá conseguiu o seu golito a 10 m´do fim.

Foi uma tarde poveira de muita fartura!

Uma nota em termos individuais: Nelson Agra foi chamado a render Abel e, não tendo uma "morfologia a condizer" (não é a nossa opinião), tem estado em grande nível no eixo da defesa com o também excelente Sandro! De resto, todos os restantes (INCLUINDO OS QUE ENTRARAM A SUBSTITUIR), merecem nota máxima pelo que fizeram neste jogo.

E agora, venha o senhor que se segue, o Vila Real.

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem contratou Liro, para treinador dos juvenis, e o mantém lá não pode ser varzinista. Esse elemento e quem o patrocina dentro do varzim estão a destruir, no mínimo, três temporadas da formação varzinista. Esta direção, no último ano de mandato, parece ter acertado no futebol sénior, mas e a formação? Corremos o risco de acabar a temporada com todos os escalões fora dos nacionais. O que seria inédito (creio) nas últimas décadas!!!