domingo, 7 de setembro de 2014

HAVIA NECESSIDADE ??! HAJA CORAÇÃO!!!




TAÇA DE PORTUGAL  -  1ª. ELIMINATÓRIA

VARZIM - 2


MIRANDELA - 1
(COM RECURSO A PROLONGAMENTO)


O VARZIM SOFREU NESTA SUA ESTREIA NA SEGUNDA PROVA MAIS IMPORTANTE DO CALENDÁRIO FUTEBOLÍSTICO PORTUGUÊS, NUMA FASE EM QUE É DESTINADA À "RAIA MIÚDA"!

O grande erro da equipa da casa foi deixar-se enlear, tempo demais, naquele estratégico "dar posse bola ao adversário", desde que não passe do seu meio-campo... 
O Varzim tinha muita posse de bola, os mirandelenses optavam por uma postura passiva, resultando numa falta de competitividade enfadonha.

Foi preciso um livre de bola parada, muito bem executado pelo trinco Bijou que, de pé esquerdo, enfiou uma "bomba" na baliza do Mirandela, para que o marcador funcionasse aos 7 minutos..

A reacção dos forasteiros tardou a surgir, o que aliás, só viria a acontecer na segunda parte!!?
De facto os forasteiros surgiram com um pouco de mais apetite pela área adversária, passando a haver grandes correrias, de ambas as equipas, começando, a páginas tantas, a denotar-se cansaço em muitos dos intervenientes.
Depois, a partir da expulsão de Álvaro, lateral esquerdo do Mirandela, as coisas complicaram-se para as duas equipas... É que o Mirandela passou a retrancar-se ainda mais, fechando todos as linhas de passe e, carregando sobre o portador da bola como nunca o fizera no primeiro tempo!!?

Com a entrada no Varzim de Pedro Sá, a zona central da linha intermédia ganhou em sustentabilidade e fluidez. Entretanto o Mirandela viria a ficar reduzido a 9 jogadores... O técnico do Mirandel, mexeu a preceito dentro das condicionalidades, fazendo entrar dois sedentos atacantes, Wellington e Yero, com muito boa técnica, conseguindo, num "último esforço", ir à área do Varzim e, quando estávamos com 93 minutos, numa sobra de bola que havia sido cruzada da direita da defensiva do Varzim (era Tanela - entrara a substituir o lateral-direito Tiago Lopes -quem lá estava na altura, numa situação de recurso pontual...), apanhou Yero à entrada da área, que num pontapé letal colocou a bola no fundo da baliza poveira.

Foi um balde de água fria não solidário que caiu sobre as hostes poveiras, infelizmente ainda em pouco número!...  Muitos se perguntavam: "mas havia necessidade disto?!!"

E veio o prolongamento, com o Varzim dispondo de mais dois jogadores em campo, tendo Paneira feito alguns reajustamentos - Abel passou para lateral e Tanela foi para o ataque; Pedro Sá recuou para central adiantando-se Sandro. Foi também altura de Paneira chamar a "torre" Diego Mourão que foi postar-se na cabeça do ataque, tendo saído Vítor Hugo.
Nos últimos 5 minutos do prolongamento, foi de grande aperto para o coração dos envolvidos!... A supremacia varzinista era mais do que evidente (foi sempre) por parte da bem comandada formação poveira (excepto quando Tanela foi para lateral-direito por alguns (longos) minutos)!

Até que, a 4 minutos do fim, cruzamento em diagonal para a pequena área, grande confusão de pernas e de cabeças, e eis que surge de rompante o central SANDRO a cabecear, de forma determinada, para o fundo da baliza do Mirandela. Foi o golpe de misericórdia nos alvi-negros de Mirandela!

Já agora, Amilton é muito generoso nas correrias, mas tem que levantar a cabeça e pedir ajuda aos colegas... Quando conseguir a mesma qualidade de passe e em tempo oportuno, em velocidade, como o faz Rui Coentrão... serão um caso sério!

E assim, o Varzim agarrou o passaporte para a 2ª. eliminatória da ilustre senhora do futebol luso.

Agora, há que pensar na retoma do campeonato onde, aí sim, se joga o grande objetivo da época. 

Os jogos (em) Felgueiras / Varzim, têm sido sempre de grande dificuldade e de grande despique... mas, com esta qualidade, só se pode acreditar em mais uma boa prestação poveira.

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

5 comentários:

Anónimo disse...

Primeira equipa de jeito que o Varzim defronta, com todo o respeito pelo Vila Real e Oliveirense, que deverão lutar para não descerem, e o resultado que se viu no fim de 90 minutos: um empate. Se ao resultado acrescentarmos que o varzim esteve a ganhar desde os 5`e que o miranela acabou com 9 elementos o tempo regulamentar então... É verdade que jogos são jogos, mas o apoio e a vontade não têm de vir só do público, o Varzim fez pouco, mas o suficiente para ganhar o jogo, no entanto, que substituições foram aquelas? Há muito que o miolo pedia apoio e a entrada de Tanela para defesa direito não lembra ao diabo. Paneira muito mal, mas lá está a letargia afetou toda a gente. Há que trabalhar para ganhar ao Felgueiras. Uma vitória lá é meio caminho para ficarmos num dos dois lugares que pretendemos.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário sobre o Paneira pôr o Tanela a defsa direito quando ele é um ponta de lança nato. Mas já não estou de acordo que este tehna sido o adversário mais difícil até aqui, porque em Vila Real, segundo o que ouvi, as coisas só ficaram mais fáceis depois de eles ficarem com menos um em campo. Agora que esta é outra equipa semelhante em valor à que foi campeão com o Dito, é! O Varzim tem é que afinar mais a máquina no aspeto da concretização. Tb. acho que não devemos embandeirar em arco. Agora, que a música é outra e que temos um patrão de lancha à altura, que ninguém tenha dúvidas (honra a quem o contratou)! Por íltimo, é tremendamente errado pensar-se que se o Varzim ganhar todos os jogos até ao fim da primeira volta, já estará garantido o objetivo desta época!

Anónimo disse...

Telmo faz muita falta.
Este ano Pedro Sá vai ter que se pôr a pau com o Bijou.

A maior falha que eu axo neste varzim, é na frente onde não há entendimento entre Vitor Hugo, os extremos e Nelsinho. Por outro lado também estou de acordo que o Amilton corre muito, mas não levanta a cabeça e por isso depois dá passe mal feitos ou para onde não está nenhum colega. Mas axo que temos equipa!

Outra coisa, até que enfim se preocuparam com a apresentação dos dirigentes vestindo-os dos pés à cabeça à maneira!

Anónimo disse...

Por acaso não sobrou um fatinho cá pró men? Não quero dado. Até 10 euritos eu pago. Medidas: metro e meio de ombros e 52 de cinturinha!


TEM MULHER CASADA AÍ??!!

AVANTI VARZIM! AVANTI PRÁ SUBIDA! VAMOS LÁ PAPAR O FAMOSO PÃO DE LÓ! Atenção que também é terra de bons sapateiros...

Anónimo disse...

A malta já anda por aí com euforismos a mais! É preciso dar o máximo jogo a jogo e pensar que todos os adversários vão-nos querer fazer o mesmo.

Joguem com paixão pelo que fazem, lealdade para com o emblema que representam que o pessoal mais importante que o clube tem (adeptos- saberá demonstrar-vos reconhecimento nos momentos próprios, contra tudo e contra todos os que vos possam estar a prejudicar em termos de cumprimento de obrigações laborais.

Força, vamos à vitória!