- SÉRIE B
15ª. JORNADA
VARZIM - 1
G D JOANE - 1
CONSEGUIR MELHOR É DIFÍCIL QUANDO A BOA PRODUÇÃO SÓ DURA METADE DO TEMPO DE JOGO...
O Varzim em 3 jogos consecutivos perdeu 8 pontos. Bem que, nos mesmo jogos, poderia ter, pelo menos, conquistado 6 pontos, o que lhe poderia dar a liderança isoladíssimo!
Mas vamos aos factos.
Na tarde de hoje, a turma poveira, até esteve a perder, tendo sofrido um golo contra a corrente do jogo a 10 minutos do intervalo, numa desconcentração defensiva ao não ajudarem o g. redes Vila Cova que por duas vezes desviou a bola para a sua frente (contra o que é indicado) e, também, fruto de um grande aglomerado de atletas no interior da pequena área poveira.
A turma poveira reagiu bem ao toque. Subiu as linhas, não se "desligou" e foi à procura do golo do empate, vindo a consegui-lo passados 5 minutos através de Nani, após boa jogada individual de Rui Figueiredo servindo Nani para um espaço vazio a uns bons 20 metros da baliza do Joane, com aquele a rematar certeiro para o fundo da baliza de Marafona (muito boa exibição deste vilacondense que começou no Macedo de Cavaleiros em 2001(?!).
Na 2ª. parte, quando se esperava que a boa prestação com que a equipa poveira tinha acabado a primeira parte tivesse continuidade na etapa complementar, sucedeu o inverso.
O Joane "agarrou-se com unhas e dentes" ao empate, passou a jogar ainda mais na espera e a apostar no contra ataque, dispondo de 3 bons elementos para o fazer (Ailton - Sócrates - Pratick). O treinador do Joane, Pedro Hipólito, mais uma vez (já o fizera em Joane), mostrou ser um "bom leitor" do que se estava a passar em campo, manietou Gilberto e Amilton (entrara para o lugar de Rui Figueiredo) foi bloqueado por Eliseu (lateral que desce bem e defende bem também). Ou seja, saiu o melhor distribuidor de jogo que o Varzim tinha em campo, para dar lugar ao extremo Amilton. Entretanto Nani, muito confuso de ideias no momento de "dar a bola" e lento na execução e na sua movimentação para se desmarcar e assim criar linhas de passe "de e para" os colegas, continuava em campo... Resultado, o futebol do Varzim passou a ser feito aos repelões, pouco cerebral e sem ter quem, depois de recuperar a bola, a fizesse chegar nas melhores condições aos destinatários. Com a entrada de Tó Barbosa (TARDIA), e sempre que a bola lhe era endossada, as missões ofensivas pelo corredor direito melhoraram, mas... tarde demais.
Tanela e Vítor Hugo, no segundo tempo, raramente conseguiram ter o discernimento para se entenderem... muito menos com bolas "metidas" à queima e quase sempre com passes mais ao alcance do adversário...
E assim, mais uma vez, o Varzim voltou a esvaziar as suas ideias de jogo patenteadas na primeira parte, esvaziando-se pouco a pouco sem conseguir responder com a qualidade de jogo necessária para ultrapassar um bem escalonado Joane que, tal como já mostrara em sua casa, é uma das melhores estruturadas e orientadas equipas desta série, mas, apesar dos melhores atributos, o Varzim tinha "obrigação" de os conseguir desfeitear pelo excelente grupo de atletas que o Varzim possui, só que, nem sempre, com a melhor orientação de quem de direito, mais a condizer com o bom nível que ele possue...
Enfim!... Só nos resta aguardar pacientemente pelo próximo jogo. Melhores dias virão!
Nota final:
- Vasco é um miúdo made in Varzim, com grande margem de progressão à sua frente, mas, pese todo o seu empenho nos jogos que já realizou no lugar do lesionado Telmo, não está no seu lugar e, para além disso, o veterano jogador estava perfeitamente enquadrado nos processos de jogo da equipa poveira. Mas, diga-se em abono da verdade, não foi por este motivo que o Varzim não ganhou pontos em Guimarães e, hoje, despediçou 2 pontos! Não se veja no atrás escrito qualquer intenção depreciativa. Aliás, Vasco é um utílíssimo jogador do plantel do Varzim... mas na posição em que se formou.
- O desatino (disciplina táctica), que nas "segundas-partes" (incompreensívelmente...), cedo começa a apoderar-se do conjunto alvi-negro, é, no mínimo, estranho!... Mesmo quando em superioridade numérica, como no caso de hoje em que ficou com mais dois elementos em campo na 2ª. parte!...
- Vila Cova que esteve na baliza poveira no lugar do habitual e campeão Miguel, aparte duas intervenções consecutivas em que sacudiu a bola para a sua frente... esteve em bom plano nas poucas vezes em que foi chamado a intervir.
ALA-ARRIBA VARZIM!!!
10 comentários:
Este Marafona, que é irmão do que aqui já jogou, mais velho, nunca jogou no Varzim. Foi formado nos nossos vizinhos do Rio Ave e tem ódio ao Varzim, isto dito pela boca dele. Podem emendar o post porque não corresponde à realidade.
Aqui fica a correção. Obrigado pela colaboraçao e feliz 2014!
Está a acontecer tudo o que tenho vaticinado desde a 5a jornada:
- O 4x3x3 precisa de movimento e de transições, ou seja perdeu-se o fim de jogo e os adversário já sabem como o varzim joga - não há plano B ou C credível
- Nani não tem qualidade técnica e tática para titular e o meio-campo do varzim resume-se a 3 jogadores para toda a época: Rui Figueiredo, Pedro Sá e Nani. Mário Cunha não aproveita as oportunidades, antes pelo contrário, Lucho está irradiado, Agostinho dá "uns toques a trinco e a defesa esquerdo", Vasco na pré-temporada foi adaptado à posição de Rui Figueiredo, mas nunca foi chamado para essa função ... ou seja um problema enorme em que só existem 2 elementos com qualidade (Pedro Sá e Rui F.) para a intermediária e o resto são segundas e terceiras linhas. Uma falha para quem construiu o plantel, senão vejamos o número de extremos em comparação com o número de médios apontados em cima: Amilton, Tó Barbosa - que quase nada tem jogado em comparação com a época passada (quase nada tem evoluído e está na III divisão onde deveria dar nas vistas) -, Gilberto, Danilo (jogador de enorme potencial pelo que se viu na pré-temporada), Vasco, João Carvalho - que, apesar de achar que não tem qualidade para o varzim, me parece mais ponta de lança do que extremo, mas o treinador conta com ele para as alas e Tanela que tem qualidade para ser um bom ponta de lança mas o mister conta com ele para as alas.
- Na baliza só há Miguel e Marinho parece-me uma boa promessa. Vilacova, coloque-se os pontos nos iiis tem enterrado sempre que tem jogado, não se percebe tanta tremideira!!! O golo do joane é um FRANGO, bola de agarrar e ele defende para a frente uma bola rasteira. Já com o arouca o primeiro golo nasce dum lance em que defende com os pés!!!e para a frente!!! um remate de fora da área, além do penálti que cometeu e que permitiu o avolumar do resultado.
- Sem fio de jogo - cérebro - o futebol do varzim é aos repelões ficando o ponta de lança - vítor h. - a ver as bolas passar à sua frente.
- Tudo em esforço, sempre com o coração e quase nunca com a cabeça
-por fim as bolas paradas, ofensivamente o varzim até marca golos destes lances, mas mesmo assim a eficácia deve ser muito diminuta à quantidade de bolas paradas que tem por jogo!! Talvez 15 cantos em casa e 5 fora por jogo mais 15/20 livres em casa e 5/10 fora junto à área para 8 golos, mais coisa menos coisa... Mas o pior é defensivamente!!! Sofremos sempre, nos últimos 3 jogos golos de bola parada. Era recorrente a época passada e parece-me ter aumentado as dificuldades!!! (com trabalho e com o mesmo mister era algo a ser eliminado!!!) Esta época 90%!!!! dos golos sofridos são de bola parada!!!! E nós defendemos com 11 dentro da área, mesmo com mais elementos em campo e mesmo em casa!!! dá que pensar.
Por fim a direção:
- O PER anda desde outubro de 2012 para ser assinado, já foi? Que eu saiba não.
- Porquê que Octávio foi despedido e Zé Augusto contratado?
- Porquê manter Zé Augusto a treinador quando se abriu um precedente ao despedir Octávio com meia dúzia de jogos, em que o problema do varzim era não ter avançados para marcar golos, daí os empates e a derrota serem por números sempre inferiores a 2 golos??? Com Octávio nunca fomos humilhados aos três golos de cada vez!!!
- Em que é que a Varzim TV traz benefícios € para o clube?
- Para quê hostilizar a Rádio Onda Viva?
- Do que é que esta direção tem medo?
- Porquê que não foi dado a conhecer, aos sócios, o teor das cartas dos elementos demissionários desta direção?
- Se o Varzim é um clube formador porquê que os miúdos da B nunca entraram num 11 do CNS, se o objetivo era alimentar a formação principal?
- Se o Varzim é um clube que vive (tirando o squash, karaté e futebl praia)só do futebol e tem dificuldades - todos os clubes têm, uns mais outros menos - em que é que isso é desculpa para sucessivas derrotas e humilhações como este fim de semana em que fomos incapazes de vencer uma formação de uma aldeia com 9 elementos em campo???? O Boavista tem as mesmas dificuldades e sem precisar garantiu a subida à segunda fase, o guimarães b para lá caminha. O Guimarães assinou um PER no decorrer da última época desportiva - em dezembro/janeiro não me recordo - e venceu a taça de portugal contra adversários com estatuto e orçamentos maiores, como é que a direção e o Zé Augusto justificam isto???
Deixem-se de hipocrisias e parem de humilhar o varzim. Precisamos de competentes e não de incompetentes e os que os hão devem pedir a demissão. Há muitos bons treinadores e jogadores que pagavam para estar no varzim, Zé Augusto não está a fazer um favor, antes pelo contrário. o varzim precisa de vitórias e com dificuldades ou não tem potencial para muito, mas muito mais do que o que está a demonstrar, não façam de nós parvos. Os nossos jogadores valem ouros e estão a ser desvalorizados com estas campanhas ridículas. Assim nunca nos levantaremos.
ASs. um sócio atento
Caro amigo, o nosso Varzim deveria ser alvo da inspeção do SEF porque já há mais de 10 que foi tomado de assalto em eleições e o poder de o dirigir,ingenuamente foi posto nas mãos de uns quantos broncos estrangeiro aciganados. Varzinistas verdadeiros, não vão na conversa de que se não forem mais estes incompetentes, também ninguém quer. Convoque-se uma AG antecipada antes que ponham o clube ainda mais enterrado na merda... Concordo consigo.Querem fazer no clube o que se faz às portas das casas de alterne - "tu, só entras se eu quizer, tás oubir!"
Rídiculos parolos!
Começo a pensar que na póvoa os adminastradores dos blogues querem ser treinadores. Infelizmente nem sempre vou ao estádio, mas fico triste de ver varzinistas a fazerem comentários apenas preocupados com um treinador. Um homem que na minha opinião não tem muita culpa do que se tem passado. Incrivel é falarem constantemente dum Otávio que nunca foi treinador de futebol e pelo que se fala com um orçamento o triplo maior pouco ou nada fez e todos falam no otávio.Quanto ao admnistador do blogue se gosta do Varzim não faça comentários como o desta semana dizendo que o Joane tinha mais posse de bola que o Varzim. Na póvoa a rádio local deve ser a unica do país que faz campanha negra contra o clube da cidade e as pessoas que estão à frente dele. Quando dizemos que somos imparciais devemos de o ser e o que aqui passa é tudo menos de imparcial. Bem o que eu desejo é que com o josé augusto ou com outro treinador o Varzim ganhe e tenha sucesso. E todos somos bons e competentes na nossa poltrona. Como é facil criticar os outros e não olharmos para o nosso umbigo.VIVA O VARZIM. Termino dando os parabéns à direção do clube pela coragem de tentar aos pucos reerguer o clube.O grande problema foi assumir uma subida de divisao com o clube quase a acabar.mas continuem a trablhar.Quanto ao treinador acredite na sua capacidade infelizmente aqui na Póvoa todos são bons a criticar os outros.Vou criar um blogue de critica imparcial aos comentadores de rádios e orgãos de comunicação social e talvez ao fim de umas horas as opiniões sejam bastas na qualidade e na quantidade.cumprimentos e apoiem o clube
Anónimos, normalmente não merecem resposta, a maior parte das vezes por ofensas e injúrias gratuítas. No seu caso, apenas vemos deturpação da verdade (significa "inventar verdades")e, alguma serodice.
Caso contrário, demonstre onde está dito ou escrito aquilo que acusa?
Octávio, "com orçamento triplo"...
Que "o Joane teve mais posse de bola"?!!
Essas mentiras são maiores que a "onda da Nazaré"!...
Desmascare-se, identifique-se, se tem coragem,e, então sim,acuse,
OK? Seja feliz.
Para o anónimo que defende o zé augusto: Compare o currículo de Octávio com o de Zé Augusto (como jogadores e como treinadores)e a forma como saíram e entraram em cada clube, ou seja como fizeram o seu currículo, e depois diga-me onde está a competência de zé augusto, onde é que ele não tem responsabilidades!!! Realmente é um insulto à carreira do OCtávio, que só está manchada por nunca ter representado o varzim enquanto sénior. Comparar o incomparável é, como diz o outro, f*****...
Anda aqui gente mascarada que só apresenta problemas. O Varzim precisa de soluções mas não é de agora. Se os treinadores de bancada têm realmente assim tanta cagança apresentem-na próxima assembleia geral e assim discutimos todos os verdadeiros problemas do Varzim.
FMI
O outro é que tinha razao quando nao o ia deixar demitir o Octávio e colocar o( primo ) sim o (primo )que ele de treinador .......só mesmo o curso enfim......No Balasar ERAS PRESIDENTE E TREINADOR NAS ULTIMAS JORNADAS mas parece que agora o Vice manda mais do que tu e vai ele ser o treinador ate ao fim da epoca .
AMIGOS CHAMEM A POLICIA ENQUANTO E TEMPO ATE AS MESAS ELE VAI VENDER ..........................................
Enviar um comentário