30ª. JORNADA (E ÚLTIMA)
VIZELA - 2
VARZIM - 3
VARZIM FECHA CAMPEONATO COM MAIS UMA VITÓRIA FORA DE CASA
A formação poveira foi a Vizela arrecadar mais uma vitória - a oitava - e, com ela, subindo para o oitavo lugar. Classificação que, no mínimo, para um campeão em título, é pouco. E, pouquíssimo para um clube com os pergaminhos que o Varzim foi acumulando ao longo da sua existência.
Quanto ao jogo de hoje à tarde, com Sol mas sob forte ventania, não há muito a dizer.
O Varzim ganhou com toda a galhardia, realizando um dos melhores jogos da época, diante de um 4º. classificado, com uma brilhante "folha de serviço" no futebol português, muito em especial no futebol abaixo da 1ª. Liga.
Rui Coentrão (a realizar um final de campeonato em grande forma) abriu o marcador de penalty aos 38´, a coroar o bom jogo do Varzim que, algum tempo antes já desfrutara de duas flagrantes oportunidades para marcar. A partir daqui, o Vizela ficou com menos um jogador por expulsão do lateral-direito João Pedro, autor da falta que deu origem à grande penalidade.
O Varzim, mesmo sem contar com jogadores nucleares como Nelson Campos e Gilberto, apresentou-se em Vizela com ideias muito claras nas intenções, dada a forma como foi abordando e respondendo ao adversário (bem melhor do que fizera na despedida em casa...). No entanto, a dois minutos do intervalo deixar-se-ia igualar após golo de Vítor Hugo.
A segunda parte não poderia correr melhor ao Varzim, já que aos 2 minutos retomou a vantagem para 1-2, agora com um golo de bela execução do jovem Mário Cunha (esteve muito bem no jogo, este que é mais um promissor fruto da formação varzinista). Já agora, de referir que, nos 16 escalados pelo técnico José Augusto, nada mais mais nada menos do que 12 (doze), tiveram a sua formação no Varzim!! Equipa poveira que passados dez minutos haveria de ampliar a vantagem para 1-3, após uma oportuna entrada de cabeça de Hugo Basto a pentear a bola na sequência de um livre.
Os da casa não baixaram os braços e passaram a ter uma postura ainda mais ofensiva (apesar de estarem com menos um). Como aliás era de esperar...
De forma inteligente e com acertada execução, os pupilos de José Augusto, foram respondendo também de "peito aberto", dando comprimento aos seus contra-ataques através das descidas dos laterais (Tiago Lopes esteve em pleno no apoio ao flanqueamento pelo corredor direito. Rui Coentrão fazia o mesmo na outra lateral...
Aos 34´ deste segundo tempo, Camará ainda reduziria para 2-3, mas já não foi a tempo de ajudar a sua equipa a sair da desvantagem até ao final do jogo.
Boa despedida da formação poveira deste campeonato 2012/2013 com vitória fora de portas. Quedou-se numa posição fora da zona de aflição, mas... pode ter sido muito bom se se atender às dificuldades financeiras (e outras) por que passa o clube, mas, é pouquíssimo para o historial deste grande clube poveiro a quem a cidade (e quem nela habita ou já habitou) muito deve em termos de visibilidade e não só...
Agora há que respirar fundo e, em tempo oportuno, repensar e planear a próxima "maratona", questionando quem, por inerência, tem uma palavra a dizer em termos de futuro do Varzim.
Como nota final, o nosso aplauso e reconhecimento para o Departamento de Formação do Varzim. Aplauso para a iniciativa da equipa técnica que os foi testando. Aqui ficam os nomes dos "rapazes do viveiro alvi-negro" que hoje foram escalados: VILACOVA, MIGUEL, TIAGO LOPES, TÓ BARBOSA, VASCO, PEDRO SÁ, JOÃO CARVALHO, RUI COENTRÃO, MÁRIO CUNHA, NELSON AGRA, DIOGO SERRA E EMANUEL.
Até lá... ALA-ARRIBA VARZIM! ONDE QUER QUE ESTEJAS...
PARABÉNS AO GRUPO DESPORTIVO DE CHAVES CAMPEÃO DE ZONA!
Óscar Gomes
1 comentário:
De campeão humilhado a ter que jogar na mesma divisão como se não tivesse sido, a oitavo com apenas 8 vitórias e uma imensidão de pontos perdidos de forma por vezes caricata, lá vai mais uma época a penar e a imagem do clube a degradar-se, tal como as suas instalações desportivas. Por muitos jantares e muito markting que façam, enquanto não limparem certas nódoas, é difícil digerir tamanha frustração com responsáveis assobiando pró lado e ainda por cima a serem eles a meter o clube em tribunal! Por isso, podia ter sido bem pior a classificação.
Vamos ver se o Ac. de Viseu e o Farense vão desperdiçaram a oportunidade na altura das inscrções, como deixaram que nos acontecesse... Porca miséria! O Varzim não merecia!
Enviar um comentário