quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Varzim no passado recente, presente e futuro...


O Varzim nasceu há 97 anos!!!

Depois de quase uma década, com o nome a ser humilhado na praça pública, esperava-se que chegassem após eleições, "médicos" com o tratamento adequado para um clube que se viu "obrigado" a passar muito tempo no "lodaçal" e a conviver com muita "bicharada" que não interessa nem ao menino Jesus.

O Varzim, como todos os outros clubes, são "vitimas" dos gestores eleitos, tanto pela positiva como pela negativa. O clube só por si, não fica a dever dinheiro a ninguém!!! Convém realçar este facto.

O nosso Varzim, antes de passar pelos 10 anos mais traumatizantes da sua história, sempre foi motivo de orgulho para qualquer Varzinista!!!
Em qualquer ponto do país, o Varzim era conhecido pelos melhores motivos.
Sempre foi um clube humilde mas honrado!!!
Um clube que não devia um tostão a ninguém!!!
Era ponto de honra!!!
Só se prometia o que se podia dar!!!
Os jogadores sabiam que vir para o Varzim, era chegar a um clube de primeira que honrava os seus compromissos!!!

No entanto, esta imagem que tanto custou a criar aos nossos fundadores e aos seus sucessores, foi como que num truque de magia, pura e simplesmente, transformada no oposto!!!

O Varzim, passou a constar com uma frequência alucinante na comunicação social, sempre, mas sempre pelos piores motivos...

  • cheques sem cobertura;
  • jogadores a fazerem greve aos treinos;
  • ameaças de falta de comparência aos jogos;
  • conferências de imprensa onde jogadores afirmam que há elementos do grupo que apenas tem dinheiro para comer bolachas;
  • saída de jogadores internacionais com rescisão por falta de pagamento dos ordenados;
  • etc...
Foram tempos tristes para os Varzinistas!!!

Por outro lado, o poder instituído e seus indefectíveis apoiantes (aonde andam, agora?), traçava um cenário onde se prometiam "um amanhã dourado"...

O LC, líder do clube, prometia um Varzim forte, profissional, informatizado, com um estádio novo e ultra-moderno, a subida à 1ª divisão nos três primeiros anos do 1º mandato...

Para isso, contratou um director desportivo e depois mais outro e mais outro...
Grande inovação do LC que dotava o Varzim de directores desportivos profissionais e remunerados... à grande mesmo!!!

Aparentemente, "nadava" em dinheiro o Varzim do LC!!!

Outro exemplo flagrante disso mesmo, foram os 500 mil euros pagos à empresa Projecto & Aplica. Contratada para escolher a melhor proposta para o "negócio estádio".
Assim do género, o Manel apresenta uma proposta de 10 euros e o Joaquim oferece 30 euros, o trabalho da famigerada empresa ("morreu" após curtos dias de vida) foi escolher a maior proposta...
"Ca ganda" contrato fez esta empresa...

Os contratos do "negócio estádio" já estavam definidos (no papel), como o dinheiro abundava na excelente gerência do LC, toca de dotar o estádio (teoricamente, era para demolir "dentro de dias")  com um moderno sistema de torniquetes... que ainda hoje...

Como "jorrava" dinheiro no Varzim, fruto da fantástica gestão do LC, vamos lá aumentar a carga salarial, quer de jogadores, treinadores e funcionários... à grande mesmo!!!

Naquela altura, pagar + de 2 mil euros a jogadores ou 4 mil a treinadores, era normal...ou 500 euros para que viessem fazer um part-time ao Varzim... perfeitamente normal...

Estas e outras megalomanias que já me causam engulhos só de as relembrar, desembocaram no período mais negro da rica história do Varzim.

PEDRO FARIA

A mudança de líder, traz esperança...

Nestes 4 meses, o Pedro Faria já teve na sua gestão, acções boas e outras más, aliás muito muito más!!!

Começou por mostrar vontade em resolver os inúmeros problemas que lhe deixaram. Com humildade, procurou quem o pode ajudar a resolver a "grave doença" que o Varzim padece.

O pagamento de um mês de ordenados, foi uma acção que mostrou vontade de cortar com o passado, no entanto, não deve ser um acto isolado...
O pagamento aos assalariados do clube, deve voltar a ser uma questão de honra!!!

ALEXANDRE

A entrada do eterno capitão Alexandre, para chefe do departamento de futebol é uma enorme "contratação", ainda por cima... de borla para o Varzim.
Tem tudo para dar certo!!!
Tem capacidade para organizar o desorganizado Varzim.
A começar pelo sector juvenil, onde vai ser necessário uma arrumação... profunda!
Definir hierarquias e clarificar posições.
No fundo e de uma maneira simplista, colocar em prática o que o grande mister Manuel Gamboa nos ensinava: "é preciso que cada um coma a sua pescadinha...".

Por outro lado:

O Varzim é, apesar do mal que lhe fizeram nos últimos anos, continua a ser um clube com grande historial na I divisão. Não obstante o marasmo para que foi atirado, continuam a ser poucos os clubes que têm mais história que o Varzim.
Os clubes fazem-se da sua história!!!
O Varzim tem uma rica história nestes seus 97 anos!!!
É inaceitável e intolerável, que seja necessário chamar a polícia para que, jogadores e treinadores possam aceder às instalações do clube!!?
É uma VERGONHA!!!

O Varzim não é um clube de aldeia nem de bairro ou café!!!

O Pedro Faria não pode, de forma nenhuma, sob pena de seguir pelo caminho errado, colocar em prática no Varzim, uma política do tipo "desenrasca"!
As pessoas têm de ser escolhidas porque merecem representar o Varzim e, não, apenas, para desenrascar ou porque é preciso alguém naquele lugar...
Tem de se instalar uma cultura de exigência no Varzim!!!

Ao nível da comunicação para o exterior, o Pedro Faria revela lacunas evidentes. Não há mal, nem é por aí que vai deixar de ser bom presidente. Agora, é necessário suprir essa lacuna e... rapidamente.
Se, quanto ao futebol, esse problema está resolvido com a chegada do Alexandre, nas outras áreas da vida do clube, essa lacuna é gritante.
Um presidente, não pode dizer publicamente que o problema do "negócio estádio"... é com os advogados...
O presidente tem de dominar todos os dossiers do clube!!!
Seja em traços gerais, mas dando sempre uma imagem publica que tem tudo sobre controle.

O presidente tem que informar os varzinistas do que se passa no clube! Esta direcção entrou e encontrou o "caos" instalado no Varzim. Falou-se:
  • em dezenas de cheques passados dias antes de terminarem o mandato;
  • contabilidade por fazer à meses;
  • entrega de chaves de cofre apenas a troco de pagamentos;
  • etc...
Porque razão isto, e outras situações, ainda não foram relatadas aos sócios em AG?
Se ainda não reúnem todas as condições para informar deste "caos" que foi encontrado, porque motivo ainda não disseram o porquê de tal impedimento?
É importante que alguém seja capaz de ajudar o presidente, aconselhando-o na clareza das ideias a transmitir em termos públicos.

OCTÁVIO e MOTA

Outra situação recente e que, não concordo, de todo em todo, é a saída do técnico principal Octávio Moreira e do seu adjunto Mota.
É para mim um disparate!!!
Atendendo à actual peculiar época, é aceitável que o objectivo seja o de "fazer um campeonato tranquilo".
Aceita-se!!! Para a próxima época, já não é aceitável!!! Temos de ser exigentes a bem do clube!!!
O Varzim, apesar de tudo, é dos poucos clubes (sobram dedos numa mão) com plantel constituído por jogadores profissionais nesta divisão.
Tem de ser para subir na próxima época, mesmo reduzindo o orçamento!
O treinador Octávio Moreira, sendo um técnico que acabou por ficar com a "criança nos braços", fruto do atribulado inicio de época, estava a fazer um bom trabalho. A equipa demonstrava qualidade, com princípios de jogo bem definidos onde ficava bem patente o trabalho bem desenvolvido pelo treinador.
Desejo-lhes toda a sorte do mundo (ao Octávio e Mota). São treinadores jovens, com boa qualidade e, com tudo para singrar no "mundo cão" como é o futebol.

NOVA EQUIPA TÉCNICA

Posto isto, desejo as maiores felicidades aos novos treinadores, em especial ao Lito que sempre o vi como um dos nossos. Ele, o Alexandre, Miranda e Zé Maria, eram daqueles jogadores que se confundiam com o Varzim!
Sejam bem vindos!!!

9 comentários:

Toninho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ao que o nosso clube chegou, Policia para mandar um director embora.
Este presidente mandou o treinador (Octávio) embora para dar um tacho ao cunhado que nunca fez nada de jeito como treinador.
Um clube que deve dinheiro a toda a gente, que não tem objectivos de subida para este ano, com a equipa tranquila a meio da tabela, despede o treinador para ir buscar uma pessoa de família.
Isto é o cumulo da má gestão para dar tachos.
Ao que o meu clube chegou.
Também nada já me espanta, quando o arruaceiro do André Castro, que só cria problemas por todo o lado onde passa foi director do Varzim, está tudo dito, palavras para quê.
Como te puseram.
Só uma correcção, o Varzim pagava ordenados de 5,000 Euros e não de 2.000 euros aos jogadores.

Anónimo disse...

Tem que se respeitar a opção (que remédio), mas, além de errada, achamo-la precipitada. "quando os resultados não aparecem...tem que fazer alguma coisa". Certo. Mas, não às cegas. O presidente Pedro Faria, vinha-se revelando, pela positiva. Agora borrou a pintura... É certo que este plantel não foi, nem é, o seu... Mas, já sabia o que o esperava. Quanto à equipa técnica, neste caso, deveria ser a última a pagar as favas...

Anónimo disse...

Agora temos que pagar a dois treinadores, e o clube a dever dinheiro a toda a gente.
Contratam um treinador de 3º divisão que nunca subiu nenhuma equipa e diz que vai subir, aja paciência.

Anónimo disse...

Concordo com tudo exceto com o trabalho que Octávio tinha vindo a fazer. A equipa revelava os mesmos problemas desde o início da época, em campo o jogo jogado piorava a olhos vistos e os jovens do plantel não estavam a jogar quanto mais a serem potencializados.Mota esse sim um grande técnico deveria voltar à formação de onde nunca deveria ter saído, aliás até deveria voltar com poderes reforçados visto que já sabe o que é trabalhar no plantel sénior. Quanto ao resto deixo para a futura AG.

Anónimo disse...

Parabéns, excelente texto

Anónimo disse...

Não percebo esta gente....
Nós até podemos não ter objetivos de subida, mas já viram o Varzim do Otávio a jogar? Por amor de Deus... era pior a cada jogo... tínhamos os jogos na mão e perdíamos ou empatávamos por "conices" e trenguices do treinador.

José Augusto nunca ganhou nada?
BRINCAMOS AQUI AO BOTA ABAIXO DECERTEZA!
José Augusto pode ser primo do Presidente Pedro Faria, mas é um excelente treinador, e para quem diz que nunca ganhou nada, sei pelo menos, que subiu o famalicão de divisão.
E mais não digo... esperem para ver!

Anónimo disse...

Caro que escreveu 08:42, diz que não compreende "esta gente" sobre a mudança da equipa técnica... porque "perdiamos ou empatávamos por conices e trenguices do treinador.

Mesmo que só tivesse o autor do excelente comentário visto os jogos em casa, o que ia pensando enquanto escreveu, não deve ter levado em conta o que por exemplo se passou com o Gondomar. Acha que foram as conices do Octávio a cupa da derrota??!! Por amor à verdade, seja honesto para consigo mesmo!

Viu o jogo em Ponte de Lima, onde o Varzim perdeu a época passada? Em Padrão da Légua? No Bessa? Em Ribeirão? E o último em Joane? Foi por causa das conices do treinador? Olhe "amigo do Varzim" e inimigo da dupla poveira (se calhar quando era o Rui Dias, não lhe fazia assin tanta espécie as muitas conices...) de técnicos que estava ao leme, recomendo-lhe que veja as imagens da Onda Viva TV no Youtube e depois volte a escrever. Com todo o direito a ter a sua opinião, se sentir vontade de se explicar melhor... não hesite.

Anónimo disse...

Primos a treinar, directores de outros clubes a dirigir e jogadores a sair para esses mesmos clubes... Que vontade de rir que isto dá! Realmente concordo com o texto mas apenas numa única frase:
"É importante que alguém seja capaz de ajudar o presidente".
Acho que a melhor ajuda é dizer-lhe para arranjar outro tacho que não o Varzim!