AGORA VENHA DE LÁ UM BOM 2013, S. F. F.!!!
Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
FELIZ 2013!
AGORA VENHA DE LÁ UM BOM 2013, S. F. F.!!!
domingo, 30 de dezembro de 2012
Para já, nada de novo!!!
Para já, tudo como dantes...
Aliás, outra coisa não seria de esperar.
O novo timoneiro, tem 3 treinos com o plantel e pouco, muito pouco poderia ser feito de diferente.
Alterações pontuais no onze, uma forçada (Nelsinho) e outro opcional (Hugo Lopes/André Pires), mas nada de substancial quanto ao sistema e modelo de jogo da equipa.
Os mesmos defeitos e as mesmas virtudes foram colocadas de novo à evidência no jogo de ontem.
É que a quantidade/qualidade de ovos que se possui, influência a qualidade/quantidade de omeletes que pode fazer...
E, se ainda por cima, se vai subtraindo "à oficina" os "ovos mais dourados" que possuímos...
CUIDADO!!!
Os primeiros 30 minutos foram de fraca qualidade.
O Varzim tentando sair a jogar como habitualmente, construindo a partir de trás para tentar chegar ao ataque com a "bola redondinha" e, o Famalicão a partir o jogo com um futebol muito directo.
Esta equipa famalicense, constituída por gente muito experiente, conseguiu surpreender o Varzim com o hibrido 442 a defender e o 433 a atacar, com especial destaque para a movimentação do n.º 23 - Bruno Teixeira, que se movimentava entre linhas (entre os centrais e o trinco) com grande à vontade.
O Varzim, demorou muito tempo a acertar a marcação a esta movimentação do jogador famalicense, que nessa etapa do jogo, foi a única forma de criar desequilíbrios e perigo junto da baliza à guarda do excelente Miguel (depois da fantástica época passada, continua a ser o guarda-redes menos batido desta divisão nacional).
Os últimos 15 minutos da 1ª parte foram de pressão Varzinista com 4 situações de real perigo junto da baliza do Paiva, especialmente, o último lance onde Hugo Basto (a melhor contratação desta época) isolado, rematou de cabeça à figura do guarda-redes do Famalicão.
Com o Famalicão a "encolher" na capacidade de causar desequilíbrios ofensivos, a 2ª parte acentuou o domínio do Varzim no jogo, dispondo de boas oportunidades para chegar ao golo.
As duas primeiras alterações introduzidas pelo Mister José Augusto, foram apenas para refrescar a equipa, troca de jogador por jogador para as mesmas posições:
- Tó Barbosa (tem de ser muito mais objectivo a atacar a baliza adversária) deu o lugar ao Zé Diogo (ainda não percebi porque ficou no banco nos dois últimos jogos, quando tem sido dos melhores e mais regulares esta época). Melhorou o Varzim com esta alteração.
- Nelson Campos (está menos activo nas movimentações em campo, uma das suas imagens de marca que lhe fizeram ganhar o lugar no onze no inicio da época. Será disciplina táctica?) cedeu o lugar ao fogoso Capixaba (correr muito não é sinónimo de correr bem... e às vezes, o cansaço dessas correrias desnecessárias, tira clarividência na altura de finalizar). O Nelson Campos, não é um ponta de lança "referência" que se dê bem a encontrar nos centrais, é mais um jogador com características para jogar em toda a frente de ataque, partindo de trás dos avançados, aparecendo em zonas de finalização. Pode ser um substituto, diferente é certo, no entanto, pode jogar na posição até há tempos ocupada pelo Nelsinho.
A terceira alteração, foi... mudar por mudar... porque também não havia no banco a quem recorrer para dar mais força ofensiva à equipa....
Resumindo para concluir, tudo isto... é o que tem sido visto!!!
Em termos defensivos: tudo bem!!!
Na finalização: muito a melhorar!!!
A saída de Nelsinho, tornou este plantel ainda mais deficitário no binómio quantidade/qualidade...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO:
O Varzim necessita de tratamento!!!
Foi deixado em "cacos" pelos anteriores dirigentes.
Mas, a cura para o "doente", não pode de forma nenhuma, passar por poupar na compra de medicamentos... no mínimo, temos de ter genéricos para dar ao "paciente"!!!
Resumindo para concluir, tudo isto... é o que tem sido visto!!!
Em termos defensivos: tudo bem!!!
Na finalização: muito a melhorar!!!
A saída de Nelsinho, tornou este plantel ainda mais deficitário no binómio quantidade/qualidade...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO:
O Varzim necessita de tratamento!!!
Foi deixado em "cacos" pelos anteriores dirigentes.
Mas, a cura para o "doente", não pode de forma nenhuma, passar por poupar na compra de medicamentos... no mínimo, temos de ter genéricos para dar ao "paciente"!!!
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
TODO O APOIO AO SECTOR DE FORMAÇÃO DO VARZIM, É DE SAUDAR...
ROUPA NOVA PARA OS "PUTOS" ALVI-NEGROS
Respondendo ao apelo da Direção de Pedro Faria, a Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, decidiu oferecer às camadas jovens do clube, um rol apreciável de equipamentos (super completos) novos para os jogos e treinos.
Durante a cerimonia, foi dito que, esta ajuda já poderia ter acontecido se, quem de direito da Direção anterior, tivesse tido o bom senso e humildade de a procurar...
Bastante emocionado, o sócio (e já não só o Presidente da Junta), rematou, lamentando a falta de reconhecimento, agradecimento (e de educação, no mínimo), por parte dos que então comandavam a naú poveira, aquando (época passada) da realização de um torneio internacional de futebol jovem no Municipal e em que o Varzim participou.
Pedro Faria agradeceu enaltecendo o gesto.
O vice-presidente da autarquia com o pelouro do desporto, Aires Pereira, associou-se ao acto solene, reconhecendo o papel importantíssimo que a formação do Varzim tem em termos sociais, referindo ainda, o seu importante contributo para a Póvoa seja dos concelhos com menor índice de consumidores de drogas. Uma visão para além da bola...
Ainda bem que este novo líder, está a pensar de maneira mais favorável para o clube, e a perder menos tempo a pensar que o próprio umbigo é melhor e mais cheiroso que o dos outros... Ainda bem para o Varzim!
Por mais pequeno que seja o gesto de solidariedade, é bem melhor que nenhum...
É claro que haverá sempre os que acharam oportunamente político este bem-fazer... Que o seja - dizemos nós! Venham mais "oportunos"... Desde que o Varzim fique a ganhar, porque não?!
PARABÉNS PRESIDENTES - DO VARZIM E DA JUNTA F P VARZIM!
Óscar Gomes - sócio 602
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
O Varzim no passado recente, presente e futuro...
O Varzim nasceu há 97 anos!!!
Depois de quase uma década, com o nome a ser humilhado na praça pública, esperava-se que chegassem após eleições, "médicos" com o tratamento adequado para um clube que se viu "obrigado" a passar muito tempo no "lodaçal" e a conviver com muita "bicharada" que não interessa nem ao menino Jesus.
O Varzim, como todos os outros clubes, são "vitimas" dos gestores eleitos, tanto pela positiva como pela negativa. O clube só por si, não fica a dever dinheiro a ninguém!!! Convém realçar este facto.
O nosso Varzim, antes de passar pelos 10 anos mais traumatizantes da sua história, sempre foi motivo de orgulho para qualquer Varzinista!!!
Em qualquer ponto do país, o Varzim era conhecido pelos melhores motivos.
Sempre foi um clube humilde mas honrado!!!
Um clube que não devia um tostão a ninguém!!!
Era ponto de honra!!!
Só se prometia o que se podia dar!!!
Os jogadores sabiam que vir para o Varzim, era chegar a um clube de primeira que honrava os seus compromissos!!!
No entanto, esta imagem que tanto custou a criar aos nossos fundadores e aos seus sucessores, foi como que num truque de magia, pura e simplesmente, transformada no oposto!!!
O Varzim, passou a constar com uma frequência alucinante na comunicação social, sempre, mas sempre pelos piores motivos...
- cheques sem cobertura;
- jogadores a fazerem greve aos treinos;
- ameaças de falta de comparência aos jogos;
- conferências de imprensa onde jogadores afirmam que há elementos do grupo que apenas tem dinheiro para comer bolachas;
- saída de jogadores internacionais com rescisão por falta de pagamento dos ordenados;
- etc...
Por outro lado, o poder instituído e seus indefectíveis apoiantes (aonde andam, agora?), traçava um cenário onde se prometiam "um amanhã dourado"...
O LC, líder do clube, prometia um Varzim forte, profissional, informatizado, com um estádio novo e ultra-moderno, a subida à 1ª divisão nos três primeiros anos do 1º mandato...
Para isso, contratou um director desportivo e depois mais outro e mais outro...
Grande inovação do LC que dotava o Varzim de directores desportivos profissionais e remunerados... à grande mesmo!!!
Aparentemente, "nadava" em dinheiro o Varzim do LC!!!
Outro exemplo flagrante disso mesmo, foram os 500 mil euros pagos à empresa Projecto & Aplica. Contratada para escolher a melhor proposta para o "negócio estádio".
Assim do género, o Manel apresenta uma proposta de 10 euros e o Joaquim oferece 30 euros, o trabalho da famigerada empresa ("morreu" após curtos dias de vida) foi escolher a maior proposta...
"Ca ganda" contrato fez esta empresa...
Os contratos do "negócio estádio" já estavam definidos (no papel), como o dinheiro abundava na excelente gerência do LC, toca de dotar o estádio (teoricamente, era para demolir "dentro de dias") com um moderno sistema de torniquetes... que ainda hoje...
Como "jorrava" dinheiro no Varzim, fruto da fantástica gestão do LC, vamos lá aumentar a carga salarial, quer de jogadores, treinadores e funcionários... à grande mesmo!!!
Naquela altura, pagar + de 2 mil euros a jogadores ou 4 mil a treinadores, era normal...ou 500 euros para que viessem fazer um part-time ao Varzim... perfeitamente normal...
Estas e outras megalomanias que já me causam engulhos só de as relembrar, desembocaram no período mais negro da rica história do Varzim.
PEDRO FARIA
A mudança de líder, traz esperança...
Nestes 4 meses, o Pedro Faria já teve na sua gestão, acções boas e outras más, aliás muito muito más!!!
Começou por mostrar vontade em resolver os inúmeros problemas que lhe deixaram. Com humildade, procurou quem o pode ajudar a resolver a "grave doença" que o Varzim padece.
O pagamento de um mês de ordenados, foi uma acção que mostrou vontade de cortar com o passado, no entanto, não deve ser um acto isolado...
O pagamento aos assalariados do clube, deve voltar a ser uma questão de honra!!!
ALEXANDRE
A entrada do eterno capitão Alexandre, para chefe do departamento de futebol é uma enorme "contratação", ainda por cima... de borla para o Varzim.
Tem tudo para dar certo!!!
Tem capacidade para organizar o desorganizado Varzim.
A começar pelo sector juvenil, onde vai ser necessário uma arrumação... profunda!
Definir hierarquias e clarificar posições.
No fundo e de uma maneira simplista, colocar em prática o que o grande mister Manuel Gamboa nos ensinava: "é preciso que cada um coma a sua pescadinha...".
Por outro lado:
O Varzim é, apesar do mal que lhe fizeram nos últimos anos, continua a ser um clube com grande historial na I divisão. Não obstante o marasmo para que foi atirado, continuam a ser poucos os clubes que têm mais história que o Varzim.
Os clubes fazem-se da sua história!!!
O Varzim tem uma rica história nestes seus 97 anos!!!
É inaceitável e intolerável, que seja necessário chamar a polícia para que, jogadores e treinadores possam aceder às instalações do clube!!?
É uma VERGONHA!!!
O Varzim não é um clube de aldeia nem de bairro ou café!!!
O Pedro Faria não pode, de forma nenhuma, sob pena de seguir pelo caminho errado, colocar em prática no Varzim, uma política do tipo "desenrasca"!
As pessoas têm de ser escolhidas porque merecem representar o Varzim e, não, apenas, para desenrascar ou porque é preciso alguém naquele lugar...
Tem de se instalar uma cultura de exigência no Varzim!!!
Ao nível da comunicação para o exterior, o Pedro Faria revela lacunas evidentes. Não há mal, nem é por aí que vai deixar de ser bom presidente. Agora, é necessário suprir essa lacuna e... rapidamente.
Se, quanto ao futebol, esse problema está resolvido com a chegada do Alexandre, nas outras áreas da vida do clube, essa lacuna é gritante.
Um presidente, não pode dizer publicamente que o problema do "negócio estádio"... é com os advogados...
O presidente tem de dominar todos os dossiers do clube!!!
Seja em traços gerais, mas dando sempre uma imagem publica que tem tudo sobre controle.
O presidente tem que informar os varzinistas do que se passa no clube! Esta direcção entrou e encontrou o "caos" instalado no Varzim. Falou-se:
- em dezenas de cheques passados dias antes de terminarem o mandato;
- contabilidade por fazer à meses;
- entrega de chaves de cofre apenas a troco de pagamentos;
- etc...
Se ainda não reúnem todas as condições para informar deste "caos" que foi encontrado, porque motivo ainda não disseram o porquê de tal impedimento?
É importante que alguém seja capaz de ajudar o presidente, aconselhando-o na clareza das ideias a transmitir em termos públicos.
OCTÁVIO e MOTA
Outra situação recente e que, não concordo, de todo em todo, é a saída do técnico principal Octávio Moreira e do seu adjunto Mota.
É para mim um disparate!!!
Atendendo à actual peculiar época, é aceitável que o objectivo seja o de "fazer um campeonato tranquilo".
Aceita-se!!! Para a próxima época, já não é aceitável!!! Temos de ser exigentes a bem do clube!!!
O Varzim, apesar de tudo, é dos poucos clubes (sobram dedos numa mão) com plantel constituído por jogadores profissionais nesta divisão.
Tem de ser para subir na próxima época, mesmo reduzindo o orçamento!
O treinador Octávio Moreira, sendo um técnico que acabou por ficar com a "criança nos braços", fruto do atribulado inicio de época, estava a fazer um bom trabalho. A equipa demonstrava qualidade, com princípios de jogo bem definidos onde ficava bem patente o trabalho bem desenvolvido pelo treinador.
Desejo-lhes toda a sorte do mundo (ao Octávio e Mota). São treinadores jovens, com boa qualidade e, com tudo para singrar no "mundo cão" como é o futebol.
NOVA EQUIPA TÉCNICA
Posto isto, desejo as maiores felicidades aos novos treinadores, em especial ao Lito que sempre o vi como um dos nossos. Ele, o Alexandre, Miranda e Zé Maria, eram daqueles jogadores que se confundiam com o Varzim!
Sejam bem vindos!!!
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
HOJE O VARZIM FAZ 97 ANOS!
.FUNDAÇÃO: 25/12/1915
PARABÉNS...PARA O MENINO VARZIM...
MUITAS FELICIDADES...
MUITOS ANOS DE VIDA!
O QUASE CENTENÁRIO EMBLEMA MERECIA MELHORES "PRENDAS"... AMANHÁ SE VERÁ!...
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
PARA TODOS UM BOM NATAL
FAZ ANOS QUE CRISTO NASCEU... O VARZIM TAMBÉM!...
HÁ MAIS MUNDO PARA ALÉM DO FUTEBOL...
APROVEITEMOS, COM MUITOS CÍRCULOS DE AMIZADE, E COM MUITA RACIONALIDADE ESTES MOMENTOS!
sábado, 22 de dezembro de 2012
2ª. divisão nacional - zona norte
12ª. jornada
G. D. JOANE - 1
VARZIM - 1
MAIS DOIS PONTOS DESPERDIÇADOS... VERGAR A ESPAÇOS... MAS NON TROPO!...
A FORMAÇÃO POVEIRA ENTROU NO JOGO NUM TACO-A-TACO, MUITO BREVE... DEPOIS OS POVEIROS NÃO SOUBERAM APROVEITAR OS LARGOS MOMENTOS DE DESNORTE DOS RURAIS DE JOANE...
O Varzim foi "ferido" para Joane por, na pretérita jornada, ter sido "atraiçoado" em casa pelo Gondomar que, de um adversário que se pôs a jeito para sair da Póvoa derrotado por uma goleada histórica, acabou por vencer pelo resultado mínimo,
No jogo desta tarde, tal como no Bessa, a equipa poveira, mostrou a espaço, ter tudo para sair do jogo com uma vitória, mas, não souberam explorar os muitos minutos de afogadilho do Joane. autenticamente de cabeça à roda!...
O Varzim passou a fazer circulação de bola, intensivamente, com resposta laboriosa dos da casa que (mostraram porque são últimos...) pouco mais do que correr foram capazes...
A defesa mais apertada foi para Miguel, num pontapé de longe a que Miguel respondeu com defesa para canto.
Também dizer que houve jogadores da parte alvi-negra que, a páginas tantas (a espaços durante o último terço do jogo), até pareciam chateados(?...) com algo que não se estava a passar no campo... Vimos alguns de cabeça-baixa e ombros descaídos demasiadamente e, alguns, que (pelo que temos vindo a ver) deveriam pagar para jogar no Varzim, exibindo ares de primas-donas, completamente despropositados, ao invés dos joanenses que, só pela forma abnegada como se bateram, mereceram o empate.
Já se sabe que, não são estes palcos pelos quais os atletas lutaram a época passada... Um campeonato de aldeias... em instalações (como as de hoje), mais adequadas para feiras do que para jogos de futebol a sério!...
Valha-nos Jesus Cristo... CAMPEONATO MAIS PAROLEIRO não há!
Ala-Arriba Varzim!
Jogo excelentemente arbitrado pelo escalabitano João Mendes que foi muito bem auxiliado.
Marcado: Tó Barbosa 4´ para o Varzim; Agostinho aos 15´para o Joane.
Óscar Gomes
12ª. jornada
G. D. JOANE - 1
VARZIM - 1
MAIS DOIS PONTOS DESPERDIÇADOS... VERGAR A ESPAÇOS... MAS NON TROPO!...
A FORMAÇÃO POVEIRA ENTROU NO JOGO NUM TACO-A-TACO, MUITO BREVE... DEPOIS OS POVEIROS NÃO SOUBERAM APROVEITAR OS LARGOS MOMENTOS DE DESNORTE DOS RURAIS DE JOANE...
O Varzim foi "ferido" para Joane por, na pretérita jornada, ter sido "atraiçoado" em casa pelo Gondomar que, de um adversário que se pôs a jeito para sair da Póvoa derrotado por uma goleada histórica, acabou por vencer pelo resultado mínimo,
No jogo desta tarde, tal como no Bessa, a equipa poveira, mostrou a espaço, ter tudo para sair do jogo com uma vitória, mas, não souberam explorar os muitos minutos de afogadilho do Joane. autenticamente de cabeça à roda!...
O Varzim passou a fazer circulação de bola, intensivamente, com resposta laboriosa dos da casa que (mostraram porque são últimos...) pouco mais do que correr foram capazes...
A defesa mais apertada foi para Miguel, num pontapé de longe a que Miguel respondeu com defesa para canto.
Também dizer que houve jogadores da parte alvi-negra que, a páginas tantas (a espaços durante o último terço do jogo), até pareciam chateados(?...) com algo que não se estava a passar no campo... Vimos alguns de cabeça-baixa e ombros descaídos demasiadamente e, alguns, que (pelo que temos vindo a ver) deveriam pagar para jogar no Varzim, exibindo ares de primas-donas, completamente despropositados, ao invés dos joanenses que, só pela forma abnegada como se bateram, mereceram o empate.
Já se sabe que, não são estes palcos pelos quais os atletas lutaram a época passada... Um campeonato de aldeias... em instalações (como as de hoje), mais adequadas para feiras do que para jogos de futebol a sério!...
Valha-nos Jesus Cristo... CAMPEONATO MAIS PAROLEIRO não há!
Ala-Arriba Varzim!
Jogo excelentemente arbitrado pelo escalabitano João Mendes que foi muito bem auxiliado.
Marcado: Tó Barbosa 4´ para o Varzim; Agostinho aos 15´para o Joane.
Óscar Gomes
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
VARZIM FERIDO NO EGO VAI A JOANE...
12ª. jornada - joane vs. varzim
Este sábado - 15 horas
E A LUTA CONTINUA...
A formação poveira depois de sofrer a primeira derrota em casa, em termos de campeonato, vai amanhã a Joane que, por sua vez vem de uma gracinha em St. Tirso...
Portanto, todos os cuidados - qualidade, serenidade e, sobretudo, muito realismo, será pouco para vencer os famalicenses. É preciso não repetir BESSA... É que do encolhido... ninguém falará muito tempo!...
ALA-ARRIBA MALTA QUE PODE GANHAR OS PONTOS E, ALA-ARRIBA VARZIM!!!
CUIDADO! AMEAÇA DE BORRASCA PAIRA NO AR!...
A NAÚ VARZINISTA ESTÁ A SER BATIDA POR FORTE "ONDULAÇÃO" DE GRANDES CAVAS!
ATENÇÃO AOS RISCOS DA NAVEGAÇÃO IMPROVISADA!...
Atenção homem-do-leme!!
(A EDITAR EM TEMPO OPORTUNO)
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
O NOSSO "XANDÃO" (ALEX EX-CAPITÃO) ESTÁ DE VOLTA
MAIS TARDE OU MAIS CEDO...
SEJA BEM-VINDO O FILHO PRÓDIGO!
ALEXANDRE ESTÁ DE VOLTA...
AGORA PARA AJUDAR A GERIR.
ALA-ARRIBA CAPITÃO!!
Como dizem no teatro "muita M****!!!
domingo, 16 de dezembro de 2012
11ª. JORNADA
VARZIM - O
GONDOMAR - 1
VARZIM - O
GONDOMAR - 1
O Varzim acaba de esbanjar um salto significativo na Tabela ao perder em casa diante de uma das piores classificadas, o Gondomar, autor do "feito"diante do campeão em título!...
O golo da vitória (e único), foi apontado aos 16 minutos de jogo por Igor.
"Futebol!..." - dirão alguns!
Ineficácia, falta de objetivade e "pachorreira alentejana", acima do esperado - dirão os que viram!
Um Varzim que, dominou de todas as maneira e feitios, quiçá, o adversário mais fácil de vencer das últimas décadas!...
Miguel, g. redes campeão do Varzim (já mais do que uma vez!...), até a "central", apareceu, várias vezes, principalmente no segundo tempo, a fazer interceções de bola e a entregá-la jogável aos colegas!!!
Mas, debalde e de balde, se calhar, mesmo assim, hoje, não daria resultado...
Capixaba e compª., não atinaram com o "buraco" quando, levando alguns na bancada, a desabafarem: - "até com a minha barriguda...!!!".
O tempo escoou-se, até ao tutano (e a paciência da cerca de centena e meia de adeptos do Varzim, também!:..).
Bom!
Venha o próximo jogo (em Joane, segundo parece, no sábado às 15,horas).
Atenção à surpresa que "eles" foram fazer, hoje, a St. Tirso (jesuítas devem ter ficado piores que estragados!...).
Pese este resultado (que fere o ego do mais empedernido...), a equipa comandada por Octávio Moreira, tem vindo a ter um comportamento meritório, muito acima de outros plantéis, estruturados para outros voos e a tempo e horas). Que ninguém se iluda... "este Varzim", procura lavar a cara e capricha em apresentar-se dignamente! É óbvio.
O grupo, merece, o apoio que lhe vem sendo prestado durante os jogos. "Eles", vão saber dar conta do recado... de forma lúcida, sem cartas-abertas ou lacradas ou sequer sarapintadas com o perfume de um qualquer perfume Baco...
ALA-ARRIBA VARZIM! VAMOS A JOANE FAZER "TUDO" PARA VENCER!
O golo da vitória (e único), foi apontado aos 16 minutos de jogo por Igor.
"Futebol!..." - dirão alguns!
Ineficácia, falta de objetivade e "pachorreira alentejana", acima do esperado - dirão os que viram!
Um Varzim que, dominou de todas as maneira e feitios, quiçá, o adversário mais fácil de vencer das últimas décadas!...
Miguel, g. redes campeão do Varzim (já mais do que uma vez!...), até a "central", apareceu, várias vezes, principalmente no segundo tempo, a fazer interceções de bola e a entregá-la jogável aos colegas!!!
Mas, debalde e de balde, se calhar, mesmo assim, hoje, não daria resultado...
Capixaba e compª., não atinaram com o "buraco" quando, levando alguns na bancada, a desabafarem: - "até com a minha barriguda...!!!".
O tempo escoou-se, até ao tutano (e a paciência da cerca de centena e meia de adeptos do Varzim, também!:..).
Bom!
Venha o próximo jogo (em Joane, segundo parece, no sábado às 15,horas).
Atenção à surpresa que "eles" foram fazer, hoje, a St. Tirso (jesuítas devem ter ficado piores que estragados!...).
Pese este resultado (que fere o ego do mais empedernido...), a equipa comandada por Octávio Moreira, tem vindo a ter um comportamento meritório, muito acima de outros plantéis, estruturados para outros voos e a tempo e horas). Que ninguém se iluda... "este Varzim", procura lavar a cara e capricha em apresentar-se dignamente! É óbvio.
O grupo, merece, o apoio que lhe vem sendo prestado durante os jogos. "Eles", vão saber dar conta do recado... de forma lúcida, sem cartas-abertas ou lacradas ou sequer sarapintadas com o perfume de um qualquer perfume Baco...
ALA-ARRIBA VARZIM! VAMOS A JOANE FAZER "TUDO" PARA VENCER!
domingo, 9 de dezembro de 2012
VARZIM NO BESSA SE, TEM SIDO MAIS ARISCA...
10ª. JORNADA
BOAVISTA - 1 VARZIM - 1
Nelson Campos autor do golo poveiro
PODERIA TER SIDO MELHOR A SAFRA NO BESSA PARA AS CORES VARZINISTAS!...
A equipa do Boavista, quase na totalidade constituída por "pais-natal" do futebol, dada a veterania dos seus representantes, com mais do que muita experiência, mas com muitos motivos de desconfiança quanto à capacidade, correu muitos riscos de soçobrar perante o Varzim, não tivesse, este, estado com muita parcimónia em bons nacos do jogo...
A formação poveira apresentou-se no campo do adversário, demasiado cautelosa (dizemos à posterior), sem a habitual referência em ponta no ataque. O técnico do Varzim, preferiu abdicar do concurso de Capixaba, Tó Barbosa ou de Nelson Campos (que tem estado lesionado...), facto que veio a revelar-se favorável à estratégia do treinador-jogador (ainda?!) Petit.
Mesmo assim, foi com alguma infelicidade que os poveiros sofreram (na marcação desatenta, na altura, em que Petit recebeu a bola...) o golo boavisteiro, aos 16 m. e que, levaria a equipa axedrezada em vantagem no marcador até ao intervalo.
Para o 2º. tempo, esperava-se um maior atrevimento por parte da estratégia para abordar o tempo complementar, corrigindo o técnico do Varzim, a lacuna na cabeça do ataque, só que (pensamos nós) o deveria ter feito logo no início da 2ª. parte.
Octávio Moreira, técnico do Varzim, veio a fazer entrar o ponta Capixaba, saindo o médio interior- esquerdo Rui Figueiredo. Julgamos que, por ventura, a saída de Telmo para a entrada de Nelson Campos, poderia ser mais frutífera, mantendo o Varzim a estrutura construtiva do seu "miolo", permanecendo, por mais algum tempo em campo, Rui Figueiredo. Nelson Campos e Capixaba, poderiam alternar com idas dos flancos para o eixo de ataque (isto somo nós a pensar, claro...).
Aos 65m. os da casa ficaram reduzidos a 10 unidades por expulsão do "rebentado" Paulo Campos que teve a tarefa de acompanhar o ritmo endiabrado de Rui Coentrão (por sinal, já vimos o pequeno extremo poveiro, muito mais endiabrado...). De tal facto, a formação poveira não viria a tirar proveito, nem mesmo com um Boavista a entrar em subrendimento coletivo, gerando perspectivas de um "afundanço" a todo o momento!...
Aos 26m. da etapa complementar, Capixaba atira de cabeça à trave da Baliza da equipa do Bessa.
À passagem dos 73m., através da conversão de uma g. penalidade, por mão de Caio, Nelson Campos que havia entrado no decorrer do 2º. tempo, empata para o Varzim.
Rui Coentrão, ainda assolapou os corações boavisteiros, quando a 2 minutos do fim, já em compensação, fugiu à marcação do improvisado lateral-direito do Boavista (Pedro Costa), entrou pelo bico da pequena-área e atirou... sem a pontaria adequada!
Foi o canto-do-cisne para os varzinistas, que, de certeza, apesar de sentirem que a missão foi cumprida, bem poderia ter rendido mais... se um tudo nada mais "arriscadores" (conclusão, nossa, no final do jogo, óbvio...).
O clube poveiro, desceu na Tabela, mas, este ponto conquistado, pode ficar em stand-by até ao final do ano (pelo menos), afim de se poder concluir se a equipa ganhou um ou, se, pelo contrário, perdeu 2 pontos.
Em nossa opinião, achamos, sinceramente que, mesmo jogando fora de casa e no terreno de um histórico, este não foi o "boavistão" de outrora... muito longe disso! Bem ao alcance deste Varzim que, diga-se em abono da verdade, também não é dos de "melhores tempos"... mas mesmo assim, o petisco esteve mesmo ali ao pé!...
Uma última palavra para o mau perder de alguns "restos" de maus perdedores (de pontos), por parte de algumas dezenas de adeptos do Boavista, na parte final do jogo, (sem necessidade "disso" e sem razão...), postados por cima do toldo de acesso aos balneários, sendo preciso a ajuda dos bombeiros para acudir a alguns palpitares... quando de facto, a haver quem tivesse motivos para irritações fora de tempo, por discordância com o auxiliar do árbitro, até nos pareceu (ainda que forma pouco nítida), que seriam os adeptos e jogadores do Varzim a terem razões de queixa, por alegarem terem visto um jogador do Bessa a desviar uma bola que já teria ultrapassado a linha fatal...
De resto, nota-se o abandono orgazinativo em que se encontra o clube do Bessa. A 5 minutos do início do jogo, ainda não havia sido distribuído a informação da constituição das equipas e, no final foi aquela "barraca" (que já nem nos distritais se cometem!...), ao não proporcionarem a habitual conferência de imprensa. Ridículo!!! Quem os viu e quem os vê!!! Que bandalheira, Nossa Senhora!!!
Ala-Arriba Varzim!
Óscar Gomes
sábado, 8 de dezembro de 2012
VARZIM NO BESSA PARA REENCONTRO DE CAMPEÕES...
BOAVISTA VS. VARZIM
10ª. JORNADA
Varzim, após mais uma "estúpida" paragem, ocupando neste momento a 6ª. posição na tabela, com 15 pontos, a 7 do líder Mirandela, desloca-se ao Bessa para defrontar aquele que há 11 anos se sagrou campeão nacional do nosso melhor campeonato e que, como é já sobejamente conhecido, entraria em colapso financeiro e desportivo, pouco tempo depois... Agora, tentando recomeçar de novo, os "panteras negras" do Bessa, estão neste momento em 11º. lugar com 10 pontos (menos 5 que o Varzim e 12 que o primeiro), saídos de uma derrota fora de portas na pretérita jornada. Boavista, agora, comandado pelo seu não menos histórico Petit, após passagem pelo futebol alemão, (que acumula com as funções de jogador), tem alternado o positivo com o negativo, estando na memória recente dos boavisteiros a estrondosa derrota sofrida em Fafe por um gordo 7-1. Também pela negativa, mas desta feita, em casa, a derrota diante do, neste momento, líder,o embaixador das terras do Tua e do Corgo, como é o Mirandela.
Outra referência a levar em linha de conta, é a de que, frente-a-frente, vão estar, a melhor defesa (Varzim - 4 golos), contra uma das mais sofredoras (Boavista - 13 golos).
Mas, em termos de concretização, estão "ela por ela"... Varzim - 8 golos, enquanto os do Bessa produziram 6 golos... Portanto, atenção pessoal, porque, é marcando mais que o adversário que, se fica mais próximo de ganhar!... Verdades de La Palisse...
Após esta jornada, o Varzim poderá dar um salto "interessante" na classificação... Há que saber explorar a ansiedade dos "petits", embora o mister venha de uma terapia bem refrigerada ao sistema nervoso central adquirida em terras geladas de Frauline Ângela...
E depois... bem, depois, daqui até à Casa da Música e desta até ao campo do sr. Manuel do Laço, é já ali, é económico, rapidinho, mesmo que de ."metro em metro"!... O "emplastro" que o diga... estação a estação!
Para os impedidos de lá se deslocarem, uma sugestão, a partir das 15 horas:
E NA ONDA VIVA TV também, bastando um clik na Net... "futebol em direto".
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
ESCLARECIMENTO IMPÕE-SE...
.... SOBRE ACORDO OU PRINCIPIO DE ACORDO FISCAL E, QUAL O PONTO DE SITUAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO-ESTÁDIO.
AOS SÓCIOS, EM LOCAL RESERVADO OU PÚBLICO, MAS, POR QUEM OS DIRIGE...
Foi publicada num jornal local, na passada 4ª. feira, uma notícia (dando a entender o terem feito com propósitos imediatistas, dizendo-se de fonte segura), ter a atual Direção do Varzim, presidida por Pedro Faria, conseguido um Acordo das Finanças para um facilitar de vida ao clube no encontrar, conforme legalmente estabelecido (por isso não compreendemos o "facilitar"...), o reatamento de procedimentos para que o clube entre novamente em situação de cumprimento fiscal.
Surgiu como protagonista, um tal Sr. Dr. AdrianoTelles, advogado, contratado pela recente Direção para tratar de assuntos de contencioso jurídico envolvendo o Varzim, clarificando, depois, junto da rádio local Onda Viva, que não estava confirmado nenhum acordo, mas que, do seu trabalho junto da AT, tinha sido conseguido, tão só, um "PRINCIPIO DE ACORDO" e, que, a expressão "facilidades do fisco", posta a circular, não era correta. Também não se demarcou da notícia publicada no Semanário Voz da Póvoa...
Ora, pensamos que, de uma vez por todas, tem que haver uma definição bem clara, quem é quem e, o que faz no clube!...
O Varzim tem-se fartado de promover muita gente, mas, de há uns anos a esta parte, a contraprestação, não tem sido dada ao nosso clube. Ele são dirigentes, atletas, treinadores, empregados... Chega! Um clube dirigido em tom presidencialista, tipo eu é que sei, quero, mando e posso, os outros são meras peças decorativas... também NÃO! Mas, um clube, onde a hierarquia parece não ser respeitada, e um qualquer avençado, aparece, a dar entrevistas sobre processos que a Direção do clube lhe entregou, para sigilosamente, serem tratados... convenhamos que, também não será o mais conveniente para quem o contratou!...
Portanto, é URGENTE, que, não através de cartas abertas, blogs ou outro meios de comunicação com o público em geral, alguém com poderes do elenco diretivo, esclareça de uma vez por todas, os sócios e adeptos em geral do Varzim, de como está o "processo-estádio" (como agora se designa). Porque não, a figura número um do clube - o Sr. Presidente da Assembleia-Geral - para de uma forma entendível por todos, se esclareça os interessados e, se acabe, com uma "espécie" de regabofe da (in)transparência... Já chegou! Penso eu.
Última Nota: Não nos parece sensato que a atual Direção, através das pessoas por ela indicadas, não venham a conseguir por falta de diligências adequadas, a colaboração prestimosa de gente altamente qualificada, que conhece como ninguém, os contornos, desde o início e, todas as situações deixadas pendentes - ou encerradas - relativas aos processos de contencioso jurídico, suas adendas e "andamento" aos mesmos dado, (Processo-Estádio - Contecioso pela Denúncia de Contrato-Promessa entre Varzim/FAMENG/HEGEN agora integrada no FUNDO VALLIS (MAS AFINAL QUEM É QUE TEM MOTIVOS PARA RESCINDIR OU DENUNCIAR O CONTRATO??!), bem como a regularização da situação fiscal e parafiscal, tais como, Dr. Trocado da Costa, Dr. João Mariz, Dr. João Viana e, como máximos responsáveis, os ex-presidentes da Direção. Não acreditamos na sua recusa de colaboração...
VARZIM EM PRIMEIRO LUGAR!... ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes- sócio 602
sábado, 1 de dezembro de 2012
DESFEITO MISTÉRIO SOBRE A DENÚNCIA DO CONTRATO RELACIONADO COM O NEGÓCIO-ESTÁDIO??!
VARZIM S C VS. FAMENC/HAGEN (ou FUNDO VALLIS...) E O "NEGÓCIO ESTÁDIO"
QUEM TEM ANDADO A ENGANAR QUEM???
QUEM PODE NÃO ESTAR DE BOA-FÉ NO (IN)CUMPRIMENTO CONTRATUAL..
A génese deste processo vem de 24 de março de 2006. É verdade!!! Fez 6 anos, e ainda é uma promessa em contrato!!!
Veremos, entretanto, o que nos reserva o futuro a curto prazo...
Pela aragem da carruagem, nada de bom dá para se palpitar...
Recordo-me de ter ouvido, em entrevista dada à Rádio Onda Viva, penso que há coisa de 2 anos, o ex-presidente Lídio Marques, dizer que ao ouvir os elementos da Direção, ainda, liderada por Luís Oliveira, falarem no objetivo "negócio-estádio", tal ideia, o deixar "desconfiado" e apreensivo quanto ao seu sucesso.
Também, na mesma entrevista, o jurista e ex.vice-presidente para a área jurídica no legado de Lídio Marques, Dr. João Mariz, dado "os contornos dos contornos" do contrato-promessa, celebrado na data acima referida, e, entretanto, dados a conhecer aos associados, o faziam ter dúvidas quanto às efetivas consequências proveitosas para o enriquecimento patrimonial do clube. Chegou a perspetivar que o clube, se calhar, não só iria ficar com menos património, como ainda iria porventura agravar o seu passivo, mesmo levando em linha de conta os adiantamentos a receber. "Mas o tempo se encarregaria de julgar" - rematara o causídico...
Em entrevista mais recente, ao mesmo orgão de Com. Social local, onde esteve presente também o então presidente da Assembleia-Geral, Dr. José Reina, e, numa altura em que, já o clube havia recebido a carta da Famenc-Hagen, datada de 25 de maio de 2010 (soube-se, agora, pelo punho do Dr. João Viana...), denunciando o contrato celebrado em 2006(?!!), aquele jurista conceituado da nossa praça (Dr. João Mariz), reafirmava as suas reservas quanto a um desfecho favorável ao Varzim, oriundo de tal contrato-promessa (pensamos que ignorava por completo a incompreensível carta-denúncia...), contrastando com o ótimismo e autoconvencimento da postura séria e amiga da empresa construtora, revelados pelo então ex. Presidente da A Geral, pese o fato, de já saber (pelo menos, tinha obrigação e direito de saber) que a referida entidade, se encontrava em falha na entrega de verbas ao Varzim, constantes no contrato do "negócio-estádio", desde NOVEMBRO.2010, as quais serviriam para dar continuidade ao cumprimento integral do PEC (Plano Extrajudicial de Conciliação) que o clube havia celebrado com as Finanças. Situação que se manteria inalterada, apesar das cartas enviadas em Setembro de 2012 pela então Direção cessante do Varzim, em gestão corrente, com consequências drásticas (e já sobejamente conhecidas) quando foi preciso que o clube tivesse as indispensáveis certidões para a inscrição do clube na Liga de Honra.
Confesso que não sou (mentiroso) daqueles sócios, tipo, gabarola de estar em todas... dos que não falham uma, etc. etc. Mesmo que o quisesse ser, também não teria tempo para tal... não deixando, contudo, de procurar estar o mais possível a par da vida do clube, na minha condição de não-dirigente, embora tão sócio e tão útil como qualquer um dos milhares de anónimos deles, "lobo do mar" ou não, mas com as sua obrigações para com o clube em dia...
Confesso também que, do meu nº. de sócio 602, o qual não me dá nenhum direito especial, me sentia "desconfiado" e confuso com o desenrolar deste negócio Varzim-Fameng/Hagen. Depois, porque, como dizia um certo ex-dirigente, também, devido "à pouca transparência" na comunicação com os associados. E por este motivo (não sei se por conveniência da gestão do clube à altura), não poucos, com certeza, eram os consócios que, já com novo executivo, continuavam sem saberem ao certo o ponto da situação do "negócio-estádio", decorridos 6 anos, tendo pelo meio uma desfeita do tamanho do mundo com a não inscrição do clube na Orangina! Parecendo não chegar para desgosto, eis que no dia 21 de Outubro do corrente, surge a notícia aos microfones da rádio Onda Viva, apanhando de surpresa a quase totalidade de quem a ouviu, dando conta da intenção da empresa construtora (entretanto absorvida por outra entidade FUNDO VALLIS...) pôr termo ao contrato-promessa, cessando-o com justa causa, agravado com o pedido de uma indemnização elevada (acima dos adiantamentos feitos ao clube), por alegada obstrução do clube à execução do contrato referido, celebrado, repete-se em 24/03/2006!...
É óbvio que as culpas, à prior, iriam cair em cima da Direção cessante, dado o desconhecimento da "marcha no marcador"... da prossecução contratual.
Quem, afinal, não se vinha comportando bem no que toca ao cumprimento do contratualmente acordado?!
A resposta - é certo que são as razões de uma das partes - surgiu, através da publicação de uma carta redigida em 27.OUT.2012, pelo advogado e ex. vice-presidente para área júridica do Varzim, Dr. João Viana, num esclarecimento oportuno, pelo facto da notícia que corria de boca-em-boca - qual a mais aberta de estupefação... Também não deixa de ser menos certo que, a cronologia que nela faz, já deveria ser do conhecimento "de quem de direito e, dada a conhecer aos sócios, por quem tinha o dever de o fazer... Ou seja, a tal notícia, não deveria ter deixado apreensivo quem a ouviu no dia 21 de outubro de 2012... Porque, houve "ene" oportunidades, para, em local próprio, dar a conhecer aos sócios, o comportamento incumpridor do parceiro no negócio-estádio, isto atentas as datas que na carta do causídico, são referidas.Também não compreendemos, agora, a elogiosa referência ao "bom entendimento" entre empresa promitente comprador (e adjudicatário da Obra, em concurso público, com contornos dados a conhecer pelo ex- presidente da AG, no programa de rádio acima referido e que, deixou perplexo o advogado e ex-dirigente do Varzim Dr. João Mariz...), ao mesmo tempo também construtora e, o Varzim, no último "Praça do Almada" da ROV-96.1, tendo como entrevistador Octávio Correia.
Lidas com todo o interesse, as declarações do conceituado jurista, o poveiro e sócio já com largos anos de fidelização ao clube, Dr. João Viana (que já teve, em tempo, o bichinho de "fazer rádio"), de forma organizada e pormenorizada, com uma cronologia que ajuda a compreender - até que enfim!... - a "caminhada" de todo este processo, iniciado há mais de 6 anos, constituindo também, assim a modos que uma TAC atual, e ainda com um histórico verdadeiramente importante na vida do quase centenário clube poveiro, levando-nos a concluir que, por parte do Varzim, não foram dados motivos para a referida denúncia do contrato-promessa.
Até refutação bastante, que possa contradizer, com verdade, o alegado pelo jurista referido, penso que, se há quem tenha razões de queixa, justas e legais, para qualquer denuncia de compromissos assumidos contratualmente, e, a ser ressarcido de todos os prejuízos causados, só pode vir a ser o Varzim Sport Club, sendo injusta a ideia causada pelo primeiro impacto da notícia, de que os dirigentes cessantes, tenham estado "distraídos" no acompanhamento do PROCESSO ESTÁDIO, principalmente a Área Jurídica do clube (que não precisa dos meus elogios para nada, note-se) liderada pelo advogado acima referido..
Última nota:
- O esclarecimento dado e inserto no Jornal "O Varzim", foi escrito pelo autor em 27/10/2012. Ora, já lá vai mais de um mês. Entretanto, já os sócios, ou tão só indefetíveis adeptos, aguardam notícias sobre o assunto e de quem de direito (já não a mesma personalidade, como é óbvio). Qual o ponto da situação e, como reagiu o clube, de forma prática e efetiva, à atitude da FAMENC/HAGEN? Ou, agora, FUNDO VALLIS ?...
- Perguntar-se-ão também os sócios: mas afinal, o que pretendeu o Sr. Engº. Rui Dias Lopes, administrado da Hagen, discursando no aniversário do Varzim celebrado em 2011, ao dirigir a palavra aos presentes, nos termos em que o fez?!! Terá tomado os varzinistas em geral, e em particular, os seus dirigentes por "lerdos e mentecaptos"?!!
Posto isto, e para já, mais esclarecida a situação,
Ala-Arriba Varzim!
(Autor do texto - Óscar Gomes - sócio 602)
Subscrever:
Mensagens (Atom)