domingo, 30 de setembro de 2012

UM QUEIJO DURO DE ROER ESTE LIMIANOS

3ª. jornada







REPARTIÇÃO JUSTA DE PONTOS COM NULO NO MARCADOR

ELAS ESTIVERAM LÁ E APOIARAM RUIDOSAMENTE A EQUIPA VARZINISTA




O "RUSSO" NELSON AGRA SECOU O "SNIPER" LIMIANO TANELA
MAIS UMA GRANDE LIÇÃO DE COLETIVISMO O DEMONSTRADO PELA EQUIPA POVEIRA


Diante de uma plateia de limianos que quase enchiam a bancada central do Campo do Cruzeiro e, de cerca de uma centena de adeptos do Varzim - destaque especial para a claque feminina do Varzim "equipando" a rigor, com saliência para o preto e vermelho - os dois conjuntos presentearam os espetadores, com um renhido jogo de futebol, disputado palmo-a-palmo do princípio ao fim! O que a acontecer nesta altura da época e debaixo de um Sol abrasador, é caso para admiração!

Jogo muito repartido, com processos muito parecidos, sendo talvez a diferença notória o facto de o Limianos contar com um ponta-de-lança especialista - Tanela - um jovem de 24 anos que, já na época passada brilhou nos jogos que fez contra o Varzim.

As principais oportunidades (as mais flagrantes) aconteceram na 1ª. parte e uma para cada lado. Primeiro foi o Varzim que esteve à beira de sofrer, valeu que a bola esbarrou na barra à guarda de Miguel (frente-a-frente, e mais uma vez, estiveram dois dos melhores guarda-redes do futebol nacional e que, por concidência, até já foram campeões pelo Varzim...).

No minuto seguinte, o coração dos varzinistas passaram por arritmia impressionante, e aos limianos gelaram-se-lhes os pés, ao verem o "rato" Rui Coentrão receber um passe milimétrico para a entrada da pequena área e... rececionar com perfeição a bola, virar-se e quando se preparava para atirar a contar... viu o guardião Litos - qual felino agarrando a presa após salto fulminante,  atirar-se ao sintético e roubar a bola ao "miúdo"!!! Troou pelos ares um "broáh"de alívio para uns, de frustração, para outros!!! Uma "maldade" do tamanho de Ponte de Lima, aquela do Litos ao endiabrado Ruizinho!...

O segundo tempo, foi também jogado a "rasgar", quer do lado dos muito apoiados limianos, quer do lado dos representantes da terra do destemido Cego do Maio.

Nelson Agra foi a sombra e a carraça do avançado mais perigoso do Limianos - um homem a quem não se pode um palmo de terreno. Ao que falta em altura (embora não seja um baixote), sobra-lhe em garra. Ele é também dos que personifica o que é "jogar à Varzim".

O último 1/4 de hora foi jogado com o Limianos a procurar de preferência o futebol direto, enquanto o Varzim continuou a preferir "a bola no pé", com o Rui Coentrão ou Zé Diogo a fazerem tocar as sirenes dos bombeiros locais, hoje em dia de aniversário!...

O final do jogou chegou com uma divisão de pontos justa, numa partida a que faltou o tónico do golo que só não surgiu, para qualquer das equipas, por um fio!...

No próximo jogo o Varzim terá como adversário o Ribeirão que já se assumiu candidato a subir de divisão. Ou seja, o campeão em título, vai receber um que ainda não teve a felicidade de "provar" tal distinção (não aproveitada). "Andiamo"!...

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

VARZIM JOGA EM PONTE DE LIMA INVENCIBILIDADE












 



3ª. JORNADA  -  15 HORAS


ATENÇÃO: NA ÉPOCA PASSADA (DOS MELHORES CAMPEONATOS DE SEMPRE DO VARZIM) O LIMIANOS NÃO PERDEU COM OS VARZINISTAS - VITÓRIA EM CASA E EMPATE NA PÓVOA.

UM VARZIM AO MAIS ALTO NÍVEL É PRECISO MAIS UMA VEZ!



ALA-ARRIBA VARZIM!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DESDE QUE SEJAM ÚTEIS AO VARZIM... ATÉ PODEM SER ORIUNDOS DO INFERNO!...

JOÃO EUSÉBIO



JOÃO EUSÉBIO - VILACONDENSE DE GEMA E UM RIOAVISTA CONFESSO, PRESTOU-SE A COLABORAR COM A NOVA DIREÇÃO?!!

ÓTIMO! Por todos os motivos e mais um! É um experiente e empenhado agente do futebol, com qualificações desportivas acima da média e, um mentor do lançamento de novos talentos - os chamados ativos do futebol. Já o disse publicamente que sempre teve admiração pelo Varzim e o desempenho de tarefas na estrutura do clube, de há muito que tem estado nos seus planos. E ainda por cima sem vínculo contratualizado. Se por um lado, tal facto não o "prende" ao clube, por outro, também o Varzim o pode mandar à vida... Eu acredito que ainda há gente de palavra.

Deixemo-nos de fundamentalismos que, só levam a uma coisa:  FRUSTRAÇÃO!... E de frustrados e frustrações... estamos falados!

É de facto, no pouco tempo que a Direção leva de funções, uma boa aposta de Pedro Faria e seus pares.

Quanto ao seu enquadramento na estrutura, é que não está lá muito bem "explicado" para a opinião pública. Que "estatuto" e delimitação da área de intervenção. Coordenador de quê?... Para "todo" o futebol? Só para o futebol sénior? Gestor de ativos?...

Em tempo útil se saberá, estamos em crer.

Rivalidade é uma coisa, cegueira bacoca e animalesca, é outra. O Varzim precisa é de gente que revitalize a sua identidade, muito beliscada nos últimos tempos...

Em nota de rodapé:

- Apesar de seus acérrimos críticos - pela positiva e pela negativa - não se pense que os elencos diretivos liderados pelo incontestável varzinista Lopes de Castrro, só fizeram asneiras, ou que, não foram defensores (até onde lhes foi possível...) dos interesses do clube que representavam ?! Longe disso!... Pena é que as coisas boas tivessem sido ofuscadas pela mágoa da não inscrição na Liga de Honra! Assim, o rompimento do compromisso assumido há um ano... era inevitável! Até ao último jogo da época passada, o comportamento desportivo do clube, foi brilhante e, quer se queira ou não, a Direção anterior, teve lá a sua "mãozinha"! A lucidez ainda não é taxada, Graças a Deus...

Que os novos "aventureitos" tripulantes da nossa nau, a recoloquem no rumo certo (demonstrado no dia-a-dia) e a levem a bom porto. De resto, todos os que vierem para acrescentar mais-valias ao clube, são bem vindos, nem que sejam oriundo do inferno e sejam mais feios que o Demo!...

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes - Sócio 604

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RESUMO VARZIM 2 MIRANDELA 0


NOVOS CORPOS SOCIAIS DO VARZIM TOMAM HOJE POSSE


                                                 

EM RESULTADO DAS ELEIÇÕES DO PASSADO SÁBADO, OS CORPOS SOCIAIS ELEITOS, TOMAM HOJE POSSE EM CERIMÓNIA OFICIAL


AOS NOVOS DIRIGENTES DO CLUBE DESEJAMOS OS MAIORES ÊXITOS E QUE PROPORCIONEM AOS QUE GOSTAM DO VARZIM AS MAIORES ALEGRIAS E QUE CONTRIBUAM PARA RECOLOCAR O CLUBE EM PATAMARES MAIS PRESTIGIANTES, ONDE JÁ MARCOU PRESENÇA.
PEDRO FARIA
NOVO TIMONEIRO DA NAU VARZINISTA

QUE ARREGACEM AS MANGAS E A PAR DA COMPETÊNCIA, REESTRUTUREM O CLUBE, DESDE AS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS, SETOR DE FORMAÇÃO E SETOR DO FUTEBOL PROFISSIONAL.

QUE A INUTILIDADE DÊ LUGAR À EFICIÊNCIA!...

CONTRARIEM, COM ATOS FAVORÁVEIS AO CLUBE, OS VOSSOS INEVITÁVEIS DETRATORES!

ALA-ARRIBA VARZIM! ALA-ARRIBA VARZIM!

domingo, 23 de setembro de 2012

VITÓRIA CONVINCENTE DO VARZIM FRENTE AO MIRANDELA

2ª. DIVISÃO NACIONAL  - ZONA NORTE

2ª. J O R N A D A



VARZIM  -  2

BIS DE RUI COENTRÃO
MIRANDELA - 0


EXIBIÇÃO DO CAMPEÃO VARZIM "À CAMPEÃO" DERROTA UM COMPLICADINHO MIRANDELA...

Rui Coentrão molha a sopa por duas vezes e põe "espiões" de orelhas no ar...

O Varzim continua sem perder em jogos oficiais. Depois de ir empatar, realizou dois jogos consecutivos para a Taça de Portugal, vencendo-os e passando, assim, à eliminatória seguinte. Hoje, de novo a contar para o campeonato (do qual é campeão em título, por paradoxal que possa parecer...), 2ª. jornada, a equipa poveira deu mais uma brilhante amostragem do seu real potencial. Pode não ser, nem se assumiu, como candidato a revalidar o título (por motivos já dados a conhecer), mas que evidencia uma postura de campeão, lá isso é indesmentível.

O plantel sofreu uma renovação considerável. Uma equipa que estava construída para, com duas épocas de trabalho, abordar a Liga de Honra com todo um trabalho de grupo já consolidado, viu-se "desconstruído" e, quase a ter que refazer o grupo, a começar na equipa técnica.

E por falar em técnicos, deve dizer-se, em abono da verdade o seguinte:

- Octávio Moreira, vem com algumas "dicas" da época passada (ele era o técnico-adjunto de Dito) a que misturou a suas próprias ideias, incutindo nos seus atletas muita garra mas com qualidade. Ou seja, não basta correr esbaforido para a bola, só para a ela chegar primeiro... Não. Exige que de posse da bola, a tratem da melhor forma. Resultado, nas diversas ações, a equipa transmite a quem vê, a sensação de se estar diante de um coletivo denotando muito trabalho de casa, merecedor do maior respeito por parte de quem os gere, pese a fase de todas as "agruras" de índole sócio-económico em que o clube mergulhou.

No jogo de hoje, o Varzim teve pela frente um adversário que se bateu muitíssimo bem, discutindo o jogo palmo-a-palmo. Resistiu à missão de não sofrer golos até ao minuto 44, altura em que o irrequieto Rui Coentrão abriu o ativo, coroando o ascendente na partida que o Varzim vinha impondo. Antes, já Pedro Fernandes efetuara uma defesa do outro mundo correspondendo a um cabeceamento de Zé Diogo, após cruzamento da esquerda feito por Rui Coentrão.

Na segunda parte, o Mirandela viu-se reduzido a 10 unidades, por expulsão de do central Adriano, a partir dos 60´.

Os pupilos de Octávio aceleraram ainda mais e, aos 68´ Rui Coentrão bisaria e fecharia a contagem. Foi o golpe de misericórdia nos mirandelenses que, sem nunca se renderem, viram no entanto as coisas complicarem-se e de que maneira, diante de um campeão em título que jogou "à  Varzim campeão".

Ultima nota - Tó Barbosa entrou na segunda parte e esteve à altura das exigências do jogo naquela altura, revelendo que também sabe vir buscar jogo...
Nélsinho é de facto o coração desta equipa varzinista (já o era...) e que está a ser muito bem ventilado pelos que o rodeiam. O jogo fluí dos seus pés de forma refinada.
Tiago Lopes e Nelson Agra estão num início de época, absolutamente impecável!
Nelson Campos, jogou a titular pela primeira vez e, trabalhou "nos últimos 25 mts." que nem um mouro! E depois, nas alas mais avançadas, Rui Coentrão e Zé Diogo... põem a muralha defensiva que lhes aparece pela frente, de pernas para o ar, por mais bizarro e excessivo que possa parecer! Bizarrias... das boas!

No próximo domingo o Varzim desloca-se a um campo onde na época passada perdeu. Esperemos que desta feita, sejamos nós a "matar o porco"... em Ponte Lima, terra da famosa serrabulhada.

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes





sábado, 22 de setembro de 2012

Bizarrias...



No Varzim, o bizarro acontece, infelizmente, vezes demais, mas ainda por lá anda muita bizarria...
Foram 9 anos a levar com o pior presidente da história do clube!
Este dirigente, teve ao seu dispor, largos milhões de euros. Verbas, que nenhum outro presidente da história do Varzim, alguma vez, sequer sonhou dispor.
Depois de ver os jogadores e equipa técnica a fazerem uma campanha brilhante, a levarem o clube a ser campeão nacional e este, a não subir de divisão por incompetência do presidente e da mediocridade que sempre o apoiou.
Hoje, em pleno acto eleitoral, tivemos o (ainda) presidente da assembleia geral, José Reina, num dia importante para o clube, como são todos os actos eleitorais, de fato de treino do... Barcelona vestido...
Haja paciência que já falta pouco...

Quanto ao novo presidente, neste momento, apenas posso lhe desejar toda a sorte do mundo, bem vai precisar...
Não tem uma tarefa fácil em mãos.
O clube, foi deixado pelos cessantes, completamente descredibilizado perante a opinião pública, credores,  investidores, vários organismos e com os varzinistas a curar "a depressão" do que lhe sucedeu no passado recente.
Não é fácil mas também não é impossível.
Haja empenho, visão, respeito, exigência e competência...
Eu aconselharia, como 1ª medida a ser tomada pela nova direcção, a realização de uma auditoria.
Na minha óptica, é fundamental saber como está o clube verdadeiramente...
É também importante, avaliar o clube de alto a baixo, limpando o que for de limpar, ficando apenas com aqueles que demonstram aptidões e competência para servir o clube.

Para já, apenas faço um reparo ao novo presidente: ir a eleições (mesmo sendo lista única) sem apresentar o programa eleitoral, não é um bom começo!  

ONDA VIVA TV


Finalmente, chegou o novo equipamento, há muito esperado!
Amanhã, a ROV já vai poder transmitir o jogo do Varzim vs Mirandela, com ainda mais qualidade de imagem.
Não perca em http://www.radioondaviva.pt/ na opção Futebol em direto

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

MAIS DO QUE MUDAR DE ROUPA APENAS... É MUITO MAIS IMPORTANTE MUDAR DE RUMO




ELEIÇÕES ANTECIPADAS SÃOAMANHÃ

ESTÁDIO DO VARZIM  - 10,00 ÀS 13,00 HORAS

LISTA ÚNICA ENCABEÇADA POR PEDRO FARIA A SUFRÁGIO


QUE A RENOVAÇÃO SEJA EFETIVA E BEM SUCEDIDA.  OS RESULTADOS DESPORTIVOS E DE GESTÃO CREDÍVEL TÊM A DIFÍCIL TAREFA DE VOLTAR A MORALIZAR A MASSA ADEPTA DO VARZIM.

O MUNDO ALVI-NEGRO ESGOTOU A PACIÊNCIA PARA ESPERAR POR UM FUTURO QUE NÃO SE "SINTA"...  A PARTIR JÁ DE AMANHÃ!...

ALA-ARRIBA VARZIM!

domingo, 16 de setembro de 2012

VARZIM Q. B. MAS PERDULÁRIO CUMPRE OBJETIVO

2ª. Eliminatória da Taça de Portugal

VARZIM - 3

BUSTELO - 0

NELSON CAMPOS (ex-Amarante) DEU NAS VISTAS


O Varzim recebeu e bateu sem grandes problemas um adversário que havia sido prendado pelo sorteio em ter de vir jogar a um dos palcos mais carismáticos do futebol português, como ainda é o Estádio do Varzim. Os amadores do Bustelo de Oliveira de Azeméis, cometeram a "proeza" de só a 13 minutos do fim, terem sofrido o 2º. golo, altura em que, se, aproveitadores, os alvi-negros (hoje de azul-bebé...), até já tinham esbanjado, pelo menos, 3 oportunidades de golos daqueles... "de caras"! Em que normalmente nem "os barriguinhas" costumam falhar!...

E esta formação da 2ª. Divisão - Zona Centro, até foi um adversário fácil demais! Sejamos verdadeiros. Embora muito dignos. Claro.

Nelsinho de g. penalidade abriu o marcador aos 16´. Na segunda parte o recém entrado Nelson Campo viria a bisar na partida (o que para quem estava a suplente... foi ouro sobre azul).

A turma orientada por Octávio Moreira, não estando tão bem como nos dois jogos anteriores, mostrou contudo estar no bom caminho e com argumentos que não irão deixar ficar mal a sua condição de campeão em título - facto que ainda irá fazer com que os seus adversários se agigantem mais... do que, por exemplo, o esperado na época passada! Por motivos óbvios...

Nota final - Que os novos dirigentes saibam merecer este grupo de trabalho que já deu mostras de um elevado nível de empenho  e honestidade na defesa do emblema poveiro.

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DENTRO DE PORTAS - ESTADO DA FORMAÇÃO


                                                                                                                                                                                  
ALFREDO COSTA

RUI COENTRÃOANTÓNIO CACHEIRA
FRANCISCO TOBIAS




                                         ANDRÉ ANDRÉ FOI A ÚLTIMA PÉROLA QUASE "OFERECIDA"...



ASSIM... VALERÁ A PENA CONTINUAR?


O ato eleitoral vai colocar em funções executivas nomes que já foram dados a conhecer ao grande público.

Uma profunda revisão ao estado do funcionamento do setor onde se formam futuros jogadores de futebol, torna-se URGENTE.
Desde logo pela reconsideração sobre as verbas que, por via da existência de formação no clube, lhe é atribuído anualmente um apoio financeiro. Se, direcionados aqueles subsídios estatais, não acontecerá chegar-se ao ponto de haver cerca de uma época por pagar a quem, nele, desenvolve (ou procura desenvolver) um trabalho em prol do futuro do clube.

A quem incumbir a tarefa de chefiar aquele setor, deverá sentir lealdade e apoio incondicional, por parte do líder executivo.

As camadas jovens do Varzim, não podem ser vistas, como o parente pobre do clube, porque, não será por causa delas que aparecerão na foto dos orgãos da comunicação social com importância a nível nacional.

Na última dezena de anos, o Varzim, obteve com direitos de formação, uma média de 150 MIL euros/ano. Mas ficar só pelos direitos de formação (cujos cálculos já deveriam ter sido revistos), julgamos ser pouco. Poderíamos enumerar aqueles atletas que, se bem "acompanhados", com a ajuda de agentes honestos e competentes, poderiam ter contribuído para Mais-Valias que, por exemplo poderiam ter ajudado a evitar o "desgosto" sentido na hora da inscrição do clube para disputar a Honra...

Caso contrário, teremos que dar razão a quem (com supremas responsabilidades no clube) já ouvimos colocar a questão: "será que vale a pena sustentar a carga dos gastos com a formação?!"

Nós, sinceramente, achamos que sim. Desde que levada a sério e com seriedade!...

Última nota: Em nossa modesta opinião, pensamos que Alfredo Costa (já com apreciável experiência e trabalho meritório a merecer ser aproveitado), deveria ser repescado para chefiar o setor. Em termos técnicos, António Cacheira, como coordenador-técnico, consideramos ser uma pedra basilar do "edifício" formação. Um outro nome vai ganhando "brilho" como técnico da formação, é ele o Prof. Francisco Tobias.
E outra gente boa e competente lá se mantém...

Por uma boa formação (como atletas e cidadãos) no Varzim, e também votos para que os novos dirigentes saibam "tirar partido" a favor do clube, de alguns atletas formados no clube e que fazem parte do plantel sénior e, ainda com uma grande margem para poder proporcionar as tão ambicionadas mais-valias financeiras quando transacionados,

ALA-ARRIBA VARZIM!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

VARZIM SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL

JOGO EM ATRASO DA 1ª. ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL

VARZIM RECEBE E GOLEIA MARINHAS DA 3ª. DIVISÃO NACIONAL



Nelsinho bisou

Em segundo jogo oficial da época e, o primeiro em casa, o Varzim exibiu a grande altura os seus galões de campeão nacional em título, derrotando sem apelo nem agravo, um opositor que entrou no jogo de "cara levantada e nariz empinado" perante os da casa.

Mas, aos 6 minutos de jogo (e já depois de duas perdidas) os azuis  esposendenses viram a bola entrar, após grande penalidade convertida pelo capitão Nelsinho.

Os pupilos de Jó, reagiram o melhor possível, não desarmando, atirando-se para cima do adversário, na procura de anular a desvantagem. Mas, pela frente, tinham um Varzim com os seus representantes jogando de raiva e esmerando-se na execução. Assim, aos 20´ Zé Diogo, após uma triangulação de luxo, entra a rasgar para o interior da área do Marinhas, isola-se e manda o g. redes Zé Luís às malvas.
 Os forasteiros, apesar do golpe, davam mostras de não quererem atirar a toalha ao chão e, se calhar, lembrando-se que ainda havia muito tempo pela frente, portanto, tempo ainda para chegar ao tal golo moralizador para quem vai perdendo por 2-0...
E de facto, aos 30 minutos, num lance perfeitamente fortuito, a bola bate na relva e salta para o braço de um jogador do Varzim. Penalty convertido por Sobrinho (não sabemos de quem...), muito bem executado, com o magnífico Miguel a nada poder fazer.

Estava relançada a partida.

A segunda parte começaria com o resultado favorável ao Varzim, por um tangencial 2-1.

Arrepiante a "frescura" (depois de tantos percalços na preparação da época...) de quase todos os alvi-negros e, por outro lado, a quebra física e mental dos pupilos de Jó, quando o lateral direito do Varzim (made in Varzim), vai por ali fora, tabelando e "tirando da frente" os adversários, parte os rins ao lado esquerdo da defesa do Marinhas, endossa a bola e, "faz-se" com umas "ganas" tremendas a uma bola levantada da esquerda, cabeceando com grande oportunidade e capricho na execução, à ponta-de-lança, atirando a contar. Era o 3-1, que funcionou assim a modos que a "estocada de misericórdia" (termo taurino) nas aspirações legítimas dos azuis do Marinhas.

Daqui para a frente, ainda houve tempo para se ver Nelsinho (o pêndulo do jogo poveiro) bisar, em grande estilo quando o relógio marcava 59´e, passados 6 minutos, Nani a marcar um golo de belo efeito. Era o 5-1.

Ate ao final, ainda vimos Rui Coentrão (parece que funciona a pilhas que duram e duram!...), fazer muitas maldades por aquele seu corredor esquerdo (então já como falso lateral). Coitado do Salgado e compª.! Ai as cruzes!!!
No outro flanco, era Zé Diogo a partir a cabeça a Jerónimo e seus pares! O Sobrinho levou que contar... ao "tio"!
Há um lance que ficou na retina protoganizado pelo Zé Diogo. Entrou na g. área com a bola "colada" ao pé direito, saiu-lhe ao caminho o espadaúdo central Jerónimo que tenta fazer o corte de primeira, Zé Diogo simula que o vai passar pela esquerda, mas decide meter a bola no lado contrário e, no seu pé esquerdo, num ginga-ginga de corpo que, deixou por terra o pobre do central do Marinhas! UMA MALDADE ZÉ do tamanho do mundo!...

A partida caminhou para o final, tendo surgido  (após substituições) no xadrês orientado por Octávio Moreira 3 jogadores que deram muito boas indicações quanto ao seu potencial. São eles Vasco, Pedro Sá e Nelson Campos, com este último revelando já maturidade e muita ambição em querer ganhar o seu lugar nas contas do líder técnico do Varzim. Ele ocupou tudo que era espaço nas imediações do reduto defensivo do adversário!

Uma excelente "amostra" feita ao público da casa. Pena foi que as bancadas estivessem tão despidas, principalmente o superior Norte - Nascente, muito embora se compreenda... infelizmente. 

Arbitragem sem influências (parasitas) no resultado...

No próximo sábado, o Varzim recebe o Bustelo, do mesmo escalão, mas da zona centro.

Óscar Gomes

sábado, 8 de setembro de 2012

CANDIDATURAS AO PRÓXIMO ATO ELEITORAL


 

 LISTA ÚNICA REPETE-SE

PEDRO FARIA ENCABEÇA A LISTA.

RUI CORREIA PROPOSTO PARA A PRESID. DO CONS. FISCAL

MANUEL AGONIA PROPÕE-SE LIDERAR A ASSEMBLEI-GERAL

ELEIÇÕES SÃO JÁ NO PRÓXIMO DIA 22.

domingo, 2 de setembro de 2012

ESTREIA DO CAMPEÃO EM TÍTULO FORA DE CASA... NADA MAU!

 PADROENSE  -  0    
                                                                                       VARZIM  -  0


1ª. JORNADA  - ÉPOCA 2012/2013

O campeão em título foi a Padrão da Légua para o arranque do nacional, arrebatar um ponto diante de um adversário que é dos mais cotados a este nível (há duas épocas esteve com um pé na Liga de Honra, resvalando nos - INJUSTÍSSIMOS - Playoff).

A equipa orientada por Octávio Moreira, apesar de todas as dificuldades na construção de um plantel em que metade é constituído por atletas cuja idade se situa na casa dos 21 anos, e, em que, pela primeira vez (ou quase) alguns foram chamados a tão grande responsabilidade, pode considerar-se muito positiva imagem deixada, nesta tarde de excessivo calor para se jogar futebol "a doer". Uma tarde de praia perdida, mas ganha num jogo com bom despique, mesmo que sendo jogado sob brasas...

Notou-se a maior "tarimba" nestas andanças do conjunto treinado pelo "jubilado" do futebol português de seu nome Augusto Mata. Um homem que já chegou a confessar que um dos seus maiores desejos, era treinar o Varzim (isto dito há mais de 15 anos...).

Por sua vez, do lado contrário, estava um estreante treinador nestas andanças como técnico principal (uma estreia com bom trabalho demonstrado. O de casa e, o feito na orientação durante o jogo).

O Varzim soube "aguentar" a "fúria" normal de quem estava a estrear-se em casa, perante, se calhar, "a enchente da época"!

O Padroense, cedo, deu a entender que não estava ali para prestar vassalagem  diante de um dos históricos do futebol português, ainda por cima, campeão da época passada... por paradoxal que possa parecer. Aspeto que que deve ter acicatado os ânimos padroenses (atletas e público).

O nulo do primeiro tempo, era de aceitar, se bem que, o Varzim tenha estado sempre por cima. Até à entrada do último terço, os pupilos de Octávio, estiveram impecáveis no contrariar as intenções dos comandados de Augusto Mata (que não é propriamente um principiante na função...).
À "rateirice" e impetuosidade do futebol do Padroense, respondeu a equipa do Varzim, com um fio de jogo pautado pela inteligência, mais técnica do que força aplicada ao desbarato... Os donos da casa, assentavam o seu jogo atacante em Areias e João Amaral, duas "farpas" apontadas à baliza do consagrado Miguel. Só que do lado poveiro, tiveram pela frente uma cortina defensiva muito sabedora da poda. À frente desta, um autêntico bombeiro sapador, jogando à "Zé da Música"!... Foi ele Nelson Agra. Uma autêntica "carraça -brava", não deixando respirar quem lhe caía nas redondezas discutindo lances!... Um trinco que serviu as ideias do seu técnico - estamos certos disso.

Na segunda parte, foi, até faltar cerca de 1/4 de hora do fim, jogada pelas duas equipas, quase que a papel químico do que acontecera na primeira etapa.
O Padroense, em termos físicos, pareceu querer tomar conta do jogo (e em alguns momentos, até o conseguiu). No entanto, a melhor oportunidade foi construída pelo pupilos de Octávio, num rapídíssimo contra-ataque, com a bola a ser endossada em bandeja para os pés do promissor (mas muito "verdinho") Tó Barbosa, ficando este com uma "passadeira vermelha" à sua frente para percorrer, para aflição dos cerca de 300 padroenses presentes no "alindado" campo dos matosinhenses que, respiraram de alívio quando viram que o atacante varzinista, na hora de "dar o nó" ao defesa Armando que entretanto recuperara terreno, não o conseguiu!

Com o "retocar" do técnico do Varzim no xadrês poveiro, e quando tal se mostrava necessário, mesmo para quem não é treinador, o coletivo recompôs-se e, caminhou para o final do jogo, novamente com as intenções dos da casa, perfeitamente controladas e "por cima do adversário".

A imagem deixada pela turma varzinista, não sendo das melhores (por tudo o que só não sabe, quem não quis saber), foi contudo, muito positiva, não deixando ficar mal quem se deslocou da Póvoa (cerca de meia centena) ao recinto do Padroense (o nonagenário, repetimos, é das equipas mais cotadas da zona).

Últimas notas: os guarda-redes, se não fosse o calor, congelariam... Miguel (Varzim) e Marco, quase que se limitaram (em percentagem igual) a repor a bola em jogo. Causa mais provável: o ótimo trabalho defensivo das duas formações.Foi "de 5 estrelas".

Telmo... ainda bem que ficou. Nelsinho, foi o pendular do costume. No último 1/4 de hora, foi dos que mais se ressentiu. Mas sem dúvida, que aqueles pés "escrevem" futebol!... Demais para este nível de competição. A nova dupla de centrais promete. Mas ainda é muito cedo...

Agora, venha a velhinha senhora Taça.

Ala-Arriba Varzim!
(Óscar Gomes)