GUARDADO ESTAVA (E ESTÀ) O BOCADO...
Quando, desportivamente, o clube parecia reerguer-se das cinzas... eis que, fora das 4 linhas, tudo vai por água abaixo!
Custa, ainda, passados que estão dois meses e tal, acreditar que o Varzim não voltou (passada uma época) à Liga de Honra!
Custa... Mas, a verdade é que o campeão nacional da 2ª Divisão da época transata, vai disputar... a mesma 2ª. Divisão!
Toda uma época de grande empenho, de muito suor, sangue e lágrimas, para chegar em primeiro lugar e, conseguir tal feito, mas, chegada a hora dos Órgãos Sociais do clube reunirem e apresentarem na Liga dos Clubes Profissionais de Futebol toda a documentação necessária para inscrever os jogadores, acabaram por verem debalde os seus esforços "de última hora" e o desejo... "MORRER NA PRAIA"!!!
Ou seja, pelo facto da gestão do clube (??!) não ter conseguido manter ativo o PEC (plano prestacional estabelecido com as Finanças), entrando em incumprimento nas 8 últimas prestações, viu negarem-lhe as respetivas e indispensáveis certidões a obter junto das Finanças. Cerca de 200 mil euros! Com tal situação tributária, a AT (Autoridade Tributária), perdeu a "paciência" e, ao contrário do que alguns, se calhar, esperavam (?!), deu uma nega na altura de serem passadas as certidões de não dívida. Para que o plano prestacional fosse reativado, seriam necessários cerca de 600 MIL euros!!! Mesmo sendo "extravagantemente" otimista... Isto serviria apenas para a inscrição, porque para o resto...
O "antes, durante e depois", já toda a gente sabe (agora...)! A dívida total ao fisco (segundo divulgado por C. O.) é de 1 MILHÃO E 100 MIL EUROS. À Segurança Social, cifra-se em cerca de 300 MIL EUROS.
Deixaram acumular muita "fruta podre"!!!
Imcompreensível, como, foi desviado o compromisso de, com os cerca de 3 MILHÕES de euros recebidos de sinal pelo "negócio estádio", não tivesse (quem de direito), regularizado da forma mais racional o Passivo do clube, principalmente o setor Estado!!?
Entretanto de lá para cá (é bom ter presente), os adiantamentos sucederam-se, bem como também, a parte dos subsídios estatais, com maior ou menor prontidão.
Goradas as tentativas para que fosse encontrada uma Comissão Administrativa (eu também penso que, nesta fase, seria o ideal), foram então, marcadas eleições antecipadas para o próximo dia 22 de Setembro.
De realçar, durante este "pungente" trecho da vida do velhinho Varzim, a atitude de alguns sócios inconformados. Pena foi que, mais uma vez, chegado o momento do "aperto", (porventura o mais difícil da história do clube), dele não tenha resultado um "nado-vivo"... antes pelo contrário.
Saúde-se a firmeza e o empenho revelados pelo sócio Carlos Oliveira que, (segundo veio a lume...) tentou de todas as formas e feitios "arrastar" e dinamizar meia dúzia de corajosos. Pela entrevista concedida à Rádio Onda Viva, foi perceptível o esforço por ele desenvolvido na obtenção de informação que permitisse uma mínima "visibilidade do estado do paciente"!
Sem receitas palpáveis. Sem "injetores" de dinheiro no clube (emprestado ou "emprestadado") e, sem vislumbrarem apoio das chamadas forças-vivas (ainda estarão mesmo VIVAS?!), que dessem mais uma oportunidade (agora, a outros "gestores" do clube)... De facto, assim, era "impraticável", avançar para a pretendida CA. Até porque, nem garantida estava a inscrição dos jogadores... Nem tão pouco regularizada a situação salarial do plantel!...
E, também o foi, porque, confrontados com "a travessia no deserto" financeiro do chamado curtíssimo prazo e, com a falta de quem (em número minimamente suficiente) "se chegasse à frente", desta vez, a PRUDÊNCIA e a HONESTIDADE MENTAL, falaram mais alto!
De salientar, também, o labor em prol do clube feito por iniciativa de duas sócias (IVA NEIVA e LAURA EUSÉBIO), na procura de angariar donativos para o clube. Mérito ao esforço e à intenção, mas é claro que, por muito que consigam, serão gotas num oceano... de compromissos por solver!
O realismo e racionalidade, não se compadece, muitas vezes, com o lado sentimental. Caso contrário, pode levar à negligência... do ineglígivel.
O benefício da dúvida aí fica em aberto para o ato eleitoral de 22 de Setembro próximo.
De uma coisa temos a certeza: terão que ser corajosos, elevado espírito de sacríficio e, acima de tudo, de ELEVADA COMPETÊNCIA!
Já lá diz o ditado popular: "conforme fizeres a cama assim nela te deitarás". E que cama, senhores?!!
Óscar Gomes
14 comentários:
Se existem forças vivas? Claro que existem e espero que quem gosta mesmo do Varzim disso se lembre, na altura própria. Que não se deixem enganar pelo "conto do vigário" e que leiam antes o artigo do espanhol no JN: um cano de pistola pelo cú... deles acima!
Que venha gente nova que entregue todo o seu entusiasmo ao Clube. Não importa nomes porque já vimos o que (não) fizeram ao Varzim os nomes famosos da nossa parvónia.
Saudações desportivas.
O descalabro do clube não tem a ver com crise nenhuma, qual gaita!
Ele começou a partir do momento em que a sucessão de Lidio Marques não foi devidamente acautelada.
Tudo certo que ela passa por eleições estatutárias, mas, não impede que se saiba em que mãos o clube pode ir parar. Veja-se o que aconteceu com Vale e Azevedo no SLB.
Há formas de alertar quem vai votar. No Varzim não aconteceu. Pelo contrário, foi feita uma propaganda impinjidora de um veneno que se mostraria letal para o clube.
Imcompreensível, como, foi desviado o compromisso de, com os cerca de 3 MILHÕES de euros recebidos de sinal pelo "negócio estádio", não tivesse (quem de direito), regularizado da forma mais racional o Passivo do clube, principalmente o setor Estado!!?
Não convém esquecer que à data o clube estava atolado de impedimentos na liga por salários em atraso.. seria preferivel pagar tudo ao Estado e não inscrever o clube nas competições? Decidam-se..
Opior é que quem a fez, pessimamente, deixou-a para quem vier a seguir. Essa é que é essa! O resto, são diagonais...
Para quem vier a seguir.
Olha lá se não serão os mesmos!?
Em relação ao comentário das 20:04.
Amigo, com 2 milhões e novecentos mil euros, achas que não dava para tb. inscrever a equipa, em todos estes quase nove anos??!!!
Até o zé da tasca...
Não me diz nada de mais o aparecimento agora de sócios a dizerem que além de meter dinheiros, fazer peditórios e até, dar a vida pelo clube.
O que todos nós, que somos sócios, ou apenas gostamos do Varzim e vamos aos jogos pagando o bilhete, queriamos e, então sim, nos curvariamos de admiração, era que essas pessoas de tanto fervor clubista, tivessem levantado a voz há mais tempo e não os deixassem fazer os estragos que fizeram. Isso, sim, é que era de louvar.
Já disse que não gosto de vir a este blog porque o axo muito manipulador de massas desatentas. Mas aceito, o que escreveram nalguns posts, como naquele que está aí mesmo ao lado e em que é perguntado ao ex-presid. L C (o mehor presidente de todos os tempos) se confirmava que o Varzim é um clube tendicionalmente da Liga Orangina.
Hoje dirá que é tendencionalmente de 2ª.-B.
O que te andam a fazer Varzim!
Por onde anda tanta gente que dava entrevistas à com. social, alguma nacional e local? Gente que se deu a conhecer, gritando aos 4 ventos serem varzinistas desde 1915? Era só doutores - tirando o martins e os tratdores do campo - a dar labéus do alto da burra! Ainda estão a pensar nos nós-cegos que andaram a dar à vida do clube? Não percam tempo. A terra espera-vos...
Ver clubes de meia-tigela no futebol profissional e o varzim numa divisão que fica à beira dos regionais, por causa de alguns paraquedistas da bola!!!
Já paguei as cotas anuais, mas não dei um centavo para o peditório porque quem nos garante alguma coisa? Além disso, é muito deprimente para um sócio ouvir dêem uma esmolinha pró nosso clube... tanto como ter que competir na mixórdia da 2ºdivisão da m...
Amigo também já paguei e tão
cedo não tenho alento para voltar a entrar no velhinho. É verdade!Não tenho estomago para tal. Preciso de me afastar. De cada vez que me lembro daquele Lopes de Castro...E dizia-se ele o salvador. Tanto criticou o Sr dos aneis que acabou por ser um flop.
LOPES DE CASTRO É O PRINCIOAL RESPONSÁVEL POR UM ESTÁDIO ÀS MOSCAS.
AO RICO NÃO DEVAS AO POBRE NÃO PROMETAS. NEM 1ª DIVISÃO, NEM ESTÁDIO, NEM REGRESSO À HONRA, DÍVIDAS DEIXOU ELE COM FARTURA.
Eu até me passo e dou comigo em tolo, só de pensar que ele e mais alguns comparsas, foram distinguidos com o trofeu lobos do mar!
Éu no lugar deles, devolvia-os, depois de tudo isto que nos aconteceu.
Completo: Depois do que eles deixaram que acontecesse ao varzin.
"É preciso pensar... É preciso refletir!" Não ligaram. Deu no que deu!
Enviar um comentário