2ª. JORNADA - JOGOS DO PLAYOFF
RUI CONTRÃO
Depois de duas semanas de "abstinência", com o plantel em recusa de comparecer nas instalações do clube, durante a semana em curso, a formação poveira voltou aos jogos, agora, na sua estreia dos jogos de apuramento do campeão nacional e do 2º classificado, que seguirão para a 2ª. Liga.
O conjunto do Fátima, não conseguiu tecer o jogo que com certeza preparou, muito por mérito do comportamento dos alvi-negros da Póvoa de Varzim, comandados por esse excelente líder técnico que dá pelo nome de Dito.
Rui Coentrão foi o "furão de serviço", num arranque de jogo em que esteve verdadeiramente endiabrado e inspirado, dando cabo dos nervos ao lado direito da defensiva da casa.
Aos 10´, o baixinho médio ala-esquerdo do Varzim, foi letal ao aproveitar uma "balda" concedida no lado direito da defensiva da equipa local (Marco Cadete tinha ido ajudar os colegas que estavam em missão ofensiva e, como ninguém foi fechar a porta...), inaugurando o marcador no municipal local.
O Fátima, ainda mais aturdido e à deriva ficou, com grandes dificuldades em construir uma jogada com princípio, meio e fim!
Nos últimos 10 minutos da primeira parte, e numa altura em que os jogadores do Varzim, faziam alguma gestão de recuperação de fôlego, o Fátima até poderia ter reduzido, quase sem saber como!... Valeu que, também no capítulo de aproveitamento de migalhas, estavam em dia não. Uma ou duas chances concedidas pontualmente pela melhor defesa dos nacionais!...
A etapa complementar, foi "atacada" com a mesma postura do lado dos varzinistas, mas com uma renovada atitude do Fátima que, não sendo nada por aí além, deu para perceber a grande ansiedade em marcar o mais rapidamente possível. Mostrou mais vontade, maior atrevimento, mas pouca elaboração na hora de fazer... Mesmo assim, haveriam de dispor de outras tantas oportunidades como desperdiçaram no primeiro tempo. A mais perigosa, na sequência de livre marcado pelo possante ponta-de-lança Porcelis, num pontapé fortíssimo que passou a rasar, junto à relva, o poste direito da baliza de Miguel.
Mas de facto, este Fátima, demonstrou o porquê de ter perdido no jogo anterior (também em casa) frente ao Tondela, com a agravante de ter sofrido 3 golos no seu reduto, contra os 2 que apontou... (agora, encaixou mais 3, contra nenhum marcado).
Quando faltavam 3´para o final, André André, após triangulação excelente, recebe a bola endossada de cabeça por Jaime Poulson e, atira-se "à peixe" para o esférico, aplicando-lhe uma "tolada" inapelável! Foi o golpe de misericórdia dos varzinistas.
Entretanto, o técnico Dito, numa visão excelente no que toca a zelar pela conservação do resultado que lhe era francamente favorável e, também ja pensando no jogo para Tondela, havia retirado Nelsinho, Rui Coentrão e Duarte, "peças" fundamentais para a sua "configuração" deste renovado grupo de trabalho que defende as cores do Varzim. Com uma temenda entrega!!!
A partida seria encerrada, com a confirmação de uma vitória conquistada com a mesma classe que vem demonstrando ao longo da época! Os escolhos vão sendo contornados, por um grupo de profissionais que "mereciam mais respeito... não por parte dos adeptos", pois esses compareceram em peso no municipal de Fátima, numa onda de dinâmica de fervor varzinista, como já há muito tempo não se via!
No próximo domingo, a saga continua... Tondela é o senhor que se segue. Se em Fátima estiveram mais de 500 vozes gritando pelo Varzim... Desde já, nos atrevemos a imaginar o "ruído" que não irá ecoar nas entranhas do distrito de Viseu! Viriato até vai gostar...
Os varzinistas preparam-se para voltar a fazer história, desta feita, pela positiva.
Jamais lhes seria perdoado! Atenção decisores... A onda de entusiasmo das gentes afectas ao clube do terra do Cego do Maio, está ao rubro! Impressionante o que se viu esta tarde em Fátima... (no municipal) em matéria de afecto a uma equipa de futebol!!!
Óscar Gomes
11 comentários:
É bom ver o histórico Varzim ganhar. Não acho qu e seja assim tão extraordinário como alguns querem fazer crer. É que o Varzim não é o Cascaqueira de Algafarros de Cima!!!!!!
Enfim... Alguns porque infelizmente para eles, nunca tinham sentido alegrias assim, tão mal tem andado o clube nestes últimso 10 anos.
Mas o nosso clube já foi a inveja de muitos... Hoje olham-no de soslaio (de cima da burra).
Para voltar à ribalta precisamos antes de tudo, de um presidente, credível, honesto para com os jogadores, técnicos e funcionários.
Um líder que seja um comandante, que dê a cara, que defenda inequivocamente a instituição Varzim sem necessidade de tirar proveito pessoal do cargo. Que seja capaz de congregar esforços em torno de um projecto.
Ele teria uma tarefa árdoa pela frente, mas a médio prazo os bons resultados iriam aparecer certamente.
Aqui vão algumas qualidades que a meu ver este novo líder deveria ter, além de ideias para levar a cabo:
- Antes de tudo, fazer uma auditoria ao clube, saber a quem e o quanto o clube deve.
- Tomar conhecimento profundo do processo Estádio, e dar a conhecer aos associados sem rodeios aquilo em que estamos metidos.
- Correr em busca de receitas. Eu começaria desde logo por colocar um bom comercial na rua, pago à percentagem. Quanto mais contratos arrecadar, mais ganha! Tanta gente a querer ganhar dinheiro, e o Varzim não tem quem faça isso! Esse comercial teria de ser competente, muito ambicioso e conhecedor da nossa realidade.
- Reunir com parceiros e entidades locais, de forma a conseguir novos associados. Por exemplo pedir colaboração aos presidentes de junta.
-Fugir ao máximo da banca e do pagamento de juros. Agora ninguém nos fia, mas o risco seria alguém nos começar a fiar - muita atenção.
- Fazer pressão sobre a liga, juntamente com muitos outros clubes pequenos no sentido de haver uma justa repartição das verbas televisivas. Sem clubes pequenos e médios não há campeonatos. E claro, nas outras competições em que o clube ficasse envolvido...
- Pressionar o governo a beneficiar fiscalmente os clubes formadores de jogadores, como o Varzim. Tantos miúdos tira o clube de maus caminhos...e o resultado é a indifrença de quem governa.
- Jamais aceitar empréstimos de jogadores. Já vimos há muito que isso não dá resultado - ainda o ano passado vimos isso. Vale claramente muito mais um junior do Varzim, que uma vedeta emprestada.
Haja por aí algum Antunes que nos possa socorrer e voltar a por o clube nos trilhos. Se demoraria, claro que sim, mas o que dá mais gozo são as coisas mais difíceis.
Está claro que haverá resistências, mas se o clube arribar muitos que agora estão de costas voltadas, voltarão a apoiar...eu acredito.
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!!
Eu ouvi o Dito dizer na rádio poveira da onda viva que "os jogadores mereciam mais respeito. Não dos adeptos... porque esse estava ali demonstrado, mais uma vez"!
Fiquei a pensar como foi possível aqueles jogadores, mesmo sendo desrespeitados em compromissos assumidos, estarem ali, esfarrapando-se todos pelo clube que os contratou!
Grande grupo de trabalho - técnicos, jogadores e outros remunerados!!!
Não pude ir a Fátima por motivos profissionais. Tenho uma promessa a cumprir. Já a teria cumprido a seguir a 9 Julho do ano passado...
Pelo que ouvi no relato daquela rádio, fiquei impressionado, até mesmo, emocionadíssimo! E já sou sócio há mais de 30 anos.
Curvo-me perante gente que apesar de tão desamparados, continuam dignificando o emblema do Varzim!
Na badalhoqueira em que transformaram este jogo, certos agentes do futebol, estas são as excepções... ao quotidiano da sociedade portuguesa (para ser mais abrangente...).
Força malta!Continuem sabendo distinguir o clube dos que o dirigem no momento.
Aquela mar de gente que esteve em Fátima, podem ter a certeza, não vos abandonará e, será firme na hora de exigir de quem de direito!... O poveiro é o melhor hospitaleiro do mundo! Mas quando o mar o tenta atraiçoar e escavacar-lhe a lancha... Fujam!!!
Eu amigo até vou mais longe, este treinador e com jogadores a jogarem sem receber, eu se estivesse no lugar deles, mandava-os jogar a eles e aos amiguinhos da confraria...
O Antunes é a exceção. O resto, tá queto caracol ranhoso...
Ando a segurança na doca e gosto disto. Deste blogue. Só tenho inveija de quem escreve assim! Nem o Saramago!!!!!!!!!!!!!!!!!!
se fosse para lá o pasteleiro ou o "cromo" da casa de meninas estavamos melhor?? querem ver??
eu não gosto do comportamento do lopes de castro mas no entanto as vezes esforço-me por perceber os seus comportamentos...
Numa empresa se a casa estiver a arder alguem vem para praça publica dizer que está tudo a arder????
Este clube é enorme e quando as empresas perceberem como podem chegar as "gentes" da Póvoa através do Varzim talvez isto melhore...
Quem fala num homem sério para presidente... gostava que me dissessem quantos homens sérios conhecem nos clubes de futebol???
eu só conheço ciganada...
Os comentários na tribuna estão num nível elevadíssimo.
Parabéns!
Gostava de conhecer o comentador das 17:35 do dia 20/05.
Boas ideias, com racionalidade q. b.
Assinaria por baixo, sem hesitar.
Já agora, po falar em gente que ajuda, de facto, o clube, faço aqui um pedido à Onda Viva: ponham no ar, quando falarem do apoio que os adeptos estão dar ao clube, a gravação com a entrevista, durante o jogo, que fizeram a esse grande varzinista-vamaranense Sr. Antunes! O som captado da sua voz esforçada diz tudo!
Olá amigos varzinistas. Em primeiro lugar faço votos para que já tenham comprado as quotas anuais...
Em segundo lugar, dizer que considero que a subida, pode ser desde já, considerada como um dado adquirido. Não é preciso matar a piolhada a fazer contas.
O pior é depois... dos festejos! Dos beijinhos e das muitas palmadinhas mecânicas que nestas ocasiões são um fartote!
Um orçamento para estar na Orangina, mesmo que seja para a manutenção "tendenciosa do Varzim" (como alguém iminente na matéria já afirmou), feitas contas, grosso modo, nunca os gastos de funcionamento do clube em competição, ficarão longe do MILHÃO DE EUROS!
É uma previsão "por baixo"...
NOTA: COM PRAGMATISMO (o momento ainda mais o exige), A MASSA SALARIAL PER CAPITA, NUNCA DEVERÁ ESTAR, EM MÉDIA, ACIMA DE DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS!
DEVERÃO SER EFECTUADOS CORTES EM TODAS AS DESPESAS CONSIDERADAS DISPENSADAS... As chamadas profissionalizações de fachada, com directores para tudo, devem pura e simplesmente ser eliminadas, desdobranso-se tarefas para os elementos que são imprescindíveis.
Isto sou eu a pensar.
UM TOC AO V/ DISPOR PARA COLABORAR NA RADIOGRAFIA ÁS CONTAS DO CLUBE, PASSADA A EUFORIA.
A marcar passao, jamais sairemos da cepa torta e, pior, ninguém acreditará em quem dirige o nosso clube.
Reparem: há miúdos que tinha acabado a primária quando este presidente tomou conta do clube, já foram à tropa e... continuam a ver o clube cá em baixo!!!
Adoro os cágados que disfarçam ao passar, como canta o Reininho dos GNR. Faz-me lembrar certos "insectos", que não largam o que já está em putrefação há montes de tempos!
VOU FAZER O ESFORÇO E VOU A TONDELA APOIAR O MEU VARZIM!
LEVA-SE O FARNEL E LÁ VAMOS NÓS PASSEAR POR VISEU E TONDELA E CLARO...O OBJECTIVO PRINCIPAL - VER O NOSSO GRANDE VARZIM!
ESTE GRUPO DE RAPAZES E TREINADOR MERECE ESTE ESFORÇO E DEVOÇÃO.
FORÇA VARZIM, VEMO-NOS EM TONDELA AMANHÃ!
Enviar um comentário