terça-feira, 27 de dezembro de 2011

REFLEXÃO SOBRE O VARZIM QUE TEMOS... E QUE A MAIORIA ESCOLHEU!





O Varzim acaba de festejar o seu 96º. aniversário, dos quais, os últimos oito, em queda vertiginosa, tanto a nível desportivo, como no que à sua consolidação patrimonial diz respeito.
Nestes quase 100 anos de percursos de vida, partilhei quase metade. Conheci o Varzim, na idade em que damos cabo da cabeça aos progenitores, com tantos "porquês" (nada tem a ver com a fala do porco...)! Vi o clube do meu coração, que é o mesmo da minha terra, jogar no actual estádio (assim designado, há já muitos anos e, com toda a propriedade) ainda por arrelvar e com uma vedação artística como não vi em mais nenhum campo. Tive o privilégio de ver actuar nele (na altura tinha aquele que era considerado o melhor relvado do país), a selecção nacional do Brasil, onde pontificava o Rei Pelé, Garrincha, Manga, Jairzinho e outras estrelas canarinhas, a caminho do mundial de 66. Isto, claro, além das nossas mais qualificadas glórias nacionais.  Percorri muitos campos e estádios e, não vislumbrei em nenhum deles, vedação de campo, tão peculiar e tão bonita como a que existiu no nosso estádio!

Só mais um aparte, ainda que alguns o possam considerar de nostalgia serôdia...
Como prenda, por ter conseguido entrar para o Ciclo Preparatório, (aos 9 anos) depois de um exame de admissão, e sem ter "raposas" para trás, o meu Pai passou a permitir que o acompanhasse a ver os jogos do seu lugar de Cativo no estádio varzinista. Estava, então, o Varzim na 3ª. Divisão Nacional, época 1961/1962. Nas duas épocas seguintes, o clube guindar-se-ia ao melhor escalão do futebol português. Foi a primeira grande façanha do nosso mítico clube. Outras épocas se somariam, com grande brilhantismo, intercaladas com outras muito sofridas, incluindo descidas, com algumas a raiar o dramático (por exemplo as descidas em 1981/82 e, a da época passada, muito embora, tivessem acontecido em divisões diferentes).

Anos mais tarde, quase trinta anos, já noutra condição que, não apenas a de sócio efectivo, passei a acompanhar o Varzim por tudo quanto era canto neste país! Até em dia de profundo luto pessoal (uma hora antes soubera do falecimento da minha progenitora) o acompanhei (por inerência de funções de relator desportivo), num jogo em casa frente ao Sporting, na época seguinte aos leões terem sido campeões nacionais pela última vez ( com  Jardel e etc.).

Em 2002/2003, vivi intensamente, jogo a jogo, a última passagem do Varzim pelo campeonato mais apetecido do nosso futebol.

O que atrás foi escrito, não foi plagiado ou transcrito da Internet ou de qualquer fonte, ainda que anónima publicação, nem tão pouco, fruto da imaginação! Não!... Eu VIVI aquelas emoções! Para pena de muitos...

De 2005 a 2008, por motivos de doença prolongada, provei o que era sofrer, ouvindo na rádio (quando me foi permitido), os falhanços sucessivos da reabilitação prometida nas eleições de 2004. Se sofri! Na cama de um hospital ou, já em casa.

Situando-me agora no presente desportivo do Varzim.

Estamos prestes a entrar em 2012. Se olharmos para trás, o que vemos neste lapso de tempo?...

Um Varzim que "foi parar" a um campeonato que é bem mais lacerador das finanças de um clube que a 2ª. Liga. Onde as receitas dos jogos são praticamente inexistentes! Onde as despesas com deslocações (3 saídas às ilhas!!!) custam os olhos da cara! Um campeonato em que o Varzim deveria ter direito a uma comissão nas receitas dos visitados, por motivos óbvios! Quanto mais não fosse que desse "para o motorista..."
O Varzim é, sem dúvida, o grande senhor deste campeonato do futebol amador. O Varzim está neste campeonato das rifas e das bifanas com abafadinho, com um porte próprio de quem estava habituado a estar noutras praias... O clube poveiro, proporciona aos seus atletas e equipa técnica, duas coisas que, não sendo dinheiro vivo, dão brilho e projecção. O nome Varzim tem enchido de gente os campos, mais ou menos arcaicos, mais ou menos arranjadinhos. Campos que noutros anos têm estado na penumbra, acolhendo pouco mais do que moscas.

É evidente que nenhum varzinista se sente bem a comer desta sopa!... Mas é a que há!

O Varzim é sem sombra de dúvida o grande candidato.
Mas será possível que alguém duvide?!! Será!... Afirmarão alguns, se calhar...  OK! Mas então, está completamente "out" do assunto!

Significa isto que subir de divisão, serão favas contadas?... Nem pensar! Já foi por muita gente dito e escrito, o quão desgastante é esta prova em que ser campeão de zona pode não chegar para subir!!?
Repare-se. O Varzim em pouco mais de 15 dias passou de uma folgada vantagem, para apenas um ponto de diferença para o 2º.!!! E, atrás deste, está já uma molhada na vizinhança...

Temos que ser lúcidos na hora das análises.

Este é o Varzim possível?!  Pensamos que sim. Também é verdade que, "não há bela sem senão".
 Na hora da escolha do plantel, existe um pecado original... A inexistência no plantel de um ponta-de-lança na verdadeira acepção da palavra. Jaime Poulson é tudo... menos um "matador"! Pedro Henrique, das duas uma, ou tem faltado uma aposta nele, com mais persistência ou, houve engano...
Julgo que é a grande pecha, neste Varzim que, possui um lote de jogadores, com nível para ajudarem a darem corpo a um clube que lute para se manter numa 2ª. Liga.
Alguns serão rapidamente a exclamar: "Lá está ele... se calhar queria um Adriano ou um Ronaldinho!..."
Não é preciso tanto. Neste campeonato já vimos, baratos e bons! De entre eles, por exemplo Tanela do Limianos. É um bom exemplar!... O bom relacionamento e boas diligências entre dirigentes, por vezes, ajuda a estabelecerem-se acordos frutíferos para as partes. A reabertura do mercado de transferências está aí...

Caso contrário, pese todo o potêncial já aludido, "a coisa" que, até está parecendo fácil,  pode ficar difícil...

Dito tem montado um esquema na movimentação das tarefas defensivas e de posse de bola, dos melhores dos últimos anos. Está a mostrar serviço no que dele depende... Está a ser "o homem certo no lugar certo". No entanto ele saberá bem, como são voláteis estas apreciações...

Ala-Arriba Varzim! UM BOM 2012!

9 comentários:

Anónimo disse...

ainda não?!!!!?

Anónimo disse...

vê lá o que vais dizer ...a TROIKA está-te a controlar...

Anónimo disse...

Tanto tempo... Valha-me deus!

Anónimo disse...

Há jornalecos centenários que vão ao charco... Mas o Varzim, enfrentando todas as tempestades, jamais desaparecerá.

A propósito,fiquei com pena do fechar de portas do Comércio. Mais pena senti ao ler o que alguns colaboradores escreveram, assim ao jeito da criança a quem acabam de tirar o brinquedo brinquedo... Alguns que até começavam, agora, a saber escrever umas coisas...

TROIKA

Anónimo disse...

Não sabia desse fecho do Comércio. Acho que é mau pois é ou era o jornal mais independente da Póvoa.

Quanto à análise da Equipa concordo. O 1ºlugar é nosso mas temos que lutar por ele porque não temos equipa para andar a passear neste campeonato... E são justas as palavras para o Dito. Até ver tem personalidade e tem estado à altura como poucos estiveram nos últimos anos.

Tribuna Varzinista disse...

A suspensão ou "encerramento até ver" do Comércio da Póvoa foi sem dúvida uma bomba que mexeu com quem já há muito tinha o vício de semanalmente esperar por ele! Nem tudo era "lixo de Rating", como agora está na moda dizer-se... Merecia nota positiva. Estava acima da muita mediocridade que por aí vai criando raízes.
Fui seu modestíssimo colaborador, ainda que de forma fugaz, substituindo, à cerca de 15/16 anos, um seu articulista consagrado da área do desporto, impedido temporariamente por motivos de saúde.
A Comunicação Local, quando objectiva, divulgadora com verdade do que se vai passando "intramuros", é de extrema utilidade. Para consumo interno e externo. Basta pensar nos emigrantes da nossa diáspora. Mas vai muito mais além!
Neste país arranja-se dinheiro para substitutos de droga, no entanto... É o mundo que merecemos ou que nos vão impingindo!...

Óscar Gomes

Anónimo disse...

Sobre o que está escrito acerca do estádio do varzim, eu confirmo. Falta lá dizer que o Vasco da Gama do Romário tb. por lá passou na década de 80.
Este est´dio do varzm é real. Outros são virtuais...
Vim muitas vezes da Vila ver jogos naquele estádio porque o Rio Ave estava nas regionais.

Anónimo disse...

O dr. Macedo Vieira é um varzinista insuspeito. É um homem com obra feita na Póvoa. E factos são factos! Outros ficam-se pelas palavras musicadas... No entanto, é estranha a satisfação que se deduz das suas últimas palavras proferidas para os microfones da Onda Viva, quando o clube atravessa um dos períodos mais negros e desprestigiantes da sua história!

Sou fã do seu varzinismo, mas sou inimigo do seu apelo ao conformismo e do aplauso para com aquele que foi acusado pelo prestigiado varzinista Lídio Marques - "o problema do Varzim tem nome e esse nome é Lopes de Castro...". Foi mais ou menos isto. Neste aspecto, aprecio mais o pragmatismo do seu vice engº. Aires.

Com papas e bolos... até um dia!

Um 2012 melhor que todos os anteriores!

Anónimo disse...

concordo com analise feita a equipa... mas s nao m engano o rui andre foi contratado como o melhor marcador a epoca passada, ou e mentira