domingo, 4 de setembro de 2011

ENTRAR A "MATAR", MAS... ACABAR EM SOBRESSALTOS SEM NECESSIDADE!...







1ª. JORNADA





VARZIM  -  O                                         A. D. FAFE  -  O



VARZIM NÃO ESTEVE BEM, NEM MAL... O NULO AJUSTA-SE E PENALIZA ESBANJADORES.


O Varzim até entrou com bastante fulgor na partida. Cedo intranquilizou o adversário ao “esticar” o seu futebol pelas alas, dando-lhe largura e profundidade, principalmente pelo lado direito, através do baixote mas possante Diogo Andrade, dando água pela barba ao seu marcador directo, o lateral esquerdo João Carneiro, que há passagem da primeira meia hora já se queixava das canelas e dos rins. No lado oposto, Duarte Duarte, ia limpando o sebo a Mike, conseguindo-lhe ganhar espaço, variando nas opções, ora ganhando a linha pelo "lado de fora", ora flectindo "para dentro", fazendo de seguida cruzamentos ou passes atrasados colocando a bola na "boca da área."


Notava-se que o Varzim tinha trabalho de casa bem preparado. No entanto à medida que o Fafe se ia recompondo do impacto causado pela forma como os alvi-negros abordaram o jogo, também ressaltou à vista, a falta de um trinco "puro", funcionando como o 1º. tampão da cortina defensiva (ao estilo do ex-Varzim Tito), que fizesse tandem com um médio de ligação nas transições ofensivas e, não descurando o papel de "bombeiro", ao estilo do que fazia André Carvalho na época transacta (talvez Ibraima ou Pato venham a ser alternativa).
 O trabalho do designado "nº. 10", também não marcou presença nesta equipa poveira. Um jogador que faça o trabalho de levar a carta (a bola) a Garcia (aos colegas missão mais ofensiva). É evidente que ninguém espera que o Varzim contrate um João Moutinho... Um outro Tiago Terroso já satisfazia. 
André André, jogou com grande serenidade e eficácia naquela sua tarefa de sacrifício e de “tecedeira” naquele trio. Aliás o agora capitão, tem lugar marcado em qualquer onze inicial e, em zonas mais perto do último terço do terreno.

A dupla de centrais (à excepção de uma bola, imprudentemente perdida por Jorge Humberto (se calhar traído pela areal de algumas dunas “inculcados” no relvado cheio de ratoeiras pela irregularidade do mesmo), que é uma das novidades deste Varzim versão 2011/2012, esteve satisfatória.

Outra lacuna que ressaltou, é a de um ponta-de-lança com mais impetuosidade, quer no jogo aéreo, quer no jogo de costas para os seus marcadores directos. Jaime Poulson, precisa de rever e trabalhar com afinco a sincronização mais adequada para levar vantagem nas suas acções em sítios tão nevrálgicos do terreno.

Miguel, experiente guardião, quando foi preciso, puxou dos galões, enquadrando-se bem com os colegas à sua frente.

Quanto ao Fafe, também teve o seu momento e quase surpreendia e partia a louça… quando menos se esperava! Soube sofrer, esperar e reagir na altura certa, agarrando a sorte em certos momentos, tendo em Ferrinho, Bijou e em Bobó, os seus alicerces principais para a conquista deste ponto, onde poucas equipas, virão a poder gabar-se de o conquistar (prevemos…).

E depois... foi só a 1ª. jornada!...

A arbitragem chefiada pelo vila-realense Rui Fernandes, foi simplesmente de cinco (5) estrelas! De fazer inveja a muito “catita do apito”, de primeira categoria…

Nota - (Aprimorado trabalho no apoio à Com. Social por parte do clube poveiro).
Óscar Gomes


16 comentários:

Anónimo disse...

Não podemos perder pontos em casa se queremos subir. Que ninguém baixe já a cabeça! O que é que fizeram ao pessoal da Brigata??! Não os deixaram entrar?...

Anónimo disse...

Falta um matador. O relvado estava um nojo.

Anónimo disse...

O Nelsinho mexe bem na bola. Falta sem duvida um homem golo.

A equipa jogou bem, mas nós queremos é vitorias.

as vitorias só se conseguem marcando golos.

O nosso ponta de lança, não fez um remate à baliza.

O Diogo tem bons pés, mas está mal fisicamente.

Gostei do Telmo, parece um menino.

Anónimo disse...

não devemos ter medo das palavras,

O VARZIM ENTROU COM O PÉ ESQUERDO!

e o Chaves (orientado pelo João Eusébio, treinador do candidato Pedro Faria) já está à nossa frente.

Ainda falta muito, mas com futebol de passarinho, não vamos lá.

Anónimo disse...

Epá, não percebo porque não abriram os portoes da superior.

Cheguei tarde ao jogo, sem necessidade.

A rever, nem que metam lá um funcionario na porta.

Quanto ao jogo, foi uma boa partida para inicio de campeonato.
O Varzim tem melhor equipa que o Fafe, de longe, mas as ocasioes de golo foram repartidas.

precisamos melhorar na objectividade em frente à baliza.

Mas acredito nesta equipa.

Anónimo disse...

Parabens para mim o melhor em campo foi o Miguel. evitou 2 vezes o golo do Fafe.

Anónimo disse...

Gostava de saber porquê que o Pato nao jogou

Anónimo disse...

Sinceramente. Para um jogo de 2ª.B, pensava que ia ver um jogo mais fraquito. Afinal enganei-me. As duas equipas estiveram bem (o Fafe foi 4º.), com o Varzim a dominar e entrando bem no capítulo de fazer pressão sobre a defesa do Fafe. O Diogo Andrade, faz lembrar um jogador que em tempos houve no Porto só que era ponta de lança e que se chamava Lemos. O defesa esquerdo do Fafe vai precisar deste interregno para recuperar das dores nos rins. Mas o Diogo ao que correu, deve estar a precisar de umas bombas de oxigénio... Vá correr ao c... Se o Varzim tivesse mais gente na área quando eram feitos os cruzamentos, da esquerda e da direita, o Fafe tinha levado para contar!

Anónimo disse...

O Rui Figueiredo andou perdido. Ele não sabia se havia de ficar atrás ou à frente, principalmnete quando o fafe acertou o passo.
Achei também que o André ocupou espaços que não lhe são os mais favoráveis para as suas características de jogador.

Gostava que me explicassem porque razão o Miguel não é o capitão. Por ter saído?! Po ter 37 anos e muito calo no futebol?'!! Não dá para entender! Não é que o André não mereça. Mas o puto ainda tem muito para "andar" no gira-gira da bola. Ele vai voltar a saír e, voltará ao Varzim para terminar... Esperava que fosse o Miguel o distinguindo com a braçadeira, por todos os motivos.

Anónimo disse...

O Diogo Andrade faz-me lembrar o Valdemar, antiga glória do Varzim

Anónimo disse...

5 de Setembro de 2011 01:27

as pessoas da brigata estavam todas la.. so que em vez de se apresentarem pelo nome brigata alvi-negre agora apresentan-se como Rapazes da Superior

Anónimo disse...

Em minha modesta opinião, acho que fizeram mal. Já tinham um nome. Deitaram-no borda fora, se calhar por niquices de amuos... Penso eu, mas posso estar errado. Como é óbvio... Mudar de identidade, não se deve fazer, por dá cá aquela palha, não é verdade?... Até porque a BAN fez a época passado um trabalho extraordinário na mobilização de apoio humano à equipa. Mas vós é que sabeis. Agora, que o ruído foi muito menos... desculpem, mas lá isso foi!

Anónimo disse...

Mas afinal o que se passa com a Brigata?

tb achei estranho. Alguem me explica?

Anónimo disse...

"Rapazes da superior 1915"

Acho pouco abrangente (só rapazes) e pouco identificativo com o Varzim. 1915 é a data da fundação do clube, mas não diz respeito só ao Varzim... Pode ser a data de um vinho ou aguardente, por exemplo!

Quanto ao apoio, quando mais foi preciso... foi muito murcho, sem nada que se parecesse... Tá bem que estamos na 2ª. divisão, de muita alegria, copos, sorteios e rifas, mas, pessoal... é agora que os VARZINISTAS SEJA QUAL FOR A DIVISÃO, aparecem e, não só quando há entrevistas para as TV´s ou muitos "jornais" ou micros!... É agora que a gente os vê... ou não vê! Como eu gosto de sopa de letras finas!...

5 de Setembro de 2011 20:55

Anónimo disse...

"Não devemos ter medo das palavras". Subscrevo inteiramente. Aliás sempre estive "desse lado". Mas caro amigo, leu algo na cránica ao jogo ou nalgum comentário que revele "isso"?!?!?!
Já agora, referia quem e onde, se f. favor.

Grande Amigo disse...

Bonito de ver, foi os benjamins a receber a taça das mãos do presidente da câmara. Bonito! Parabéns aos atletas varzinistas de palmo e meio!