sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CORAÇÕES ALVI-NEGROS AO RUBRO DE PALPITAÇÃO!!!

2ª. DIVISÃO-B  / ZONA NORTE

1ª. JORNADA







QUINZE ANOS DEPOIS, O VARZIM ARRANCA  NUM CAMPEONATO ONDE TUDO É CARÊNCIA...

Aproxima-se o apito inicial de mais um campeonato que o Varzim vai disputar, ao longo da sua vida quase centenária, perene de "altos e baixos", depois de, na época passada não ter conseguido a manutenção nos últimos instantes (na prática, não foi bem assim...) na Liga de Honra.

Volvidos 15 anos, os adeptos do histórico clube alvi-negro, vão reaprender a conviver com esta competição, que é um cadafalso financeiro (a Honra sendo também um desastre para os orçamentos mais minuciosos e engenhosos, ainda assim, sempre proporcionava mais algum "oxigénio" à Tesouraria.
 
É, nalguns casos, o acontecimento mais importante (logo a seguir às romarias) em algumas localidades onde o Varzim vai ter que se deslocar. Contudo, poder-se-ão contar pelos dedos de uma mão, os jogos onde "aparecerão" mais de uma centena de adeptos (pagantes incluídos...)!

Ainda existem (felizmente) alguns adeptos do Varzim que, no início na década de noventa, tiveram coragem, dinheiro e motivação para seguirem o clube alvi-negro a vê-lo amargar nesta divisão do nosso futebol dos chamados desfavorecidos e "apartados" do futebol profissional organizado pela Liga Profissional, "até à vitória final" (subida) que aconteceu em 95/96.

Neste campeonato (3 deslocações às Ilhas, numa prova de "chapéus na mão?!!!") em que a engenharia para arranjar receitas tem que ser das mais hábeis (as rifas são o prato do dia), saiu em rifa (sorteio) ao nosso Varzim, disputar o primeiro jogo em casa diante da Associação Desportiva de Fafe que, não sendo um mítico do futebol português, é contudo um clube com rica história a este nível. Tem associado a si, nomes de jogadores como Rui Costa , Castro, Valdemar, Nelo, etc. Na época transacta quedou-se por um 4º. lugar a 21 pontos do primeiro o União da Madeira (viria a ser o campeão nacional).



No que se refere ao Varzim versão 2011/2012, está com um plantel profundamente renovado. Basta dizer que dos titulares mais regulares da época passada, só se mantém Telmo. A equipa técnica também é outra. Isto quer dizer muita coisa que, lá mais para a frente acabará por se reflectir.

Na pré-época em oito particulares, venceu seis e empatou dois. É evidente que estes jogos são meros treinos... Valem o que valem (ou valeram). No entanto dá para se irem tirando ilações.

No primeiro jogo a serio, já se sabe que não correu nada bem. Já muito se disse e escreveu, se calhar até demais.

Os jogos que antecederam o início do campeonato (a principal meta dos poveiros), deu para nos apercebermos, no mínimo, de dois/três pormenores fundamentais: o onze que Dito procura consolidar, denota estar a ganhar coesão de grupo com espírito de sacrifício (irá ser o calcanhar de Aquiles para quem quiser chegar em primeiro), numa mescla de experiência/juventude (até aqui nada de diferente, diga-se). Permitam-nos no entanto, referir duas/três lacunas: a falta de um trinco "à Tito", ou seja o primeiro tampão defensivo, duro de roer e mandão naquela zona, a que chamaríamos o "contra-mestre" (porque o grande mestre, dentro de campo vai ser sem dúvida o g. redes Miguel, o tal guardião que inspira confiança aos que estão à sua frente) e, à sua frente um jogador tipo Paulo Piedade, que funcione como o “ordenador central ” da equipa.

Pato é, talvez, em nossa opinião, um potencial substituto para o lugar que vinha fazendo Tito (um dos que foi na enxurrada das desvinculações). Rui Figueiredo é um jogador a rever. Pensamos que olhando para os pratos da balança, em termos de equilíbrio entre força e técnica, pensamos não estar errados, se pensarmos que o prato da técnica está com mais peso. Num futebol da Honra para cima, encorajar-nos-ia…

No ataque Diogo, desde que bem "afinado", pareceu-nos ser um extremo com características para o futebol sem espaços mas em que é preciso romper para ganhar a linha de fundo e cruzar para quem vier de trás.(clássico...). Rui André pode ter esta época a oportunidade que não aproveitou na época passada, naquela forma de jogar "de fora para dentro". Jaime Poulsen vai ter uma missão altamente desgastadora ao ser o "testa de ferro" do ataque, num tipo de futebol em que a bola mal tem tempo de tocar o solo!... Duarte Duarte tem "pinta".

Qanto a André André e Nelsinho, já os conhecemos. Bons de bola. Vamos aguardar para vermos como é que eles lidam com esta forma de jogar, mais com o cabedal do que com a técnica.
Uma coisa é certa. Para a subida, (objectivo traçado pelo presidente), a tarefa vai ser muito árdua e, como gente de uma terra de pescadores, sabemos que, quem vai ao mar avia-se em terra".

Que o Varzim entre com o pé direito nesta sua nova passagem pela 2ª-B e, que seja curtíssima a sua permanência nela.
 
Ala-Arriba Varzim!






13 comentários:

Anónimo disse...

O campeonato é para condizer com os jornalistas e bloguistas que temos: Onde tudo é carência!

Anónimo disse...

cALMA!!!!!! AGUENTA OS CAVALINHOS...

Anónimo disse...

Amigo da tribuna: alguma vez viste pescador ir a mar sem esforço?!
Vamos lá lobos do mar! :)

ps: não me parece que essas tuas alterações gramaticais condigam com o novo acordo ortográfico. Há que rever isso...

F N disse...

anonimo das 15:04, só tem um remédio, ouve os outros jornalistas da outra radio.

Domingo ouve a radio mar...e lê "jornal da caserna". é só elogios, pudera, o varzim nunca esteve tão bem...

é por mediocres como tu, que o varzim tá na mer**, sempre prontos a encobrir a incompetencia do Lopes.

E já agora pergunto, aonde é que ele anda?

Anónimo disse...

Comentador das 18:38, dás a perceber que o teu pretuguês te assenta que nem uma luva. Mas quem és tu, para dares lições a quem e do quer que seja? Não vês um boi de ortografia e gramática! Deixa-te de criquices "anónimas"...

Anónimo disse...

Atenção: o Telmo, pela sua qualidade técnica e pelo seu carácter, é um jogador que encaixa bem no colectivo, principalmente pelo seu amadurecimento emocional, mas, vai necessitar, ainda mais que em épocas anteriores, de ter quem o ajude e compense no desgaste, para não abrir brechas naquele flanco e por tabela em toda a área defensiva do Varzim. Nelsinho (ou outro médio-ala) vai ter que ter muito espírito de entreajuda. Descurar ou inventar, diz a experiência, pode ser fatal. O mister Dito sabe mais do que ninguém.
Isto sou eu a pensar, que , no futebol sou um Zé Ninguém…

Anónimo disse...

oh anónimo das 01.01... é o anónimo das 18.38 mais uma vez:
- sê um pouco mais lírico e menos quadrado e descodifica lá o que eu escrevi.

Estava a referir-me aos erros gramaticais, aproveitei foi para criticar um pouco o novo Brasileirismo Ortográfico, ah desculpa: acordo ortográfico (dizem eles....)

Olha, quanto a isto penso que não podes criticar, e até o dizes comigo:
Força Varzim!

pica disse...

Eu quero ver é quantos papagaios vão andar a acompanhar o Varzim, para que "condiga" com o que aguns aqui vêm escrever. Agora " descodificande..."

Anónimo disse...

Ah! Agora descodifiquei o anónimo das 18:38! Quando escreve às 09:42, pode estar a ressacar, mas está menos lírico (os efeitos etílicos, diluiram-se pela madrugada...) e mais atinado!

Foi com "líricos" assim que o Varzim foi empurrado para o fundo e, bonacheiramente ainda lhe seguram a cabeça junto ao lodo, num desrespeito e aproveitamento de terceiros, confrangedor!... Sê sério quando os assuntos assim o exigem. De paleio cigano... está o clube atulhado até ao catulo!

Anónimo disse...

É o vinho... É o vinho...

Anónimo disse...

ponham os neurónios a funcionar.

Anónimo disse...

Quem quer subir desta mísera divisão, não pode perder pontos em casa e tem que ir fora 4 a 5 vitórias. Para isso é preciso tê-los no sítio! O resto, com todo o respeito, é conversa de lesmas.

Anónimo disse...

DOIS PONTOS JÁ PERDEMOS, O RESTO É CONVERSA.

O CHAVES GANHOU E O TIRSENSE FOI À MADEIRA EMPATAR.

DESTAS 3 EQUIPAS, O VARZIM FOI QUEM TEVE O PIOR RESULTADO.

TEMOS OUTROS 14 JOGOS EM CASA E DEPOIS PARA O ANO HÁ MAIS...TRISTE.