quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A FORMAÇÃO NO VARZIM CONTINUA A DAR FRUTOS...

ANDRÉ-ANDRÉ, produto da escola varzinista



Pôr a carne no assador por amor à camisola, também se aprende no Varzim. E de que maneira!...

Habituei-me, ao longo de anos a fio, a ver e a sentir de bem perto, como se semeia na formação do Varzim. Só seguindo com regularidade o dia-a-dia vivido naquele canto das instalações desportivas do clube, (ainda que por obrigação de apoio familiar, a exemplo do que acontecia com muitos outros parentes dos atletas), entende e dá valor à prestação social que ali (naquele recanto), é prestado à sociedade, poveira e não só. Naquela "forja" de futebolistas, tem trabalhado arduamente muita gente ao longo da sua existência (futebol sénior incluído)! Do melhor que o futebol português já viu, por ali começaram a ser moldados. Seria fastidioso enumera-los, ainda que só os mais conhecidos!...

Fui um dos familiares que comungou dos sacrifícios que naquele anexo ao estádio do Varzim, são feitos por quem por lá passa. Sejam eles (ou tenham sido) dirigentes (grandes carolas, estes!!!), funcionários, técnicos, atletas ou simples familiares que retribuem (sabe-se lá com que esforço, na conciliação trabalho com a de transportador dos familiares/atletas de e para o campo de treinos! Só os próprios...) o prazer de verem os "putos" lutando, com muita alegria e muita ilusão, o sentirem defender o emblema de um clube que vão aprendendo a gostar e a amar pela vida fora, por muitas mais voltas que a vida deles dê! Quer venham a chegar ao profissionalismo, no clube e fora dele, quer fiquem apenas pela formação.

O Varzim continua com uma boa imagem no que toca à formação de atletas, saga que já vem de tempos remotos. Mesmo do tempo em que apenas havia dois escalões nas camadas jovens, os designados Principiantes e Juniores. O mais celebrizado fruto da formação do Varzim, continua ainda a ser Quim, o central que fez toda a carreira no clube, ficando na retina o seu enquadramento num quarteto defensivo, durante épocas a fio, ao lado de Fernando Ferreira, Salvador e Sidónio.

Hoje, ao entrar naquele rectângulo, em anexo ao mítico estádio poveiro, olho e comparo... Como era cuidado o campo de treinos do Varzim e, como hoje (mais de 20 anos volvidos), mostra tão deplorável aspecto de abandono!!! Já nem para cuidar do pelado... O que foi feito do aparelho que compactava a terra?

Muitas das melhores memórias desportivas dos varzinistas, acompanharão a entulheira que dentro em breve ali "nascerá", em nome de um futuro melhor do clube  (estádio e campo de treinos, que a muitos custou a adquirir e a manter).

Mas nomes como os de Inácio dos jornais (o maior olheiro - das ruas da cidade - do Varzim de todos os tempos), Samúdio, prof. Tomé, Carvalhinho, Neca Milhazes, Tone Quim, Jorge, Justino, Quaresma, Manuel Gâmboa, Xico Laranja, Fernando Andrade, Prof. Tó João, Hélder Conceição, Cacheira, Alfredo Lapa e, muitos, muitos outros, jamais desaparecerão, da memória colectiva poveira, em particular, varzinista.

A formação no Varzim continua a dar frutos, nem sempre convenientemente aproveitados pelos responsáveis do clube...

Óscar Gomes

domingo, 28 de agosto de 2011

Varzim fora da Taça


         Machico     1-1(5-3)g.p.         Varzim

O Varzim foi surpreendido pelo Machico, uma clube a militar na III-Divisão, Série Madeira.

O nulo era o resultado que se verificava no final dos 90´.

No prolongamento de 30´, o clube alvi-negro adiantou-se no marcador através  do central Jorge Humberto e, na cobrança de um livre em zona frontal à baliza madeirense.

Volvidos cerca de meia dezena de minutos, o Machico restabelecia a igualdade a uma bola.

No recurso à lotaria das g. penalidades, os jogadores do modesto clube madeirense, foram mais eficazes, vencendo por 5-3.

E assim, o Varzim  entrou com o pé esquerdo nas competições oficiais, época 2011/2012, para grande desilusão dos adeptos e de todos os que trabalham no clube.

A sempre ambicionada hipóetese de receita oriunda de um sorteio que nos favorecesse, colocando no nosso caminho um clube apelativo... foi-se, mais uma vez. Azar...

 



sábado, 27 de agosto de 2011

TAÇA DE PORTUGAL - 1ª ELIMINATÓRIA

O regresso oficial do Varzim está marcado para amanhã pelas 16 horas, com relato garantido na Radio Onda Viva. O Varzim apresenta-se com uma profunda revolução no seu plantel. Atente-se ao facto de, no plantel actual, apenas consta um titular da época passada, refiro-me ao Telmo.

Para o jogo inaugural da prova rainha do futebol português, foram escolhidos pelo tecnico Dito, os seguintes jogadores: Miguel, João Ferreira, Rui Figueiredo, Rui André, Nelsinho, Nelson Agra, Rui Coentrão, Moreira, João Faria, Jorge Humberto, André, Pato, Emanuel, Duarte, Telmo, Tiago Lopes, Jaime Poulson e Diogo Andrade.
O jogo será disputado no estádio Municipal de Machico, que a ver pela foto, não será por aí que o Varzim não levará de vencida esta equipa da III Divisão Série Madeira.
Nesta fase da prova, competem apenas equipas não profissionais.
O Varzim fez uma pré-época com resultados positivos,  espera-se que dê continuidade a esse boa série. Como sabemos, a Taça de Portugal pode, caso seja sorteado um grande, ser uma fonte de receita.

Aliás, e para concluir, desejo uma época plena de exitos desportivos. Apenas se admite a subida de divisão, para ser considerado uma temporada de exito total.

No entanto, olho para a realidade actual do Varzim (e não estou a falar do plano desportivo), com muita, mas mesmo muita apreensão... e mais não digo...  


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

2ª. DIVISÃO-B UM CALVÁRIO PARA CANDIDATOS À SUBIDA



Ouve-se com frequência (em tudo que é canto), onde se fala e se especula sobre que vida será capaz de levar “este” Varzim (2010/2011), agora que está de volta à 2ª.-B, Zona Norte, volvidos 15 anos, dizer que, “ mais coisa menos coisa”, os alvi-negros já têm a subida no “papo”, por todos os motivos, principalmente pelo seu historial. O Varzim ainda é um dos clubes que está entre os 15 melhores do ranking nacional.

Nada mais errado. Não só porque é intempestivo, mas também porque, este campeonato é disputado num “clima” de pressão sobre os agentes do futebol (principalmente equipas de arbitragem desamparadas…) originada por um fanatismo muito ruralizado, com assistências, que por vezes parecem rebentar de ódio, gerando ondas intimidatórias, absurdamente desconcertantes!... Além de ser uma competição onde o tipo de futebol praticado se baseia muito mais no músculo do que na lucidez e na técnica.

Um calvário!... São 3 zonas (Norte, Centro e Sul), em que só sobem dois clubes.

As diferenças de pontos que se constata nas classificações, entre os primeiros de cada série e os restantes competidores (em cada zona), por vezes atingindo mais de dúzia e meia de pontos, não significa que para chegar ao fim em primeiro lugar, basta ter curriculum em escalões superiores e… estilo.


É evidente que já lá vão 15 anos, desde que acompanhamos, “em cima” esta competição e, neste hiato de tempo muita coisa se alterou. Aliás como em tudo na vida. Mas no que diz respeito a esta divisão do nosso futebol (que é a mais importante dos campeonatos organizados pela FPF (prova integrada no futebol amador), com uma comunicação social muito restringida à local, em que os observadores do que se passa em campo, resume-se (ainda) aos grupos de amigos domingueiros que, depois da Missa e de um repasto, normalmente super regados com as melhores castas, vão para os campos desabafar e descomprimir do stress do quotidiano, com as mais variadas ocupações ou “desocupações ocupadas”, desde o bate- boca no café mais próximo, às conferências de imprensa do bota-abaixo, na tasca do bacalhau frito e do verdasco carrascão do ti Manel que resiste a todas as crises e calotes…


Vou-lhes contar uma passagem que o autor destas linhas viveu, numa das seis épocas em que o Varzim hibernou na 2ª.-B. Num jogo disputado em Lousada, num campo pelado, como nos primórdios dos regionais, apinhado de gente, na sua maioria da casa, o Varzim vencia ao intervalo por 2-0 e, com todo o mérito, pese a réplica Lousada. Nós fazíamos o relato de futebol, em cima de um improvisado palanque, por trás de uma das balizas, com um quintal logo ali atrás de nós, com um cão de lavrador que nos azucrinou o juízo, durante todo o jogo, ladrando, ininterruptamente, de forma exasperante. O meu chefe de equipa de reportagem e comentador Luís Leal, (eu relatava) pediu-me para, durante o intervalo ir junto dos balneários, solicitar (e assegurar) a comparência do guardião do Varzim, o internacional Lúcio, no nosso programa desportivo das 2ªs. feiras da rádio Onda Viva. Depois de algum esforço para “vencer barreiras” até chegar ao corredor dos balneários e, enquanto aguardava a saída dos jogadores para a 2ª. parte, eis quando de repente ouço um pontapear de portas que me deixou estupefacto! Era um dirigente local, vociferando para o interior do balneário da equipa de arbitragem “vós não saídes daqui vivos! A caçadeira está ali, seus filhos da p…!” Um Cheiro ao néctar de deus Baco poluía o éter!...


E não é que a pressão sortiu efeito?! O Varzim passou a ser desalmadamente crucificado por aquele trio. Uma coisa inaudita. Um caseirismo indecente acabou por derrotar por 3-2 um Varzim que até ao intervalo tinha sido “imperial”!...


Já lá vão mais de 15 anos! Muita coisa mudou, mas se calhar, nem tanto, “assim”…


A ver vamos.

Ala-Arriba Varzim!
Óscar Gomes




domingo, 21 de agosto de 2011

BRASIL CAMPEÃO SUB-20

BRASIL- 3   vs.   PORTUGAL- 2
 (APÓS PROLONGAMENTO)

 


ERROS CRASSOS EM MOMENTOS CRUCIAIS TORNARAM INGLÓRIA A CAMINHADA LUSA ATÉ À FINAL

JÚLIO ALVES POVEIRO E EX-VARZIM
FALHAS, FORA E DENTRO DAS 4 LINHAS "FACILITARAM" A CONCRETIZAÇÃO DO SONHO CANARINHO.

ALGUNS ATLETAS E O LÍDER TÉCNICO,  COMETERAM FATAIS ERROS. UNS DE ANÁLISE (TÉCNICO). OUTROS DE EXECUÇÃO (ATLETAS) NOS 1º E 3º. GOLOS!...

QUEM SE DÁ À IMPRUDÊNCIA DE IGNORAR QUEM TEM UM ÓSCAR EM CAMPO, COMO ACONTECEU NO GOLO FATAL... PERDERAM-NO DE VISTA!... O PEDAÇO FOI TODO DELE!

DE QUALQUER FORMA, OS LUSOS MERECEM O NOSSO APLAUSO PELA CAMINHADA ATÉ À FINAL.

EXCELENTE EXIBIÇÃO DO POVEIRO JÚLIO ALVES. FOI UM LOBO DO MAR NAQUELE EMARANHADO DE "BRASUCAS BONS DE BOLA", MUITO EMBORA JÁ TENHAMOS VISTO MELHORES...

sábado, 20 de agosto de 2011

A MARCA DA FORMAÇÃO VARZIM, TAMBÉM LÁ ESTÁ...

                                                                                                 




                                                                                                                                                    
 PORTUGAL-BRASIL EM SUB-20, ESTE DOMINGO ÀS 02,00 HORAS, NUMA FINAL ENTRE CONTINENTES

TEM MUITO A VER COM O ORGULHO VARZINISTA...

Os lusitanos Sub-20, mais uma vez (depois de Riad 89 e, Lisboa 91) voltam a colocar os corações dos seus compatriotas "apertadinhos", madrugada adentro, desta vez, lá bem na longínqua Colômbia (Bogotá). E, para nós varzinistas, esta final tem um "toque" muito especial (principalmente, imagina-se, para todos, sem excepção, os que ao longo de anos a fio andaram (e alguns continuam, apesar de tudo...) formar atletas como Salvador, Rafael Lopes e Júlio Alves, que contribuem (Rafa e Júlio Alves) ou contribuiram (Salvador Agra), para este feito notável, como é o de já terem chegado à final do Mundial Sub-20 de 2011.
Fomentadores (realce neste aspecto para a Casa do Papel e edilidade poveira),  formadores (vários que têm no epicentro o carismático Cacheira), bem como todos os que de perto colaboram com aquele sector do clube, as denominadas "Camadas Jovens do Varzim" ou, mais recentemente designada por "Formação do Varzim", devem seguir com uma atenção muito particular o desenrolar do comportamento dos  formados na cantera doVarzim. Fundamentalismos à parte...

Depois da palpitante e arrasante (para eles e para nós, cá no nosso cantinho luso) madrugada do jogo contra a Argentina (contra a França, foi um pouco mais suave...), agora eis a "batalha de todas as batalhas"! E logo contra esse colosso do mundo de futebol (mais a nível de selecção principal) como é o Brasil!

A defesa "virgem" de Portugal, contra o melhor ataque desta fase final!!!

Aquelas paragens, já por natureza são de temperaturas sufocantes, se lhe adicionarmos tão picantes ingredientes... É de imaginar!...
                                                                                                      
A Selecção Nacional tem mostrado um trabalho de grande envergadura, contribuindo para a recuperação da marca de excelência do jogador português (e lá aparecem os senhores de última hora, para esta Selecção só dava gastos ao Estado, a quererem ficar todos janotas na foto... Se a hipocrisia pagasse imposto, o nosso deficit era recuperado já amanhã...)!

A estes atletas, técnicos e demais elementos da comitiva, para serem campeões, só ficam a depender da SORTE. O resto, eles têm às carradas!

Boa sorte Portugal! Boa Sorte RAFAEL, JÚLIO ALVES E COMPª.        

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO FEITA EM CASA EMPRESTADA



VARZIM - O

GIL-VICENTE - O
 
UM NULO, A CONDIZER COM A NULIDADE DA QUALIDADE...

GIL-VICENTE NÃO DEU SEQUER UMA DICA DAS SUAS HIPÓTESES DE MANUTENÇÃO NA 1ª. LIGA.

QUANTO AO RENOVADO VARZIM,  Miguel À ALTURA DO QUE JÁ LHE CONHECEMOS. QUANTO AO RESTO, MAIS TEMPO E MAIS JOGOS...

MUITO CEPTICISMO POR PARTE DOS POUCOS QUE SE DERAM AO TRABALHO DE IR AO CAMPO... VER OS "CRAQUES" EM PRÉ-ÉPOCA...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VARZIM VS. GIL-VICENTE



 VARZIM FAZ HOJE A APRESENTAÇÃO AOS SEUS ADEPTOS, DIANTE DO PRIMODIVISIONÁRIO GIL-VICENTE.

ESTÁDIO MUNICIPAL - 19,OO HORAS. ENTRADA GRATUÍTA.

PELA PRIMEIRA VEZ NA SUA HISTÓRIA, A APRESENTAÇÃO NÃO É FEITA NO MÍTICO ESTÁDIO DO VARZIM!