terça-feira, 8 de março de 2011

Resultado positivo na 1ª de 11 finais...



AVES 1 VARZIM 1
Empate justo da equipa poveira no terreno dos Avenses.
Não foi um grande jogo em termos de emotividade, mas, quanto a nós, em termos organizativos, na forma como o Varzim se posicionou no terreno de jogo, foi um dos melhores desta época.
A ATITUDE, a ALMA e RAÇA, a SOLIDARIEDADE ENTRE PARES, o EMPENHO e a ALEGRIA DE JOGAR, estiveram lá.
Faz parte do ADN deste grupo. Para além disso, a forma organizada como jogou (excepção para 1 ou 2 episódios durante os 90 min.), a forma como a equipa não se despocionou, foram fundamentais para o bom resultado.
A rever:
a marcação zona nos lances de bola parada. Os jogadores, não podem ficar estáticos na zona de pequena área e levar com um remate da zona da marcação de grande penalidade, com o adversário completamente sozinho. Vide o lance do golo do Aves.
O Avelino nada podia fazer no golo. Saiu por motivos físicos. O Ricardo regressou à baliza em grande. Duas defesas de enorme qualidade evitaram o 2º golo dos comandados pelo Vítor Oliveira. Ganhou o lugar na baliza poveira.
Na defesa, sauda-se o regresso do Telmo. Grande jogo do brasileiro. Mesmo tendo visto o amarelo na madrugada do jogo, soube, com toda a sua experiência, fazer uma exibição, plena de sabedoria, competência e maturidade. Esta experiência é fundamental num plantel jovem como o nosso. Soubessem, ter mais 5 ou 6 desta estirpe no plantel e, estaríamos a lutar por outros objectivos.
O Tiago é aquele jogador que, podemos sempre contar com ele. Está sempre pronto "para ir ao mar".
A dupla de centrais exibiu-se em bom nível, com o "experiente" Neto a comandar.
Tito, voltou a ser o pêndulo. Iniciou um pouco à frente de Luisinho, mas rapidamente acertou a marcação ao médio ofensivo da equipa contrária.
André Carvalho, raçudo, com "ganas", a aparecer muito bem na posição 8. Fez o golo, que no fundo é à sua imagem, muita transpiração e "músculo" ao serviço da equipa.
O Tiago Terroso está a jogar muito atrás. O mister vai com toda a certeza rever o posicionamento do n.º 10. O Tiago tem de jogar mais perto dos três da frente, mais próximo das zonas de finalização. O André Carvalho e o Tito, devem fazer chegar a bola ao n.º 10 e não, ser este a vir tão atrás. Desgaste o jogador e perde clarividência na hora de definir as jogadas.
O Salvador, tem que, de vez em quando meter uma 2ª ou 3ª, para poder pensar melhor as jogadas. Joga sempre em 5ª e isso tira-lhe algum descerinimento. Óbvio, com o tempo vai lá. É de uma dinâmica impressionante, falta-lhe um "pouco de gelo" na hora de definir os tempos de jogo.
O Rafael foi de uma generosidade impressionante. Sempre na luta pela bola. Sofre de algum desacompanhamento, a que não é alheio o retraimento no posicionamento do terreno do Tiago Terroso.
O Tiago Carneiro, esteve em campo mas várias vezes "desapareceu" do jogo. Outras vezes, perdeu-se em "preciosidades inúteis" (toques de calcanhar desnecessários) e toques a mais na bola, quando deveria ser mais lesto a sair para contra ataques e ataques rápidos. Estava à espera, à media que o jogo ia decorrendo, de ver entrar para o seu lugar o Gonçalo Graça.
São 9 jogos sem vencer, mas este foi claramente um resultado positivo.
O espírito das finais até ao fim é para manter. Com esta postura, estaremos mais perto de vencer.




2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o post. Esta foi a primeira de várias finais que se vão seguir. Os jogadores do varzim e o seu técnico, em grandes nacos do jogo, tiveram que os ter no sítio! Para o Varzim foi ponto "ganho" à custa de muita assertividade! Apenas falharam no lance do golo do Aves… Os dois pontos perdidos pelo Aves atiraram por terra o sonho (mais uma vez adiado…) de um dos assumidos candidatos à subida!
Percebem a diferença?!

O Varzim foi abanado, várias vezes, mas não caiu! Embora às vezes...

Em termos de firmeza, foi dos melhores jogos que eu vi o Varzim fazer, neste capítulo, esta época!

Não foi um jogo de grande ritmo, não foi não senhor... Mas foi muito "pensado" e para peso-pesados! O Varzim tem uma equipa de peso-plumas, que compensa alguma imaturidade com muita qualidade de execução! Estão a ver a diferença?! O jogo assentou mais na procura do erro do adversário, com os avenses pensando que era uma questão de tempo. Só que demoraram muito tempo a pensar… e o jogo acabou!
Os golos foram conseguidos em duas desatenções clamorosas, note-se! Isto quer dizer alguma coisa...
Vítor Oliveira é uma "velha raposa muito ciosa do seu curriculum"... Não nos esqueçamos!
Eduardo Esteves está em crescendo na liderança técnica. As “aves de rapina” podem sossegar…

Como diria Marcelo: "Bom!..."

Anónimo disse...

A uma equipa que se apresenta com: "atitude, alma e raça, asolidariedade entre pares, o empenho e a alegria de jogar", e mesmo com salários em atraso, onde está o problema para um(s) campeonatos(s) tão fraquinhos? Einh?!?!

Claro, só pode... Não?!! Então?... Também é culpa do Kadafi?

Força rapaziada, só contamos convosco para nos darem alegrias. Aos que pagam para vos ver trabalhar. O resto, é conversa para boi dormir!

A nós adeptos não nos compete fazer mais do que vos incentivar para que façam o melhor que sabem e podem. Não esperamos louros, nem salamaleques de mordomias balofas.