quinta-feira, 24 de março de 2011

RECTROSPECTIVANDO E PROSPECTIVANDO






REPAREM NA DATA EM QUE O POST DE HOJE FOI ESCRITO!

MAS SE RECUÁSSEMOS CINCO ANOS ... LERIAMOS COISAS IDÊNTICAS!... O MARASMO TEM DESTAS COISAS!

REFLITAMOS... TODOS!


"Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2009



Varzim, que futuro?




Em primeiro lugar, devo agradecer o convite que me foi endereçado para expor neste espaço os meus pontos de vista sobre os temas que eu entender, com especial enfoque sobre o “nosso” VARZIM.
E o nosso clube passa por uma “crise”. E é uma crise que parece ter vindo para ficar, tal é já o período de tempo que o clube se encontra “mergulhado” nesse marasmo. Podem dizer que a crise é generalizada. É verdade, mas a dita “crise” é mais profunda para alguns do que para outros.
Mas que crise é esta? Pode-se dizer que é financeira, de resultados, de qualidade da equipa técnica, mas para mim o busílis da questão está na direcção do clube, mais concretamente na pessoa do seu presidente, Lopes de Castro.
Podia obviamente, recuar no tempo, e ir buscar rotundos fracassos de gestão, como Abílio Novais, José Dinis, Projecto Catraia, Horácio Gonçalves, Diamantino Miranda, Kleyr,...
Prefiro me centrar neste primeiro texto na actualidade varzinista, e no presente o Sr. Lopes de Castro tem aparecido sistematicamente nos jornais nacionais desportivos.
Fazendo jus á sua condição de porta-voz da comissão criada para combater a crise financeira dos clubes da Liga Vitalis.
Esta comissão ficou de encontrar soluções para propor aos restantes parceiros da Honra e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é constituída por Gil Vicente, Olhanense, Covilhã, Freamunde e Varzim.
Não seria preferível, que o Presidente do Varzim se preocupasse em encontrar soluções para o clube? Ou está a pensar que a solução para o futuro do clube está nesta liga secundária?
Em Outubro de 2006 (já lá vai muito tempo), o Sr. Presidente pensava da seguinte forma:
“Ninguém deseja mais a subida do que a direcção e não é por uma questão de currículo. Dava-nos gozo mas não é por isso que estamos aqui. Gerir um clube da dimensão do Varzim na I Liga, com juízo e bom senso, dá lucro. As pessoas ainda não perceberam isso. A única forma de anularmos o passivo é termos resultados positivos. Só temos resultados positivos se formos para a I Liga e se tivermos receitas extraordinárias."
Tinha um colega “brazuca” que nestas situações dizia naquele seu sotaque, “BRINCADEIRA, NÉ?”
Em Dezembro de 2008 no jornal RECORD, foi dado à estampa o seguinte “recado”:
“Seja como for, o líder varzinista não se mostra preocupado com a situação financeira do clube, na medida em que a transferência de Yazalde e os subsídios que estão prestes a entrar equilibram a balança. “As receitas vão entrar e não precisávamos da verba do Yazalde. Contudo, com esta venda, fazemos uma época ainda mais tranquila”, referiu Lopes de Castro. Depois disso, o grupo juntou-se para o tradicional almoço de Natal.”
Em 6 de Fevereiro de 2009, no mesmo matutino lia-se:
“O Varzim, da Liga de Honra, liquidou hoje os salários de Novembro da sua equipa profissional, revelou à Agência Lusa o capitão Alexandre.
O pagamento foi confirmado pelo presidente do clube, Lopes de Castro, que não quis precisar o mês a que se referia o pagamento.
De acordo com o Contrato Coletivo de Trabalho - que estipula que os pagamentos devem ser feitos até dia 5 do mês subsequente -, encontram-se em atraso os salários de Dezembro e Janeiro, o que Alexandre considera ainda 'preocupante'.”

Nesta altura, a época não é tranquila e Yazalde acabou mesmo por sair, tendo ido reforçar o Rio Ave.
Sinceramente, com tantas trapalhadas, tanta fanfarronice, tanta situação em que é aplicada a máxima “o que hoje é verdade amanhã é mentira”, tanta incompetência, no Varzim que eu comecei por conhecer há umas décadas atrás, com uma massa associativa “viva”, atenta e entusiasta, esta Direcção há muito que se tinha ido embora. No entanto a realidade não é esta, e há sempre quem se vá aproveitando, até um dia...

ÓSCAR MIGUEL "


E O TEMPO VAI PASSANDO... PASSANDO... PASSANDO... ESTAMOS QUASE A MEIO DE 2011 E QUANTO A PROMESSAS FEITAS AOS SÓCIOS DO VARZIM:


- NEM SUBIDA; NEM ESTÁDIO NOVO; NEM MAIS GENTE NO CAMPO A APOIAR; NEM SEQUER DIRECÇÃO!!!
E O TEMPO VAI PASSANDO...




11 comentários:

Anónimo disse...

Já lá diz o povo: "o tempo é o melhor juíz!"

è implacavel! tendes toda a razão.

Anónimo disse...

Alfredo Costa ?

Quem é ? O que fez no Varzim ? Ou que influencia tem ?


Brincadeira né ? No finau da época vai sê CHORADEIRA né


Até fico parvo quase 30 jogos feitos com apenas 3 vitorias ?


E ta sempre tudo bem era so a pedrada nos audis e bmw dos craques

Anónimo disse...

Sempre a falar mal... Valha-me deus! Atinai!
Isto não é um blog do Varzim, isto é um blog anti-Varzim...

Anónimo disse...

O lugar de presidente do Varzim está à disposição de quem o quiser ocupar há muito tempo... Do que esperam? (:

Anónimo disse...

É FÁCIL, CANDIDATA-TE TU! FALAR É FÁCIL, MAS FAZER...

Anónimo disse...

Camarada, fazes melhor? candidata-te!

Anónimo disse...

O autor deste texto, como bem deverá saber, entra aqui por um caminho já mais que batido. Ficamos, com esta maravilha de prosa, a saber que o mal está mais que encontrado. O único problema do varzim está pessoalizado na imagem do seu presidente.. Quer isto dizer que ele saindo, vai ficar tudo bem e todos os projectos vão ser concluídos. Não percebo como alguém se dá ao desplante de escrever estas coisas mesmo sabendo que não é verdade.. Tenho que assumir que mais não passa que a típica necessidade de vedetismo, quando ninguém nos dá importancia.
O problema do Varzim está encontrado há muito caro amigo, mas não é aquele que afirma. É um clube com uma historia imensa, que ao longo dos anos foi perdendo o fulgor na criação de novos verdadeiros varzinistas, e numa terra onde haverá no máximo 4 ou 5 pessoas dispostas a fazer algo pelo Varzim que não seja mandar umas bocas. É triste, mas verdade. Se opta pela via do populismo e da solução fácil, apenas confirma esta teoria.
Termino dizendo que espero estar bem enganado e que todos os problemas fiquem resolvidos com a confirmação da sua tese. A bem do Varzim!

Anónimo disse...

Ao menos o oliveirinha não era assim, roubava para o varzim (atenção não votei em nenhum dos dois em 2004).
Esqueceste-te que na campanha eleitoral lopinhos prometeu que se fosse eleito o jornal do varzim seria gratuito (que eu me lembre só em finais de 205 ou inícios de 2006 é que começou a ser gratuito), ainda me lembro dos jogadores da formação de jornais no braço a vender pelas bancadas.
PS: Quem não consegue tratar da própria casa não pode ir tratar a dos outros....
Plano desportivo: 0
Plano Financeiro: 0
Estádio: 0
Alguém me pode dizer no primeiro mandato o que é o lopinhos cumpriu?! Depois nos mandatos seguintes teve que correr atrás do prejuízo.

Anónimo disse...

Os culpados deste clima sepulcral em torno de reabilitação (sucessivamente falhada) da alma e fervor Varzinista, são os que deram ouvidos a faroleiros que viraram coveiros do clube.

Num clube onde se confunde massa-crítica com “dizer bem ou dizer mal… está tudo dito. Apesar do principal problema até ter sido há algum tempo identificado pelo insuspeito ex-presidente Lídio Marques!...

É altamente desgastante a missão de dirigir, mas não a (o) largam... Não menos é a frustração acumulada época após época dos simpatizantes, sócios ou não!
E com pouco dinheiro!...
Achei oportuníssimo o post neste período de “quaresma dos clubes”, propício à reflexão.

Na hora da(s) verdade(s) que doi(em,) é quem mais sacode a farinha do capote...

E ainda há quem se admire de haver falta de candidatos?!

Anónimo disse...

a escrocada está à espreita...

a falta de sanidade e honestidade mental, tem tratamento...

Aconselha-se a alguns a fazerem um seguro contra quebra de telhados de vidro...

Anónimo disse...

O texto do post, infelizmente, continua actual na sua essência. Infelizmente! Até quando os sócios quiserem.