Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
quinta-feira, 31 de março de 2011
PENSANDO A TEMPO E HORAS
quarta-feira, 30 de março de 2011
QUERELAS ENTRE "EXs-"...
segunda-feira, 28 de março de 2011
A nossa solidariedade para um grupo que tem ALMA e RAÇA
domingo, 27 de março de 2011
INQUIETAÇÕES...
"Direcção ignora atletas do plantel"
"Apenas a equipa técnica liderada por Eduardo Esteves recebeu convite para o evento"
"Causou alguma estranheza a ausência no repasto de elementos do plantel profissional do Varzim, que todas as semanas têm, com imenso brio, tentado conquistar pontos para evitar a despromoção do clube à 2.ª Divisão. Há muito que as relações entre os atletas e o presidente Lopes de Castro se deterioraram, essencialmente pelos constantes atrasos no pagamento dos ordenados e também pelas promessas não cumpridas. Esta tensão terá levado a Direcção a não convidar os jogadores a marcar presença no jantar que assinalou o fim das comemorações dos 95 anos do emblema poveiro. Os atletas receberam ontem o mês de Dezembro de 2010 e têm em atraso Janeiro e Fevereiro. Março vence já no próximo dia 8 de Abril."
Jornal Abola de 26 de Março de 2011
Sobre tudo isto, daremos a nossa opinião mais à frente, para já, fica à consideração de cada um!
INQUIETAÇÕES
sábado, 26 de março de 2011
Lopes de Castro apresenta recandidatura à presidência
Lopes de Castro apresenta recandidatura à presidência
Por Paulo Pinto
Lopes de Castro anunciou, esta sexta-feira, durante o jantar dos 95 anos do Varzim, que irá apresentar a recandidatura à presidência do clube poveiro. O Varzim, que tem sido gerido por uma comissão administrativa nos últimos 16 meses, tem as eleições marcadas para 30 de Abri.
23:43 - 25-03-2011
No Jornal Abola
quinta-feira, 24 de março de 2011
RECTROSPECTIVANDO E PROSPECTIVANDO
MAS SE RECUÁSSEMOS CINCO ANOS ... LERIAMOS COISAS IDÊNTICAS!... O MARASMO TEM DESTAS COISAS!
REFLITAMOS... TODOS!
"Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2009
Varzim, que futuro?
Em primeiro lugar, devo agradecer o convite que me foi endereçado para expor neste espaço os meus pontos de vista sobre os temas que eu entender, com especial enfoque sobre o “nosso” VARZIM.
E o nosso clube passa por uma “crise”. E é uma crise que parece ter vindo para ficar, tal é já o período de tempo que o clube se encontra “mergulhado” nesse marasmo. Podem dizer que a crise é generalizada. É verdade, mas a dita “crise” é mais profunda para alguns do que para outros.
Mas que crise é esta? Pode-se dizer que é financeira, de resultados, de qualidade da equipa técnica, mas para mim o busílis da questão está na direcção do clube, mais concretamente na pessoa do seu presidente, Lopes de Castro.
Podia obviamente, recuar no tempo, e ir buscar rotundos fracassos de gestão, como Abílio Novais, José Dinis, Projecto Catraia, Horácio Gonçalves, Diamantino Miranda, Kleyr,...
Prefiro me centrar neste primeiro texto na actualidade varzinista, e no presente o Sr. Lopes de Castro tem aparecido sistematicamente nos jornais nacionais desportivos.
Fazendo jus á sua condição de porta-voz da comissão criada para combater a crise financeira dos clubes da Liga Vitalis.
Esta comissão ficou de encontrar soluções para propor aos restantes parceiros da Honra e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é constituída por Gil Vicente, Olhanense, Covilhã, Freamunde e Varzim.
Não seria preferível, que o Presidente do Varzim se preocupasse em encontrar soluções para o clube? Ou está a pensar que a solução para o futuro do clube está nesta liga secundária?
Em Outubro de 2006 (já lá vai muito tempo), o Sr. Presidente pensava da seguinte forma:
“Ninguém deseja mais a subida do que a direcção e não é por uma questão de currículo. Dava-nos gozo mas não é por isso que estamos aqui. Gerir um clube da dimensão do Varzim na I Liga, com juízo e bom senso, dá lucro. As pessoas ainda não perceberam isso. A única forma de anularmos o passivo é termos resultados positivos. Só temos resultados positivos se formos para a I Liga e se tivermos receitas extraordinárias."
Tinha um colega “brazuca” que nestas situações dizia naquele seu sotaque, “BRINCADEIRA, NÉ?”
Em Dezembro de 2008 no jornal RECORD, foi dado à estampa o seguinte “recado”:
“Seja como for, o líder varzinista não se mostra preocupado com a situação financeira do clube, na medida em que a transferência de Yazalde e os subsídios que estão prestes a entrar equilibram a balança. “As receitas vão entrar e não precisávamos da verba do Yazalde. Contudo, com esta venda, fazemos uma época ainda mais tranquila”, referiu Lopes de Castro. Depois disso, o grupo juntou-se para o tradicional almoço de Natal.”
Em 6 de Fevereiro de 2009, no mesmo matutino lia-se:
“O Varzim, da Liga de Honra, liquidou hoje os salários de Novembro da sua equipa profissional, revelou à Agência Lusa o capitão Alexandre.
O pagamento foi confirmado pelo presidente do clube, Lopes de Castro, que não quis precisar o mês a que se referia o pagamento.
De acordo com o Contrato Coletivo de Trabalho - que estipula que os pagamentos devem ser feitos até dia 5 do mês subsequente -, encontram-se em atraso os salários de Dezembro e Janeiro, o que Alexandre considera ainda 'preocupante'.”
Nesta altura, a época não é tranquila e Yazalde acabou mesmo por sair, tendo ido reforçar o Rio Ave.
Sinceramente, com tantas trapalhadas, tanta fanfarronice, tanta situação em que é aplicada a máxima “o que hoje é verdade amanhã é mentira”, tanta incompetência, no Varzim que eu comecei por conhecer há umas décadas atrás, com uma massa associativa “viva”, atenta e entusiasta, esta Direcção há muito que se tinha ido embora. No entanto a realidade não é esta, e há sempre quem se vá aproveitando, até um dia...
ÓSCAR MIGUEL "
domingo, 20 de março de 2011
POR UMA UNHA NEGRA!... ILHÉUS GELARAM À BEIRA DO FIM!!!
LIGA ORANGINA - 22ª. JORNADA
SANTA-CLARA - O
V A R Z I M - O
Um ponto, quem sabe se de ouro, conquistou o Varzim no terreno dos micaelenses. Santa-Clara que, se ganhasse perspectivava, ainda mais, a manutenção na corrida ao lote dos que "cheiram" a subida. Mesmo assim, aquele anseio, continua a poder ser concretizado, embora tenha ficado um "tudo-nada" mais longe... Mas esta Orangina já mostrou que, é perene de surpresas a cada jornada que passa. Quem diria que os serranos acabariam por derrotar o candidato Gil-Vicente, uma das melhores equipas deste campeonato?! Assim como o "feito" (vitória por 1-4) do Penafiel em Freamunde, tendo ultrapassado o seu adversário na Tabela Classificativa!...
Fátima também levou a água ao moinho sem a entornar toda... Covilhã foi o sortudo da ronda!... Esta a sina dos "senhores aflitos" desta ácida orangina! Lá em cima e, cá em baixo... é uma farturinha de emoções.
Ultrapassada a 22ª jornada, portanto, apenas (já?!!) a 8 (oito) do fim da competição, a peleja pela almejada subida, lá continua, assim como, a titãtica luta pela manutenção, está ainda mais brava e, por isso, um mar de expectativas e ansiedade cada vez mais palpitantes.
Neste jogo nos Açores, o resultado, pelo que foi dado "à estampa", é justo, DIANTE DE UM ADVERSÁRIO DE PESO, confirmando a malta do Varzim, o que havíamos referido no nosso "lançamento do jogo". Elementos da nossa equipa, testemunharam a enorme crença e um caprichado espírito de grupo, posto durante o trabalho de casa, com aturadas correcções técnicas equacionadas pela equipa técnica do Varzim.
E, com um pouquinho de sorte, até tínhamos arrancado a vitória, mesmo em cima do "finalzinho"! Grande jogada de puro contra-ataque, numa triangulação fabulosa, entre Salvador-Gonçalo Graça-Tito Silva!
Os ilhéus ficaram de coração gelado, já em tempo de compensação!!!
Ai senhor Silva... senhor Silva... É que já não havia tempo, sequer, para respirar!...
Segundo rezam as crónicas, o Varzim fez um jogo super inteligente, estratégica e tácticamente! E sem ter recorrido a jogadas cirsenses...
Na próxima jornada, (3 de Abril) iremos ter um VARZIM-LEIXÕES, deveras empolgante, num cartaz a fazer lembrar grandes "jogatanas", carregadinhos de muita alma, raça e fervor clubistíco. Entre dois povos de valentes homens do mar!
Nos Açores esteve uma representação varzinista de grande garbo e, de antes quebrar que torcer! À Varzim!!!
Parabéns!!! "Malta" varzinista, vocês merecem toda a estima dos adeptos do emblema que representam. E não se esqueçam: adepto é... é só adepto! Não mais do que isso!... E já não é pouco para que os clubes existam. Que ninguém tenha dúvidas!... Então sim, adveria, sem qualquer ponta de dúvida, a "falência" da indústria futebol. Agora, é preponderante o trabalho dos que assumem gerir os clubes.
ALA-ARRIBA VARZIM!
sexta-feira, 18 de março de 2011
O PRÓXIMO JOGO
segunda-feira, 14 de março de 2011
DEMASIADO "QUEQUES" A DEFENDER...
VARZIM 2 ESTORIL 2
Foi um Varzim que se apresentou com duas alterações no onze inicial, relativamente ao ultimo jogo. Entrada de Ricardo e Pedro Santos para os lugares de Avelino e Campinho, respectivamente.
O Varzim entrou com a lição bem estudada para este jogo. Perante um adversário forte, muito forte na posse de bola e nas transições com posse, a equipa respondeu com raça e forte pressão sobre o portador da bola da equipa estorilista.
Esta estratégia resultou em pleno e foi coroada com o golo do pujante Rafael. Golo à ponta de lança de eleição.
Um Varzim, organizado, bem posicionado, com garra e alma, fazendo uma pressão logo no sector defendido pelos homens do Estoril, que fez por merecer estar em vantagem no marcador.
Onze minutos depois, fomos muito "queques" na forma como defendemos um lance de bola parada. Remate com ressalto e Alex Afonso, isolado, a rematar à vontade para o fundo da baliza.
O Estoril entrou melhor no jogo no inicio da 2ª parte do que havia feito na 1ª. No entanto, aos 53 minutos Jefferson ia deitando tudo a perder. Fez falta grosseira sobre Tiago Carneiro (também sacou bem a falta) e viu o 2º cartão amarelo com a consequente expulsão.
Ai, o Estoril passa a jogar mais na expectativa e aposta tudo no hábil Luís Leal lá na frente. E resultou a estratégia montada pelo brasileiro de nome esquisito.
Voltou o Varzim a ser mole no processo defensivo. Luís Leal, fez o que quis de Pedro Santos (não está ao nível que já nos habituou, mas tem capacidade para dar a volta) no 2º golo.
O Eduardo Esteves, meteu toda a "carne no assador" e foi premiado por isso. Gonçalo Graça que, entrou para a direita, já jogava como 2º ponta de lança, fez o gosto ao pé. Empatou o jogo, quando ainda faltavam 14+4 para terminar.
O varzim tentou, tentou, tentou...esteve perto de fazer o 3º golo. No entanto, à que reconhecer que, os estorilistas também estiveram muito perto do 3º golo. Luís Leal foi um verdadeiro diabo à solta (também beneficiou de muito tempo e espaço para aplicar a sua técnica/velocidade), era necessário uma pressão maior sobre este homem, não o deixar virar, que foi o que faltou.
A haver um vencedor, esse seria o Varzim, mas aceita-se o empate.
NÃO GOSTEI:
- das faltas cometidas, sem necessidade, quando os jogadores adversários estão longe e de costas para a baliza do Varzim;
- da marcação zona, nos lances de bola parada. Os jogadores ficam muito estáticos na zona da pequena área, com jogadores dos adversários à entrada muito livres;
- Pequenos episódios de desconcentração, como são exemplo os dois golos;
- Pedro Santos, passa por uma fase de crise de confiança. O Eduardo Esteves tem de o trabalhar psicologicamente;
- A entrada do Rui André e saída de Tiago Terroso, fez com que Gonçalo Graça recuasse no terreno, quando estava muito bem (até tinha feito o 2º golo) a jogar como avançado centro.
GOSTEI:
- Atitude da equipa;
- Garra e pressão alta exercida junto a terrenos mais recuados dos estorilistas;
- Equipa organizada, mesmo no período em que estava a perder;
- Jogadores solidários entre si;
- Neto continua imperial;
- Telmo, é neste momento "o reforço" de Inverno;
- A forma enérgica e activa do técnico no banco de suplentes durante o jogo;
- Rafael fez um golo à ponta de lança:
- O apoio do publico durante o jogo;
- Ver o Gonçalo Graça como avançado centro;
- Que tenha entrado Rui André e não Forbes;
- Salvador foi incansável, com alta rotação e qualidades técnicas, que o distinguem;
- Tiago Terroso mais próximo dos avançados;
sábado, 12 de março de 2011
O PRÓXIMO JOGO
Tarefa difícil (mais uma...) espera os alvi-negros na recepção aos estorilistas.