domingo, 24 de outubro de 2010

RESCALDO

5ª. J O R N A D A - L I G A O R A N G I N A




V A R Z I M - 1




C D AVES - 1

QUEM PARTE E REPARTE E FICA COM IGUAL PARTE... RESULTADO JUSTO!

O Varzim acaba de... ganhar um ponto, atendendo ao que foi visto, esta tarde, sobre o mítico relvado(bem tratado) do estádio poveiro.

Pela frente o Varzim teve um adversário, que na Tabela tinha (e tem) mais dois pontos, ocupando um também nada desejável 13º. lugar, enquanto que os alvi-negros estavam, isolados, no último lugar. A juntar a isto, o facto dos avenses terem, durante o interregno, "corrido" com o técnico Micael Cerqueira, dando lugar "à velha raposa" Vítor Oliveira, o treinador português com mais subidas de divisão à 1ª. Liga. Só!... Muito embora, alguns avenses mais imaturos o aceitassem com algum cepticismo.

Ficou demonstrado na Póvoa, que Vítor Oliveira, está não só aí para as curvas, como mostrou à saciedade dos "desconfiados" que pode atirar este Aves para melhores voos. Viu-se a subtileza e a astúcia de leitura de jogo, numa altura em que o técnico do Varzim, na ânsia de povoar mais as cercanias da área contrária, mandou subir os seus médios alas, deixando o meio-campo, em certos momentos, com "as defesas" muito vulneráveis (apenas dois homens) ao contra-ataque avense, que quase eram aproveitados para o Aves fazer o 1-2.

O futebol sem risco, não existe... mas, é preciso doseá-lo!...

O Varzim apareceu neste jogo sem os seus habituais laterais e, sem um homem que vinha sendo indiscutível no "Plano A" de Eduardo Esteves, ou seja, André Carvalho, um trinco que ao lado de Tito, só pecava por não se integrar, quando conveniente, nas manobras de transição para o ataque. Outra grande surpresa, foi a não inclusão no onze inicial de Salvador, o avançado (internacional oriundo da formação poveira) de qualidade técnica mais apurada que o clube tem nos seus quadros. Só viria a entrar no segundo tempo, quando o Varzim corria atrás do prejuízo, o que não é o melhor momento para se "aparecer"... em jogo.

O intervalo chegou com o Aves em vantagem, num auto-golo de Pedro Santos (só acontece a quem anda lá).

No segundo tempo, o Varzim mesmo após as alterações no seu conjunto, não encontrava maneira de atinar com o caminho para a baliza do Aves.

Foi preciso uma grande penalidade, na sequência da melhor jogada que o Varzim conseguiu em todo o jogo (com principio, meio e fim), para os alvi-negros chegarem à igualdade. Jogada que começou em Neto que da sua zona defensiva, fez um passe comprido para o ataque, sendo depois a bola metida na área num passe cruzado, apanhando Bruno Moreira a tentar recepcionar, sendo derrubado. Tiago Carneiro atirou a bola para um lado e o guardião do Aves lançou-se para o lado contrário. Faltavam ainda cerca de 20 minutos para o termo do jogo. E foi a partir daqui, que o "sabido" do Vítor Oliveira quase ia aproveitando o suicida 4 x 2x 4 em que o Varzim passou a jogar, sendo apanhado em contra-pé. Valeu a falta de tiro certeiro dos avenses e, também, diga-se porque é justo, a atenção de Ricardo Neves, o "goleiro" do Varzim.

Pelo que vimos, continuamos a pensar que se corrigidas algumas posturas de estratégia e de táctica, com toda a envolvência dinâmica que um jogo sempre acarreta, este plantel, não sendo o ideal (existe?...), nem dele se aproximando, pode contudo, aspirar a mais que a manutenção que, diga-se, e pelo que já deu para ver pela aragem da carruagem, vai ser bem mais difícil do que em épocas anteriores - para subir, manutenção e para a fuga à descida.

Coerência, regularidade e sobretudo atitude competitiva, são ingredientes que não poderão faltar num plantel que tem objectivos bem definidos. Em cada jogo, em casa ou fora, aqueles pressupostos têm que ser cumulativos.

Com eles mais perto estarão as vitórias e, também mais por perto estarão os sócios e adeptos em geral. É preciso entender a filosofia do adepto que é igual em qualquer torrão que se jogue futebol. Não são os adeptos que têm que ganhar os jogos... E não haja ilusões: melhores adeptos que os do Varzim quando quem para eles trabalha lhes dá alegrias, NÃO EXISTEM!

O próximo é o Estoril. Quem sabe se não vai apadrinhar o Varzim na obtenção da primeira vitória na Orangina?!

Força Varzim! Ala-Arriba!

Óscar Gomes

15 comentários:

Anónimo disse...

Mal vi ali Henrique Nunes ja vi tudo disto , Esse treina o arouca ja treinou o D.Aves o ex tecnico chama se Micael Sequeira .

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não foi Henrique Nunes que saiu, esse é treinador do Arouca, foi Micael Sequeira.

O André Carvalho também não jogou em Freamunde e ninguém disse nada.

A única alteração, tirando os dois laterais por lesão foi a do Salvador.

Quando se escreve alguma coisa, pelo menos temos que ser rigorosos nos factos, porque senão quem vai acreditar no que escrevemos se erramos em factos concretos.

Anónimo disse...

O crosco cobardola do comentário 09:03, para melhor se retratar. só lhe faltou indicar que nº. de ferradura é que calça!

Essa de não ter sido o Henrique Nunes mas sim o Micael Sequeira a ser afastado do comando so Aves, é de se lhe bater palmas e fazer mil vénias!!!

É por causa de seres vivos assim, sem interesse sequer para as moscas, que a sociedade e, como tal o Varzim também, estão como estão!

Tribuna Varzinista disse...

E o Henrique Nunes é que é o mal educado???
Só envergonhais a cidade , os poveiros de bem, e o (indefeso) clube!!!
É por causa de calhaus assim que, ilustres sócios do Varzim, como Macedo Vieira, e outros, inclusive o próprio do Presidente do Cons. Fiscal (vergonhoso!!!), não compareceram na última AG, onde 33 dos cerca de 100 presentes, NÃO VOTARAM FOVORÁVELMENTE as mal explicadas contas 2009/2010 (mais uma vez…), para não se misturarem com uma dezena de tarados mafiosos, denotando, há muito tempo, serem portadores de atraso mental agudo e autênticos destruidores do bom nome do Varzim.
O necrótico cheiro já infestou a cidade... para gáudio dos abutres!...

Anónimo disse...

Não liguem a fanfarrões e cabeçudos.

O Varzim, no jogo de ontem, mais uma vez desperdiçõu uma grande oportunidade para vencer.
Andou 70 minutos, completamente a nadar em águas de bacalhau de 15 dias.
Foi arrepiante, a ingenuidade táctica, ao deixar o meio campo entregue apenas a dois jogadores, com o Tiago Terroso (o melhor construtor de jogo que o Varzim tem na linha média) a recuar para lateral esquerdo, e atirando à toa 4 avançados para a frente??? O Aves só não marcou e arrumou com o jogo, por uma sorte incrível do Varzim!!!

Quem não tem palas nos olhos, no final só pode ter pensado como fomos felizes ao não sofrer golos naquela altura.Éstá bem que se ataque... mas não é à toa! As melhores oportunidades para ganhar a partida, foram do Aves, fruto de uma atenta e rápida leitura de jogo do técnico Vitor Oliveira, que esse, sim, deveria ser a aposta destes dirigentes, que nunca mais acertam uma.

Anónimo disse...

Numero de ferradura?... Calhaus????
Estão todos, só falta o asno e o homem das cavernas, para os personagens estarem todos...chafurdando no lodaçal.

Nem sei como vos deram guarida para aqui vir consporcar.

óscar gomes disse...

Não se virem só para o E Esteves. Eu digo, SÓ!... Não se convidou a si mesmo!... É bom que se note! Desviar as atenções, aproveitando a sota… é outra coisa!

Ele cometeu um grande erro de casting ao falar como falou (a quente…) em relação aos assobios dos adeptos - alguns, se calhar nem sócios são. Ninguém gosta de estar a dar o melhor no trabalho (às vezes, nem sempre com a melhor eficácia. Desde as profissões mais qualificadas às menos) e de repente começar a ser assobiado!... É óbvio… Só que ele, juntamente com os atletas, são elementos que estão a dar espectáculo e, pago!!! Os sócios são os seus patrões!... O jovem técnico Eduardo Esteves (que já tem muitos anos de Póvoa e alguns de Varzim), que dá a impressão de ser honestíssimo no seu empenho (mal o conheço como pessoa) profissional, tem que perceber rapidamente, que no futebol, assobiar é sintoma de que as pessoas não gostam (é o patear ou apupar num concerto de música clássica, p. expº.).
Ontem, se, no início do segundo tempo, tem requalificado o seu meio-campo, deixando lá ficar o Tiago Terroso na esq. e, no lugar do Dedé e do Tito Silva, tem colocado o André Carvalho por perto do Tito mas com aproveitamento de idas à frente quando de posse de bola, e tem também feito entrar o Salvador, tenho a impressão, aí sim, o Vítor Oliveira ia ver a vida da sua equipa complicar-se e, de que maneira! Ah, e ainda havia o Bruno Moreira para o lugar do Rafael (ainda muito verde para 90´).
Repare-se, o Aves, que dizem apostar na subida, só tinha mais 2 pontos que o Varzim, apesar de tudo!...

Anónimo disse...

E pensar que há tanta gente que morre...

Anónimo disse...

Disse o presidente do grupinho, que até por acaso está contente com os sócios!
Estava a ver (ou haver?...) que ainda lhe fugia a lata para dizer que os sócios e adeptos estão muito contentes com estes dirigentes-regentes?!?!?!!!! Eh, eh, eh, eh, eh... Só nos gozam... os coveiros, os coveiros à solta!

Anónimo disse...

On páh, isso não é fado?

Ouviram na Onda Viva, no final, todos dizerem que "o que é preciso é convergência para ajudar o Varzim"... a ir mais para o fundo, só se for... Nanquiço!
Entristecedor, mais, não pode ser!

Anónimo disse...

prá coceira... compra-se na farmácia...

Anónimo disse...

Este Varzim vai de mal a pior.

Razão tinha o Macedo, qualquer dia fecham as portas.

Que desplante a do treinador, criticar os adeptos.
Aonde isto já chegou...

Tribuna Varzinista disse...

Já aqui o referimos, mais do que uma vez, e voltamos a repetir: este blog, não pretende ter muita gente a comentar, só para que dê a entender que... “são muitos!!!”
Este espaço não é, nem pretende ser, covil de "chacais", nem tão pouco "arbusto" para cão passante… aliviar “necessidades”.
Eliminaremos tudo o que constituir insulto gratuito, procedente de peitudos anónimos, muito embora, nalguns casos, até não seja difícil identificá-los!... Alguns, não passam de meros adeptos ... da hipocrisia!
Não temos a pretensão da conotação com qualquer gang de atrasados mentais à solta!... Nem de visões enviesadas de má fé.
Acima de tudo, respeito na diversidade de opinião. Quando ela colide com a dos outros... terminou o direito. Mesmo para nós!

Anónimo disse...

quem anda aqui a atrapalhar que se retire, que vá lamber musgo para outras bandas,pá. vá apanhar lixo... que é um ato cívico com falta de mão de obra.