VARZIM - 2
C D FEIRENSE - 1
LÁ SE FAZEM, CÁ SE PAGAM!...
Ao fim de dez jogos em espera por uma vitória, nesta edição da 2ª. liga portuguesa, o Varzim matou o borrego ao vencer na sua própria casa, um Feirense que se apresentou na Póvoa com os galões de candidato à subida (assumidos ainda na preparação da temporada).
Na 1ª. volta, os fogaceiros surpreenderam os poveiros, goleando-os por um concludente 4-0, num aproveitamento dos erros dos alvi-negros (opções técnicas incluídas), quase que diríamos a cem por cento (100%).
Ora bem, na retribuição acontecida na jornada de hoje, a "vingança" aconteceu, muito embora por uma diferença no marcador tangencial, com o Varzim merecendo, em absoluto, os três pontos conquistados, diante de adversário nada "a jeito" para a tal vitória que era urgente ser alcançada. Daí ela ter tido um sabor ainda melhor!... Como diz o povo, "lá se fazem, cá se pagam".
Os poveiros só não tiveram sorte nos resultados verificados com terceiros que também lutam por um lugar no purgatório (ou inferno?...) da manutenção, dado que "ninguém" esperava que o Penafiel, também a mendigar nos lugares de descida, tivesse arcaboiço para ir aos Açores e derrotar um Stª. Clara, favorito pela maioria absoluta, já que não acreditamos que alguém verdadeiro, por parte dos penafidelenses, esperassem pontuar em S. Miguel. Pensamos "nós de que"...
O mesmo se pode dizer das vitórias fora de casa, de uma Oliveirense,(que está a mostrar-se uma revelação da prova) diante de um Estoril que vinha de uma posição a meio da Tabela.
O mais fraquinho da prova, o Carregado foi também arrancar uma vitória ao terreno do Gil Vicente, que deverá ter envergonhado a cidade dos galos!
Já os 3 pontos do Aves em Trás-os-Montes, não escandaliza quem quer que seja, basta vermos o que ambos vêm fazendo na prova. Muito similar em competências.
Concluindo. Após esta jornada, a luta pelos lugares da subida, continua como "dantes em Abrantes", com Beira-Mar na cabeça com 33 pontos, acima 4 pontos de Stª. Clara e Portimonense, à espreita de uma oportunidade, para o 2º. lugar (pelo menos), estão Feirense e Oliveirense a 3 pontos de distância. Um ponto mais atrás está o Trofense, que ainda vai sonhando com o retorno.
Nos lugares dos aflitos que pode levar à "condenação", estão: em último lugar o Carregado com 13 pontos e, logo acima o Covilhã que trocou com o Penafiel, mercê da surpreendente jornada vitoriosa dos penafidelenses e da derrota dos serranos em Freamunde, num tangencial 3-2.
O nosso Varzim, com a vitória de hoje, deu um pulinho (bem que poderia ter sido um triplo-salto...) posionou-se na 13ª posição com 18 pontos. Ou seja subiu um lugar, tendo agora como novo vizinho, à mão de semear, o Estoril que está acima 2 pontos. E o Estoril será o próximo adversário dos varzinistas a abater! Mas...
Força Varzim! "Contra tudo e contra todos"!
(texto de Óscar Gomes)