sábado, 19 de setembro de 2009

RESCALDO

  • LIGA VITALIS - 4ª. JORNADA






    Mendes autor do golo da vitória

VARZIM - 1 / G. D. CHAVES - O


PRIMEIRA VITÓRIA OFICIAL DA ÉPOCA NA LIGA JÁ CÁ CANTA

ÚLTIMOS 20 MINUTOS INCOMPREENSÍVELMENTE SOFRIDOS!...


Com toda a naturalidade, o Varzim amealhou os 3 primeiros pontos em casa. O desportivo de Chaves, a passar por uma fase na sua história menos agradável – a todos os níveis, inclusivamente viu-se obrigado a acabar com o apoio financeiro ao seu futebol de formação – foi impotente diante de um Varzim, que sem ter que puxar dos galões de clube com maiores pergaminhos no futebol luso, ganhou pelo score mínimo, porque o desperdício dos atacantes poveiros, na primeira parte com mais frequência, e um certo encolhimento do xadrês dos alvi-negros no último terço da partida assim o ditou.
O que signfica que, logo no primeiro tempo, o Varzim poderia ter alcançado um resultado folgado que lhe poderia dar mais algum sossego aos seus atletas, adeptos incluídos. O domínio varzinista foi evidente, assim como foi notória a fragilidade deste Chaves que de equipa com valor, só já existe na memória dos amantes ou nos arquivos do futebol português. Aliás Desportivo de Chaves que veio para esta época, depois de uma hibernação na 2ª. Divisão (antiga 3ª. Divisão nacional).
O valoroso Chaves do tempo dos técnicos Raúl Águas e do prof. Romão, bem como da “azia” do Jorge Coroado e do voo do Rola (os dois árbitros com episódios caricatos protoganizados no estádio dos flavienses há uns anitos atrás), com este último a ter que fugir do relvado e a ter que trepar à rede, que nem gato fugindo de água quente, são dos momentos mais marcantes na vida de um Chaves, que até já foi "à Europa", mas do qual nem rastos se encontra naquele que hoje vimos.
O solitário golo da partida, apontado por Mendes aos 41 m., na sequência de uma bola para, bem apontado é certo, mas temos que reconhecer que também com alguma felicidade, com a bola a bater na barra e a descer para as costas do g. redes flaviense e, a ultrapassar a linha de golo. Um golo que o Varzim estava a fazer por merecer.


Na segunda parte o Chaves queimou logo duas substituições de uma assentada, denotando Formosinho querer “entrar” numa de perdido por um (1) perdido por dez (10), acusando o Varzim o toque, já que os flavienses passaram a ter mais alguma posse de bola, fruto de um reforço das linhas mais avançadas – meio campo e ataque – com Castanheira a evidenciar-se nessa melhoria.
Aos 65 m. o Varzim teve tudo para fazer o 2-0 por Mendes, que bem poderia ser o golpe fatal no ânimo dos transmontanos.
O último quarto de hora o Varzim viveu alguma intranquilidade, pelo facto do resultado estar numa contagem de apenas com um golo de vantagem e, sabe-se que a todo o momento, num lance menos feliz, o golo para o adversário poderia acontecer. E depois é normal que a animosidade dos flavienses subisse à medida que o tempo ia passando, com uma perspectiva de ainda poder chegar pelo menos ao empate. O Varzim, no nosso entender, não tinha necessidade de se encolher tanto como passou a fazer nos últimos 20 minutos da partida. Danilo e Lelo ainda não estão bem enquadrados com o grupo e com o sistema que o técnico quer implementar, num clássico 4x3x3. Só que o "carrocel" está ainda em rodagem, onde uns laterais "elásticos" são preponderantes.
É notória a fraqueza da condição física do conjunto poveiro, pese o facto de estarmos no início da época para todas as equipas, era de esperar que este aspecto na turma poveira estivesse um pouco mais aprimorado.
A passo de caracol, a turma poveira, vai melhorando a pouco e pouco, no que especialmente aos segundos 45 minutos das partidas diz respeito.
O Varzim esteve bem mas só em part-time. Não pode, nem é tolerável por muito tempo, (em futebol, como noutras coisas da vida, é assim), entrando de uma forma aceitável, para depois , ainda a bastante tempo do fim, passar de dominador a dominado (essa do "domínio consentido", é uma treta que já não cola... cacos), acabando por terminar os jogos sem ainda conseguir convencer os mais exigentes adeptos, sócios ou não.
Muitos dirão que o importante era ganhar e que mesmo com o credo na boca,” que venham muitas vitórias assim”. Mas isto, é o contentamento, como se diz no país irmão, do "povão da roça, ?!" Já que não pode ser caipirinha, o pessoal não tem outro remédio que se contentar com uma cachacinha, mesmo de contrafacção...
Os adeptos do Varzim adoram vitórias, como todos os outros, mas querem-nas de uma forma convincente. E quem tem que convencer quem, são as equipas e, não os sócios ou simples adeptos.

O incómodo que o Chaves provocou, no que toca a oportunidades, que Marafona foi mais espectador do que outra coisa. Já no segundo tempo, ele deu nas vistas, não porque tivesse feito alguma defesa espectacular, como já nos habituou, mas sim, pelo facto de uma bola rematada por um atacante, ter passado por cima do ombro do guardião e depois ir ao poste. Só por isto.

Em destaque a chamada de Tiago Lopes, para o lado esquerdo da defesa poveira, que cumpriu, mas não fez esquecer Telmo, que é um rotinado no lugar e de raíz.


Mendes porque foi autor do golo e, Gonçalo Abreu pela importância que teve na manobra da equipa, merecem também destaque.

Espera-se melhoria na duração do domínio durante os jogos, que com certeza virá com o tempo...

A arbitragem não teve influência no resultado.


Texto de Óscar Gomes

21 comentários:

Anónimo disse...

Essa história de acabar os jogos a ganhar mas a tremer, quando é que acaba?

Anónimo disse...

O Lelo tem altura, o que pode vir ajudar a estruturação da equipa quanto à tão falada falta de altura da equipa.É o que se ouve e o que se tem lido da outoria de alguns... "parabolistas" da imprensa escrta e falada. Autenticas arruadas ou arruaças da comunicação? Não deitem mais para o latão no que diz respeito a hipócrisia e a falsas camisinhas de protecção de amiguinhos.
Sobre o Varzim, querer-se a verdadee não habilidades de chicos espertos da falácia.

Anónimo disse...

Grande livre do Mendes a fazer uns pontapés que livres do Waschington! Foi com duas tabelas, mas valeu. Venham muitos assim ou ao pé cochinho.
O melhor jogador foi o Gonçalo Abreu que é do que há de melhor no plantel.

Anónimo disse...

O Varzim está fvraco. O Chaves está fraquissimo.
Estes flavienses eram para golear, em condições normais.

Anónimo disse...

Eu estive no campo e ao mesmo tempo ouvia nas rádios locais o que iam dizendo para comparar com as minhas ideias sobre o que estava a ver e também para me ajudar a identificar um ou outro jogador novo. Acho imperdoável como numa daquelas rádios, um senhor relatador em vez de retratar o atavismo em que aequipa entrou a certa altura do 2º. tempo, se entretinha a mandar cumprimentos para a família e os amigos. Pior, só no carnaval das campanhas dos pequeninos da politiqueirada.

Anónimo disse...

MENDES, UM NOME A FAZER LEMBRAR O MÍTICO PONTAPÉ CANHÃO DO VIT. GUIMARÃES DOS ANOS SESSENTA, ENTRE OUTROS DO ARTUR, PINTO, JOAQUIM JORGE, ROLDÃO, CAIÇARA, PERES, ETC...
COM UM ABRAÇO PARA O PROF. PARDAL, QUE MUITO NOS TEM ENSINADO SOBRE VARZINISMO FINGIDO.
O VARZIM FEZ O SEU 4º. JOGO. ISTO AINDA ESTÁ MUITO TENRINHO, MAS O QUE É CERTO, SE TIRAREM AS PALAS, ALGUNS É CLARO, VEMOS QUE EM 12 PONTOS POSSÍVEIS O QUE É QUE CONQUISTAMOS?
NÃO É PRECISO IR A NENHUM CONTABILISTA OU CORRETOR DE BOLSA: EM CASA 2 JOGOS, 1 VITÓRIA E 1 EMPATE, 3 PONTOS; FORA 2 JOGOS, 1 EMPATE, 1 DERROTA, 1 PONTO. = TOTAL 5 PONTOS COM 2 GOLOS MARCADOS CONTRA 6 SOFRIDOS!

Anónimo disse...

Toda gente tem direito a dar a sua opinião, mas lermos algumas com atenção, é perfeitamente notório que algumas só de gente que de futebol, só percebe que há gente que gosta, e até gente fina, muito amaneiradazinha, mas que pelas costas diz que aquilo é desporto de mercenáios, que para dar nas vistas e por dinheiro são capazes de fazer as figurinhas mais tristes que há na sociedade! Também nada que espante, quado vimos aquelas figuras ridículas que alguns politicos fizeram nos fedorentos da TV. Tal como no futebol, o que é preciso é não parecer que se é o que os outros pensão que somos, antes pelo contrário, até ao dia da "restauração"!
Como notória é a preocupação em manipular o "meio da media", né, criando uma a imagem de fachada, de que "este Varzim", é uma equipa que está a jogar explendorosamente!!!
Cinco pontos em 12 possíveis?! Sete pontos perdidos em apenass 4 jogos e só com 2 golos marcados e 6 (SEIS) sofridos?!
O que é que foi feito ao Vitor Júnior que diziam nalguns pasquins, que era peça fundamental do demolidor tri-dente? Se calhar já houve "nauseas" e restolho no balneário...
Eu até votei nesta lista nas eçeições, mas nunca mais. O que vale é que há gente que vá ao campo ver.
Valha-nos N. S. das Dores!

Anónimo disse...

O Vitor Junior recusou-se a jogar. Não recebe, não joga. A época passada o grupo era unido. Todos fizeram greve. Este ano, o capitão Pedro Santos é um verdadeiro mono. Quando abre a boca, fala, fala, fala, e, nada diz.

Anónimo disse...

Vamos na 4.ª jornada, e, ps salários já estão em atraso.

Vergonha.

Anónimo disse...

Na ultima reunião da Direcção do Varzim Sport Clube, ouve mosquitos por cordas. Com insultos e cenas a roçar as agressões.

O Picão, foi o mais activo.

Não foi por acaso, que este director de campo, esteve ausente no jogo com o Chaves, sendo substituido por Alfredo Costa da Locus.

O facto do Picão ter adiantado dinheiro aos jogadores, nas costas do Presidente, nunca foi engolido por completo.

A verdade é que o homem (Picão) tem coração.

Anónimo disse...

Este Varzim está a morrer. Nunca seria possivel um Presidente do clube, passar incolume perante os sócios, estando a dirigir o clube como este está a gerir.
O nome do Varzim, é falado pelos piores motivos. Uma vergonha.

Anónimo disse...

O dr. Lopes de Castro faz tudo o que pode pelo varzim. Ninguém de boa fé terá dúvidas sobre isto. Agora, o que acontece é que tem feito mais mal do que bem,na sua gestão. Reparemos: os planteis até têm sido alguns, com nível suficiente para já se ter subido à 1ª. divisão nacional e deixar este campeonato secundário que só destrói financeiramente os clubes... O presidente, e toda gente o refere porque é o responsável nº 1 (o trabalho mal feito não tem sido só dele), tem sido infeliz e de alguma ingenuidade nos treinadores em quem tem apostado. É aqui que mora a grande pecha desta direcção. è assim tão difil ver? Não vemham com a cantilena da falta de dinheiro. Tomara muitas instituições desta terra e, não so, terem recebido os "poucos" apoios financeiros que para estas últimas direcções têm sido canalizados! Tomara! Hoje em dia, mente-se com todos os dentes. Até o Jesus no final do jogo de ontem espumava de tanto mentir! Até um dia...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que vinha no jornal do clube a dizerem que na época passada o sonho era o 4º. lugar, mas que por azar ficaram em oitavos!!! A ser verdade, é inacreditável serem estes os objectivos de um clube como o Varzim com uma massa associativa tão espectacular!
Deixaram o prestígio do clube bater no fundo a nível competitivo, porque financeiramente, quando se virem as chagas, muitos nem vão acreditar!...

Anónimo disse...

Acho um "piadão contemporaneo" (piadas sem piada nenhuma) qunado ouço ou leio dirigentes arvorarem-se, agora, em mártires de causas clubísticas, quando foram eles mesmos que, em tempo, tudo fizeram para chegar ao poder (incluindo jogadas subterrâneas para atingir os fins).
Por vezes interrogo-me se estarei no mesmo planeta!
Há quanto tempo é que a vida de clubes como o Varzim, deixou de ser um mar de rosas, Sr. Castro e compª.? Quem os ouve ou lê o que dizem para os orgão de comunicação (local, regional e nacional), até parece que foi de há meia dúzia de anos a esta parte! Haja um pouco de decoro.
Clubes da igualha do nosso Varzim, nunca tiveram uma vida desafogada financeiramente... antes pelo contrário. Por isso mesmo é que para o desempenho daquelas funções, primeiro deveria ter que passar uma aferição de competências. A todos os níveis.
Se fizermos uma reflexão séria e atenta, o Varzim, está pior, desportiva e financeiramente, passe toda a engenharia camaleónica.
Tenham a coragem de assumir que, deveriam ter conseguido mais, mas não são capazes.
Por um Varzim mais forte.

Anónimo disse...

Bloguista das 23:06, cuidado com a estrutura da Língua Portuguesa. Olhe que o prof. Pardal, fica tarado de tanta calinada, que nem o "forno e o ganháramos ou o póssamos" do sr. Jesus.
Gatisses à parte, o Varzim está a padecer de más escolhas... nas alturas próprias.

Anónimo disse...

Como sócio, emblema de prata, aproveito este espaço para mostrar a minha tristeza por só hoje ter chegado às mãos o jornal do clube. Será que também é reflexo de algum menor caprichar? Aplausos para a melhoria na qualidade do papel e do grafismo. Mas não chega. Sabe-se o quão importante é o tempo de chegada da informação, ainda que que de um jornal de clube se trate.
Apesar de tudo, louve-se a iniciativa.

Anónimo disse...

Eu acho que o lote de jogafores para esta época, até nem está assim tão mau, atendendo a algumas saídas, que davam uma indispensánel maturidade ao conjunto (Alexandre, Emanuel, Marco Claúdio e muito principalmente Nuno Gomes, o de mais valia no presente). Sou dos que também tenho pena dos falhanços nas escolhas dos treinadores feitas pelo responsável das mesmas. Desprestigiantes e gastadoras do pouco que tem havido para gastar.
Em relação ao jogo, o Varzim só lhe falta adquirir tarimba para emtrar a mandar no jogo e ter pulso para os primeiros dez e últimos 15 minutos das segundas partes. Laterais e médios-alas, com tri-dente ou sem ele, bem rentabilizadas oas sua potencialidades, na relação tempo-rendimento superiores ao adversário, o resto virá por acréscimo (resultados favoráveis). Com salários ou sem eles em atraso, arbitragens tendenciosas, vento, chuva, sorte, sem sorte, etc...
Não é preciso ser nenhum Mourinho em miniatura... porque, está de caras!...

Anónimo disse...

o varzim ainda vai calar muita gente que nao acredita. eu acredito nos jovens e fiquei satuisfeito por sairem os velhos que pouco jogavam, tirando o nuno gomes, e só aramvam confusao.

vamos unir os varzinistas e ajudar esta jovem equipa, mantendo sempre o sentido critico.

ps: porque não joga nesta equipa o hugo costa na lateral esquerda? vai ser um jogador de 1ª liga...

Anónimo disse...

Bloggs há muitos e para todos os gostos. Este é para gente adulta.

Não é faccioso, sem deixar de ser pelos interesses do Varzim, onde se pode ler alguma com razoabilidade, sem influencias de moranguitos.

20 pontos para o comentou às 15:31.

O PFGRF, que não sei o que significa, nem quem é, nem quero saber, e até tenho inveja de quem sabe, deve morder-se todo.

Anónimo disse...

Não podemos acreditar em tudo o que nos sopram aos ouvidos. O povo diz que "não há fogo sem fumo, é verdade. Mas também é verdade que do povo que começou a dizer aquilo, já não existe mimguém!... Hoje em dia, é quem mais mente para atingir os fins. Seriedade e honestidade, são valores que se esmiuçados, já só vai havendo um cheirinho, (salvo honrosas excepções) em tudo que é figura pública. Ninguém se sente à vontade para lançar pedras para o ar...
Parabéns às camadas jovens, que estão a ser bem dirigidas, colocando nos séniores jogadores que prometem. É verdade, sim senhor. Nem tudo tem sido mau nestas gerencias. O pior é quando vemo-los ser apanhados pelos "daçadores furtivos", sem pagarem o real valor, compensatório!
As indemnizações para quem forma, deveriam ser revistas. Veja-se o caso de Bruno Alve e do irmão Geraldo. O que é que o Varzim lucrou em gadtar dinheiro com eles???
É o eterno problema da exploração à mercê rde opotunistas-parasitas.

Anónimo disse...

desculpem lá mas penso que estao com a mnia da perseguiçao neste blog, nao se pode dar uma opiniao diferente, ou a apoiar algo que os dirigentes ou o treinador façam, que ficam logo com azia, calma pessoal, só queremos dar uma opiniao sem insultar ninguem. já agora, a actualidade do clube já tá noutro patamar, nao se discute aqui a assembleia geral, nem o possivel candidato? assobima para o lado e fazem de conta que nao é nada com voces? gostava de saber uma opiniao dos moderadores e comentadors residentes sobre os nomes anunciados, vergilio alexndre etc

um abraço, sempre varzim