segunda-feira, 8 de junho de 2009

REFLEXÃO





JOSÉ MARIA
UM POVEIRO SÍMBOLO DA
MÍSTICA VARZINISTA, ESQUECIDO
POR CERTOS ARAUTAS "DOS CATIVOS"...



ZÉ DA MÚSICA - UM EXEMPLO DE CARISMA E
MERECEDOR DO EPÍTETO DE "MÍTICO"
DOS ALVI-NEGROS.

DE UM LADO OS MITOS, DO OUTRO OS INCOMPETENTES!...

QUEM SE LEMBRA DE SALVAR ESTE VARZIM?!
o plantel de mais um falhanço - 2008/2009

Ainda está muito "de fresco" na memória de todos os verdadeiros varzinistas (até parece que há falsos, e...) a frustrante época 2008/2009. Se a juntarmos às 5 de má memória que já estavam para trás, então fácil é de imaginar o "pó" com que os adeptos - que não andam cá por ver andar os outros... - vêem a orientação que está a ser dada ao clube!
Fazendo-se uma retrospectiva ao que se tem passado nos últimos 10 (dez) anos, o que é que foi conseguido de melhor desde que Lopes de Castro assumiu a liderança? É só atentar nas respostas às seguintes interrogações:
- Quantas épocas o clube militou na 1ª. Liga? NENHUMA!
- Quantas esteve à beira de subir? NENHUMA!
- Quantos treinadores teve em 6 épocas? SEIS!?
- Adjuntos? DOZE!
- Adjuntos promovidos a principal? NENHUM!
- Preparadores físicos promovidos a principal? UM, mais do que uma vez e sempre mesmo!
- Dos jogadores que efectuaram mais jogos a época que terminou, quantos tinham nome feito a nível nacional pela experiência a nível de 1ª. Divisão Nacional? APENAS DOIS! EMANUEL E TELMO, e já há um "tempão"!... Rio Ave e, Campomaiorense/Sp. Braga respectivamente...
- O Passivo - o dinheiro que o clube deve - diminuiu? NÃO! AGRAVOU-SE...
- As disponibilidades - dinheiro disponível nos Bancos para fazer face às despesas- aumentaram? NÃO! Mais penúria, com cheques carecas à mistura!
- O património foi melhorado? Não! Até ao momento, só na maqueta e/ou virtualmente!...
- O número de sócios aumentaram? A resposta é óbvia... Sim... de mentirinha, ?!
Se um enterrou, este enterrou ainda mais! Só não vê quem não quer vêr, ou sofre de miopia de incontáveis dioptrías!...
E neste jogo do esconde/esconde de podres, as entrevistas do prestigiado ex-capitão doVarzim, recém passado à reforma como jogador profissional, chegam para dar a entender como o "Rei vai "...
Relembro que nos referimos ao jogador do Varzim que mais vezes envergou a braçadeira de capitão do Varzim, Alexandre. Não é nenhum mito! Também não é lenda ou figura do imaginário de algum ser vivo tão pouco!... Mas o Varzim tem na sua história de 93 anos, nomes de homens que defenderam os interesses do Varzim e que não sendo "mitos" para o actual presidente, ficaram para sempre gravados na memória dos adeptos do Varzim! Quer se tenha gostado ou não! Dirigentes, treinadores, atletas e outras pessoas desempenhando outras tarefas.
Também é bom lembrar que os mitos não se constroiem só à custa de feitos positivos, ou coisas bem feitas! E de uns de outros, o Varzim está cheio deles.
De um lado os mitos da competência, do outro os mitos da incompetência... De uns e de outros está o Varzim cheio, na sua já longa história de vida!
Nos tempos que correm, a maré, para mal do Varzim, trás com ela um lote dos segundos, que vão reinando, com os outros...
Por exemplo, nos mandatos deste Sr. Lopes de Castro, infelizmente para todos, não há ninguém que tenha feito alguma coisa para que fique gravado na memória colectiva dos associados, a não ser... Que o melhor marcador da equipa foi um central, Nuno Gomes (que não tem nada a ver com o da fitinha), que por acaso ou não, foi deixado sair! Que Marco Claúdio, o melhor executante do plantel, conhecido dos poveiros já de muitos jogos, como o melhor organizador de jogo, foi torpemente desaproveitado pelos super-sumos do comando técnico do clube, durante a presente época (só acaba em Julho do corrente ano), também não o conseguiram convencer a ficar (o que pelo atrás exposto, nem admira...)! Emanuel, outro valor que não quer ficar... Não sabemos se apavorado com o que sucedeu ao Alex, com o prego espetado ao ex-capitão, se, antes que o convidassem para adjunto do director (encarregado das obras) das instalações (sanitárias, seria ?) de um estádio virtual e que já é um objecto mítico do presidente, pôs-se a milhas! Ele (Emanuel) que até foi criado nas camadas jovens do Varzim e que os senhores directores da altura foram impotentes para o "segurarem", deixado-o "fugir" para o rival, onde rendeu o máximo, para depois, já com os vileiros na 2ª divisão, regressar ao Varzim, onde ainda foi útil, mas já no início da curva descendente da carreira, sendo o 1º. sub-capitão do Varzim. Aliás ele fazia parte do que de melhor o plantel tinha!
Triste demais para ser verdade! Antes fora que se tratassem de MITOS DA INCOMPETÊNCIA! Mas, infelizmente, não são!

Ala Arriba-Varzim!

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó pá o povão agora o que quer é peles ao sol, silicones no esqueleto, dendaturas com grandes favolas pintadas de branco, penteados à urso, bolsinha a tira-colo, cheiro e bedum e... môlho com muito alho e piripiri!
O que é preciso é distrair a malta com as novelas dos vendedores de banha da cobra, com o "diz-se diz-se" de quem sai e quem entra. Com o lavar de roupa suja e das lamúrias de p...
Os coveiros-gestores andam num sepulcral silêncio...

Anónimo disse...

não é bem assim. Com esta direcção ficamos sempre na 2ª. Liga, que já não é mau. E quem conseguir fazer melhor do que esta direcção, com uma formação de jogadores como o Yazalde e o Pedrinho, o Andrézinho, ect. e que foi campeão da 2ª. divisão de juniores! Olhem vão buscar o mítico Abílio ou o prof. Rui Dias. Ou então o Toni das arábias que foi do benfica. Só têm que lhe garantir a uva...

Anónimo disse...

Andar aqui a queixar-nos é como pregar no deserto!
Todos sabemos como as coisas são resolvidas no Varzim. Chegada a Assembleia, quem está no poder bota faladura da cara, à Sr. Dr., com a conivência e intervenção de mais uns quantos amigos Dr's e, principalmente, da já denominada por alguém, Quinta do Varzim, aqueles que realmente manobram o Clube e ...está feito num molho de brocas que não mexe mais! Ninguém, ou quase ninguém, está para se chatear ao arriscar ouvir bocas foleiras daquela meia dúzia de crónicos patetas, se a intervenção não fôr Pró Direcção. O que quero com isto dizer é que embora seja salutar estas nossas críticas, com o objectivo do melhor para o nosso Clube, temo, pelo que atrás disse, que seja chover no molhado.
A não ser que...

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. As lamúrias e os desabafos pela fraca comida que esta Direcção chefiada pelo sr. Lopes de Castro nos tem vindo a impingir, gozando com a cara de todos os sócios, mas que quando chega a altura das famosas assembleias da trêta em que os da situação controlam quem quer falar, discursando para boi dormir, evengelizando e intimidando os mais simplórios e por isso cobardolasas, as queixas rápidamente se transformam-se em gritos folclóricos de Viva o Varzim! Ala Arriba! E etc.
É claro que tal não deve servir para desmobilizar os inconformados e por isso aqui vai mais um alerta: Eleições antecipadas imediatamente! Não podemos deixar que grupo de indivíduos volte a mandar para o latão mais uma época... A que aí vem! Este cambada, já escolheu um treinador dandomais um tiro no pé!Está a deixar sair jogadores de valor já demonstrado e, está a fazer aquisições no escuro! A verdade está aí nua e crua! Não passam de uma cambada de bem intencionados, mas prejudicando o clube... Faz lembrar a desculpa do homem que dirige os árbitros! São todos bons rapazes, que sem ser por querer, erram, e com tal até roubam campeonatos ou impedem subidas, ou atiram para as descidas outros!... Consultem o Lourenço que defendeu o Francisco Silva e outros "artistas"! TUDO GENTE BEM INTENCIONADA!...

Anónimo disse...

até parece impossível como é permitido a uns quantos embustes, imposrores, oportunistas sem escrúplos, andarem a hipotecar instituições que a uns quantos, custaram os olhos da cara, o que nem tal, demove algumas almas penadas de continuarem a atirar o nome do clube para a lama!
Enquanto não lhes apontarem a porta de saída...

Anónimo disse...

DEIXAR SAIR MARAFONA, SEM UMA BOA MAIS-VALIA, POR NÃO LHE MELHORAREM A CLAÚSULA DE RESCISÃO DO CONTRATO, A TEMPO E HORAS, É MAIS UMA PIXOTADA DESTE PRESIDENTE E SEUS ACÓLITOS. INCRÍVEL... COMO O POVO É SERENO!
E VIVA O CAMÕES E O STº. ANTÓNIO, QUE É JÁ A SEGUIR...