sábado, 20 de junho de 2009

REFLEXÃO




VARZIM 2009/2010 - QUE FUTURO NO... IMEDIATO?!

PARA JÁ A COMPOSIÇÃO DO PLANTEL, (SAÍDAS/ENTRADAS) DÁ RAZÕES PARA COLOCAR OS SÓCIOS OU TÃO SÓ ADEPTOS DE PÉ ATRÁS!...

AO QUE TUDO INDICA... NEM OS DEDOS SE SALVARÃO!...

É de admirar a paciência dos que realmente querem bem ao Varzim!
É de facto uma massa associativa inexcedívelmente compreensiva. Olhe-se para trás... Atente-se nas causas que levaram ao poder este executivo (ano eleitoral...)! Descida, então recente, à 2ª. Liga... Uma catrefa de asneiras denunciadas (empoladas ou não), colocando o clube à beira do abismo (dizia-se na pré-campanha)... Enfim... Um prenúncio de um trágico vendaval de desventuras para o Varzim! Estávamos praticamente no início do ano de 2004! Nos primeiros passos de toda uma 2ª. volta, com uma classificação e numa altura do campeonato, muito parecidas com a que Manuel Fernandes encontrou na União de Leiria nesta época prestes a terminar e na qual o clube da cidade do Liz, retornou ao convívio dos grandes! É claro, que para uns, tudo era diferente... A História não se repete... O contexto era outro... A realidade também e, outras "esfarrapadas", formatadas há "cános"!...
O que é realidade e nada alterará é esta: os sócios e adeptos do Varzim, foram na natural expectativa das promessas feitas pela "alternativa" e... o clube continua mergulhado no marasmo de uma 2ª. Liga que é "o poço da morte" para as finanças dos clubes. Basta dizer que que, em termos comparativos, entre a vida financeira dos clubes que militam na 1ª. Liga e os que competem na 2ª. Liga, em termos de receitas correntes, é qualquer coisa como estarmos a comparar 1 para 7. Para melhor compreensão, é só fazer contas de simples multiplicação! Não tem nada que saber!... Por outro lado, as despesas, são muito aproximadas!
Não é preciso puxar muito pela tola, para "sentir" o quão prejudicial tem sido, a todos os níveis, esta prolongada permanência do Varzim Spor Club na Liga de importância secundária do futebol português!
Sabe-se que as eleições não estão longe... Melhor para o clube, seria que se realizassem agora!
Não o sendo, pelo menos que um novo mandato traga a realização dos anseios dos verdadeiros varzinistas, com ou sem "estes"... Até lá, a "torcida" vai-se distraindo com a época balnear e com as festas aos Santos Populares, enquanto as rusgas não passam...
É evidente que tal situação não é do agrado de ninguém, tão pouco dos actuais dirigentes do clube, claro que não! Só faltava que fosse... Mas, já são épocas demais para tantos adiamentos na concretização de um tal "projecto" desta Direcção, QUE ERA, para em 3 anos recolocar o Varzim na 1ª. Liga!...
E depois os adeptos estão expectantes, aguardando com serenidade, para "vêr como S. Tomé", a qualidade da já tão propalada "COLHEITA"!?
Todos os sócios ou simplesmente adeptos estão fazendo figas para que não sejam "transgénicos", tipo Cleír ou Tassos!...
Aguardemos. Enquanto isso,
Ala-Arriba Varzim!

sábado, 13 de junho de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS

Estádio da Luz, repleto para receber o Varzim na década de sessenta!

SALVADOR, UMA GLÓRIA DO PASSADO, DOS ANOS SESSENTA E SETENTA.
UM ATLETA QUE ENCHEU COM A SUA CLASSE OS MELHORES PALCOS DO FUTEBOL PORTUGUÊS!
COM JOGADORES COMO ELE, O VARZIM SAIU ENGRANDECIDO!...
UM GAIENSE QUE ADOPTOU A PÓVOA PARA MULTIPLICAR O CLÃ SALVADOR.

HOJE, SÓ OS GRANDES TERIAM DINHEIRO PARA O CONTRATAREM... E TAMBÉM HOJE PARA ENTRAREM NO ESTÁDIO DO VARZIM, TÊM QUE MENDIGAR A SUA ENTRADA!...

Salvador, o jovem atleta que um dia arribou à Póvoa de Cego do Maio e de outras insignes figuras poveiras e do país. Já lá vão mais de quarenta anos! Que prazer dava ver “aquele” Varzim! Salvador – já aqui o referimos mais do que uma vez e, não nos cansaremos de o repetir - foi um dos componentes de um famoso quarteto defensivo, que deixou marcas indeléveis no futebol português na década de sessenta, entrando mesmo na década seguinte – FERNANDO FERREIRA, QUIM, SALVADOR e SIDÓNIO. Jogadores desta estirpe, sim, ajudaram a construir a fama de um clube que entrava nas competições de uma forma tal, de empenho e qualidade, que ainda hoje é relembrado por muita gente que não “é do futebol” de aviário…
Do tempo em que aquele que hoje é considerado o melhor do mundo, não entraria sequer nos 10 melhores! Nacionalismos e chauvinismos à parte… Sejamos honestos! Mas determo-nos sobre isto, desviar-nos-ia do que importa neste post focar, a passagem pelo Varzim, desse valoroso jogador que foi , SALVADOR, um gaiense de Lever!
Um quarto-defesa, como na altura se designava, tecnicista por excelência, com estilo de corrida de pique rápido, muito peculiar - passada miudinha, num ritmo tal, fazendo lembrar uma máquina de costura a casear!
Quando veio para o Varzim, começou a jogar na turma poveira como avançado, até que o adaptaram - e bem – no eixo defensivo.
Conheceu uma jovem poveira, do Bairro Sul, com quem casou e união da qual nasceram “rebentos” poveiros.
Arrumadas as botas, na primeira metade da década de 70, Salvador foi integrado entre os profissionais do Casino da Póvoa – exemplo do que aconteceu com outros ex-jogadores do Varzim - , situação profissional da qual se encontra reformado.
Nos tempos que correm, Salvador seria dos jogadores profissionais que poderiam ganhar muito dinheiro! Estaria nas melhores equipas nacionais ou internacionais… Olhando para as transferências de jogadores que constatamos, nem que fosse na Arábia ou no Vietname do prof. Neca ou do prof. Calisto, respectivamente, ou noutra parte do Globo!
Mesmo naquele tempo, só uma Lei de Opção então existente, que defendia exacerbadamente os interesses dos clubes (hoje, passou-se para o outro extremo…), permitiu que emblemas de posses financeiras do nível do Varzim, conseguissem “amarrar” jogadores da qualidade do Salvador e, o mesmo aconteceu com muitos outros, Eusébio incluído!... Aliás, era na altura uma das formas encapotada de “escravatura” do séc. XX!
Salvador, é mais um dos míticos jogadores “jubilados”, de um Varzim dos anos de Ouro no historial do clube alvi-negro! De uma educação e conduta social irrepreensíveis!
É bom sentir-se que, “ali e acolá”, com mais ou menos preto e branco ou simplesmente com preto, vai-se constatando que ainda há alguém que vá “motivando", dando a conhecer este enorme puzzle de grandes figuras do futebol, que nos mais variados cargos, representaram o nosso glorioso Varzim, que apesar de nem sempre tratado com a dignidade que merece, nos últimos tempos, pode honrar-se de ter, ou ter tido, ao seu serviço excelentes profissionais ou simples “ carolas” (que ainda os há e, muitos…)!

Enquanto que uns estão numa fase de "arrumação", depois de uma época que deixou muito "material" a precisar de ser reciclado e colocado nos respevtivos "pontos", a par de mais uma quantas asneiras de desperdício, como as que já são do comhecimento público - casos das saídas de Marafona, Marco Claúdio, Nuno Gomes, Emanuel, com entrada de alguns nomes "sonantes", na expectativa utópica de quem sabe descobrir um Cristiano Ronaldo ou um Liedsinho, nós vamo-nos debruçando sobre gente que já confirmou o seu valor e passou à história do clube poveiro, pelos melhores motivos. Pois, dos fracos não reza a História! Só se forem histórias de diminuto interesse, tipo papel higiénico, que nem para reciclar serve...

Oportunamente, outras figuras ou factos, por aqui passarão, sem qualquer intenção subjacente, a não ser a de avivar memórias a uns e a de contar a outros. Enquanto esperamos,

Ala-Arriba Varzim!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

REFLEXÃO





JOSÉ MARIA
UM POVEIRO SÍMBOLO DA
MÍSTICA VARZINISTA, ESQUECIDO
POR CERTOS ARAUTAS "DOS CATIVOS"...



ZÉ DA MÚSICA - UM EXEMPLO DE CARISMA E
MERECEDOR DO EPÍTETO DE "MÍTICO"
DOS ALVI-NEGROS.

DE UM LADO OS MITOS, DO OUTRO OS INCOMPETENTES!...

QUEM SE LEMBRA DE SALVAR ESTE VARZIM?!
o plantel de mais um falhanço - 2008/2009

Ainda está muito "de fresco" na memória de todos os verdadeiros varzinistas (até parece que há falsos, e...) a frustrante época 2008/2009. Se a juntarmos às 5 de má memória que já estavam para trás, então fácil é de imaginar o "pó" com que os adeptos - que não andam cá por ver andar os outros... - vêem a orientação que está a ser dada ao clube!
Fazendo-se uma retrospectiva ao que se tem passado nos últimos 10 (dez) anos, o que é que foi conseguido de melhor desde que Lopes de Castro assumiu a liderança? É só atentar nas respostas às seguintes interrogações:
- Quantas épocas o clube militou na 1ª. Liga? NENHUMA!
- Quantas esteve à beira de subir? NENHUMA!
- Quantos treinadores teve em 6 épocas? SEIS!?
- Adjuntos? DOZE!
- Adjuntos promovidos a principal? NENHUM!
- Preparadores físicos promovidos a principal? UM, mais do que uma vez e sempre mesmo!
- Dos jogadores que efectuaram mais jogos a época que terminou, quantos tinham nome feito a nível nacional pela experiência a nível de 1ª. Divisão Nacional? APENAS DOIS! EMANUEL E TELMO, e já há um "tempão"!... Rio Ave e, Campomaiorense/Sp. Braga respectivamente...
- O Passivo - o dinheiro que o clube deve - diminuiu? NÃO! AGRAVOU-SE...
- As disponibilidades - dinheiro disponível nos Bancos para fazer face às despesas- aumentaram? NÃO! Mais penúria, com cheques carecas à mistura!
- O património foi melhorado? Não! Até ao momento, só na maqueta e/ou virtualmente!...
- O número de sócios aumentaram? A resposta é óbvia... Sim... de mentirinha, ?!
Se um enterrou, este enterrou ainda mais! Só não vê quem não quer vêr, ou sofre de miopia de incontáveis dioptrías!...
E neste jogo do esconde/esconde de podres, as entrevistas do prestigiado ex-capitão doVarzim, recém passado à reforma como jogador profissional, chegam para dar a entender como o "Rei vai "...
Relembro que nos referimos ao jogador do Varzim que mais vezes envergou a braçadeira de capitão do Varzim, Alexandre. Não é nenhum mito! Também não é lenda ou figura do imaginário de algum ser vivo tão pouco!... Mas o Varzim tem na sua história de 93 anos, nomes de homens que defenderam os interesses do Varzim e que não sendo "mitos" para o actual presidente, ficaram para sempre gravados na memória dos adeptos do Varzim! Quer se tenha gostado ou não! Dirigentes, treinadores, atletas e outras pessoas desempenhando outras tarefas.
Também é bom lembrar que os mitos não se constroiem só à custa de feitos positivos, ou coisas bem feitas! E de uns de outros, o Varzim está cheio deles.
De um lado os mitos da competência, do outro os mitos da incompetência... De uns e de outros está o Varzim cheio, na sua já longa história de vida!
Nos tempos que correm, a maré, para mal do Varzim, trás com ela um lote dos segundos, que vão reinando, com os outros...
Por exemplo, nos mandatos deste Sr. Lopes de Castro, infelizmente para todos, não há ninguém que tenha feito alguma coisa para que fique gravado na memória colectiva dos associados, a não ser... Que o melhor marcador da equipa foi um central, Nuno Gomes (que não tem nada a ver com o da fitinha), que por acaso ou não, foi deixado sair! Que Marco Claúdio, o melhor executante do plantel, conhecido dos poveiros já de muitos jogos, como o melhor organizador de jogo, foi torpemente desaproveitado pelos super-sumos do comando técnico do clube, durante a presente época (só acaba em Julho do corrente ano), também não o conseguiram convencer a ficar (o que pelo atrás exposto, nem admira...)! Emanuel, outro valor que não quer ficar... Não sabemos se apavorado com o que sucedeu ao Alex, com o prego espetado ao ex-capitão, se, antes que o convidassem para adjunto do director (encarregado das obras) das instalações (sanitárias, seria ?) de um estádio virtual e que já é um objecto mítico do presidente, pôs-se a milhas! Ele (Emanuel) que até foi criado nas camadas jovens do Varzim e que os senhores directores da altura foram impotentes para o "segurarem", deixado-o "fugir" para o rival, onde rendeu o máximo, para depois, já com os vileiros na 2ª divisão, regressar ao Varzim, onde ainda foi útil, mas já no início da curva descendente da carreira, sendo o 1º. sub-capitão do Varzim. Aliás ele fazia parte do que de melhor o plantel tinha!
Triste demais para ser verdade! Antes fora que se tratassem de MITOS DA INCOMPETÊNCIA! Mas, infelizmente, não são!

Ala Arriba-Varzim!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS


A PROPÓSITO DE CAPITÃES QUE PASSARAM ...
(DA DÉCADA DE SESSENTA ATÉ HOJE - RICARDO PEREZ, JORGE, FERNANDO FERREIRA, SIDÓNIO, PINTO, CACHEIRA, LEOPOLDO, VITORIANO E ALEXANDRE, FORAM OS MAIS CARISMÁTICOS.
JORGE O DE MAIOR CARISMA POVEIRO!

PEREZ - O CAPITÃO DOS CAPITÃES!

Em baixo: Perez e Jorge, 2º. e 3º. a contar da esq.

RICARDO PEREZ - Jogador-treinador que orientou e ao mesmo tempo executou em campo, as jogadas do primeiro "triplo-salto" da terceira divisão à 1ª. divisão nacional. Um líder na verdadeira acepção da palavra! Teve o autor destas linhas a feliz oportunidade de o ver trabalhar pelo Varzim e também o privilégio de o entrevistar para um órgão local, em 2003! Ele que fora meu ídolo de varzinista adolescente! Para muitos, o capitão dos capitães!...

JORGE - Se um capitão tem que ser uma referência para os que querem saber estar na vida de jogador de futebol com uma carreira duradoura, o poveiro do bairro Norte da Póvoa, foi-o na plenitude! Jorge foi um atleta, de grande carácter e brio no trabalho, numa altura em que reinava mais o semi-profissionalismo (mais amador que profissional), um típico lobo do mar. Um autêntico comandante de um pelotão de rangers, onde o jovem Quim (outro poveiro) era já o cabo-mor de uma mística varzinista que haveria de "incendiar", mais tarde, o país pelas boas exibições!

FERNANDO FERREIRA - Foi durante a última metade da década de sessenta à primeira metade da década de setenta, o capitão do Varzim. Quase toda a sua carreira defendendo as cores varzinistas, ele que veio da capital e por cá ficou, mesmo depois de arrumar as botas (croupier do Casino até se reformar), até regressar,há poucos anos atrás, a Lisboa. De estatura meã, mas de uma entrega ao jogo, determinada e exemplar para o espírito de grupo! Um dos elementos constituintes do famoso quarteto defensivo, memorizado por muita gente que não é curta de memória ou que "não nasceu ontem"...

CACHEIRA - Alguns anos com a braçadeira de capitão. Enquanto ostentou os galões, -lo com brilhantismo, caracterizando-se por ser exemplo do que é um atleta de "dar a alma até almeida".
Um matosinhense que os putos gostavam de imitar nos recreios das escolas, nas peladinhas, gritando "eu sou o Cacheira e por isso sou o capitão de "inquipa"!
Se já naquela altura os miúdos (e os graúdos) gostavam dele... hoje gostam muito mais!
Como nada de mais é o cargo que as Direcções lhe têm reservado nas camadas jovens, como seu treinador.

VITORIANO - Excelente fruto das escolas do Varzim. Muitos anos com a camisola das listas verticais pretas e brancas. Pelo meio trocou-as pelas azuis e brancas...
Não ficou mais na retina como capitão, talvez devido à sua personalidade de ser dos que não conseguem caír em graça, nem ter feitio para ser engraçado... sem graça! E quando assim é, os "afilhados" são outros...

ALEXANDRE - Toda uma vida de capitão! Dos escalões mais jovens até aos seniores! Um capitão do século XI. Instruído, menos exuberante na "raça" do poveiro espadelador (assapar com o remo à espadelada...), mas, um capitão que está na memória fresca dos mais e menos jovens como uma boa referência e que vai enfileirar na galeria dos capitães inesquecíveis do Varzim. De resto a sua despedida está ainda muito "quente"...

À excepção de Fernando Ferreira, com todos tive a oportunidade de contactar, por motivos profissionais, e deles tenho a melhor das impressões, quer como cidadãos comuns, quer como figuras públicas de méritos futebolísticos

Pensamos que esta é uma boa forma de se fazer algum "refresh" na conturbada vida do clube que se vem constatando.
Há quem prefira os palpites do "quem sai-quem entra", como se estivéssemos numa feira de cuscas-bruxas!...
O que vai valendo é que nem todos se deixam levar por um certo... minorquismo cerebral!


Ala-Arriba Varzim!
Texto de Óscar Gomes