domingo, 28 de outubro de 2012

SIMPLES, PRÁTICO E EFICAZ, EIS O SEGREDO!

VARZIM  -  2


INFESTA -  0 
6ª. J O R N A D A
CAPITÃO VARZINISTA NELSINHO, "EL MAESTRO"!

 

A equipa poveira recebeu e venceu, sem sobresaltos nem grandes apertos, um Infesta distante dos tempos em que treinado por Augusto Mata, era "uma dor de cabeça" para os treinadores adversários.
Os pupilos do técnico varzinista (e poveiro de gema) Octávio Moreira, quase ainda não tinham acrescentado suor ao adquirido durante o aquecimento e, já se "punham" a ganhar aos 2´, através de um golo bem caprichado na sua construção e não desperdiçado pelo estreante a marcar pelo Varzim, o brasileiro Capixaba.
O Infesta ainda tentou disfarçar as sua fragilidades, mas, não conseguia enganar o adversário que, não satisfeito, foi à procura do segundo golo, alcançando-o quando se estava a queimar o minuto 30 do jogo, com o jovem Zé Diogo a mostrar como se leva a bola para área, se "rasga" a cortina de pernas, se joga a bola em poucos centímetros de relva e, de forma prática, se pode ser eficaz! Que mais se pode exigir?! Até parece fáci!...
No Infesta, só Digas e Ely, a espaços, iam de vez enquando fazendo trabalhar os homens mais recuados do Varzim, onde o trinco esteve soberano na recuperação e na construção (exibição sem mácula!).
De perto, Nelson Agra, "abarbatava" a bola ao adversário, fazendo uso da muita garra que põe em jogo e muita qualidade nas intervenções,  trocando as voltas a quem por ele tentasse passar (está a mostrar que sabe compensar a falta de alguns centímetros em altura e para um central, com um grande sentido posicional).
A segunda parte, trouxe ainda mais ao de cima a fraca capacidade de resposta do Infesta, clube sem arcaboiço (pelo menos, o que foi mostrado esta tarde...) para se manter nesta divisão do futebol amador. Será, talvez, um forte na Divisão de Honra da AF Porto. Enfim. Quem dá o que tem...
No Varzim, uma das contratações que se está a mostrar uma agradável surpresa, é a de ANDRÉ PIRES, o ex-amarantino, um trinco com muita qualidade! Que a saiba conservar e não se deixe deslumbrar. Nelson Agra, também faz muito bem o lugar...
Foi o regresso do Varzim às vitórias no campeonato, onde agora se posiciona na 6ª. posição a 4 pontos do líder  Desportivo de Chaves de parceria com o Mirandela. Na próxima jornada o clube poveiro vai ao Tirsense que, está a um ponto dos lideres e que mais uma vez se propõe subir de divisão.
Na jornada seguinte, os poveiros receberão o outro candidato crónico, ou seja o Desportivo de Chaves.
Dois testes de fogo...para as 3 equipas!
O público afeto ao Varzim, a pouco e pouco, vai reaparecendo no estádio (grande esforço de beneficiação e conservação está sendo feito, com especial relevo para o relvado - cuidados que já vêm da época passada, portanto da direção anterior e, justiça seja feita, nunca é demais reconhecer o mérito a quem lá tem posto as mãos. Boa aposta nesta continuidade da equipa responsável pelas instalações). Estiveram nesta tarde bonita de muito Sol, cerca de 400 espetadores.
Uma palavra para a caprichada exibição do atacante Capixaba, mostrando estar a saber assimilar a ideia de jogo do técnico Octávio e, também muito determinado em se adaptar ao nosso País, a esta terra, onde compatriotas já se "perderam de amores" e, em agarrar um  lugar no onze inicial. Excelente! A concorrencia que se cuide...
Estamos certos que no próximo fim-de-semana, os varzinistas vão inundar a terra dos jesuítas. Sto. Tirso, é uma terra muito hospitaleira, tem um carinho muito especial pelas gentes da Póvoa, onde os tirsenses, de há muito, se habituaram a vir passar alguns dias à beira-mar.
Ala-Arriba Varzim
Óscar Gomes

sábado, 27 de outubro de 2012

CAMPEONATO DE VOLTA



6ª. JORNADA      VARZIM  /  INFESTA     15  HORAS






A equipa poveira está de volta ao campeonato, continuando a jogar dentro de portas. Depois de no passado fim-de-semana ter sido eliminado pelo Mirandela nas g. penalidades, desta feita vai defrontar o Infesta, clube que vem de duas derrotas.



A L A  -  A R R I B A   V A R Z I M!
                            

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MAIS UM ESCÂNDALO À VISTA?!


CONTRATO DO "NEGÓCIO ESTÁDIO" DENUNCIADO PELA CONSTRUTORA??!!








Depois de umas quantas "facadas"já sofridas nas "legislaturas" de Lopes de Castro, autênticos ENXOVALHOS,  dadas no prestígio e na dignidade do nosso clube, ao longo de quase uma década, com a mais recente, a ser a da não inscrição do clube na divisão em que deveria jogar (por a direção de então não ter cumprido com o PEC - plano prestacional para amortização de dívida - estabelecido com o Fisco, impossibilitando o clube de apresentar na Liga as correspondentes certidões, à luz dos regulamentos da mesma, forçosamente teriam de fazer parte do processo de inscrição. Agora - pasme-se!!! - é a notícia de que a empresa construtora do novo estádio, a Hagen, terá enviado ao clube poveiro uma carta sob registo e com AR, com a denúncia do contrato, exigindo ao Varzim a entrega de cerca de 9 milhões de euros!!!

Depois de tanta farsa, em variadas alturas, enganando os mais distraídos, com distribuição de papelinhos, fingindo ser títulos de propriedade, entregues a alguns sócios que de circunstância ali estavam e, depois de, no penúltimo jantar de aniversário, ter surgido no púlpito das estrelas da noite de gala, um senhor muito bem vestido, apresentado como representante da empresa construtora HAGEN, ter soprado para o microfone a boa-nova de que a Hagen tinha assegurado o financiamento para dar início às obras do novo estádio... "levarmos" agora com mais este murro no estômago! Sinceramente, apenas encontro uma palavra para adjectivar o que têm andado a fazer a um clube que foi fundado e gerido durante muitos anos por pessoas que emprestaram e vinham enchendo de prestígio o VARZIM SPORT CLUB, até à entrada no presente século:

- VERGONHOSO!!!

A SOCIEDADE VARZINISTA DEVE PUNIR, CENSURANDO VEEMENTEMENTE, QUEM CONTRIBUIU, DE FORMA NEGLIGENTE OU NÃO, AINDA QUE COM LEGITIMIDADE, PARA ESTE CAOS VARZINISTA.

A SOCIEDADE VARZINISTA CONHECE-OS... POR MUITO QUE TENTEM PASSAR DESPERCEBIDOS.

ALA-ARRIBA VARZIM!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ALHEIRA AMARGA SERVIDA NA PÓVOA...

VARZIM  -  1 (2)

MIRANDELA  - 1 (3)

APÓS G. PENALIDADES
3ª. ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL

TURMA POVEIRA ATRAÍDA PARA AS PENALIDADES E... SAÍU-SE MAL.

Pese o facto de "taça ser taça", o Varzim tinha conhecimento do potencial deste Mirandela que milita no mesmo campeonato. Verdade se diga, também, a formação orientada por Octávio Moreira não pode desta vez contar com o concurso de Rui Coentrão (Vasco é um ex-junior que é já uma certeza, só que é preciso dar tempo ao tempo), peça fundamental na montagem do "esqueleto" (mais limitado do que com Dito) e dinâmica inculcada na equipa poveira, desde o início da época. Para além de, não poder incluir no lote dos convocados, Nelson Campos, jogador já com mais rotinas de grupo do que Capixaba, com este a fazer, contudo, um excelente jogo, com um espírito de sacrifício enorme, até pela missão muito específica que lhe foi pedida.

Na primeira metade da primeira parte (até aos 22´, sensivelmente) o fio de jogo da equipa poveira, encaixou que nem uma luva na estratégia do empastelamento do jogo por parte do Mirandela... No entanto, deve dizer-se (neste caso escrever-se) que, o intervalo chegou com o resultado em branco, mais como castigo para as duas equipas, do que por mérito.

No segundo tempo, logo aos 4 minutos, o central Rondinele aproveitou "uma deixa" para marcar para o Mirandela.
O golo galvanizou os mirandelenses que, ainda mais alargaram os dois autocarros colocados à frente da sua área, mas o Varzim respondeu bem.
Octávio Moreira após mexidas, com a entrada de Pato e Tó Barbosa (principalmente com a entrada deste), "reviraram" o adversário e, as jogadas de situação para golo foram surgindo, assim como as simulações de lesões, com pertinentes paragens de jogo, com a anuência do sr. Jorge Faustino, árbitro da A F Leiria.
Aos 28´, Pato cabeceia para o empate.
O jogo estava relançado.
Vasco que entretanto recuara para falso lateral esquerdo (saída de Telmo), ia combinando muito bem com um Tó Barbosa que, hoje sim, no tempo que esteve em campo "encheu as medidas" a cerca de 3 centenas de varzinistas presentes no estádio. Excelente na receção, diagonais com bola "colada ao pé", fletindo para as zonas de tiro, cedendo a bola ou, optando pelo remate. Basta dizer que Califa de tanto retorcer os rins e andar de cabeça à roda, perdeu a calma, levou o 2º. amarelo e foi mais cedo tomar banho.
Pensou-se que as coisas iriam ficar mais facilitadas. Puro engano. Os forasteiros, conseguiram a tudo resistir, jogando no erro e também nos foras-de-jogo e levar a partida até à lotaria das grandes penalidades.
E neste capítulo, os de Mirandela foram mais eficazes (tb. mais felizes, mas não só...). Falharam uma grande penalidade, enquanto que do lado dos varzinistas, foram três os penalty´s falhados. É futebol, onde no aproveitar está o ganho.

O Varzim não fez um mau jogo - longe disso -, no entanto o que produziu não foi suficiente.
Agora, há que pensar no jogo seguinte. Recuperar a confiança no valor que possuem e, apresentar-se contra o Infesta de cabeça bem levantada, até porque os adeptos da equipa alvi-negra já perceberam que estão diante de um grupo de trabalho, laborioso e com muito orgulho nas cores que defendem. Por outro lado, "eles" (todo o grupo), sabem que a apoia-los está uma massa adepta fiel ao seu clube como há poucas.

ALA-ARRIBA VARZIM!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DEPOIS DO ESTÁDIO VIRTUAL... VIRÃO OS CHEQUES COM PROVISÃO VIRTUAL?!



QUE NÃO PASSE DE UM BOATO...


A notícia corre de boca-em-boca, deixando muita gente perplexa. A outros, nem tanto!...

Conta-se à boca cheia que o executivo liderado pelo ex-presidente Lopes de Castro, terá emitido cheques a favor de mais de uma vintena de atletas - nem todos já ao serviço do clube - , pré-datados ou não, para o caso de levantamento ou depósito em conta, é a mesma coisa. Ou seja, se os beneficiários assim o entenderem, os cheques apresentados a desconto - antes, durante ou depois data de emissão - têm que ter provisão nas contas à ordem do emitente (neste caso Varzim). Mas até aqui, nada de espantar. Foi um mero ato de gestão. Só que, os responsáveis pela emissão, passados poucos dias, bateriam com a porta, pois atrás viria um novo elenco diretivo e, que se amanhasse com o "agradável zelo" e poupança de trabalho a passar (ou simplesmente assinar) aqueles cheques!...

Mas, se não havia perspectivas de entrada de dinheiro que convencesse os interlocutores quando foi necessário salvaguardar e renegociar a dívida fiscal, de modo a permitir a inscrição dos jogadores na Orangina, pouco depois, já as passaram haver?! Ou, subjacente ficou o racíciocinio "logo se verá!...". Além de que se houver problema, na hora da submissão dos cheques  - é a incógnita explosiva que atiraram para as mãos da Direção liderada pelo recém empossado presidente Pedro Faria -  o senhor que se segue que se desunhe...
 
Ou será que virão por aí abaixo subsídios, verbas de venda de ativos, ou motões de donativos, tão em voga, infelizmente, no nosso cantinho?!!
 
É certo que tudo isto se comenta há semanas, em circuito restrito, e até hoje, não se ouviram "explosões dos possíveis ofendidos"... Se calhar, porque também ainda não chegou a hora (das datas da verdade...).
Convenhamos que à direção anterior eram feitas acusações de maus pagadores (ao que parece porque também não lhes pagavam, e, assim sucessivamente...).
Pois bem. Desta feita, há que render homenagem ao sr. ex-presidente e demais responsáveis pelos pagamentos, ou melhor, "passagem para as mãos" de uma catrefa de cheques que, podendo não ser "dinheiro em caixa", é pelo menos uma promessa...
Só que... toda a gente sabe como foram "concretizadas" as promessas dos eleitos nos últimos 10 anos!
Há quem considere que era o destino reservado ao clube as tristes figuras a que o têm sujeitado... Nós, antes pelo contrário, se tivéssemos tido responsabilidades em tão fracassada gestão no Varzim, autoacusar-nos-ia-mos de INCOMPETENTES INVETERADOS, muito embora, também reinvindicariamos os enormes sacrifícios a que voluntárimente nos sujeitamos à boca das urnas...

Para os hipoteticos incomodados e apressados na publicação deste simples texto, ele aqui fica, com os votos que não passe de mero boato, em vez de se vir a confirmar o que se teme. Tal como já se temia o que veio a acontecer com a subida de divisão... que não aconteceu!

ALA-ARRIBA VARZIM!

domingo, 14 de outubro de 2012

FAFE AGARROU-SE AO 1-0 QUE NEM LAPA!



5ª. jornada


A. D. FAFE  -  1

                         VARZIM - 0

TRISTONHA 1ª. PARTE DOS VARZISTAS NÃO AJUDOU...

O Varzim foi a Fafe defrontar um adversário que vinha amealhando resultados pouco satisfatórios neste início de campeonato e, portanto, ansioso por provar aos seus descontentes apaniguados que a "prenda" estava guardada... para hoje.

O jogo estava repartido, muito embora algo "friorento", principalmente por parte dos varzinistas, esquecidos de tentarem as jogadas de ataque, também, pelos flancos. Até que, aos 15 m., numa situação em que a defensiva poveira não foi capaz de "varrer" a zona de perigo, e numa sobra de bola devolvida pela base do poste esquerdo, Filipe apareceu com oportunidade a encostar para o fundo das redes.

Pensou-se (por parte dos que conhecem a equipa poveira) que, a procissão ainda estava no adro e, portanto, havia muito tempo pela frente para que os alvi-negros, corrigissem a abordagem até ali feita ao jogo e, anulassem a desvantagem.

Puro engano. O intervalo chegaria com os da casa a vencerem pela margem mínima. Foram debalde os abanões infligidos no último 1/4 de hora. O "cerco e as trancas" fafenses funcionaram às mil maravilhas, assentando a sua atitude na recuperação de bola e nos lançamentos longos.

Na segunda parte, o figurino dos varzinistas, passou a ser ligeiramente melhor, após entrada de Capixaba que passou a jogar na frente de Nelson Campos e junto aos centrais contrários. Pato também veio dar mais apoio na trasposição para a ofensiva pelo miolo.
Os flancos passaram a ser mais solicitados, princialmente pelo lado de Zé Diogo (Vasco jogou no lugar de Rui Coentrão, não tendo o tendo feito esquecer, mas mesmo assim, com exibição agradável, sempre que solicitado).

O Fafe adoptou uma postura mais passiva, mais de espera, e de mais opção por jogar aos esticões... E duas ocasiões consecutivas, só a categoria de Miguel evitou o pior. Entretanto, pouco antes, Nelsinho atirou para golo, só que a bola caprichosamente "beijou" a parte de cima da barra.

Apesar de quase toda a segunda parte ter sido controlada pela equipa do Varzim, melhorando à medida que o tempo decorria, tal não foi suficiente para os poveiros evitarem a primeira derrota.

Pensamos que, principalmente na primeira metade do encontro, "os poveiros", foram macios demais, com muito pouca utilização das saídas em profundidade pelos corredores. As ligações (contra o que vinha sendo a imagem de marca) foram barradas de forma fácil demais para os contrários.

Perdeu-se uma batalha, mas não a guerra. Muito longe disso! Mas é preciso voltar ao caminho...

Miguel, fez duas defesas. Melhor: duas estupendas defesas que proporcionaram aos colegas poderem continuar a sonhar com a retificação do resultado...

Rui Coentrão fez (e faz) falta, no entanto, foi muito agradável a exibição de Vasco em determinados momentos da segunda parte (temos gente, mas é preciso dar tempo ao tempo). Força companheiro Vasco!

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

sábado, 13 de outubro de 2012

E A LUTA CONTINUA EM FAFE



5ª.  J O R N A D A





VARZIM JOGA EM FAFE A CONDIÇÃO DE INVENCÍVEL E A MANUTENÇÃO NO GRUPO DE PERSEGUIDORES AO 1º. LUGAR.



15 HORAS

domingo, 7 de outubro de 2012

NÃO HAVIA NECESSIDADE...


4ª. J O R N A D A

VARZIM  -  1





RIBEIRÃO - 1





RIBEIRÃO DO QUASE KO ATÉ AO SAFAR-SE COM UM EMPATE!...


O Varzim, ainda invencível na competição, sofreu esta tarde, em casa, o primeiro golo e,  de quase goleador, passou a apenas averbar  um ponto, fruto, em grande parte de um "grão de areia" indesejável, como foi a lesão de Rui Coentrão a 1 minuto do intervalo e de uma soberba exibição do g. redes Pedro Albergaria.

O Varzim, inaugurou o marcador bem cedo - 4 minutos - através de uma triangulação muito bem concebida pelo flanco esquerdo de onde foi feito o cruzamento para a cabeça de Zé Diogo. Até aos 30 minutos de jogo, a equipa da casa fez "gato-sapato" dos forasteiros, confundido por completo os "ribeirões" nas suas funções de saber "quem marca quem"!... Valeu-lhes que a sorte estava do seu lado e, a ineficácia do lado dos atacantes varzinistas. Só assim, evitaram chegar ao intervalo goleados...

Na segunda parte, tudo seria diferente.

A fisionomia de jogo passava muito pela ação do médio-esquerdo ofensivo Rui Coentrão. Tó Barbosa que entrara a substitui-lo, bem procurou remediar, mas mostra não ter as mesmas carterísticas e, também, não estar ainda com a pujança necessária, além, claro, de já ter dado mostras que, "partir das linhas para dentro", ou percorrendo os corredores na vertical, não será o seu forte. E foram estes predicados que o coletivo do Varzim perdeu e, involuntáriamente, também acabou por ser a tábua de salvação de um Ribeirão que esteve à beira de um ataque de nervos, em quase toda a primeira parte - que o digam o treinador Carvalho e o seu adjunto Miguel!...

Por outro lado, a equipa comandada por Octávio Moreira, não soube aproveitar, as 3 flagrantes oportunidades (foram 3 em cada metade...) criadas no segundo tempo, com Capixaba a ficar a milímetros de se estrear a marcar,  Nelson Campos a não conseguir contornar o guardião do Ribeirão e,  Zé Diogo (que grande revelação está a ser este "puto" que ainda é pode jogar nos juniores!) a falhar as medidas "por um palmo" quando tentou dar uma chapelada ao guardião! 

Notou-se a falta de alternativas para os médios atacantes (alas). Na época passada havia Moreira ou Duarte e, até mesmo Poulson... Mas, passado é passado. Agora o líder técnico do Varzim, terá que trabalhar com os que no presente "contam", e por isso terá que remediar o melhor possível em todas as situações, jornada após jornada. Mas foi, sintomático. Isto para além do subaproveitamento na hora de concretizar, em que terá sido o jogo em que "este" Varzim mais vezes falhou esta época. De resto, dizer, em abono da verdade, que este grupo de trabalho, tem vindo a honrar e de que maneira a camisola varzinista. Continuam invictos e só hoje sofreram o primeiro golo, num lance de bola parada (livre direto a cerca de 38 metros da baliza, descaído um pouco para a esquerda), com boa execução do capitão do Ribeirão, Paulo Rola, a tantos metros da baliza quantos ele tem de idade... A bola bateu no poste, na face de dentro e anichou-se para o interior das malhas. Pontapé feliz.

Pela produção de jogo, achamos que a vitória era uma compensação justa para quem mais a procurou de forma ostensíva. Perdemos dois pontos e... "não havia necessidade"!

Agora, o Varzim vai a Fafe, um dos clubes mais "arrumadinhos" em termos de qualidade (costuma ser...) e dos mais carismáticos desta 2ª. Divisão.

Ala-Arriba Varzim!
Óscar Gomes

sábado, 6 de outubro de 2012

UM RIBEIRÃO NO MAR DA PÓVOA



4ª. J O R N A D A  -  ESTÁDIO DO VARZIM












O FAVORITISMO ÀS VEZES ATRAPALHA!... 

ATENÇÃO ALVI-NEGROS! PARA MANTER A INVENCIBILIDADE TOCA "A METER TODA A CARNE NO ASSADOR" SEM A DEIXAR QUEIMAR...

JÁ LÁ VAI O TEMPO EM QUE O RIBEIRÃO FICAVA "LA EM BAIXO"...  A PERDER DE VISTA DAQUELE VARZIM DOS TEMPOS ÁUREOS!


ALA-ARRIBA VARZIM! ALA-ARRIBA CAMPEÃO!





 (CLIKE NO LINK ABAIXO E DEPOIS EM FUTEBOL EM DIRETO E VEJA O JOGO COMO SE LÁ ESTIVESSE).

Http://www.youtube.com/watch?v=KqtRAPRYpH8&feature=plcp