terça-feira, 12 de junho de 2012

Rodrigo Moça


"O director Rodrigo Moça bateu ontem  com a porta, por não querer pactuar com algumas situações no clube, concretamente, a dos salários em atraso, como deu conta á Onda Viva. Os cânticos proferidos pelos jogadores reclamando pelos salários em atraso terão  sido mesmo  a gota de água (ouça as declarações nos nossos noticiários ou em podcast). Com Rodrigo Moça, responsável máximo pelo departamento de marketing há um ano, sai também o adjunto Vítor Gonçalves."
retirado do site da Radio Onda Viva




A saída de Rodrigo Moça do departamento de marketing do Varzim, é uma má notícia!
Foi um director com iniciativa, um elemento proativo!
Não se limitou a esperar por subsídios estatais. 
Promoveu iniciativas com o intuito de recolher fundos para o Varzim.
Podemos discutir, se as iniciativas resultaram, se foram boas ou más...
No entanto, vimos agilidade, vontade, ideias e trabalho em prol do nosso clube.

O principal motivo invocado para se demitir (salários em atraso e o cântico dos jogadores reclamando salários), é um gesto nobre!
Não conheço o Rodrigo pessoalmente. Somos de gerações diferentes.
Conheço bem os dois irmãos mais novos (Domingos e Paulo).
A postura séria e honesta do Rodrigo, tem a ver com a educação.
É que a educação... vem de berço!

Como disse na rádio Onda Viva, "um dia poderei regressar...".
Assim seja!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MAIS UM TÍTULO ARRECADADO PELO VARZIM

VARZIM SPORT CLUBA BELA CIDADE DE PÓVOA DE VARZIM
VARZIM CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª.  DIVISÃO  2011/2012


VARZIM  -  3  / TONDELA  -  1


O Varzim ao derrotar hoje em casa o Tondela, sagrou-se campeão nacional da 2ª. Divisão, feito alcançado pela 4ª. vez na sua já longa vida de 96 anos.

Pese toda uma série de vicissitudes, à margem das 4 linhas, os pupilos de Dito (um ex-jogador, dos melhores de todos os tempos), levaram de vencida um adversário (comandado pelo não menos brilhante ex-jogador, de seu nome Vítor Paneira) que se apresentou na cidade poveira, com grande galhardia e dignidade, justificando plenamente o porquê de disputar neste jogo o título de campeão. Aliás, foram os viseenses a colocarem-se em vantagem, quando os ponteiros do relógio marcavam 18horas e 15 minutos, ou seja, com 15 minutos de jogo decorrido. Márcio Sousa, apanhou uma avenida à sua frente, adiantou a bola, colocando com rapidez na área do Varzim, e com Miguel tentando adivinhar para que lado iria a bola, o nº. 10 do Tondela atirou pela certa, a meia-altura, para o lado direito do guardião poveiro.
De repente, abateu-se uma aragem gélida sobre o grupo alvi-negro e sobre os adeptos da casa. Por outro lado, quem torcia pelo Tondela (eram talvez pouco mais que 60, rejubilavam de euforia!... Não era para menos... ainda que todos soubessem que era ainda demasiado cedo, para quaisquer contas...

De facto (ou, conforme bizarro a. ortográfico vs. "a vontade aos palops",  fato), volvidos apenas 5´, o Varzim igualava por João Faria (um dos centrais goleadores desta equipa). Os pupilos de Paneira, tentaram não acusar o toque. Ripostaram como se continuassem na frente do marcador... Se... (malvados "ses"!).
Pois não é que, os alvi-negros, retorquíam ao desplante dos verde-amarelos, com "umas ganas do caraças"! Nesse aspecto as equipas igualavam-se, só que, o caudal ofensivo dos poveiros foi-se intensificando, para grande chatice dos tondelenses! Ao futebol venenoso dos viseenses, respondia o Varzim com mais veneno ainda! Resultado, mesmo com o resultado a subir para 2-1 (grande cambalhota...) com um golo apontado pelo estratega Nelsinho, o intervalo chegou, deixando no ar grandes expectativas para a segunda metade.

E ninguém se enganou quanto às expectativas.

O grupo comandado por Dito, sabia o que o esperava. Um Tondela inconformado, de grande qualidade de execução, atirando-se (de forma lúcida) para cima da área do Varzim.

E os primeiros 18 minutos do segundo tempo, foram "para homens de barba rija, daqueles que "toda a gente sabe que eles são feios e, que"... ganham jogos. Varzim e Tondela, disputaram ao milímetro o jogo. A bola girou entre uma área e a outra, à velocidade do som!...  Márcio Sousa e compª. bem tentaram. Só que a cada golpe atacante dos das lusitanas terras de Viriato e Sertório, respondiam os representantes da terra dos notáveis Cego do Maio, Patrão Sérgio e Eça de Queirós, entre outros, com muita serenidade, argúcia e... qualidade, em toda a linha, às carradas! Resultado, a cada instante do jogo, era palpitante o aparecimento de mais um golo... faltava adivinhar para que lado!

Aos 63´, "a barraca" do Tondela tanto abanou que... numa perda de bola quando o Tondela ensaiava um contra-ataque, por Carlos André, deixando (sem querer) a bola nos pés do capitão do Varzim, André, este esgueirou-se para área contrária, indo na sua perseguição o central Carlos André (o tal perdedor de bola...), ceifando o médio varzinista em plena área fatal. Expulsão directa de Carlos André e conversão da g. penalidade pelo excelente médio do Varzim, (a fazer jus à categoria de seu progenitor) André André, colocando o resultado em 3-1, o mesmo que se verificaria no final.
Quem tinha prometido o porco assado...





Daqui até final, agora com mais um elemento, a formação comandada (excelentemente) por Dito, passou a dominar a contenda.
Aliás, assim, foi com maior satisfação que o treinador do Varzim cumpriu a promessa de dar a oportunidade de jogar, a todos os componentes deste plantel 2011/2012 (QUASE TOTALMENTE REFORMULADO), fazendo entrar Vítor Bento, um jovem de 19 anos, oriundo dos juniores do Varzim e, natural de Barcelos. O g. redes substituído, Miguel, a 5 minutos do fim, teve assim, oportunidade para ouvir das maiores salvas de palmas que terá escutado em toda a sua já longa carreira (4 subidas de divisão).


E o jogo terminaria, com a equipa de arbitragem (bom trabalho) chefiada por Fernando Lhano Lopes da A. F. Bragança, a proporcionar aos adeptos do clube vitorioso, a já esperada invasão pacífica, numa correria louca em direção aos seus ídolos e, estes, no maior sprint efectuado, se calhar em toda a época, fugindo para os balneários. O capitão André, por motivos alheios à sua vontade, quando quis passar despercebido na sua ida para os vestiários, foi interceptado, e... levado em ombros até à entrada do túnel (ainda equipado...).




O Varzim, mais uma vez sagra-se campeão nacional da 2ª. Divisão e, com isso, mais uma vez regressa ao futebol profissional (Liga de Honra) na época 2012/2013 que se avizinha!... Entretanto, há outras "portas" que, até lá, têm que ser abertas... Os atletas e equipa técnica já cumpriram...




PARABÉNS VARZIM! PARABÉNS GRUPO DE TRABALHO (E QUE TRABALHO!!!). OS VARZINISTAS ESTÃO-VOS GRATOS!
(A equipa do blog daTribuna Varzinista)

sábado, 9 de junho de 2012

A NEGRA DO TÍTULO AÍ ESTÁ! SERÁ PINTADA A NEGRO E BRANCO?!!

6ª. JORNADA (DERRADEIRA)  -  JOGOS DO PLAYOFF


VARZIM - TONDELA





CLUBE POVEIRO PODE FECHAR ÉPOCA EM GLÓRIA!




Um jogo que vai valer um título nacional. Varzim, depois de "despachar" o Fátima na anterior jornada e por uma goleada, prepara-se agora para adicionar ao seu Palmarés o 3º. título de campeão nacional da 2ª. Divisão. Para tal bastará um empate. Mas, com certeza que o Tondela não deixará, também, de se contentar apenas com a subida.
Por outro lado, os comandados de Dito, não enjeitarão a oportunidade para brindar os seus adeptos com mais uma tarde gloriosa, pese os muitos "espinhos" que lhes foram atirando para o caminho...

Espera-se uma boa moldura humana na despedida deste plantel 2011/2012.

Ala-Arriba Varzim!

http://www.ondaviva.pt/  - CLIQUE EM FUTEBOL EM DIRETO a partir das 17 horas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

VARZIM CARIMBA COM GOLEADA REGRESSO À HONRA


 5ª. JORNADA - FASE DE APURAMENTO

VARZIM-4   FÁTIMA-1



Varzim recebeu e bateu o concorrente Fátima, por um expressivo 4-1, estragando-lhes os restinhos de hipotéticos sonhos...



A turma varzinista foi forte demais para este adversário que, por curiosidade, na época passada acompanhou o Varzim na descida ao futebol amador.

Os comandados por Dito, desde o início do jogo, mostraram o porquê de terem sido, de longe, os melhores desta segunda divisão, Zona Norte, que é sem sombras de dúvidas a mais competitiva das três.

Aos 3 minutos de jogo, já Duarte "furava" as redes do Fátima, abrindo o festival de golos que se seguiriam. A equipa do Fátima ainda tentou passar a imagem de que o madrugador golo poveiro, não os afectara animicamente, mas foi um disfarce que não deu para enganar... Passados cerca de 20´,  o central Kaiser, acorreu a um cruzamento e, de cabeça, elevou para o 2º. golo varzinista. Estava dado o soco no estômago dos pupilos de Ricardo Moura que, assim viam esfumar-se o tal (falso) sonho...
.
Na segunda parte, conforme terá visto Paneira (ninguém deu por ele!...), o Varzim voltou em grande, dando mostras de que iria continuar a tocar a mesma música e pela mesma pauta...

Foi bonito ver a força de um colectivo fortíssimo, com individualidades jogando com uma rapidez e uma imprevisibilidade impressionantes,  em overdose, para um Fátima, que já ia demonstrando, perante uma plateia de varzinistas (muito longe das grandes enchentes) com o  ego açucarado por este punhado de gente que forma um grupo de trabalho dos melhores que já passaram pelo Varzim, mais rendido ficou ao ver Duarte bisar após um primoroso passe a desmarcá-lo. Que grande segunda volta a deste esquerdino! Se lhe servem a bolinha conforme ele pede, junto à relva enquanto ele se desmarca repentinamente... Até dá pena ver os queixosos com dores nas cruzes!...

Aos 77´, foi a vez de Rui Coentrão, prendar os adeptos do Varzim, apontando o 4º. golo.

O Fátima nos últimos 10 minutos, já com a 3 mexidas no seu xadrês, aparecendo Marco Cadete a combinar com o espadaúdo Porcelis, ainda tentou dar um ar da sua graça, mas o melhor que conseguiu, foi iludir o sôr árbitro, levando-o a assinalar uma g. penalidade inexistente, após uma "palhaça" do Cadete...
 Porcelis aproveitou para marcar à melhor defesa de todos os campeonatos que se conhecem!...

O Varzim conseguiria assim alcançar o primeiro objectivo da época -  a subida de divisão.

A seguir a esta primeira festa dos poveiros, seguir-se-á o voltar a assentar os pés nos chão, para que o histórico clube poveiro adicione ao seu palmarés o terceiro título nacional da 2ª. Divisão.
O Tondela é e, vai ser, um adversário extremamente mais difícil que o desta tarde. E o grande "match" vai já acontecer no próximo domingo.

Com lucidez e pugnando pela continuação de estar no futebol com grande dignidade, espera-se que este punhado de bravos, premeiem quem acharem de tal merecedores, com a conquista do título. Sem falsas simpatias e de olhos nos olhos perante as dificuldades a vencer...  Os momentos vividos à roda deste espectáculo chamado futebol, são dos mais efémeros que se podem testemunhar!... Por isso, aproveitemo-los ao máximo!

ALA-ARRIBA VARZIM!

"HOJE EU QUERO VER VOCÊ FELIZ MEU VARZIM!!!"


 FASE DE APURAMENTO DO CAMPEÃO E DO VICE


 
5ª. JORNADA - 07/06/2012  -  18 HORAS 
VARZIMFÁTIMA

QUEM VAI RIR NO FIM?! QUEM SERÁ?!! QUEM?!?!?





Para o penúltimo jogo do Varzim, agora retribuindo a visita que fez a Fátima (onde ganhou por um concludente 0-3), à turma liderada (de forma excelente... para já.) pelo técnico Dito, pode bastar, para subir, até uma derrota(?!!?)...

Mas NÓS, acreditamos firmemente, que só um cataclismo, poderá arredar o Varzim do título!

Este frupo de trabalho é FANTÁSTICO! Aconteça o que acontecer.

E como terminaria o orador, após falar às massas (que falta que elas fazem!!!), "tenho Dito!!!"



ALA-ARRIBA VARZIM! "ESTE" MAR É O NOSSO!...
(A equipa da Tribuna)




AGORA PODE OUVIR E VER NA RÁDIO QUE SEGUE O VARZIM CONSIGO
www.radioondaviva.pt

segunda-feira, 4 de junho de 2012

TONDELA JÁ PODE FESTEJAR HISTÓRICA SUBIDA

 4ª JORNADA  -  JOGOS DE APURAMENTO
 
TONDELA - 1FÁTIMA - 1


OS VISIENSES JÁ ATINGIRAM UMA DAS METAS HISTÓRICAS - A SUBIDA! 

SEGUE-SE O ATAQUE AO TÍTULO!...

O Fátima ao não conseguir mais do que um empate em Tondela, somou o primeiro ponto e, entregou de bandeja um lugar na promoção ao adversário.

O Tondela esteve a ganhar pela margem mínima até perto do fim, deixando-se empatar ao ver o Fátima chegar ao golo através da conversão de uma grande penalidade. Apenas serviu para os de Fátima adiarem a discussão do título, porquanto no que diz respeito à subida, o resultado serviu que nem uma luva aos da casa.  O nosso VARZIM, matemáticamente, muito dificilmente desperdiçará a porta que ficou entreaberta... e já,  na próxima quinta-feira!

Os poveiros vão realizar os dois últimos jogos desta campanha (injustíssima!) em casa. Primeiro, já na próxima quinta-feira contra o Fátima e depois no Domingo, dia de Camões..., diante do Tondela, com quem, de certeza, os alvi-negros vão discutir o título de campeão nacional.

O Tondela já está a viver dias de inédito feito, enquanto que o histórico Varzim prepara-se para reeditar a façanha.

Que o apoio não falte. O Tondela encheu a sua alindada casa. Mostremos como somos quando nos toca a demonstrar como sabemos apoiar os nossos rapazes! Fervor clubístico, mas com civismo. Saibamos retribuir a forma hospitaleira como os tondelenses nos receberam, embora debaixo de grande festa!...

 O resto... "a história se encarregará de julgar"!

ALA-ARRIBA VARZIM!

sábado, 2 de junho de 2012

UM ACORDO SEGURO E HISTÓRICO COM O RIVAL RIO-AVE






A propósito deste tema, nunca será demais recordar figuras ÍMPARES do sector de formação do clube, principalmente, desde o início dos anos 70. Nomes como Inácio (director e prospector de talentos), Carvalhinho, Prof. Tomé, Samúdio, Mesquita, Quaresma, Justino, Manuel Milhazes, Castro, Tone Quim, são nomes daquele tempo, que pelo seu empenho e devoção à causa, estão já na história brilhante do clube, em termos de formação. E não só!...

Aliás, pesquisamos matéria daqueles tempos e, fomos encontrar duas páginas de uma revista dedicada ao 2º. Torneio de Futebol Junior, organizado pelo sector das camadas jovens do Varzim, no Verão de 1992 (e não se pense que naquela altura não era preciso o apoio de "papel"...). Havia, era muito trabalho e grande criatividade na arrecadação dos apoios possíveis para as camadas jovens...

Nas páginas interiores da revista, fomos encontrar a narração de uma curiosa história envolvendo o inesquecivel Inácio (seccionista), os ainda desconhecidos Lima Pereira (estava no Rio-Ave emprestado pelo Varzim) e  André (era da formação do Rio-Ave no escalão de Juvenis), e que estiveram no epicentro de um braço-de-ferro entre Varzim e Rio-Ave, (daquela vez, ganhamos, porque os interesses do Varzim, foram defendidos com uma fabulosa perspicácia do seccionista Inácio!...).

Este foi um acordo histórico, com o Varzim a sair a  ganhar.

Está atravessado na garganta dos varzinistas um recente "acordo de cavalheiros" (ao que tudo indica, feito sem grandes cautelas de uma das partes, pensando que ainda se pode fiar na palavra...) entre os dois clubes rivais, a propósito de Júlio Alves.

 ORA, ENTÃO,  RECORDE-SE O QUE ESCREVEU LUIS LEAL (A QUEM ENDEREÇAMOS A DEVIDA VÉNIA) SOBRE A ARGÚCIA E A CAPACIDADE DE NEGOCIAR DAQUELE RESPONSÁVEL DO SECTOR JUVENIL DO VARZIM,  INÁCIO (O HUMILDE E JÁ FALECIDO ARDINA DE PROFISSÃO), DEFENDENDO COM UNHAS E DENTES OS INTERESSES DO SEU AMADO VARZIM!

Clique para ampliar
Inácio é o primeiro em baixo a contar da esq.
André, que viria a ser uma estrela do Varzim, do FCP e da Selecção Nacional,  é o 4º. pela mesma ordem.

O ALFOBRE VARZINISTA DANDO FRUTOS EXCEPCIONAIS PARA A MODALIDADE, MAS... QUASE SEMPRE A SEREM OUTROS A SABOREAR A MELHOR PARTE...


Mas a saga há-de continuar. A imagem do Varzim sai engrandecida e as famílias envolvidas agradecem.

ALA-ARRIBA VARZIM! NA SOCIEDADE POVEIRA ÉS MUITO MAIS DO QUE UM CLUBE DE FUTEBOL!