VARZIM SPORT CLUBA BELA CIDADE DE PÓVOA DE VARZIM
VARZIM CAMPEÃO NACIONAL DA 2ª. DIVISÃO 2011/2012
VARZIM - 3 / TONDELA - 1
O Varzim ao derrotar hoje em casa o Tondela, sagrou-se campeão nacional da 2ª. Divisão, feito alcançado pela 4ª. vez na sua já longa vida de 96 anos.
Pese toda uma série de vicissitudes, à margem das 4 linhas, os pupilos de Dito (um ex-jogador, dos melhores de todos os tempos), levaram de vencida um adversário (comandado pelo não menos brilhante ex-jogador, de seu nome Vítor Paneira) que se apresentou na cidade poveira, com grande galhardia e dignidade, justificando plenamente o porquê de disputar neste jogo o título de campeão. Aliás, foram os viseenses a colocarem-se em vantagem, quando os ponteiros do relógio marcavam 18horas e 15 minutos, ou seja, com 15 minutos de jogo decorrido. Márcio Sousa, apanhou uma avenida à sua frente, adiantou a bola, colocando com rapidez na área do Varzim, e com Miguel tentando adivinhar para que lado iria a bola, o nº. 10 do Tondela atirou pela certa, a meia-altura, para o lado direito do guardião poveiro.
De repente, abateu-se uma aragem gélida sobre o grupo alvi-negro e sobre os adeptos da casa. Por outro lado, quem torcia pelo Tondela (eram talvez pouco mais que 60, rejubilavam de euforia!... Não era para menos... ainda que todos soubessem que era ainda demasiado cedo, para quaisquer contas...
De facto (ou, conforme bizarro a. ortográfico vs. "a vontade aos palops", fato), volvidos apenas 5´, o Varzim igualava por João Faria (um dos centrais goleadores desta equipa). Os pupilos de Paneira, tentaram não acusar o toque. Ripostaram como se continuassem na frente do marcador... Se... (malvados "ses"!).
Pois não é que, os alvi-negros, retorquíam ao desplante dos verde-amarelos, com "umas ganas do caraças"! Nesse aspecto as equipas igualavam-se, só que, o caudal ofensivo dos poveiros foi-se intensificando, para grande chatice dos tondelenses! Ao futebol venenoso dos viseenses, respondia o Varzim com mais veneno ainda! Resultado, mesmo com o resultado a subir para 2-1 (grande cambalhota...) com um golo apontado pelo estratega Nelsinho, o intervalo chegou, deixando no ar grandes expectativas para a segunda metade.
E ninguém se enganou quanto às expectativas.
O grupo comandado por Dito, sabia o que o esperava. Um Tondela inconformado, de grande qualidade de execução, atirando-se (de forma lúcida) para cima da área do Varzim.
E os primeiros 18 minutos do segundo tempo, foram "para homens de barba rija, daqueles que "toda a gente sabe que eles são feios e, que"... ganham jogos. Varzim e Tondela, disputaram ao milímetro o jogo. A bola girou entre uma área e a outra, à velocidade do som!... Márcio Sousa e compª. bem tentaram. Só que a cada golpe atacante dos das lusitanas terras de Viriato e Sertório, respondiam os representantes da terra dos notáveis Cego do Maio, Patrão Sérgio e Eça de Queirós, entre outros, com muita serenidade, argúcia e... qualidade, em toda a linha, às carradas! Resultado, a cada instante do jogo, era palpitante o aparecimento de mais um golo... faltava adivinhar para que lado!
Aos 63´, "a barraca" do Tondela tanto abanou que... numa perda de bola quando o Tondela ensaiava um contra-ataque, por Carlos André, deixando (sem querer) a bola nos pés do capitão do Varzim, André, este esgueirou-se para área contrária, indo na sua perseguição o central Carlos André (o tal perdedor de bola...), ceifando o médio varzinista em plena área fatal. Expulsão directa de Carlos André e conversão da g. penalidade pelo excelente médio do Varzim, (a fazer jus à categoria de seu progenitor) André André, colocando o resultado em 3-1, o mesmo que se verificaria no final.
Quem tinha prometido o porco assado...
Daqui até final, agora com mais um elemento, a formação comandada (excelentemente) por Dito, passou a dominar a contenda.
Aliás, assim, foi com maior satisfação que o treinador do Varzim cumpriu a promessa de dar a oportunidade de jogar, a todos os componentes deste plantel 2011/2012 (QUASE TOTALMENTE REFORMULADO), fazendo entrar Vítor Bento, um jovem de 19 anos, oriundo dos juniores do Varzim e, natural de Barcelos. O g. redes substituído, Miguel, a 5 minutos do fim, teve assim, oportunidade para ouvir das maiores salvas de palmas que terá escutado em toda a sua já longa carreira (4 subidas de divisão).
E o jogo terminaria, com a equipa de arbitragem (bom trabalho) chefiada por Fernando Lhano Lopes da A. F. Bragança, a proporcionar aos adeptos do clube vitorioso, a já esperada invasão pacífica, numa correria louca em direção aos seus ídolos e, estes, no maior sprint efectuado, se calhar em toda a época, fugindo para os balneários. O capitão André, por motivos alheios à sua vontade, quando quis passar despercebido na sua ida para os vestiários, foi interceptado, e... levado em ombros até à entrada do túnel (ainda equipado...).
O Varzim, mais uma vez sagra-se campeão nacional da 2ª. Divisão e, com isso, mais uma vez regressa ao futebol profissional (Liga de Honra) na época 2012/2013 que se avizinha!... Entretanto, há outras "portas" que, até lá, têm que ser abertas... Os atletas e equipa técnica já cumpriram...
PARABÉNS VARZIM! PARABÉNS GRUPO DE TRABALHO (E QUE TRABALHO!!!). OS VARZINISTAS ESTÃO-VOS GRATOS!
(A equipa do blog daTribuna Varzinista)