Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
sábado, 30 de abril de 2011
VARZIM NA ESTRELA NUMA LUTA TITÂNICA TIPO "CROISSANT POR CROISSANT, DENTE POR DENTE..."
26ª. JORNADA - LIGA ORANGINA
C O V I L H Ã
V A R Z I M
ALTA TENSÃO - ALERTA VERMELHO
Agora que as chamas estão a chegar às casas, é um Deus nos acuda!... Agora que já não há tempo, sequer para olhar para trás, os culpados procuram culpados!... É de uma hipocrisia e falta de carácter... que nem a bola e os postes podem ser acusados de tal. Os culpados foram os árbitros... o tempo... os campos inclinados... os batoteiros do costume, etc., etc. e tal! Os dedos acusadores já estão afiados e polidos prontos a apontar os causadores que, como é hábito, são sempre os outros... que estão do outro lado do espelho! Quem não tem qualquer culpa são os clubes, porque simplesmente não falam e não escolhem, nem benfeitores nem malfeitores...
O que vale, no que toca ao Varzim, os varzinistas podem estar confiantes na capacidade daquele punhados de briosos profissionais (todo o plantel). Vão ter uma missão duríssima pela frente, já que vão esgrimir a manutenção contra um não menos aflito anfitrião. Mas... já vimos esta época, este "pelotão" comandado por Eduardo Esteves brilhar a grande altura onde não eram favoritos! Por isso... Concentração máxima no jogo na Serra da Estrela e ouvidos também no que se vai passando nos Açores, Vila da Feira e Barcelos. De lá poderão vir umas migalhas... como que um reembolso das muitas que o Varzim já "doou" involuntariamente (é sempre...).
Quanto ao lavar de roupa suja, de uns quantos litigantes com cheiro a doninha, que não é dos que lutam EM CAMPO pelos pontos, depois prestaremos atenção. Até porque o tempo para o prioritário, de momento, "tá-se" a esgotar!...
Relembrando:
- Abaixo da linha de água, Fátima que é último com 22 pontos e, Varzim em penúltimo com 25 . Covilhã está acima do Varzim 1 ponto(!!!). Logo a seguir, estão Penafiel e Belenenses com 27 pontos. E atenção! Todos jogam fora!...
Ao contrário de alguns assustadores maníacos, esta não é uma final coisa nenhuma!!! Mesmo que o Varzim perca, matemáticamente, ainda tem muitas hipóteses... As necessidades e a pressa do cangalheiro para ganhar a vida, essa é outra história!...
ALA-ARRIBA VARZIM! ALA-ARRIBA DEFENSORES DO EMBLEMA VARZINISTA!
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Que dizer ?!?!?!
Manuel Moreira e a lista candidata às eleições do Varzim, anunciou a sua desistência ao acto eleitoral de 30 de Abril. O ex-candidato anuncia que o Varzim está em falência.
Na nota enviada à comunicação social, o candidato Manuel Moreira suporta a sua decisão em cinco pontos:
1º Receitas penhoradas;
2º Passivo de dois milhões de euros junto de fornecedores e Estado;
3º A actividade anual deficitária em 1 milhão de euros;
4º O retorno zero e o alto risco de qualquer injecção imediata de capital;
5º A inaceitável ligação entre o negócio do estádio e processo de gestão do clube, que não são independentes.
O grupo liderado por Manuel Moreira manifesta, porém, disponibilidade para a execução de uma auditoria externa independente.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
NEGÓCIO RUINOSO
A quatro dias de deixar o lugar, o Sr. Lopes de Castro "fecha" negócio RUINOSO para o Varzim!
Com que legitimidade? Mais, com que MORALIDADE?
Porquê esta pressa toda? Porque não deixou este dossier para a nova direcção, que está a horas de ser empossada?
Que diz, o ainda presidente da Assembleia Geral, sobre esta negociação "atrapalhada", "trapalhona" e ruinosa, efectuada por um presidente demissionário?
Foi tão lesto, a considerar que os de fora apoiam mais o clube do que os da terra, quando o SLB deu a esmola de 250 mil euros para pagar salários... e agora? Silêncio... Realmente, não sei porque me admiro, foi assim durante 7 anos...
250 000 mil euros pelo Neto, Rafael e Tiago Terroso... 75 MIL EUROS por cada um... Isto é escandaloso...
O Neto? Está entre os melhores centrais de sempre, formados pelo clube!
Vai, a breve prazo, ser considerado dos melhores centrais portugueses da actualidade.
Já é melhor que o Jardel ou o Sidnei. Vai "de borla".
Não me venham, com a conversa eivada de esperteza saloia, que ele "estava a terminar contrato"...
Se estava a terminar contrato e não renovou a tempo, foi por aquilo que o Sr. Lopes de Castro se mostrou especialista durante 7 épocas, incompetência!
O valor futebolistico do Neto, qualquer cego via (pelos vistos não). A época passada, o Neto renovava de cruz.
Mas para estes actos de gestão, salva guardando os interesses do clube, é necessário ter visão, ser astuto, não basta ser esperto é preciso algo mais...
O Rafael tem 19 anos, está certa a sua presença no mundial sub-20. Numa "montra" ímpar e...antes desse evento, foi "oferecido" pelo Sr. Lopes ao SLB!
Em suma, este negócio serviu os interesses de quem? Do Varzim não foi, de certeza!!!!!!!!!
Óscar Miguel
terça-feira, 19 de abril de 2011
REFLECTINDO NAS PARAGENS (PARTE II)
LISTA(S) - HOMENS DA LUTA - "FINAIS DE FINAIS"
Futebol de rico com boca de pobre!...
A Orangina "fechou para férias Pascoalinas", numa altura em que já se divisa a última (oportunidade) jornada!...
Os esticões, num "ver quem larga da mão quem", que até arrepia. Lá em cima toca o tiroliro, cá em baixo toca o liroló, é o tom desta competição, provavelmente a mais competitiva de todos as segundas ligas do mundo.
O Varzim, com um plantel formado por um punhado de atletas carregadinhos de talento para mostrar, mas ao mesmo tempo, com carradas de inexperiência, numa mistura explosiva, tipo nitroglicerina em camião-cisterna rolando aos zig-zags serra abaixo, entrou para esta neófita liga, cheia de coragem mas também, calculamos, com gente, no seio, de mangas arregaçadas mas, com naturais desconfianças quanto à dobragem do(s)Cabo(s) das Tormentas... O primeiro foi à 8ª. jornada em Matosinhos. Seguiu-se uma segunda maré-negra, com um pesadelo chamado jogos domingo-quarta-domingo, durante duas semanas. Pelo meio a eliminação da Taça de Portugal com o Merelinense (outra vez?!) e uma receita de sonho com os vitorianos de Guimarães e, como se já não bastasse, foi a equipa poveira vítima de um assalto em pleno Restelo, quando tudo indicava que lá ganhar estava ao pé... de um apito na boca!... Depois, aquele soco no âmago do estômago naquela derrota meio estúpida de ser, contra o Fátima, em casa poveira e por goleada!!!
Mas o teste ao moral das tropas viria a ser feito nas Aves contra um dos candidatos a jogar o tudo por tudo para não descolar dos do pelotão da subida.
Ficou demonstrada naquele jogo que, eles, "putos de fibra", não tinham entrado em (des)compressão!...
Mais uma grande joga, com uma aprimorada consciência de jogo, de todos os alvi-negros que nele participaram, deixando o experiente técnico do Aves Vítor Oliveira (papa subidas) desconsoladíssimo.
VIU-SE MAIS UMA VEZ, UM VARZIM COM "FUTEBOL DE RICO E BOCA DE POBRE!"
Curiosas estas desfeitas do técnico do Varzim que, é matosinhense, primeiro com o Leixões e depois com o referido técnico do Aves que, é natural de Matosinhos! Ambos viram os seus grandes objectivos para a época (subida), irem por água abaixo diante do Varzim!... E o Feirense foi por um triz que não foi ferido... Pelo menos um ponto, esteve ao alcance da equipa poveira.
Ficou contudo no ar a impressão de que em casa contra o estreante na Honra Arouca, os pupilos de Eduardo Esteves, teriam argumentos para arrebatar aos arouquenses a mais do que necessária 4ª. vitória.
E, conseguiu-a de forma categórica, demonstrada via TV (ainda que em canal restrito).
A somar aos 3 pontos conquistados, os resultados de terceiros, "parceiros de luta" depois de desfeita a incógnita quanto ao novo líder varzinista (deixou de ser menos um tabu na vida do clube!... ).
Para folar de Páscoa, nada mau... em altura de crise!
Aos novos timoneiros varzinistas e, para aperitivo nas suas novas canseiras de vida, que cenário melhor do que as fraldas da Serra da Estrela e, ainda por cima com o Varzim em mais um jogo apanhado "entre a espada e a parede", onde o Covilhã é também um dos desesperados?!!
Apoio não faltará à equipa, por muito poucos que lá se possam deslocar (os tempos não estão para euforias!...). Será também mais uma oportunidade para os acabados de chegar dirigentes, verem em acção a boa qualidade que têm dentro de portas e que, lhes vai, por certo, facilitar ou complicar as suas decisões para um futuro melhor do Varzim.
Aos dirigentes que cessam funções, todos nós varzinistas, independentemente de termos gostado ou não das suas decisões, devemos estar-lhes gratos pela muita dedicação e devoção que tiveram que dispensar ao clube (de quem também são sócios, note-se...).
Aos que entretanto assumirem funções, desejamos a maiores felicidades do mundo, fruto das melhores decisões tomadas a favor da família varzinista. Elas serão também a favor de toda uma cidade poveira!
A TODOS UMA SANTA PÁSCOA! VIVA O FUTEBOL!
ALA-ARRIBA VARZIM!
domingo, 17 de abril de 2011
VARZIM ACABA COM MALAPATA DE JEJUM DE VITÓRIAS
sábado, 16 de abril de 2011
CONSCIÊNCIA QUE NÃO PESA... NÃO TEME!
sexta-feira, 15 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
QUEM VAI À FEIRA SEM PÔR UM OLHO NO BURRO...
F E I R E N S E - 2
V A R Z I M - 1
... E OUTRO NO CIGANO, ARRISCA-SE A SER "ROUBADO"!
VARZIM ASSUSTOU FEIRENSE MAS DISTRAÍU-SE E... PERDEU-SE NO RUMO!
Já há muito tempo que não se via um Feirense tão fácil de ser vencido em sua própria casa! Na época passada os fogaceiros tinham uma equipa bem mais forte e, não só perdeu o jogo em casa, como ficou outra vez a cheirar a subida!
Neste jogo, as coisas começaram da pior maneira possível para os alvi-negros ao sofrerem o primeiro golo no primeiro minuto, através de Roberto, na sequência de uma menos feliz intervenção de Ricardo. E quando se esperava um Feirense galvanizado e demolidor, a equipa poveira surpreendeu tudo e todos ao conseguir igualar o marcador 4´minutos volvidos, por Telmo.
Afinal quem passou a tremer que nem varas verdes, foi a equipa (e os seus adeptos) treinada pelo ex-jogador do Varzim, agora técnico do Feirense, Quim Machado.
Foi um regalo para a vista e para o ego dos poucos varzinitas presentes!!! Foram quase 35 minutos restantes a comandar e quase a aumentar a vantagem. Até que a cerca de 3´ para o intervalo, os da casa cavaram sorrateiramente 4 faltas, consecutivas, (PERFEITAMENTE EVITÁVEIS E NAQUELA ALTURA DO JOGO!...)junto às imediações da área do Varzim e, (como se passou a temer) o Feirense passa para frente do marcador, com a bola a ser bombeada e Neto ao tentar cortar a acabar por encaminhar a bola para o fundo das redes à guarda de Ricardo (que também neste lance podia ter feito melhor).
Pela forma como o Varzim se tinha comportado até ao intervalo, tudo fazia prever que aquele candidato à subida, estava perfeitamente ao alcance dos alvi-negros, para conquistarem mais do que um ponto.
Afinal, a montanha pariu um rato, deixando incrédulos os entusiastas da Brigata Alvi Negra, bem como mais uns quantos varzinistas por ali espalhados!...
O Varzim perdeu a supremacia do jogo, perdendo também a lucidez do bom jogo que praticara na primeira parte .
Que se terá passado ao intervalo...
A equipa da casa, sem precisar de mostrar mais qualidade no que fazia, foi-se convencendo de que a equipa poveira tinha perdido as ideias de jogo, não passando de uns cantos, um bom tiro de meia distância de Tito a que o g. redes se opôs com defesa apertada para canto e, 3 ou 4 livres directos de Salvador, que entretanto entrara para o lugar de Gonçalo Graça (não seria melhor ter saído Tiago Carneiro?!). Forbes acabaria por entrar, tendo ganho um lance de cabeça. Luca entrou já na parte final, dando mais frescura às transições ofensivas, só que, a serenidade e capacidade anímica, com o jogo a caminhar para o fim, não o deixaram ajudar melhor!...
O árbitro da partida foi mito contestado pelos adeptos do Varzim por uma pretensa mão de Luciano, dentro da área, quando disputava um lance com Rafael. Aliás, Paulo Baptista é do mais fraquinhos que ainda se vê de apito na boca... mas, não foi por causa dele que os valorosos jogadores do Varzim não trouxeram pontos para a Póvoa... Foi mais por culpa própria, principalmente pela "queda" a pique no segundo tempo, sem que os da casa tivessem que ir à última da hora contratar mais qualidade!..."
Agora Resta pensar na próxima "batalha" que se chama Arouca, porque a "guerra" (da manutenção) está longe de estar perdida. Para tal é essencial o apoio em massa como se verificou contra o Leixões! Há que motivar os adeptos a comparecerem no campo. Há que puxar pelos que representam o nosso clube dentro das 4 linhas. Caso contrário... é jogar a favor do "inimigo!.."
Ala-Arriba Varzim!
sábado, 9 de abril de 2011
VARZIM JOGA NA FEIRA CONTRA A MANUTENÇÃO...
sexta-feira, 8 de abril de 2011
"EU SÓ SEI..."
quinta-feira, 7 de abril de 2011
VARZIM! VARZIM! VARZIM!
domingo, 3 de abril de 2011
Varzim estraga anseios leixonenses E CONTINUA NA LUTA
O TÉC. DO VARZIM EDUARDO ESTEVE(S) NA BASE DE UMA LIÇÃO BEM ESTUDADA
O Varzim pela segunda vez esta época, contribui para ofuscar as intenções dos leixonenses na vontade de regressar rapidamente ao melhor campeonato português. Foram 4 pontos que muito jeito dariam aos rubro-brancos matosinhenses. Para se ter uma ideia da importância do jogo de ontem, caso o Leixões vencesse na Póvoa, os leixonenses estariam agora a ocupar a 5ª posição, a 4 pontos dos dois primeiros!... Serve também esta observação para se aquilatar das redobradas dificuldades para os poveiros, com tantos factores a moralizar os de Matosinhos (mas também a pressioná-los). Por outro lado, os comandados de Litos (chamado a substituir Inácio), sabiam que pela frente iriam ter um Varzim que mergulha no fundo da tabela, mas que, era o mesmo que, com a maior da descaradez os tinha derrotado em sua própria casa. Portanto, preocupações diferentes e olhares direccionados em sentido oposto. Os matosinhenses com os olhos postos nos lugares de cima, os alvi-negros mirando cá para baixo da tabela. Abordando o jogo, com uma intenção mais opinadora do que meramente estatística, consideramos que o facto mais relevante e que é de todo o mérito referir em primeiro lugar, é a multidão de adeptos que acorreram ao velhinho estádio, bem recheado com claques de ambas as equipas, com o vermelho, o branco e o preto, a constituírem um tricolor bonito de ver. Atraídos como que por magia, o povo do mar de Matosinhos e o do mar da Póvoa, juntaram-se e, com ruidoso apoio, puxaram pelas suas cores, emprestando ao jogo um ambiente próprio das grandes tardes de futebol à moda antiga!... Depois foi um jogo com momentos para todos os gostos. Uma primeira parte, com as equipas empenhadas em dar ritmo ao jogo, mas sempre com redobradas cautelas. Os matosinhenses, estariam à espera que os da casa, se atirassem a "abrir portas nas suas costas", mas assim não aconteceu. A equipa poveira foi fantástica na forma cerebral como seguiu "pele na pele" a movimentação dos jogadores adversários e, sobretudo prudente q. b. Afinal, quem mais cedo começou a dar mostras de começar a ser atraiçoada pela ansiedade, eram os comandados de Litos que foram para o intervalo, levando na retina a imagem de uma bela defesa protaganizada pelo companheiro de equipa Fonseca a negar o golo após remate poderoso de André Carvalho. Um zero-zero justo ao intervalo. O segundo tempo foi jogado a um ritmo mais empolgante, com um Leixões numa atitude do "tudo por tudo" e com um Varzim respondendo à letra. Aliás Telmo teve tudo para bater Fonseca quando de cabeça não acertou com o buracão à sua frente junto ao poste esquerdo. À passagem dos 70´ seria Tiago Carneiro a dispor de uma excelente oportunidade, atirando à barra, com a massa adepta leixonense a ficar "sem respiração". Antes, já Fonseca (filho de peixe sabe nadar) tinha mais uma vez brilhado na sequência de um tiraço de Tiago Terroso. E seria contra a corrente do jogo que o Leixões chegaria ao golo e inauguraria o marcador, através de um lance de bola parada, executado na perfeição por Oliveira, atirando em arco por cima da barreira, "cortando" a bola para o lado oposto do g. redes. Seguiram-se alguns minutos de galvanização por parte dos leixonenses, dando a entender que poderiam ter ferido de morte a equipa do Varzim, mas foi Sol de pouca dura. Após alterações feitas no xadrês por Eduardo Esteves, colocando algum gelo no meio-campo, passando Tito Silva a ser o polícia daquela zona, em detrimento de um atleta que defende mas que também se lança para tarefas mais ofensivas, como é o caso de André Carvalho. Tiago Terroso também saiu, perdendo a "armada poveira", um criativo, mas por outro lado colocou um Rui André que é um jogador de exímia técnica e codicioso pelo golo, indo provocar redobrados cuidados na elasticidade da defensiva do Leixões. Como diz o povo "não se pode ter tudo"... Nos últimos 5 minutos foi um abanar a barraca pelas duas equipas, na procura desenfreada pela vitória, que a todo o momento, para uma delas, um descuido seria fatal. E naquele porfiar, o Varzim a dois minutos do fim, já com alguns milhares de adeptos do Varzim a temerem o pior, surgiu o golo apontado de cabeça pelo capitão poveiro (é "poveirinho pela Graça de Deus") Pedro Santos, enchendo de alegria aqueles corações que estavam a ficar apertadinhos! Para os de Matosinhos, foi o baixar das bandeiras e de cachecóis, o calar das cornetas e dos tambores e... ala que se faz tarde! Para o ano há mais! "Esta época nunca deveriamos ter pela frente este Varzim" - deverão ter ido a pensar de volta a casa!... Mais uma final para trás! Não foi o resultado ideal, mas... a sobrevivência ainda é possível!... Agora venha outra. E o "senhor que se segue", é nada mais nada menos que o recém chegado à liderança Feirense! A fogaça vai estar a escaldar, vai!... Ala-Arriba! São precisas grandes e certas remadas...