sábado, 30 de abril de 2011

VARZIM NA ESTRELA NUMA LUTA TITÂNICA TIPO "CROISSANT POR CROISSANT, DENTE POR DENTE..."






26ª. JORNADA - LIGA ORANGINA







C O V I L H Ã





V A R Z I M






ALTA TENSÃO - ALERTA VERMELHO



Agora que as chamas estão a chegar às casas, é um Deus nos acuda!... Agora que já não há tempo, sequer para olhar para trás, os culpados procuram culpados!... É de uma hipocrisia e falta de carácter... que nem a bola e os postes podem ser acusados de tal. Os culpados foram os árbitros... o tempo... os campos inclinados... os batoteiros do costume, etc., etc. e tal! Os dedos acusadores já estão afiados e polidos prontos a apontar os causadores que, como é hábito, são sempre os outros... que estão do outro lado do espelho! Quem não tem qualquer culpa são os clubes, porque simplesmente não falam e não escolhem, nem benfeitores nem malfeitores...

O que vale, no que toca ao Varzim, os varzinistas podem estar confiantes na capacidade daquele punhados de briosos profissionais (todo o plantel). Vão ter uma missão duríssima pela frente, já que vão esgrimir a manutenção contra um não menos aflito anfitrião. Mas... já vimos esta época, este "pelotão" comandado por Eduardo Esteves brilhar a grande altura onde não eram favoritos! Por isso... Concentração máxima no jogo na Serra da Estrela e ouvidos também no que se vai passando nos Açores, Vila da Feira e Barcelos. De lá poderão vir umas migalhas... como que um reembolso das muitas que o Varzim já "doou" involuntariamente (é sempre...).



Quanto ao lavar de roupa suja, de uns quantos litigantes com cheiro a doninha, que não é dos que lutam EM CAMPO pelos pontos, depois prestaremos atenção. Até porque o tempo para o prioritário, de momento, "tá-se" a esgotar!...



Relembrando:


- Abaixo da linha de água, Fátima que é último com 22 pontos e, Varzim em penúltimo com 25 . Covilhã está acima do Varzim 1 ponto(!!!). Logo a seguir, estão Penafiel e Belenenses com 27 pontos. E atenção! Todos jogam fora!...


Ao contrário de alguns assustadores maníacos, esta não é uma final coisa nenhuma!!! Mesmo que o Varzim perca, matemáticamente, ainda tem muitas hipóteses... As necessidades e a pressa do cangalheiro para ganhar a vida, essa é outra história!...

ALA-ARRIBA VARZIM! ALA-ARRIBA DEFENSORES DO EMBLEMA VARZINISTA!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Que dizer ?!?!?!

MANUEL MOREIRA DESISTE DA CANDIDATURA AO VARZIM E ANUNCIA FALÊNCIA DO CLUBE












Manuel Moreira e a lista candidata às eleições do Varzim, anunciou a sua desistência ao acto eleitoral de 30 de Abril. O ex-candidato anuncia que o Varzim está em falência.

Na nota enviada à comunicação social, o candidato Manuel Moreira suporta a sua decisão em cinco pontos:



1º Receitas penhoradas;

2º Passivo de dois milhões de euros junto de fornecedores e Estado;

3º A actividade anual deficitária em 1 milhão de euros;

4º O retorno zero e o alto risco de qualquer injecção imediata de capital;

5º A inaceitável ligação entre o negócio do estádio e processo de gestão do clube, que não são independentes.



O grupo liderado por Manuel Moreira manifesta, porém, disponibilidade para a execução de uma auditoria externa independente.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NEGÓCIO RUINOSO

"Uma coisa é alimentar rumores, outra bem diferente, é dar via livre ao escândalo..."

A quatro dias de deixar o lugar, o Sr. Lopes de Castro "fecha" negócio RUINOSO para o Varzim!

Com que legitimidade? Mais, com que MORALIDADE?

Porquê esta pressa toda? Porque não deixou este dossier para a nova direcção, que está a horas de ser empossada?

Que diz, o ainda presidente da Assembleia Geral, sobre esta negociação "atrapalhada", "trapalhona" e ruinosa, efectuada por um presidente demissionário?

Foi tão lesto, a considerar que os de fora apoiam mais o clube do que os da terra, quando o SLB deu a esmola de 250 mil euros para pagar salários... e agora? Silêncio... Realmente, não sei porque me admiro, foi assim durante 7 anos...

250 000 mil euros pelo Neto, Rafael e Tiago Terroso... 75 MIL EUROS por cada um... Isto é escandaloso...

O Neto? Está entre os melhores centrais de sempre, formados pelo clube!
Vai, a breve prazo, ser considerado dos melhores centrais portugueses da actualidade.
Já é melhor que o Jardel ou o Sidnei. Vai "de borla".

Não me venham, com a conversa eivada de esperteza saloia, que ele "estava a terminar contrato"...

Se estava a terminar contrato e não renovou a tempo, foi por aquilo que o Sr. Lopes de Castro se mostrou especialista durante 7 épocas, incompetência!

O valor futebolistico do Neto, qualquer cego via (pelos vistos não). A época passada, o Neto renovava de cruz.

Mas para estes actos de gestão, salva guardando os interesses do clube, é necessário ter visão, ser astuto, não basta ser esperto é preciso algo mais...

O Rafael tem 19 anos, está certa a sua presença no mundial sub-20. Numa "montra" ímpar e...antes desse evento, foi "oferecido" pelo Sr. Lopes ao SLB!

Em suma, este negócio serviu os interesses de quem? Do Varzim não foi, de certeza!!!!!!!!!

Óscar Miguel

terça-feira, 19 de abril de 2011

REFLECTINDO NAS PARAGENS (PARTE II)



















LISTA(S) - HOMENS DA LUTA - "FINAIS DE FINAIS"


Futebol de rico com boca de pobre!...


A Orangina "fechou para férias Pascoalinas", numa altura em que já se divisa a última (oportunidade) jornada!...

Os esticões, num "ver quem larga da mão quem", que até arrepia. Lá em cima toca o tiroliro, cá em baixo toca o liroló, é o tom desta competição, provavelmente a mais competitiva de todos as segundas ligas do mundo.

O Varzim, com um plantel formado por um punhado de atletas carregadinhos de talento para mostrar, mas ao mesmo tempo, com carradas de inexperiência, numa mistura explosiva, tipo nitroglicerina em camião-cisterna rolando aos zig-zags serra abaixo, entrou para esta neófita liga, cheia de coragem mas também, calculamos, com gente, no seio, de mangas arregaçadas mas, com naturais desconfianças quanto à dobragem do(s)Cabo(s) das Tormentas... O primeiro foi à 8ª. jornada em Matosinhos. Seguiu-se uma segunda maré-negra, com um pesadelo chamado jogos domingo-quarta-domingo, durante duas semanas. Pelo meio a eliminação da Taça de Portugal com o Merelinense (outra vez?!) e uma receita de sonho com os vitorianos de Guimarães e, como se já não bastasse, foi a equipa poveira vítima de um assalto em pleno Restelo, quando tudo indicava que lá ganhar estava ao pé... de um apito na boca!... Depois, aquele soco no âmago do estômago naquela derrota meio estúpida de ser, contra o Fátima, em casa poveira e por goleada!!!

Mas o teste ao moral das tropas viria a ser feito nas Aves contra um dos candidatos a jogar o tudo por tudo para não descolar dos do pelotão da subida.

Ficou demonstrada naquele jogo que, eles, "putos de fibra", não tinham entrado em (des)compressão!...

Mais uma grande joga, com uma aprimorada consciência de jogo, de todos os alvi-negros que nele participaram, deixando o experiente técnico do Aves Vítor Oliveira (papa subidas) desconsoladíssimo.

VIU-SE MAIS UMA VEZ, UM VARZIM COM "FUTEBOL DE RICO E BOCA DE POBRE!"

Curiosas estas desfeitas do técnico do Varzim que, é matosinhense, primeiro com o Leixões e depois com o referido técnico do Aves que, é natural de Matosinhos! Ambos viram os seus grandes objectivos para a época (subida), irem por água abaixo diante do Varzim!... E o Feirense foi por um triz que não foi ferido... Pelo menos um ponto, esteve ao alcance da equipa poveira.

Ficou contudo no ar a impressão de que em casa contra o estreante na Honra Arouca, os pupilos de Eduardo Esteves, teriam argumentos para arrebatar aos arouquenses a mais do que necessária 4ª. vitória.

E, conseguiu-a de forma categórica, demonstrada via TV (ainda que em canal restrito).

A somar aos 3 pontos conquistados, os resultados de terceiros, "parceiros de luta" depois de desfeita a incógnita quanto ao novo líder varzinista (deixou de ser menos um tabu na vida do clube!... ).

Para folar de Páscoa, nada mau... em altura de crise!


Ao de cima, veio, mais uma vez, a ideia de que os varzinistas podem contar com esta malta para a grande luta desportiva da manutenção. As outras lutas, já não são das suas obrigações, nem competências. Saber jogar a redondinha e com ela ganhar "batalhas", é já tarefa bastante!

Aos novos timoneiros varzinistas e, para aperitivo nas suas novas canseiras de vida, que cenário melhor do que as fraldas da Serra da Estrela e, ainda por cima com o Varzim em mais um jogo apanhado "entre a espada e a parede", onde o Covilhã é também um dos desesperados?!!

Apoio não faltará à equipa, por muito poucos que lá se possam deslocar (os tempos não estão para euforias!...). Será também mais uma oportunidade para os acabados de chegar dirigentes, verem em acção a boa qualidade que têm dentro de portas e que, lhes vai, por certo, facilitar ou complicar as suas decisões para um futuro melhor do Varzim.

Aos dirigentes que cessam funções, todos nós varzinistas, independentemente de termos gostado ou não das suas decisões, devemos estar-lhes gratos pela muita dedicação e devoção que tiveram que dispensar ao clube (de quem também são sócios, note-se...).


Aos que entretanto assumirem funções, desejamos a maiores felicidades do mundo, fruto das melhores decisões tomadas a favor da família varzinista. Elas serão também a favor de toda uma cidade poveira!

A TODOS UMA SANTA PÁSCOA! VIVA O FUTEBOL!

ALA-ARRIBA VARZIM!

domingo, 17 de abril de 2011

VARZIM ACABA COM MALAPATA DE JEJUM DE VITÓRIAS

L I G A O R A N G I N A - 25ª. JORNADA































V A R Z I M - 1






A R O U C A - O




QUE MELHORES BOAS-VINDAS... ao pretendente à cadeira de líder dos alvi-negros?!


UMA VITÓRIA ARRANCADA A FERROS E COM MUITA... (RAFA) RAÇA!



Perante um tranquilo Arouca (grande revelação da Orangina), já com missão cumprida, até acima das expectativas do mais optimista arouquence, os atletas do Varzim, chamados ao jogo, viram-se e desejaram-se para "furar", pela única vez, as redes dos canarinhos da Serra da Freita.

Os comandados de Henrique Nunes, estiveram à altura, até ao minuto 80, momento em que os orientados por Eduardo Esteves, desferiram um golpe letal nas aspirações do Arouca, num perfeito "contra" dos poveiros, com Salvador a servir André Carvalho no corredor direito e este a servir de bandeja o oportuno Rafael (Rafa para os amigos), numa desmarcação, recepção e toque mortal à ponta-de-lança clássico! Foi um momento de grande emoção para todos os varzinistas (presentes e ausentes). Foi um "abraço" entre a equipa e os adeptos do Varzim, simbolizando o sofrimento em união! "Impróprio para cardíacos!"


Ao intervalo o nulo no marcador, espelhava o mérito do trabalho das duas equipas, muito embora, Marco, g. redes do Arouca, por duas vezes tenha sido posto à prova, com duas belas defesas de recurso para canto.


No reinicio, foi notória a intenção do técnico varzinista em fazer alterar o rumo dos acontecimentos. era preciso mexer no xadrês e, bem!


Salvador entrou para o lugar do excelente Gonçalo Graça (jogador de excelentes recursos técnicos, mas para jogar mais perto do ponta-de-lança). O extremo que entro, foi dar mais elasticidade ao corredor direito, porque se trata de um rompedor que, dá cabo da paciência a qualquer médio ou lateral que tenha a missão de o marcar. Salvador, com um baixo centro de gravidade morfológicamente falando, de drible curto e em sucessivos "arranca-pára-arranca" que são de ensandecer o mais nórdico dos nórdicos!... Que o diga Paulinho, lateral-esquerdo do Arouca!


Eduardo Esteves, voltou a mexer na equipa, retirando do campo o trinco "puro" Tito, fazendo entrar para o seu lugar Tito Silva, na intenção de, ao mesmo tempo, continuar a ter um "tampão" mas de passe mais técnico na fase de transição.


O Arouca não se deu lá muito bem, e passou a ficar mais confuso nas marcações, o que veio a agravar-se com a posterior entrada de Forbes, a quem Eduardo Esteves mandou seguir de perto Rafael.


Foi a machadada final na estratégia montada pelo treinador do Arouca Henrique Nunes, que a pouco mais de dez minutos do final, terá julgado que o empate não fugiria aos seus pupilos...



Foram 3 pontos preciosos os conquistados pela turma poveira que, resplandeceram ainda mais, depois de saber os resultados dos seus mais directo competidores na luta pela permanência e que, jogariam mais tarde.


O Varzim volta a estar quase acima da linha de água, indo para o interregno (mais um!!!) da Páscoa com bons ingredientes para um bom folar!...


Com uma rapaziada a jogar assim, não pode haver quem, de boa fé, não acredite nas suas capacidades para salvar "este", nem sempre bem tratado Varzim, com razões de queixa para todos os gostos!...


Parabéns malta! A Serra pode esperar! Toca a respirar fundo! Um jogo de cada vez e... vamos lá!...

Toda a equipa esteve em bom nível. Ao nível das melhores desta Orangina!... Esta é que é a "verdade verdadinha"! Por isso... nem tudo foi mau no legado do dedicado varzinista Lopes de Castro.

Não nos move qualquer reserva mental e não caímos na Póvoa de para-quedas!...

Ala-Arriba Varzim!

sábado, 16 de abril de 2011

CONSCIÊNCIA QUE NÃO PESA... NÃO TEME!

















ORANGINA - 25ª. JORNADA























Acabado o tabu "outra lista", as atenções dos varzinistas (e poveiros em geral) estão agora concentradissimas no jogo de amanhã, de manhã às 11,15 por imposição "do tal canal" que é quem paga e por isso é quem manda... (e que o fizesse muitas vezes com o Varzim em cena).


Se por um lado os visitantes (estreantes na competição), lutam com garbo pela melhor classificação de sempre... do outro lado vai estar um hospitaleiro Varzim, mas na posição mais aflitiva da época, abaixo da linha de água.


Um Varzim que, exceptuando o primeiro terço da época, tem rubricado boas exibições, do melhor que há nesta Orangina! Só quem VIU com olhos sem "névoas" facciosas...

Poucos acreditarão, não é?! Mas é verdade: bom trabalho na maior parte do tempo dos jogos, com alguns "atraiçoamentos" em alguns desses tempos fatídicos. Com ou sem erros arbitrais esquisitos... Também algumas culpas "internas"... também!... Mas mais do foro da composição do plantel, com alguns "grãos" a atrapalhar boas intenções e... muito suor!


Voltando ao lançamento do jogo para manhã, os escalonados por Eduardo Esteves vão encarar o jogo, estamos certos, com a tranquilidade de quem sente que tem dado tudo o que tem e o que não tem. Por isso, de consciência tranquila, sem tremideiras bacocas, e do alto da humildade dos grandes vencedores, encarar o adversário de olhos nos olhos, porque se os arouqenses estão na posição que estão na Tabela, os atletas do Varzim têm a noção que não lhes são inferiores em nada... só nos pontos!


Frente- a- frente ("segundo rezam as crónicas") vão estar o plantel mais barato (Arouca na casa dos 800 MIL euros) e um Varzim com orçamento na casa de 1 Milhão de euros!?


Em Arouca, os rapazes que envergam a camisola do Varzim, deixaram a melhor das impressões, chegando mesmo a suplantar e a colocar os arouquenses com o credo na boca (e recorde-se que o jogo decorreu debaixo de inclemente intempérie). Amanhã, com Sol radioso (espera-se), como será?!!


Quanto ao valor dos atletas que vão lutar em campo pela vitória varzinista, não temos dúvidas nenhumas!!!

O mesmo já não poderemos dizer dos chamados imponderáveis... Os adeptos, sejam sócios ou não, se de facto gostam do clube, irão mais uma vez mostrar "ao mundo" quem tem a melhor massa associativa do mundo!!!r


APOIAR DO PRINCIPIO AO FIM É O LEMA! SEJA QUAL FOR A MARCHA DO MARCADOR! SÓ ASSIM SEREMOS DIFERENTES!...


DE QUE ESTÁS À ESPERA?!!


ALA-ARRIBA VARZIM!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

domingo, 10 de abril de 2011

QUEM VAI À FEIRA SEM PÔR UM OLHO NO BURRO...

24ª J O R N A D A - LIGA ORANGINA



F E I R E N S E - 2


V A R Z I M - 1






... E OUTRO NO CIGANO, ARRISCA-SE A SER "ROUBADO"!



VARZIM ASSUSTOU FEIRENSE MAS DISTRAÍU-SE E... PERDEU-SE NO RUMO!


Já há muito tempo que não se via um Feirense tão fácil de ser vencido em sua própria casa! Na época passada os fogaceiros tinham uma equipa bem mais forte e, não só perdeu o jogo em casa, como ficou outra vez a cheirar a subida!


Neste jogo, as coisas começaram da pior maneira possível para os alvi-negros ao sofrerem o primeiro golo no primeiro minuto, através de Roberto, na sequência de uma menos feliz intervenção de Ricardo. E quando se esperava um Feirense galvanizado e demolidor, a equipa poveira surpreendeu tudo e todos ao conseguir igualar o marcador 4´minutos volvidos, por Telmo.


Afinal quem passou a tremer que nem varas verdes, foi a equipa (e os seus adeptos) treinada pelo ex-jogador do Varzim, agora técnico do Feirense, Quim Machado.


Foi um regalo para a vista e para o ego dos poucos varzinitas presentes!!! Foram quase 35 minutos restantes a comandar e quase a aumentar a vantagem. Até que a cerca de 3´ para o intervalo, os da casa cavaram sorrateiramente 4 faltas, consecutivas, (PERFEITAMENTE EVITÁVEIS E NAQUELA ALTURA DO JOGO!...)junto às imediações da área do Varzim e, (como se passou a temer) o Feirense passa para frente do marcador, com a bola a ser bombeada e Neto ao tentar cortar a acabar por encaminhar a bola para o fundo das redes à guarda de Ricardo (que também neste lance podia ter feito melhor).


Pela forma como o Varzim se tinha comportado até ao intervalo, tudo fazia prever que aquele candidato à subida, estava perfeitamente ao alcance dos alvi-negros, para conquistarem mais do que um ponto.


Afinal, a montanha pariu um rato, deixando incrédulos os entusiastas da Brigata Alvi Negra, bem como mais uns quantos varzinistas por ali espalhados!...


O Varzim perdeu a supremacia do jogo, perdendo também a lucidez do bom jogo que praticara na primeira parte .


Que se terá passado ao intervalo...


A equipa da casa, sem precisar de mostrar mais qualidade no que fazia, foi-se convencendo de que a equipa poveira tinha perdido as ideias de jogo, não passando de uns cantos, um bom tiro de meia distância de Tito a que o g. redes se opôs com defesa apertada para canto e, 3 ou 4 livres directos de Salvador, que entretanto entrara para o lugar de Gonçalo Graça (não seria melhor ter saído Tiago Carneiro?!). Forbes acabaria por entrar, tendo ganho um lance de cabeça. Luca entrou já na parte final, dando mais frescura às transições ofensivas, só que, a serenidade e capacidade anímica, com o jogo a caminhar para o fim, não o deixaram ajudar melhor!...


O árbitro da partida foi mito contestado pelos adeptos do Varzim por uma pretensa mão de Luciano, dentro da área, quando disputava um lance com Rafael. Aliás, Paulo Baptista é do mais fraquinhos que ainda se vê de apito na boca... mas, não foi por causa dele que os valorosos jogadores do Varzim não trouxeram pontos para a Póvoa... Foi mais por culpa própria, principalmente pela "queda" a pique no segundo tempo, sem que os da casa tivessem que ir à última da hora contratar mais qualidade!..."


Agora Resta pensar na próxima "batalha" que se chama Arouca, porque a "guerra" (da manutenção) está longe de estar perdida. Para tal é essencial o apoio em massa como se verificou contra o Leixões! Há que motivar os adeptos a comparecerem no campo. Há que puxar pelos que representam o nosso clube dentro das 4 linhas. Caso contrário... é jogar a favor do "inimigo!.."


Ala-Arriba Varzim!

sábado, 9 de abril de 2011

VARZIM JOGA NA FEIRA CONTRA A MANUTENÇÃO...




24ª. J O R N A D A - LIGA ORANGINA








F E I R E N S E







V A R Z I M








MAIS UMA "BATALHA!..."


A turma poveira parte para este jogo, a 6 jornadas do fim, colocado na tabela com os mesmos pontos do penúltimo e do último, mas acima um degrau devido ao facto de ter vantagem nos jogos realizados com o Covilhã e o Fátima. São os 3 últimos, envolvidos numa tenaz luta, ombro-a-ombro, pela "salvação" e, contra a manutenção de tão grande intranquilidade, quando entraram já "na curva que antecede a recta da meta"!...


O Varzim, vai, só, defrontar o 2ª. classificado com os mesmos pontos do 1ª. que é a Oliveirense!!!

O lanterna vermelha recebe um mais desafogado (mas ainda não tranquilo) Belenenses.

O penúltimo Fátima tem tarefa mais difícil ao se deslocar a Freamunde, que está nas mesmas condições dos azuis de Belém.


Uma jornada, com lutas nos extremos da classificação, de arrepiar a pele aos mais insensíveis!...


Vai ser dia grande em terras de Santa Maria.

As "previsões metereológicas" são de domingo de Verão com risco do excesso de Sol poder provocar escaldões!...


Os nossos bravos do mar, já se saíram bem noutros jogos em que os favoritos eram os outros.

"Prognósticos?..."


Ala-Arriba Varzim! CONTIGO ATÉ AO FIM!!!


sexta-feira, 8 de abril de 2011

"EU SÓ SEI..."







ORA AGORA ACUSO EU!... ORA AGORA ACUSAS TU!...


Nos últimos dias têm surgido cartas abertas e entrevistas, eivadas de acusações entre gente ligada ao Varzim. No epicentro, o actual presidente (a pedido do Conselho Varzinista), "sr. Castro" (conforme está redigido em carta aberta), em extensão transitória de mandato e, o ex-vice para a área jurídica Dr. (conforme está escrito em carta aberta)João Mariz.


O pontapé de saída foi da autoria do Dr. Lopes de Castro, num jornal local, num "bota-abaixo" acusador, com variadas insinuações de branqueamento por parte do ex-vice-presidente (advogado conceituado da nossa praça), como que o acusando de ser advogado do diabo, conhecedor de todas as tropelias (segundo se depreende do redigido na carta aberta do actual presidente) cometidas e legadas pelo ex-presidente Luís Oliveira, especial incidência em negócios com empresas offshores, virtuais, contrato paralelos e dívidas em mora a atletas, ao fisco e à Seg. Social, etc, etc...


No jornal da edição de ontem do mesmo jornal local, foi publicada a carta-aberta -resposta do Dr. João Mariz.


Comparando e fazendo fé no que "vemos, ouvimos e lemos"... Por favor!... Que venha Salomão e faça justiça!!!


Realmente, não podemos esconder, a surpresa que foi a iniciativa do actual líder do Varzim, ao escolher este timing, bem como aquele "alvo"! Será verdade que o seu responsável máximo pela área financeira, à altura, instado pela PJ, NADA sabia sobre nada... nem sequer que havia sido apresentada queixa no MP contra a Direcção anterior!!?


Nesta altura do campeonato!!? Com o clube a jogar finalíssimas, com atletas a darem o litro (e razões de queixa no que respeita a retribuições salariais), lutando desesperadamente pela manutenção na liga de 2º. nível do nosso futebol!!?


Por amor de Deus e ao clube! Guardem essas acusações e "rancores", com direitos de resposta, para depois das eleições!...

Isso do vale tudo para pré-campanha... "Oh sócio... sócio!!!" Calma aí! Isto é sério demais!" Nesta altura... Por favor, não desconcentrem nem "troquem tiros", quando toda a concentração à volta da equipa NÃO É DEMAIS!!!


Além de autores deste blog, também sofremos (ao vivo!...) pelo nosso clube, E NÓS SÓ SABEMOS QUE OS "BELIGERANTES" SÃO SÓCIOS ILUSTRES DO VARZIM, COM MUITAS HORAS DE TRABALHO GRATUITO DADO A FAVOR DO CLUBE, E QUE SOMOS DOS QUE SE SENTEM REVOLTADOS POR VEREM O "SEU" VARZIM SER TRATADO DESTA FORMA E, NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA!!!


E porquê A REVOLTA?!! É preciso enumerar RAZÕES? Quem é eleito, é quem deve explicações (PLAUSÍVEIS), porque, questionar em AG?!?. Só os da facção dominante, na prática, têm esse previlégio...


VARZIM ACIMA DE TUDO E DE TODOS!!!


quinta-feira, 7 de abril de 2011

VARZIM! VARZIM! VARZIM!



Grupo de empresários pondera concorrer à presidência eleições marcadas para dia 30

17:58 quinta-feira, 7 Abril de 2011


"Um grupo de empresários poveiros está a ponderar avançar com uma candidatura às eleições do Varzim, podendo assim concorrer contra o actual presidente do clube, Lopes de Castro, que já anunciou vontade de se recandidatar a novo mandato.


O grupo, liderado pelo também empresário Manuel Moreira, de 40 anos, está a analisar a situação financeira do emblema que milita na Liga Orangina, estando previstas, nos próximos dias, algumas diligências no sentido de reunir apoios.

Segundo a agência Lusa apurou, a lista será constituída por elementos jovens e sem qualquer ligação às anteriores direcções do clube, que pretendem uma ruptura com as recentes políticas de gestão do Varzim.


A decisão final do grupo em avançar, ou não, com a candidatura será tomada na próxima semana, perto do fecho do prazo para entrega de listas, no dia 15 de Abril.

Lopes de Castro, que gere os destinos do clube há seis anos, anunciou no recente jantar dos 95 anos do Varzim a sua vontade de se recandidatar para mais um mandato, recuando assim na decisão de deixar o clube, veiculada há alguns meses atrás.


O emblema poveiro está em gestão corrente há mais de uma ano, uma vez que nos últimos quatro actos eleitorais anteriores não surgiu qualquer lista concorrente. As eleições no Varzim estão agendadas para o próximo dia 30."


O futuro do Varzim, é que é importante discutir.


A quem interessa falar no Luís Oliveira? Quem trouxe à colação com a carta aberta o Sr. Luís Oliveira? Com certeza que o timing, foi inocente. A carta e depois o anuncio da intenção de se recandidatar.


O sr. Luís Oliveira já deixou o Varzim em 2004!


Foi "rejeitado" pelos sócios do Varzim em eleições livres e democráticas! Depois disso, já passaram 7 anos de gestão do Sr. Lopes de Castro.


É necessário ter uma enorme "lata", para ainda e, depois deste tempo todo de gestão, andar a procurar desculpas no que se passou à quase 10 anos.


Para esse "peditório" eu não contribuo. Quem tem que ser "escrutinado" pelos sócios, é o Sr. Lopes de Castro que já leva quase uma década de gestão do nosso Varzim.


O aparecimento desta lista (a confirmar-se) é uma óptima noticia. Quem gosta do Varzim, quem coloca o clube acima das pessoas, só pode ficar satisfeito.


Tomara que apareçam mais listas, era sinal de vitalidade, que tem andado arredada do nosso clube.


Viva o Varzim!!!

domingo, 3 de abril de 2011

Varzim estraga anseios leixonenses E CONTINUA NA LUTA

ORGULHO ALMA E RAÇA VARZINISTA PEDRO SANTOS, O MAU DA FITA... 23ª. JORNADA LIGA ORANGINA VARZIM - O LEIXÕES - O

O TÉC. DO VARZIM EDUARDO ESTEVE(S) NA BASE DE UMA LIÇÃO BEM ESTUDADA




O Varzim pela segunda vez esta época, contribui para ofuscar as intenções dos leixonenses na vontade de regressar rapidamente ao melhor campeonato português. Foram 4 pontos que muito jeito dariam aos rubro-brancos matosinhenses. Para se ter uma ideia da importância do jogo de ontem, caso o Leixões vencesse na Póvoa, os leixonenses estariam agora a ocupar a 5ª posição, a 4 pontos dos dois primeiros!... Serve também esta observação para se aquilatar das redobradas dificuldades para os poveiros, com tantos factores a moralizar os de Matosinhos (mas também a pressioná-los). Por outro lado, os comandados de Litos (chamado a substituir Inácio), sabiam que pela frente iriam ter um Varzim que mergulha no fundo da tabela, mas que, era o mesmo que, com a maior da descaradez os tinha derrotado em sua própria casa. Portanto, preocupações diferentes e olhares direccionados em sentido oposto. Os matosinhenses com os olhos postos nos lugares de cima, os alvi-negros mirando cá para baixo da tabela. Abordando o jogo, com uma intenção mais opinadora do que meramente estatística, consideramos que o facto mais relevante e que é de todo o mérito referir em primeiro lugar, é a multidão de adeptos que acorreram ao velhinho estádio, bem recheado com claques de ambas as equipas, com o vermelho, o branco e o preto, a constituírem um tricolor bonito de ver. Atraídos como que por magia, o povo do mar de Matosinhos e o do mar da Póvoa, juntaram-se e, com ruidoso apoio, puxaram pelas suas cores, emprestando ao jogo um ambiente próprio das grandes tardes de futebol à moda antiga!... Depois foi um jogo com momentos para todos os gostos. Uma primeira parte, com as equipas empenhadas em dar ritmo ao jogo, mas sempre com redobradas cautelas. Os matosinhenses, estariam à espera que os da casa, se atirassem a "abrir portas nas suas costas", mas assim não aconteceu. A equipa poveira foi fantástica na forma cerebral como seguiu "pele na pele" a movimentação dos jogadores adversários e, sobretudo prudente q. b. Afinal, quem mais cedo começou a dar mostras de começar a ser atraiçoada pela ansiedade, eram os comandados de Litos que foram para o intervalo, levando na retina a imagem de uma bela defesa protaganizada pelo companheiro de equipa Fonseca a negar o golo após remate poderoso de André Carvalho. Um zero-zero justo ao intervalo. O segundo tempo foi jogado a um ritmo mais empolgante, com um Leixões numa atitude do "tudo por tudo" e com um Varzim respondendo à letra. Aliás Telmo teve tudo para bater Fonseca quando de cabeça não acertou com o buracão à sua frente junto ao poste esquerdo. À passagem dos 70´ seria Tiago Carneiro a dispor de uma excelente oportunidade, atirando à barra, com a massa adepta leixonense a ficar "sem respiração". Antes, já Fonseca (filho de peixe sabe nadar) tinha mais uma vez brilhado na sequência de um tiraço de Tiago Terroso. E seria contra a corrente do jogo que o Leixões chegaria ao golo e inauguraria o marcador, através de um lance de bola parada, executado na perfeição por Oliveira, atirando em arco por cima da barreira, "cortando" a bola para o lado oposto do g. redes. Seguiram-se alguns minutos de galvanização por parte dos leixonenses, dando a entender que poderiam ter ferido de morte a equipa do Varzim, mas foi Sol de pouca dura. Após alterações feitas no xadrês por Eduardo Esteves, colocando algum gelo no meio-campo, passando Tito Silva a ser o polícia daquela zona, em detrimento de um atleta que defende mas que também se lança para tarefas mais ofensivas, como é o caso de André Carvalho. Tiago Terroso também saiu, perdendo a "armada poveira", um criativo, mas por outro lado colocou um Rui André que é um jogador de exímia técnica e codicioso pelo golo, indo provocar redobrados cuidados na elasticidade da defensiva do Leixões. Como diz o povo "não se pode ter tudo"... Nos últimos 5 minutos foi um abanar a barraca pelas duas equipas, na procura desenfreada pela vitória, que a todo o momento, para uma delas, um descuido seria fatal. E naquele porfiar, o Varzim a dois minutos do fim, já com alguns milhares de adeptos do Varzim a temerem o pior, surgiu o golo apontado de cabeça pelo capitão poveiro (é "poveirinho pela Graça de Deus") Pedro Santos, enchendo de alegria aqueles corações que estavam a ficar apertadinhos! Para os de Matosinhos, foi o baixar das bandeiras e de cachecóis, o calar das cornetas e dos tambores e... ala que se faz tarde! Para o ano há mais! "Esta época nunca deveriamos ter pela frente este Varzim" - deverão ter ido a pensar de volta a casa!... Mais uma final para trás! Não foi o resultado ideal, mas... a sobrevivência ainda é possível!... Agora venha outra. E o "senhor que se segue", é nada mais nada menos que o recém chegado à liderança Feirense! A fogaça vai estar a escaldar, vai!... Ala-Arriba! São precisas grandes e certas remadas...

sábado, 2 de abril de 2011

O JOGO DE TODOS OS JOGOS











23ª JORNADA - LIGA ORANGINA





Recordemos que foi contra o Leixões, em casa deste, que os jogadores do Varzim deram uma das maiores satisfações dos últimos anos aos seus apaniguados - JOGAR BOM FUTEBOL E GANHAR... CONTRA UM BADALADO FAVORITO! Foi também uma machadada no desalento que vinha acompanhando todos os que se interessam pelo clube. Quer porque são profissionais, quer porque são apenas fiéis adeptos do Varzim, de há pouco ou há muito tempo. Sócios ou não. Com as quotas pagas ou por pagar. Independentemente de gostarem de quem dirige o clube ou de o detestarem por não cumprir promessas. Foi à oitava jornada que um punhado de adeptos varzinistas (e não um tsunami de gente como se apregoa que é esperado na Póvoa...) se deslocaram ao velhinho (mas bem conservado) Estádio do Mar, para de uma forma vibrante apoiarem decididamente uma equipa que inesperadamente desatou a jogar "OLHOS NOS OLHOS" com aquele plantel rubro-branco considerado o super candidato desta estreante Orangina.


Um "bis" com aquela qualidade é IMPERIOSO para amanhã! O Varzim na altura daquele jogo tinha mais um ou outro "argumento" de peso para o treinador... Por outro lado, para este jogo, vai poder contar com um Telmo que está no máximo e que empresta ao onze o exemplo de um toque de maturidade que é utilíssima em momentos cruciais de um jogo. Para as duas equipas (objectivos diferentes mas pensamento igual...) será um jogo de vital importância. Os leixonenses (que também já tiveram, na 2ª Divisão, melhores plantéis que o actual) se não vencerem, poderá muito ser o adeus à ilusão da subida. Para os anseios varzinistas (inusitadamente limitadíssimos...), não vencendo, constituirá um caso seriíssimo quanto ao objectivo (??!) manutenção, podendo mesmo cair num desmoralizante (ainda mais) último lugar. Seja qual for o resultado e no que ao Varzim diz respeito, ninguém de boa-fé poderá dizer que foi apanhado de surpresa! É tudo uma questão de (in)consciência colectiva... Com 8 (oito) jogos pela frente, de arrasar, em todos os capítulos, inevitavelmente, subirá à tona de água, a boa ou má planificação da época para o Varzim. É escusado fingirmos ou metermos a cabeça na areia. Nem tão pouco nada servem as lamúrias e os discursos enviesados com alvos perfeitamente à vista. É tudo uma questão de pôr a mão na consciência... Apesar de tudo, as atenções dos varzinistas, embora não seja fácil esquecer "o luto", estão concentradas no jogo de amanhã, em vão poder ver em acção um Varzim na sua máxima força, lutar com um adversário favorito, num estádio mal conservado, que já testemunhou do melhor e do pior, e a quem alguns já decretaram a entulheira, sem dó nem piedade. O Varzim é, à partida para esta jornada, antepenúltimo. Está um lugar acima dos que descem, com apenas mais 2 pontos do último que é o Fátima (com quem perdeu em casa!...). Com os mesmos ponto dos alvi-negros estão os serranos a quem o Varzim infligiu (em casa) a maior derrota desta época (e à custa de quem o Varzim está a participar nesta Orangina - vidé último jornada da época passada). Acima do Varzim encontra-se um Belenenses com mais 3 pontos. Os "subtraídos" ao Varzim no Restelo... Um pontinho mais acima, o Freamunde com 27 e, com 28 pontos um Moreirense que procura a todo o custo fugir às labaredas da despromoção!... Os matosinhenses estão "no meio da ponte", num 8º. lugar, com 31 pontos, a 7 pontos do 2º. (Trofense que já jogou). Se é verdade que estão aquém do perspectivado, ainda vão vendo uma luz ao fundo do túnel que, poderá se apagar definitamente amanhã! Portanto, muito picantes os ingredientes para a ementa de amanhã!...


A razão de ser varzinista, vai estar amanhã, bem representada no estádio poveiro, pese os estados de espírito dos adeptos das duas equipas serem neste momento, completamente antagónicos (para quê fingir?!!). São dois clubes com adeptos que têm no sangue e na alma um profundo orgulho nas suas origens, mas desigual na RAÇA! A poveira é INCONFUNDÍVEL e pede meças a qualquer outra. De coração ao pé da boca, carácter bravo perante a adversidade, solidário até mais não. Assim é o poveiro! Assim é o varzinista. Mesmo quando desiludido...


Ala-Arriba Varzim!

A NOSSA ESCAPADINHA DO SÉRIO!...






A propósito do nosso post intitulado "PENSANDO ATEMPADAMENTE", editado na véspera do dia dos enganos..."


Queriam?!! Não era mal pensado pois não?!


Pois, pois, mas infelizmente, foi uma de bom-humor para arejar espíritos e, porque o dia 1 de abril estava a bater à porta...


Mesmo não passando de uma brincadeirinha sem intenção de fazer mal a ninguém, não deixou de merecer o interesse de um apreciável número de visualizações e comentários.


Pena foi que descambasse para a comparação Luís Oliveira vs Lopes de Castro.


A todos, mesmo aos que pensaram (e com fortes motivos para tal...) estar perante uma verdade, os nossos agradecimentos por se terem disponibilizado para (pelo menos um dia nestes últimos anos de desencanto e sofrimento varzinista) descontraírem e relaxarem das amarguras.


Já lá diz o povo, "a pensar morreu um burro". Infelizmente... para outros burros, nem todos!


Mas bem que poderia ser uma notícia a sério. O varzim já teve no seu plantel (e ainda tem) atletas que se revalorizados, o seu valor líquido como activos de seu património, valeriam tanto ou mais do que os referidos como possíveis contratações de um misterioso candidato a candidato... Muito do "money" esbanjado nos últimos tempos, com orçamentos "rapados até ao tutano" de época para época (mas ainda haverá mais para reduzir e ter uma equipa no futebol profissional??!), daria para termos uma equipa a lutar pelos lugares de cima!


Assim... para já, só nos resta aguardar... por melhores dias!...


Para o ano há mais dia das mentiras... mas a brincar!...


Agora, realismo:


- HOJE: 12,00 HORAS, com repetição às 19,00 HORAS - ENTREVISTA DE LOPES DE CASTRO À RÁDIO ONDA VIVA (96.1).


- DOMINGO, VARZIM - LEIXÕES.

JOGO IMPORTANTÍSSIMO, SEM NO ENTANTO SER AINDA DECISIVO!!!

FERVOR MAS COM SERENIDADE!